SóProvas


ID
2097172
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Teoria das Relações Humanas foi um movimento de reação à Teoria Clássica da Administração. Surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da experiência desenvolvida por Elton Mayo, em uma fábrica situada na cidade de Chicago. Essa experiência, a qual desencadeou uma série de formulações acerca dos aspectos abordados na Teoria Relações Humanas, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Letra B: A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (National Research Council), em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne e sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo e colaboradores, e estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.

  • Gabarito letra B.

     

     

    O principal autor da Teoria das Relações Humanas foi Elton Mayo. Este professor de Harvard desenvolveu uma pesquisa que se tornou símbolo desta teoria: A experiência de Hawthorne. Em uma fábrica da empresa Western Electric, que foi objeto de um estudo sobre o impacto da iluminação sobre o desempenho.

     

    A expectativa do pesquisador era a de entender os efeitos de uma melhor iluminação nos resultados do trabalho. Ou seja, a preocupação era com o aspecto fisiológico dos empregados (no caso, a capacidade de ver). A surpresa da pesquisa foi a de que qualquer alteração (seja para aumentar a luminosidade ou diminuí-la) gerava um aumento no desempenho humano. O que ele percebeu foi que o que gerava motivação não era a iluminação, mas a atenção dos pesquisadores.

     

    Aqueles funcionários estavam sentindo-se importantes: participantes de uma pesquisa de uma universidade conhecida. Assim, sentiram-se valorizados, tinham a percepção de que seu trabalho estava sendo considerado pela empresa. O maior esforço era uma consequência disso.

     

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.