SóProvas


ID
2097421
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A guerra da concorrência tem início quando os empresários industriais tomam as decisões relativas à localização das suas fábricas”. (Magnoli & Araújo, p.142, 2005). Sobre a localização industrial, ao longo dos últimos séculos, leia as alternativas a seguir:
I - Nas últimas décadas do século XX, estabeleceu-se uma nova lógica mundial de localização industrial: a produção em larga escala, com elevada automação, é realizada nos países desenvolvidos e as indústrias de tecnologia de ponta concentram-se nos países subdesenvolvidos, onde a mão-deobra é mais barata.
II - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, as grandes indústrias deixaram de ter o espaço local e regional como principal base de produção, ultrapassando as fronteiras nacionais.
III - Ao longo do século XX, acentuou-se o processo de concentração industrial, em consequência da crescente elevação dos custos de transferência de matéria-prima e de produtos industrializados.
IV - Nos países desenvolvidos, as antigas concentrações industriais vêm perdendo terreno para as novas regiões produtivas, as quais são marcadas pela presença de centros de pesquisa e de universidades.
V - As economias de aglomeração presentes nas grandes metrópoles mundiais reforçam a tendência, cada vez maior, de concentração espacial da indústria.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • II - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, as grandes indústrias deixaram de ter o espaço local e regional como principal base de produção, ultrapassando as fronteiras nacionais.

    IV - Nos países desenvolvidos, as antigas concentrações industriais vêm perdendo terreno para as novas regiões produtivas, as quais são marcadas pela presença de centros de pesquisa e de universidades.

  • Erros das afirmações:

    I - Trocou as ideiais. A produção em larga escala se encontra nos subdesenvolvidos e o trabalho intelectual e de alta tecnologia se encontra nos países desenvolvidos.

    III - Não houve aumento nos custos de transferência de matéria-prima e produtos, na realidade houve diminuição, com o desenvolvimento de novas tecnologias, dos custos e consequentemente maior dispersão da capacidade produtiva por todo o globo.

    IV - Recentemente a realidade não é mais de concentração da produção industrial em grandes metrópolis, mas de gradual dispersão para novos centros com custos de instalação fabril mais baixos e melhores condições de escoamento produtivo

     

     

  • I - Nas últimas décadas do século XX, estabeleceu-se uma nova lógica mundial de localização industrial: a produção em larga escala, com elevada automação, é realizada nos países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é mais barata e as indústrias de tecnologia de ponta concentram-se nos países desenvolvidos.

     

    II - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, a transformação mais significativa se refere à globalização da indústria: as transnacionais se instalam em vários locais diferentes e complementam suas produções. Um exemplo é a indústria automobilística: os diversos componentes são fabricados em diferentes locais e montados em uma determinada indústria. Essa nova lógica da localização industrial tem provocado a descontinuidade geográfica, a descentralização industrial, ou seja, a fabricação articulada em redes globais, que se organizam em torno de fluxos de informação.

     

    III - A nova tendência organizacional, surgida no século XX e conhecida por Toyotismo, privilegia a desconcentração espacial das diferentes etapas de produção (horizontalização) e a não necessidade da proximidade dos recursos de matéria-prima ou do mercado consumidor, caracterizando assim um novo espaço industrial. Esse espaço caracteriza-se pela capacidade organizacional e tecnológica de separar o processo produtivo em diferentes localizações ao mesmo tempo em que reintegra sua unidade por meio de conexões de telecomunicações.  (CASTELLS, 2000, p.412).

     

    IV - As velhas concentrações industriais dos países desenvolvidos vêm perdendo terreno para novas regiões produtivas, marcadas pelo uso de tecnologias modernas, pelo baixo consumo energético e pela forte integração com as universidades e os centros de pesquisa e desenvolvimento. A maior parte das antigas regiões industriais formadas em torno das bacias carboníferas da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo, apresenta diminuição das atividades produtivas, perda de dinamismo e elevadas taxas de desemprego.

     

    V - Na escala global, a tendência de desconcentração é resultante da industrialização de vastas regiões do mundo subdesenvolvido, em especial no Sudeste Asiático e na América Latina, que ocupam fatias significativas da produção industrial mundial em muitos setores.

     

    Resposta: C