-
a independência da Cisplatina, sob o nome de República Oriental do Uruguai, foi um de seus resultados.
-
Gabarito A
A Cisplatina foi uma província do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, posteriormente, do Império do Brasil. A província correspondia ao atual território do Uruguai.
Os argentinos reivindicavam-na como parte do antigo Vice-reinado da Prata. O Império do Brasil a mantinha como necessária para a defesa das províncias do Sul. A separação ocorreu em 1828, com a independência do território que formou a República Oriental do Uruguai.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Introdução à história marítima brasileira, p. 99: "A indefinição da campanha terrestre e o esgotamento econômico e militar de ambos os contendores levaram o Brasil a aceitar a mediação da Grã-Bretanha para o fim da guerra [da Cisplatina]. A Convenção Preliminar de Paz foi assinada entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata em 27 de agosto de 1828. O acordo estipulava que ambos os lados renunciariam a suas pretensões sobre a Banda Oriental, que se tornaria um país independente: a República Oriental do Uruguai".
Correta, portanto, a alternativa "A".
-
Breve comentário:
"Guerra da Cisplatina - Em 1825, os uruguaios proclamaram a Independência, rebelando-se contra a dominação brasileira, imposta por dom João VI, que anexara a região sob o nome de Província Cisplatina. Contra a vontade das elites brasileiras, dom Pedro I enviou tropas, e a guerra se estendeu até 1828. Sob mediação inglesa, foi feito acordo no qual a província se tornava um Estado soberano, o Uruguai."
-
Em 1825, um movimento revolucionário declarou sua anexação à Argentina, Brasil e Argentina entraram em Guerra.
EM 1828, os dois paises renunciaram a posse Cisplantina concedendo a independência com o nome de República Oriental do Uruguai.
-
Alguém pode comentar as demais alternativas por favor?
-
Em função da pressão britânica e francesa para o fim do conflito, o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata assinaram a “Convenção Preliminar de Paz” em 27 de agosto de 1828, no Rio de Janeiro, reconhecendo ainda a independência da recém criada República Oriental do Uruguai.
GAB: LETRA (A)
FONTE: https://www.todamateria.com.br/guerra-da-cisplatina/