SóProvas


ID
2097367
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 1º Distrito Naval
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.
"No início da década de 1940, o nosso Poder Naval possuía limitações operacionais importantes. No início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, na Europa, o Brasil contava com praticamente os mesmos navios da Primeira Guerra Mundial.
(...) Ao rompermos relações diplomáticas com o Eixo, a Marinha do Brasil desconhecia as novas táticas antissubmarino e estava, consequentemente, desprovida do material flutuante e dos equipamentos necessários para executá-las."
(BITTENCOURT, A . de S . Introdução à História Marítima Brasileira. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 2006. p p . 141 e 148)
Diante da situação apontada acima, o governo brasileiro efetivou um acordo internacional denominado Lend Lease, que possibilitou o empréstimo e o arrendamento para a Marinha do Brasil de vários navios que fossem tecnologicamente apropriados àquela guerra. Com qual nação foi realizado esse acordo, firmado em Io de outubro de 1941? 

Alternativas
Comentários
  • Estados Unidos da América

  • Gabarito A

    O acordo internacional denominado Lend Lease foi firmado em outubro de 1941 com os Estados Unidos da América.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • (A) EUA financiou ainda a CSN (indústria de base do governo Vargas)

  • Isso mesmo, Bruno Monteiro.

    Adicionando um comentário para enriquecer os demais, Vargas tinha também uma admiração pelos regimes nazista e fascista, porém com a sua entrada ao lado dos aliados ele deixou essa admiração de lado rsrs, como o Brasil apoiou o EUA em troca a CSN foi financiada pelo eua !

  • A lei de empréstimos e arrendamento, Lend Lease, com os Estados Unidos permitia sem operações financeiras imediatas, o fornecimento dos materiais necessários ao esforço de guerra dos países aliados. o Brasil obteve um crédito de 200 milhões de dólares. Da cota destinada à marinha foi utilizada em armamentos dos navios mercantes.