SóProvas


ID
20971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos têm ampliado sua atuação em produtos e serviços financeiros mais sofisticados, oferecendo aos clientes, por exemplo, assessoria para compra e venda de empresas - o que o mercado chama de corporate finance -, equipe de especialistas com experiência em operações de mercado de capitais, e assessoria em fundos de investimentos, em especial para os clientes pessoa física, de renda mais alta, ou para clientes pessoa jurídica. Quanto aos produtos e serviços financeiros, julgue os próximos itens.

Commercial Papers são títulos de longo prazo - prazo mínimo de 360 dias e máximo de 5 anos - que as sociedades anônimas não-financeiras emitem, visando captar recursos no mercado interno ou externo para financiar suas necessidades de capital.

Alternativas
Comentários
  • comerrcial papers sao titulos de curto prazo que sociedades anonimas emitem, visando captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.
  • O commercial paper vence em 30 a 180 dias.
  • ERRADO - Comercial Papers tem o prazo mínimos de até dois anos para empresas e três anos para os bancos. Se oa bancos podem emitir comercial papers, significa que as instituições financeiras também emitem o comercial papers.
  • s/a de cap fechado-30 a 180 dias
    s/a de cap abero-30 a 360 dias.
    bancos não podem emiir.
  • comerrcial papers sao titulos de curto prazo que sociedades anonimas emitem, visando captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro. Ou seja, dois erros, primeiro q são de "curto" prazos; segundo q são apenas no mercado "Interno"
  • GABARITO: ERRADO

    Commercial paper é um título privado emitido por companhia nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo, possuindo a mesma finalidade de uma debênture, pois ambos são opções ao empréstimo bancário, para a captação de recursos através da emissão de valores mobiliários, pelas sociedades anônimas.

    O prazo de vencimento se emitido por companhias fechadas é de 30 a 180 dias, e quando emitido por companhias abertas, o prazo de vencimento é de 30 a 360 dias.

    Dentre as vantagens, para a empres, da emissão de valor mobiliário, está a possibilidade de captação de recursos direto de investidores, podendo obter taxas inferiores às taxas praticadas em empéstimos bancários. Outro benefício, é a isenção de pagamento de IOF.

    Só é possível uma empresa emitir uma Commercial Paper, se seu índice de endividamento (PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO), incluindo as novas notas promissórias a serem emitidas, não ultrapassar 1,2.

    No caso da Nota Promissória, não há garantia real, portanto, é um instrumento para empresas com bom conceto de crédito.

    São negociadas no mercado secundário, operacionalizados pela Cetip,
  • Commercial Paper é um título de crédito de curto prazo emitido por S/A.
    Prazos:
    S/A de capital fechado de 30 a 180 dias.
    S/A de cap. fechado de 30 a 360 dias.
    Sem garantia Real, podendo ser garantida por fiança bancária.


    Fonte: ANBIMA CPA 10-MÓDULO VI.
  • São títulos de emissão das sociedades anônimas não financeiras, de curto prazo  (30 a 180 dias ou 30 a 360 dias), visando captar recursos no mercado inteno ou externo para financiar as necessidades de caixa.





    30 a 180 dias = S.A Capital Fechado

    30 a 360 dias= S.A Capital Aberto
  • Os commercial papers (notas promissórias) são títulos de dívida emitidos por empresas (apenas S/A com patrimônio superior a 10 milhões de UFIR), que podem, ou não, ser financeiras e tem um prazo de duração curto, são indicados para investidores interessados em aplicações de curto prazo.   O prazo mínimo dos commercial papers é de 30 dias e o máximo de 360 dias. Os recursos obtidos com a emissão dos commercial papers em geral são usados para financiar as atividades de curto prazo da empresa, ou necessidades de capital de giro, como a compra de estoques, o pagamento de fornecedores, etc.   A rentabilidade dos commercial papers é definida pelos juros pagos pela empresa ao investidor, juros estes que podem ser pré-fixados (maioria dos casos), pós-fixados, neste caso baseado no desempenho de um indexador definido no contrato. Também existe a possibilidade de emissão de commercial papers em dólares, que são uma boa alternativa para quem está buscando aplicar em dólar.   Por se tratar de emissões de curto prazo, a garantia da operação em geral está vinculada à situação financeira da empresa. Há a necessidade de registrar a emissão junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e contratação de uma instituição financeira para a intermediação.   Se desejar é possível vender um commercial paper antes do vencimento para outro investidor, para isso basta transferir a sua titularidade através de endosso. Por outro lado, a empresa também pode resgatar antecipadamente um commercial paper, mas para isso é preciso que tenha decorrido o prazo mínimo de 30 dias.
  • Commercial Papers são títulos de curto prazo (mínimo de 30 e máximo de 360 dias).

  • Commercial Papers (em português, notas promissórias comerciais) são emitidos por empresas S/A de capital aberto ou fechado, para cobrir as necessidades de liquidez em curto prazo, como o capital de giro, são um importante instrumento do mercado financeiro. São vedadas as ofertas públicas de notas promissórias por instituições financeiras, sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil. Os commercial papers, assim como as debêntures, são títulos de dívida em que o detentor é um credor, e não um acionista da empresa. É um título de renda fixa de curto prazo (variam de 30 a 360 dias), com pagamento único de juros e principal na data de vencimento.

    A rentabilidade dos commercial papers é definida pelos juros pagos pela empresa emissora ao investidor. Os juros podem ser pré-fixados ou pós-fixados, neste caso baseado no desempenho de um indexador definido no contrato como a Selic. Também existe a possibilidade de emissão de commercial papers em dólares, que são uma alternativa para quem quer aplicar em dólar.

    Os Comercial Papers ou Nota promissória Comercial tem liquidez diária através do mercado secundário, podendo ser negociado com valor acima ou abaixo dependendo das condições do mercado no momento da liquidação do ativo.


  • Commercial Papers - curto prazo

    Debentures - longo prazo. 

  • Comercial Papers ão títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.


    É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, pois, geralmente permitem uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira, ou seja, elimina o spread bancário.


    Diante da possibilidade dos tomadores negociarem diretamente com os investidores de mercado, as commercial papers imprimem maior agilidade às captações das empresas.


    As commercial papers podem ser transferidos de titularidade mediante endosso em preto, e os custos de emissão são, em geral, formados pelos juros pagos aos aplicadores, comissões e despesas diversas, tais como publicações, taxas de registro na CVM, e outros.


    O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias. As empresas utilizam-se desse recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro, por exemplo.


    Para o investidor a rentabilidade é definida pelos juros pagos pela empresa, podendo ser pré-fixados ou pós-fixados, com um indexador definido no contrato. Há também a emissão em dólares, que são uma oportunidade para quem está buscando aplicar em dólar.


    A garantia da aplicação está vinculada à situação financeira da empresa. Assim como as debêntures, há a necessidade de registrar a emissão junto à CVM e contratação de uma instituição financeira para a intermediação.


    Há possibilidades de venda antes do vencimento para outro investidor, bastando transferir a titularidade por meio de endosso, e vice-versa, mas para isso é preciso que tenha decorrido o prazo mínimo de 30 dias.



    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/25018/commercial-papers-o-que-sao#ixzz3aiZQ14CZ

  • Resumo sobre commercial papers:

    -Título PRIVADO emitido por companhia nacional ou internacional

    -Para financiamento de capital de giro (CURTO PRAZO)

    -Prazo de financiamento: 30 a 180 dias para COMPANHIAS FECHADAS. // 30 a 360 dias para COMPANHIAS ABERTAS.

    -Possibilidade de captação direta de investidores

    -Isentas de IOF