SóProvas



Questões de Indústria mundial contemporânea


ID
83818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diversos mapas temáticos do território brasileiro geralmente apresentam fortes contrastes inter e intra-regionais. Acerca dessas disparidades e das tendências de mudança, julgue os itens a seguir.

O país viveu uma explosão urbana derivada de seu processo de industrialização e v em diminuindo, na atualidade, a concentração espacial de sua população, em função dos fluxos migratórios em direção às área s d e fronteira econômica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    Os grandes centros, tais como São Paulo e Rio de Janeiro estão saturados, logo as industrias buscam novos locais para expandirem sua produção. Este deslocamento das empresas provoca a movimentaçao das pessoas em busca de melhores oportunidades de emprego, ocasionando por consequência uma certa desconcentraçao espacial.

  • Processo conhecido como desconcentração da indústria. Além de estar saturado, o espaço no grandes centro urbanos torna-se demasiadamente caro para investir em novas indústrias, e assim busca as cidades do interior para implantá-las...

  • Basicamente, hoje em dia...

    MÉTROPOLES E GRANDES CENTROS URBANOS - CRESCIMENTO POPULACIONAL DIMINUIU

    CIDADES MÉDIA (AREAS FRONTEIRAS ECO.) - CRESCIMENTO POPULACIONAL AUMENTOU

  • Migração de retorno

    CERTO

  • Essas questões com a possibilidade de gabarito duplo.

    [... ] vem diminuindo, na atualidade, a concentração espacial de sua população, [...]

    O certo seria...vem diminuindo o crescimento, pois a concentração continua aumentando, mas mas vem diminuindo.

  • É o processo chamado de VERTICALIZAÇÃO
  • Gabarito: CORRETO

    Um maior fluxo migratório em direção às áreas de fronteira econômica é um dos motivos da diminuição da concentração espacial da população no Brasil. Outro motivo é a própria diminuição da migração inter e intra-regional com menos habitantes deixando as suas cidades e regiões.

    TECCONCURSOS


ID
86914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No bojo dos investimentos, não se pode esquecer que Mercedes-Benz e Volkswagen construíram no Brasil as fábricas mais
modernas do mundo. Justamente por causa dessa massa de investimentos, se Frankfurt não vai ao Brasil, o Brasil tem que ir a
Frankfurt. Para compensar a grande ociosidade das fábricas brasileiras, exportar é mais do que uma ordem - transformou-se em
"religião". A meca dos investimentos das montadoras, e não só das alemãs, agora é a China.

Renato Acciarto. Brasil perde para China preferência das montadoras. In: Gazeta Mercantil. 11/9/2003, p. A1 (com adaptações).

O texto acima expressa importantes processos em curso no mundo. Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

Mundializam-se os mercados, porém não os processos de produção, já que o desenvolvimento tecnológico é do domínio dos países mais industrializados.

Alternativas
Comentários
  • As plantas industriais tem se espalhado pelo mundo a procura de custos menores e com isso a tecnologia tem suplantado as antigas barreiras nacionais quebrando assim, mesmo que lentamente os antigos "monopólios" tecnológicos.
  • Mundialização da produção, exemplo Boing: montagem final nos EUA; mais de 300 fornecedore distribuidos em quase 40 países.>>>> Especialização regional da produção.
  • Um exemplo dessa transferência de domínio tecnológico é o modelo de implantação de fábricas adotado na China.
    Para uma empresa não chinesa montar uma fábrica lá, tem que ser em conjunto com um percentual de capital chinês e fornecendo acesso a tecnologias.
    Mesmo assim, o negócio é tão lucrativo que as empresas montam suas fábricas na China e com o tempo a tecnologia se transfere.
  • BATATA PODRE: "Mundializam-se os mercados, porém não os processos de produção,".
  • Errado. Hoje se configura a nova Divisão Internacional do Trabalho, onde um produto final tem seu processo de fabricação disperso pelo mundo, tornando este último uma espécie de "fábrica global".
  • Com o fenômeno da globalização, mundializam-se o mercado e a produção. Já o controle é centralizado.

  • As fábricas, minas e plantações cederam suas posições para os mercados financeiros, para as firmas de serviços corporativos avançados,
    para os bancos e para as sedes das corporações transnacionais. A produção industrial não é mais o coração da economia global, apesar de conservar certa importância. Assim, a própria ideia de países industrializados e países não industrializados perde força.

    Dessa forma, por causa da economia globalizada, um país mais industrializado do que o outro pode não apresentar um maior nível tecnológico.

  • ambos os dois anexados juntos mundializam-se.

  • Um exemplo... juntamente com a resposta de Udson Melo, é o seguite:

    "...Dessa forma, por causa da economia globalizada, um país mais industrializado do que o outro pode não apresentar um maior nível tecnológico."

    Ao meu ponto de vista, podemos comparar isso a Zona Franca de Manaus, visto que, a cidade de Manaus possui industrias com alta tecnologia, mas a cidade em si, não é um referência tecnológica. (tratamento de esgoto, na segurança pública, na educação).

    Entendi como se fosse isso.


ID
346756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos aspectos definidores da globalização
contemporânea, incluindo a formação dos grandes mercados
mundiais, julgue os itens que se seguem.

Desde o advento da Revolução Industrial, a divisão internacional do trabalho reservou ao Hemisfério Norte o papel de fornecedor de matéria-prima e de abundante mão de obra.

Alternativas
Comentários
  •  A matéria- prima advém, em maior escala, do hemisfério sul. Exemplo: brasil. 

    Gab. errado 

  • Acrdito que o maior fornecdor de matéria-prima, seja a China.

  • Brasil( hemisfério sul em relação à linha do Equador) financiou a revolução industrial com o tratado de panos e vinhos com a Inglaterra, além de fornecer matéria-prima com a abertura dos portos aos ingleses proposto por Don João III. Portanto, gabarito ERRADO.

  • GABARITO ERRADO

    NORTE: RICO

    SUL: MAIORIA POBRE.

    SUL: MATÉRIA PRIMA.

  • Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza.

    Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, são os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.

    pmal 2021


ID
352075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dados recentes, publicados pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), sugerem visão comparada das economias da região. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

O Chile, país liberal e primário, pois exporta produtos de valor industrial sem valor agregado muito elevado, tem uma economia que vem crescendo de forma expressiva há mais de dez anos.

Alternativas
Comentários
  • O Chile , após o golpe de estado de Pinochet, foi um dos primeiros países que instauraram as ideias de F. Hayek, economista austríaco , que propôs novas ideias ao liberalismo

    A abertura de comércio, prática neoliberal, tenta diminuir as barreiras alfandegárias sobre as trocas comerciais

    GABARITO: CORRETO

    APMBB


ID
516358
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à localização espacial das indústrias, em escala mundial, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • no final do século XX, acentuou-se o processo de desconcentração industrial apoiado, em grande parte, na evolução dos transportes e das comunicações. QUANDO FOI DADA A LARGADA PARA A REVOLUÇAO TECNICA-CIENTIFICA , AS INDUSTRIAS PROCURAVAM POR LUGARES FAVORAVEIS, OU SEJA, ELAS PRATICAVAM DESCENTRALIZAÇAO E NAO DESCONCENTRAÇAO COMO DIZ NA QUESTAO

    EU CONSEGUIR ACERTA, MAS ACHO QUE ELES ERRAM ESSE NOME AI

    GAB. BRASIL

  • Fatores Locacionais sempre foram ( ainda é ) um grande chamariz para as indústrias. Após a 3 revolução industrial(técnico-cientifico-informacional) ocorreu uma tendência em Descentralizar.

    LETRA B

    APMBB

  • à localização espacial das indústrias, em escala mundial,

    o aumento dos custos de transporte tem reduzido a mobilidade das indústrias, provocando nova concentração em países periféricos. errado não é em países periféricos a concentração está em países de tecnologia de ponta

    no final do século XX, acentuou-se o processo de desconcentração industrial apoiado, em grande parte, na evolução dos transportes e das comunicações.correto

    há um processo de desconcentração em escala global e ele se dá, predominantemente, através da migração de indústrias de países pobres em direção aos países mais ricos.negativo faz referencia a lugares onde o custo e mais barato

    para a implantação da impresa dizer que faz referencia a países ricos ou pobres.ja não entre em questão.

    o aumento dos custos de transferência, ao longo do século XX, impediu que houvesse uma desconcentração espacial das indústrias.negativo resposta na b

    nas últimas décadas, os novos padrões locacionais apontam para o surgimento de novos pólos industriais principalmente junto às aglomerações ou áreas industriais tradicionais.não muito pelo contrário não ficam a procura de se anexar em industrias tradicionais mas em lugares onde a tem tecnologia de ponta

     


ID
675637
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Recentemente, aspectos de ordem política e humano-econômica da América Latina têm contribuído para modifcar a participação desse Subcontinente no cenário mundial.

Considerando-se esses aspectos, é INCORRETO afrmar que o Subcontinente Latino-Americano

Alternativas
Comentários
  • Considerando o atual desenvolvimento no âmbito humano e político no subcontinente da América Latina, diante do cenário mundial, jamais poderíamos dizer que ocorre nele um desenvolvimento industrial moderno e de primeiro mundo.

    América Latina ainda é um subcontinente subdesenvolvido, pois a economia da maioria de seus integrantes é subserviente do mercado internacional. Ou seja, não há a verdadeira industrialização, as matérias-primas não são transformadas em larga escala. O foco da economia da América Latina está na exportação de suas riquezas e de alimentos.

    É incorreta a afirmação da alternativa C.


ID
693397
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a localização das indústrias, pode-se afirmar que:
I. nos Estados Unidos, assim como na China, as áreas mais industrializadas estão localizadas na porção Leste;
II. no Brasil, as áreas mais industrializadas se localizam na vertente Atlântica;
III. na Itália, a região mais industrializada fica no Norte do país, contrastando com o Sul, que é mais agrícola;
IV. na França, Inglaterra e Alemanha existem indústrias distribuídas por todo o território nacional, mas se encontram mais indústrias nas confluências dos rios Ruhr e Reno na Alemanha, no Norte da França e no Sul da Inglaterra;
V. são fatores de localização industrial: a proximidade com fontes de matéria-prima, com o mercado consumidor e com fontes de energia; a mão de obra abundante e a existência de rede de transportes.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
693406
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as proposições sobre os tipos de indústrias.
I. As indústrias extrativas minerais (mineração pesada de ferro, alumínio e manganês), as refinarias de petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene) e as siderúrgicas são exemplos de indústrias de bens de produção ou de base.
II. As indústrias de autopeças (peças para automóveis, caminhões e tratores) e as indústrias mecânicas (máquinas industriais, colheitadeiras e arados mecânicos) são exemplos de indústrias de bens intermediários.
III. As indústrias de confecções (roupas) e as indústrias de cosméticos (xampus, sabonetes e cremes dentais) são exemplos de indústrias de consumo não duráveis.
IV. As indústrias automobilísticas (carros e motocicletas) e as indústrias de eletrodomésticos (fogões, geladeiras, aparelhos de som) são indústrias de bens de consumo duráveis.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Indústrias de confecções (roupas) e de cosméticos são indústrias semi duráveis, não?

    Não duráveis no caso seria de alimentos e remédios

    Já as duráveis de móveis, automóveis...

    Sendo assim, porque que a ll está correta?

  • GABARITO LETRA E- TODAS ESTÃO CORRETAS

    I. As indústrias extrativas minerais (mineração pesada de ferro, alumínio e manganês), as refinarias de petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene) e as siderúrgicas são exemplos de indústrias de bens de produção ou de base

    COMPLEMENTO:

    -Base/bens de produção: transforma a matéria prima em produtos semiacabados (indústria pesada). Normalmente o Estado faz, porque para fazer é um custo muito alto e além disso ela incentiva as outras industrias, pois ela é a base que fornece matéria-prima. Exemplo: siderúrgicas, petroquímica, usinas. (precisam de muita energia.) 

    -----------------------------------

    II. As indústrias de autopeças (peças para automóveis, caminhões e tratores) e as indústrias mecânicas (máquinas industriais, colheitadeiras e arados mecânicos) são exemplos de indústrias de bens intermediários.

    COMPLEMENTO:

    Intermediária/bens de capital: (peças/tecnologia- países desenvolvidos). 

    -Produzem  

    • Máquinas 
    • Equipamentos 
    • Ferramentas.  
    • autopeças (peças para automóveis, caminhões e tratores)  
    • indústrias mecânicas (máquinas industriais, colheitadeiras e arados mecânicos) 

    -----------------------------------

    III. As indústrias de confecções (roupas) e as indústrias de cosméticos (xampus, sabonetes e cremes dentais) são exemplos de indústrias de consumo não duráveis.

    IV. As indústrias automobilísticas (carros e motocicletas) e as indústrias de eletrodomésticos (fogões, geladeiras, aparelhos de som) são indústrias de bens de consumo duráveis. 

    COMPLEMENTO

    As alternativas III e IV são do ultimo setor: bens consumo ou bens finais, esse grupo é dividido em 3

    1. Duráveis: carros, geladeiras, fogões, computadores, motocicletas, micro-ondas, televisores, ventiladores, smartphones, monitores de vídeo, etc. 
    2. Semiduráveis: calçados (tênis, sapatos, chinelos), mochilas escolares, pano de prato, travesseiros, escovas de dente, etc
    3. Não-duráveis: leite em caixinha, sucos, refrigerantes, alimentos industrializados, enlatados, papel higiênico, papel toalha, chocolates, biscoitos, remédios, produtos cosméticos, etc
  • Considero a questão problemática, passível de anulação.


ID
739129
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São fatores de localização da indústria de alta tecnologia:

Alternativas
Comentários
  • Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios. Trata-se, portanto, da série de elementos que os diferentes locais precisam possuir para receber uma maior quantidade de indústrias em sua unidade territorial.

    Em geral, podemos considerar que existe uma disputa entre os diferentes lugares para atrair empresas e investimentos, de modo que os locais que oferecem a melhor  e as maiores vantagens econômicas saem na frente nesse quesito.

    • Matérias-primas.
    • Fontes de energia.
    • Mão de obra.
    • Mercado consumidor.
    • Infraestrutura de transporte. ...
    • Rede de comunicações.
    • Incentivos fiscais.
    • Mão de obra qualificada.


ID
988222
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos primórdios do século XX,surgiram,nos Estados Unidos,o “Taylorismo” e o “Fordismo”, que são assuntos amplamente estudados pela Geografia.Esses assuntos se referem diretamente à:

Alternativas

ID
1025386
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de industrialização tardia verificado após a Segunda Guerra Mundial promoveu

Alternativas

ID
1025404
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Numa rede mundial de comunicações, a eficiência e a centralidade são essenciais em setores onde se requerem interações pessoais de tomadores de decisões importantes.

(Harvey, 2005:177)

De acordo com o texto, é preciso

Alternativas

ID
1065157
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.

SENNETT, R. A corro sã o do caráter: conseqüências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada a organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que

Alternativas
Comentários
  • muito enteressante

  • Modelo mecanicista de Taylor e Ford que visa sempre objetivo principal: o resultado...


  • Modelo mecanicista de Taylor e Ford que visa sempre objetivo principal: o resultado, sendo assim os mecanismos de trabalho devem sempre ser deslocados para uma maior produção. (interpretação textual). 


  • Modelo descrito é o Toyotismo. Quando comparado ao taylorismo e ao fordismo permite o controle sobre os resultados e não sobre os processos. Não importa como tá ...entregou o resultado ? Tá valendo . Ex: Escritório do Google.

  • Se o trabalhador não será monitorado durante a produção, então o meio de controlar a produção é fiscalizando o produto final.

  • Letra E

    O modelo Fordista-Taylorista buscava o aprimoramento do processo produtivo industrial a partir do controle do tempo e das ações dos trabalhadores (linha de montagem). Esse modelo comparado ao modelo de concepção de tempo analisada, tempo este recente e o modelo Toyotista, passa a ocorrer a busca pela alta qualificação do trabalhador e a automação da produção visando a melhoria que levará a um aumento de produtividade e dos lucros.

  • O controle sobre o trabalhador não é mais sobre a produção de tal produto, mas sim por meio do resultado final daquela produção.


ID
1096414
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os métodos de gestão atuam como disciplinadores do trabalho e extrapolam a dinâmica do processo produtivo. Fordismo, taylorismo e toyotismo são expressões particulares de um mesmo fenômeno: o controle do processo de trabalho pela dinâmica da acumulação capitalista.

O Sistema Toyota de Produção, ou toyotismo, foi concebido para eliminar absolutamente o desperdício e superar o modelo de produção em massa americano. As bases desse sistema se ancoraram em dois pilares, sendo o Just in time o automação com um toque humano

O just-in-time é o principal pilar do modelo de produção toyotista. Segundo esse princípio.

Alternativas
Comentários
  • e) nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.


    Conforme preconiza o JIT.


    Letra E

  • Resposta E

    ----------------------------------

    Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
     

    significados.com

    #UAB2018

  • NADA DE FORMAÇÃO DE ESTOQUES DEVIDO Á ESPECULAÇÃOO!


ID
1098919
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O permanente revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais, a incerteza e o movimento eternos distinguem a época de todas as outras. Todas as relações fixas e enferrujadas, com seu cortejo de representações e concepções, são dissolvidas, todas as relações recém-formadas envelhecem antes de poderem ossificar-se. Tudo o que era estável se volatiliza, e os homens são por fim obrigados a encarar com os olhos bem abertos a sua posição na vida.

Em 1848, na defesa de uma nova sociedade, o Manifesto Comunista criticou as transformações advindas da modernização capitalista nos países da Europa Ocidental.

Dois aspectos dessa modernização, então criticados, foram

Alternativas
Comentários
  • Só não entendi por qual motivo eles criticavam a "aceleração tecnológica".

  • Porque gerava o desemprego estrutural e a superexploração do trabalhador, principalmente com introdução das linhas de montagem do Fordismo, por exemplo.


ID
1139944
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Hoje produzimos informação em massa, da mesma maneira que produzimos carros em massa (...). Esse conhecimento é a força propulsora da economia.

Então, assinale a alternativa que aponta duas características da Terceira Revolução Industrial.

Alternativas
Comentários
  • D) A terceira revolução industrial ainda estamos vivendo ela, é a revolução tecnológica, onde temos a facilidade da informação e do conhecimento por meio da tecnologia.

  • III Revolução Industrial – também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional – iniciou-se em meados do século XX e correspondeu ao processo de inovações no campo da informática e suas aplicações nos campos da produção e do consumo. As grandes realizações desse período são o desenvolvimento da chamada química fina, a biotecnologia, a escalada espacial, a robótica, a genética, entre outros importantes avanços.

  • Sempre devemos associar a Terceira Revolução Industrial com o Meio técnico-científico-informacional. Pegue esta última palavra e veja que traz em si as palavras Conhecimento (por meio da ciência) e Informação (por meio da palavra informacional). Sem falar que o próprio texto já entrega a resposta.

    Gabarito: Letra D.


ID
1317109
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabe-se que a Revolução Industrial, iniciada em fins do século XVIII, alterou radicalmente o sistema produtivo e as próprias bases da sociedade contemporânea. No Brasil, a histórica imagem de um país essencialmente agrário, com uma sociedade ruralizada ao extremo, começa a desaparecer a partir dos anos 1930, com o surgimento da indústria de base, que se fez acompanhar da rápida urbanização. A esse respeito, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida.

    Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.

    O processo de industrialização dos centros urbanos foi fundamental para que a urbanização se expandisse cada vez mais no país.

    Com a expansão das indústrias e de maiores ofertas de trabalho, o aumento populacional foi significativo nos centros urbanos. Em relação a outros países, a urbanização no Brasil foi tardia, rápida e desordenada. O que torna a opção A errada

    Até meados do século XX, grande parte da população brasileira vivia nos campos (zonas rurais). Com a expansão da Industrialização esses dados foram se modificando ao longo do tempo.

    Assim, com a mecanização de máquinas, as quais já substituíam o homem do campo, o êxodo rural aumenta consideravelmente a partir de 1950.

    Esse fator foi influenciado pelos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek com sua Política Desenvolvimentista e sua famosa frase “50 anos em 5”.

    Vale ressaltar que a urbanização foi muito notória no sudeste do país onde a infraestrutura apresentava melhores condições.

    E, a partir de 1960 e a construção de Brasília no governo de JK que a região centro-oeste começa a apresentar sinais de urbanização.Fato este que torna a opção B e C errada.

    em relação a opção E, realmente não consegui encontrar algo que a justificasse, porém acredito que por mais grave que seja os problemas do Brasil em relação a infraestrutura, não chega a ser idêntico aos problemas da a África Subsariana...

    Espero ter ajudado!

  • planejado e ordenado?? no Brasil?? meio dificil né

  • GAB D- a celeridade da urbanização brasileira é constatada pelo IBGE: se, em 1950, em torno de 70% da população viviam no campo, hoje, cerca de 85% vivem em áreas urbanas.

    • O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. Esse deslocamento, também chamado de êxodo rural, provocou a mudança de um modelo agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de urbanização dos países desenvolvidos. 
    • Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. As principais atividades econômicas estavam associadas à exportação de produtos agrícolas, dentre eles o café. A partir do início do processo industrial, em 1930, começou a se criar no país condições específicas para o aumento do êxodo rural. Além da industrialização, também esteve associado a esse deslocamento campo-cidade, dois outros fatores, como a concentração fundiária e a mecanização do campo. 
    • Em 1940, apenas 31% da população brasileira vivia em cidades. Foi a partir de 1950 que o processo de urbanização se intensificou, pois com a industrialização promovida por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek houve a formação de um mercado interno integrado que atraiu milhares de pessoas para o Sudeste do país, região que possuía a maior infraestrutura e, consequentemente, a que concentrava o maior número de indústrias. 
    • A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. Em 60 anos, a população rural aumentou cerca de 12%, enquanto que a população urbana passou de 13 milhões de habitantes para 138 milhões, um aumento de mais de 1.000%. 


ID
1473652
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Antes da indústria moderna, havia somente o artesanato e a manufatura. A revolução industrial foi o momento em que a humanidade, em especial alguns países, se industrializou, com a intensa mecanização e produção massificada ou em série. Com relação às características da primeira revolução industrial, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) Uso de mão-de-obra técnica e especializada.

     

     

     

    Primeira Revolução Industrial (1750-1870)

     


    A Primeira Revolução Industrial marca a supremacia da Inglaterra como potência mundial, seguida por outras nações europeias. Com o desenvolvimento da máquina a vapor e sua incorporação ao processo produtivo, ocorre uma grande revolução dos transportes e da movimentação das máquinas. O carvão surge, então, como principal fonte energética, por esse motivo, as indústrias são instaladas próximas a minas. A indústria predominante é a têxtil, com o emprego intensivo de mão de obra malremunerada e sem qualificação. Os operários, inclusive mulheres e crianças, eram muito explorados e submetidos a longas jornadas de trabalho. Eles, na maioria das vezes, se amontoavam em habitações precárias nas proximidades das fábricas, constituindo, assim, bairros em que predominava a miséria.

  • MARCAR A INCORRETA MARCAR A INCORRETA MARCAR A INCORRETA


ID
1606462
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o texto e considere as afirmativas a seguir.

Até a década de 1940, havia uma rígida divisão no comércio internacional. As nações desenvolvidas exportavam produtos industrializados para os países não desenvolvidos, os quais, em contrapartida, exportavam produtos agrícolas e matérias-primas em geral. Essa situação, apesar de continuar valendo para alguns países, começou a mudar depois que algumas nações em desenvolvimento fortaleceram o setor industrial. Tais mudanças aumentaram o grau de complexidade das relações comerciais internacionais, tendo em vista que

I. o comércio entre os países que se destacam pela produção de produtos manufaturados de alta tecnologia e os que se distinguem pela produção agrícola foi ampliado.

II. os países emergentes são presença cada vez mais efetiva no mercado mundial, sendo que, entre os trinta maiores exportadores dos últimos três anos, estão nações tais como a China, o Brasil, a Coreia do Sul, a Índia e a Malásia.

III. a OMC – Organização Mundial do Comércio – tem por objetivo a regulamentação do comércio de bens e serviços, buscando a redução da intervenção dos governos nacionais no fluxo do capital estrangeiro.

IV. os países em desenvolvimento e exportadores de produtos agrícolas, como o Brasil, atuam junto à OMC, apoiando uma postura protecionista frente aos Estados Unidos e à União Europeia.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Por que I tá certo?

  • Respondendo ao colega, acredito que o item I esteja correto, pois quanto mais os países se tornam especializados em uma área de comércio (sem ter diversificação), mais ele se torna dependente de outros países, para suprir suas necessidades. Como é o caso da China e do Brasil.

  • a alta teecnologia se encontra cada mais difícil para alguns países ter. pense por exemplo em um país agricola da áfrica alcançar o poderio tecnológico do japão ou da alemaha. por isso a discrepância é ainda maior.


ID
1607281
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 13, identifique as características comuns aos processos de industrialização do México, do Brasil e da Argentina.


I. Associação do capital estatal com o de multinacionais.


II. Modelo de industrialização por substituição de importações.


III. Estabelecimento de zonas econômicas especiais, nas áreas centrais dos países.


IV. Estruturação de plataformas de exportação com restrição do consumo interno.


Estão corretas apenas as características apresentadas em

Alternativas
Comentários
  • Durante o século XIX houve diversas tentativas de industrialização por parte de muitos países da América Latina, especialmente México, Argentina, Brasil, entretanto, todas foram frustradas ou tiveram repercussões pouco expressivas.
    As poucas indústrias que surgiram nesse século limitavam-se à fabricação de bens de consumo não duráveis, como fábricas de velas, sabão, artigos de couro e lã, tecidos, alimentos, móveis etc.
    Houve nos 3 países o que foi chamado de nacional-estatismo com Getúlio. Dessa maneira, percebe-se a interferência do Estado na economia e o surgimento a partir de investimentos do governo. Foram industrializações tardias o que acarreta o aglomerado urbano, como a Cidade do México, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo. Com a Crise de 1929 os países se viram afetados e precisaram evitar as importações.


ID
1618036
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Por meio das doze zonas francas, como a Zonamérica, o país ganhou competitividade em relação aos dois vizinhos da fronteira. As vantagens fiscais levaram multinacionais da Europa, dos EUA e da Ásia a colocarem nessas zonas francas seus pontos de escoamento para os demais países da região.

Essas empresas encontraram nesse país uma alternativa às rígidas restrições à importação na Argentina e aos gargalos portuários no Brasil, mesmo sendo o mercado brasileiro o principal cliente para a maioria.

Na Zonamérica só há empresas de serviços. O forte das atividades concentra-se nas áreas de logística, call centers, tecnologia da informação e serviços financeiros.

Entre a longa lista de vantagens oferecidas pelo país, estão elevado IDH, segurança, democracia, mão de obra bilíngue e qualificada, baixas posições em problemas como corrupção e liberdade no uso de moedas diferentes.

(Valor Econômico, 23.08. 2014. Adaptado)

O texto refere-se

Alternativas
Comentários
  • O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48.º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e no 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada.[11] Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum.[12] Durante a crise financeira de 2008–2009, o país foi o único do continente americano que não passou por uma recessão econômica técnica (dois trimestres consecutivos de retração).[13] O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidaspela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU.(wikipédia)

    resposta "E" 


ID
1761397
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à nova divisão internacional do trabalho, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Terceira DIT ou "Nova DIT"[editar | editar código-fonte]

    Desde o início do século XX, a Inglaterra registrou sinais de fragilidade na sua condição de potência hegemônica, que foram agravados por duas guerras mundiais e pela crise de 1929. Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiu a posição de potência mundial.

    Essa nova fase do capitalismo ficou conhecida como Capitalismo Financeiro e causou modificações na DIT. Nessa época, muitos países subdesenvolvidos começaram a ser financiados pelas nações detentores da capital. Devido a tal fato, muitas empresas passaram a espalhar filiais pelo mundo, o que transformou os países subdesenvolvidos em exportadores de produtos industrializados, alterando as relações comerciais que predominavam até então. Isso acarretou na mudança da Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também por Nova DIT.

    Superada a destruição que foi provocada pela segunda guerra mundial, a economia mundial acelerou como nunca. As empresas dos países industrializados tornaram-se grandes e se espalharam cada vez mais pelo mundo, globalizando não apenas a produção, mas também o consumo.[2]

    Nesse período, os países subdesenvolvidos também realizaram os seus processos tardios de industrialização. Só que, diferentemente da industrialização dos países desenvolvidos, essa aconteceu a partir da abertura do mercado financeiro desses países e pela instalação de empresas Multinacionais ou Globais, oriundas, quase sempre, de países desenvolvidos.

    Além disso, assistiu-se também a uma segmentação do mercado produtivo. Para buscar isenções de impostos e rápido acesso a matérias-primas nos países subdesenvolvidos, as multinacionais distribuíram o seu processo produtivo por todo o globo terrestre. Um carro, por exemplo, tem o seu motor produzido no México, os para-choques na Argentina, o Chassi na Coreia do Sul e a montagem realizada no Brasil.

    Com isso, surgiu a denominação de “indústrias maquiladoras”, pois não havia produção de nenhum material nelas, mas apenas a montagem oriunda da produção de peças de diversos setores do mundo.

    Convém ressaltar que a produção industrial continua sendo realizada majoritariamente pelos países desenvolvidos, ou com o capital oriundo desses países. Apenas o local da produção é que mudou, mas todo o capital dessas empresas retorna aos seus países de origem. Essa migração das multinacionais se deve pela busca de mão de obra abundante nos países pobres e por maiores oportunidades de explorarem os recursos naturais.

  • reflete o processo de mundialização da economia capitalista o que

    ocasionou uma descentralização das atividades produtivas.

  • A nova DIT faz com que ocorra uma mundialização da economia capitalista, com uma politica nacional-desenvolvimentista, os países se adequam para receber as multinacionais, essas que serão benéficas para sua manutenção econômica

    A divisão entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos faz com que ocorra uma descentralização das atividades produtivas, uma vez que o custo operacional de produtos nos países subdesenvolvidos ou não industriais, por possuirem mão de obra barata e alguns incentivos, são bem mais em conta , então os oligopólios preferem produzir onde há o custo-beneficio e depois o lucro retorna para os países de origem.

    OBS: É bem notório que, após crise de 29, os países desenvolvidos tentaram mundializar a economia, um exemplo é o modelo keynesiano do bem estar social : Dar empregos e aumente o mercado consumidor, tal ideia foi propagada veemente pelo EUA.

    LETRA C

    APMBB

  • GAB LETRA C

    -Nova DIT, anos 70: as multinacionais dos países desenvolvidos mandam suas empresas para os subdesenvolvidos. Isso gera a desconcentração industrial, pois os custos nos países subdesenvolvidos são menores, motivos para isso: mão de obra barata, incentivos fiscais, leis ambientais/trabalhistas fracas. 

    ---------------

    COMPLEMENTO

    Essa desconcentração gerou a migração de retorno dos nordestinos que estavam na região sudeste, pois houve incentivos fiscais para as multinacionais irem para o nordeste. Dois exemplos disso são as fábricas da Ford e Fiat que foram para lá na época. Além disso, há a nova fronteira agrícola, MAPITOBA, a qual gera mais emprego na região.


ID
1847455
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento industrial dos Estados Unidos, leia as afirmativas abaixo:

I – o sudeste iniciou o processo industrial do País impulsionado pelos importantes centros comerciais e bancários daquela região e pela mão de obra imigrante de origem europeia;

II – com o fim da guerra civil, o eixo industrial se deslocou do sudeste para o nordeste do País, impulsionando o crescimento de importantes centros urbanos como o de Nova York;

III – no nordeste e na região dos Grandes Lagos, desenvolveram-se as indústrias de bens de produção, baseadas no carvão e no minério de ferro, e nasceu a indústria automobilística;

IV – após a Segunda Guerra Mundial, o sul e o oeste do País passaram a receber crescentes investimentos industriais também atraídos pelos campos petrolíferos do Golfo do México e da Califórnia.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • "O nordeste dos EUA foi a primeira região a se industrializar, em função da presença de recursos naturais e do modelo de colonização. A partir da Segunda Guerra Mundial, ocorre no país um processo de desconcentração industrial, com o surgimento de pólos industriais e tecnológicos por todo o país, principalmente o Vale do Silício no Oeste (Califórnia) e as indústrias petroquímica e aeronáutica no Sul (Golfo do México)."

    Fonte: Apogeu Militar / Rede Pensi

    GABARITO: LETRA E

    MEU CANAL NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • joguem a questao no google e procurem o link do site " stood" o professor comenta essa questao em poucos minutos e de forma esclarecedora.

  • I – o sudeste iniciou o processo industrial do País impulsionado pelos importantes centros comerciais e bancários daquela região e pela mão de obra imigrante de origem europeia;(errado não teve referencia ao processo de imigrantes mas sim o processo industrial suldoeste no sul 

    (sun belts)

    II – com o fim da guerra civil, o eixo industrial se deslocou do sudeste para o nordeste do País, impulsionando o crescimento de importantes centros urbanos como o de Nova York;erradíssimo foi do norte para o sul e suldoeste

    III – no nordeste e na região dos Grandes Lagos, desenvolveram-se as indústrias de bens de produção, baseadas no carvão e no minério de ferro, e nasceu a indústria automobilística; sim exado

    IV – após a Segunda Guerra Mundial, o sul e o oeste do País passaram a receber crescentes investimentos industriais também atraídos pelos campos petrolíferos do Golfo do México e da Califórnia.exatoooo bom

    não conegui anexar o mapa para voces lamento


ID
1857730
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o comércio exterior brasileiro, podemos afirmar que

I- no comércio mundial, o Brasil possui hoje a condição de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial.

II- a partir da metade da década de 1990, com o aumento da participação de produtos básicos e semimanufaturados na pauta de exportações brasileira, a participação do Brasil nos fluxos comerciais globais deu um salto para mais de 3% do total mundial.

III- enquanto na pauta de exportações brasileiras para a União Europeia e Ásia predominam produtos primários e semimanufaturados, os países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e da América do Sul absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil.

IV- a redução das metas de crescimento da economia chinesa é fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espaço ainda maior para nossas exportações de produtos básicos.

V- o Mercosul responde por cerca de 40% das exportações brasileiras, o que revela a forte dependência comercial do País em relação ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos países do Mercosul.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • Gostei da explicação, sucinta. Obrigado!

  • IV- A redução da economia chinesa é um fator NEGATIVO para nossa economia, pois são os que mais importam produtos Brasileiros atualmente

  • I- no comércio mundial, o Brasil possui hoje a condição de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial.

    Correta, o Brasil hoje comercializar com todo mundo isso seria ser um Global Trader

    Elimina as assertivas B e C

    II- a partir da metade da década de 1990, com o aumento da participação de produtos básicos e semimanufaturados na pauta de exportações brasileira, a participação do Brasil nos fluxos comerciais globais deu um salto para mais de 3% do total mundial.

    Errada, essa questão é aquela que é pra você pular e tentar matar por eliminação pq tudo vai de acordo com os dados ou sabe ou não

    III- enquanto na pauta de exportações brasileiras para a União Europeia e Ásia predominam produtos primários e semimanufaturados, os países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e da América do Sul absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil.

    Errada, Exportamos muitos pros países da U.E e os países do NAFTA, MERCOSUL e até países da américa do Sul sem bloco consome constantemente produtos BR

    Cai fora E

    IV- a redução das metas de crescimento da economia chinesa é fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espaço ainda maior para nossas exportações de produtos básicos.

    Errada, se a China crescer pouco nós iremos exportar pouco dependemos da CHINA assim como ela depende de nós :)

    Matou a questão :)

    V- o Mercosul responde por cerca de 40% das exportações brasileiras, o que revela a forte dependência comercial do País em relação ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos países do Mercosul.

    Errada, os países do Mercosul tem sim uma dependência comercial ao BR porém o que mata a assertiva é fala que possui aumento dos investimentos privados brasileiros

  • A IV está errada, pois a China é nossa principal fornecedora. Então se sua economia diminuir, a nossa também diminui, pois de quem vamos importar esses produtos?

  • Pra quem não entendeu a assertiva III, sobre o Brasil produzir e exportar produtos manufaturados para os Estados Unidos e companhia, sabendo nós que o Brasil é péssimo quando se trata de produzir tecnologia, até 2015-2016 mais ou menos o Brasil exportava um material de alto valor agregado muito utilizado em aviões para os EUA, mas isso praticamente já se encerrou, fazendo com que nossa economia fique, principalmente, baseada na exportação de Commodites.

    É um dado a ser lembrado, é! Mas era muito específico saber disso. Talvez no Demétrio Magnoli seja abordado. Deus abençoe.


ID
1857733
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Melhem Adas (2004), com a venda de produtos a preços mais baixos que o custo de produção, a União Europeia foi uma das responsáveis pela regressão da agricultura de produtos alimentares básicos da África Subsaariana, conduzindo esses países a uma situação crítica de insegurança alimentar ou de dependência de importação.

A essa prática econômica chamamos especificamente de

Alternativas
Comentários
  • Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado. 

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA B

  • Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro ... 

  • Dumping: Concorrência desleal entre as empresas.

    Dumping social: Concorrência desleal por questões sociais, como a baixa remuneração dos trabalhadores por haver muita mao de obra.

  • O livre mercado é uma coisa linda. Há quem defenda

  • É por intervencionismo estatal que isso acontece Demis Dantas.Em um livre mercado de verdade,a empresa que fizer isso simplesmente vai á falência. Mas com subsídio da UE,como exemplificou a questão,essa prática infelizmente acontece.

  • interessante, fui por eliminaçao, mas adorei descobrir esse "dumping"

    bem interessante, obrigado,glr.

  • Dumping é definido como a venda de bens ou serviços em preços abaixo dos de mercado ou abaixo dos valores dos custos de produção, especialmente por vendedores externos, com a finalidade de eliminar concorrentes e ganhar maiores fatias do mercado.

  • Dumping = Vender algo mais barato pra elimitar a concorrência.

    Eu vendo 100L de água a 50$ porém meu custo pra produzir isso é 75$

    Joãozinho vende 100L de água a 85$, tem lucro de 35$

    Logo eu vendo mais que ele pra ele quebrar e eu depois ajusto meu valor para meu lucro


ID
1914778
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas que completam corretamente os textos apresentados.

Ainda que a inovação tecnológica tenha propiciado ganhos de produtividade e ampliado os limites das áreas agrícolas, alguns fatores continuam sendo muito importantes para os diferentes arranjos do meio rural. Entre esses fatores, está a

I. hipsometria.

II. higrometria.

III. pedologia.

IV. insolação.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Hipsometria: técnica de representação da elevação de um terreno através das cores. 

    Higrometria: estudo da umidade atmosférica e de sua medição

    Pedologia: uma das disciplinas da ciência do solo, que trata esp. da morfologia, gênese e classificação do solo.

    Insolação: incidência solar.


ID
1971790
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os novos países industrializados é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • fenômenos da globalização, industrialização!

    MÃO DE OBRA BARATA, ISENÇÃO FISCAL E POR AI VAI....

    GAB : A

  • O que são as indústrias maquiladoras no México?

    Uma empresa maquiladora é uma empresa que importa materiais sem o pagamento de taxas, sendo seu produto especifico e que não será comercializada no país onde está sendo produzido. O termo originou-se no México, país onde o fenômeno de empresas maquiladoras está amplamente difundido

  • A matéria-prima com menor carga tributária que é obtida no México , onde se encontra mão de obra barata , é transformada em pré-industrial e transportada para as indústrias estadunidense, essas fazem o acabamento final e vendem o produto com Made in Usa.

    As indústrias maquiladoras são um exemplo de acordo bilateral ocorrido no NAFTA.

    LETRA A

    APMBB

  • Isenção de impostos?

  • Locais com mais isenção buscam atrem indústrias, elas estão atrás de lugares com mais isenção.


ID
2048806
Banca
CETREDE
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a aceleração industrial e o intenso processo de urbanização aliados ao surgimento das classes sociais urbanas, vão-se exigir novas respostas do Estado e do empresariado às necessidades de reprodução da vida social nas cidades. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra D.

     

  • Fiz essa por eliminação:

    A) Parque industrial no eixo nordeste-sudeste...

    B) Fortalecendo todas as formas de organização da sociedade...

    C) Os recursos financeiros priorizaram o atendimento às classes dos trabalhadores pobres..

    D) Marcada pela periferização das cidades de médio e grande portes... (Correta)

    E) Enfrentamento do déficit habitacional e erradicação de moradias precárias...


ID
2054554
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As inovações tecnológicas permeiam a própria evolução da sociedade humana, influenciando diretamente a forma através da qual a sociedade apropria-se da natureza e transforma-a, num processo contínuo de produção e reprodução do espaço geográfico. Nesse sentido, a atividade industrial pode ser considerada como uma das máximas expressões da sociedade humana, no sentido da apropriação da natureza e de transformação do espaço geográfico, tendo em vista que, ao longo de sua história, esta atividade estabeleceu um mercado mundial, dando um caráter cosmopolita à produção e ao consumo.

Considerando a importância da atividade industrial para a produção do espaço geográfico mundial, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB B- Foi na Segunda Revolução Industrial, nas décadas finais do século XIX, com o aumento crescente da produção industrial, que ocorreu a expansão imperialista europeia na África e na Ásia.

    -CAPITALISMO Indústria/Liberal (XIX-XVIII/ATÉ A CRISE DE 29): Adam Smith, a mão invisível do mercado (equilibra a oferta e a procura).  

    -Como surgiu? 

    • Burguesia criada no capitalismo comercial assume os meios de produção. 
    • Utilizou o capital excedente do acumulo de metais. 
    • Ocorreu a substituição da manufatura por maquinofatura (máquina à vapor, carvão mineral). 

    -Quais são as características principais? 

    1)Contra a intervenção do Estado. 

    • A favor da livre concorrência. 
    • visando o lucro. 
    • A favor da lei da oferta e da procura. 

    2)Propriedade privada. 

    3)Divisão de classes: burguesia que controlava os meios de produção e o proletariado que vendia sua mão de obra. 

    4)Trabalho assalariado, pois isso gera um mercado consumidor maior. 

    5)Imperialismo/neocolonialismo europeu, pois explora a mão de obra e o mercado consumidor africano e asiático. Isso aumentou as desigualdades sociais e o impacto ambiental. 

    -Por que acabou? Crise do modelo fordista- produção em massa. 

    • A Europa conseguiu se reconstruir pós 1 GM e não precisava mais dos produtos americanos 
    • Ocorreu um desequilíbrio da oferta e da demanda com a crise da 29, pois não tinha para quem vender. 
  • qual o erro da D?
  • o erro da D está quando fala que os países ricos entram com os produtos manufaturados,não é manufaturados é industrializados e a divisão não é países ricos e podres e sim países industrializados e países não-industrializados(capitalismo industrial classico)


ID
2097421
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A guerra da concorrência tem início quando os empresários industriais tomam as decisões relativas à localização das suas fábricas”. (Magnoli & Araújo, p.142, 2005). Sobre a localização industrial, ao longo dos últimos séculos, leia as alternativas a seguir:
I - Nas últimas décadas do século XX, estabeleceu-se uma nova lógica mundial de localização industrial: a produção em larga escala, com elevada automação, é realizada nos países desenvolvidos e as indústrias de tecnologia de ponta concentram-se nos países subdesenvolvidos, onde a mão-deobra é mais barata.
II - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, as grandes indústrias deixaram de ter o espaço local e regional como principal base de produção, ultrapassando as fronteiras nacionais.
III - Ao longo do século XX, acentuou-se o processo de concentração industrial, em consequência da crescente elevação dos custos de transferência de matéria-prima e de produtos industrializados.
IV - Nos países desenvolvidos, as antigas concentrações industriais vêm perdendo terreno para as novas regiões produtivas, as quais são marcadas pela presença de centros de pesquisa e de universidades.
V - As economias de aglomeração presentes nas grandes metrópoles mundiais reforçam a tendência, cada vez maior, de concentração espacial da indústria.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • II - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, as grandes indústrias deixaram de ter o espaço local e regional como principal base de produção, ultrapassando as fronteiras nacionais.

    IV - Nos países desenvolvidos, as antigas concentrações industriais vêm perdendo terreno para as novas regiões produtivas, as quais são marcadas pela presença de centros de pesquisa e de universidades.

  • Erros das afirmações:

    I - Trocou as ideiais. A produção em larga escala se encontra nos subdesenvolvidos e o trabalho intelectual e de alta tecnologia se encontra nos países desenvolvidos.

    III - Não houve aumento nos custos de transferência de matéria-prima e produtos, na realidade houve diminuição, com o desenvolvimento de novas tecnologias, dos custos e consequentemente maior dispersão da capacidade produtiva por todo o globo.

    IV - Recentemente a realidade não é mais de concentração da produção industrial em grandes metrópolis, mas de gradual dispersão para novos centros com custos de instalação fabril mais baixos e melhores condições de escoamento produtivo

     

     

  • I - Nas últimas décadas do século XX, estabeleceu-se uma nova lógica mundial de localização industrial: a produção em larga escala, com elevada automação, é realizada nos países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é mais barata e as indústrias de tecnologia de ponta concentram-se nos países desenvolvidos.

     

    II - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, a transformação mais significativa se refere à globalização da indústria: as transnacionais se instalam em vários locais diferentes e complementam suas produções. Um exemplo é a indústria automobilística: os diversos componentes são fabricados em diferentes locais e montados em uma determinada indústria. Essa nova lógica da localização industrial tem provocado a descontinuidade geográfica, a descentralização industrial, ou seja, a fabricação articulada em redes globais, que se organizam em torno de fluxos de informação.

     

    III - A nova tendência organizacional, surgida no século XX e conhecida por Toyotismo, privilegia a desconcentração espacial das diferentes etapas de produção (horizontalização) e a não necessidade da proximidade dos recursos de matéria-prima ou do mercado consumidor, caracterizando assim um novo espaço industrial. Esse espaço caracteriza-se pela capacidade organizacional e tecnológica de separar o processo produtivo em diferentes localizações ao mesmo tempo em que reintegra sua unidade por meio de conexões de telecomunicações.  (CASTELLS, 2000, p.412).

     

    IV - As velhas concentrações industriais dos países desenvolvidos vêm perdendo terreno para novas regiões produtivas, marcadas pelo uso de tecnologias modernas, pelo baixo consumo energético e pela forte integração com as universidades e os centros de pesquisa e desenvolvimento. A maior parte das antigas regiões industriais formadas em torno das bacias carboníferas da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo, apresenta diminuição das atividades produtivas, perda de dinamismo e elevadas taxas de desemprego.

     

    V - Na escala global, a tendência de desconcentração é resultante da industrialização de vastas regiões do mundo subdesenvolvido, em especial no Sudeste Asiático e na América Latina, que ocupam fatias significativas da produção industrial mundial em muitos setores.

     

    Resposta: C


ID
2116186
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a classificação industrial segundo a tecnologia, as indústrias ditas germinativas são aquelas que

Alternativas
Comentários
  • Indústrias germinativas: são aquelas que geram o aparecimento de outras indústrias, principalmente por necessitar dos materiais fornecidos. Ex. petroquímica.

  • Segundo a função:

    - Indústrias germinativas: elas geram o aparecimento de outras indústrias, como a petroquímica.
    - Indústrias de ponta: são as indústrias dinâmicas, que comandam a produção industrial. Ex. automobilística.

    Segundo a tecnologia:

    - Indústrias tradicionais: são empresas que ainda estão ligadas com a primeira revolução industrial. Geralmente são empresas familiares, e existem algumas dessas ainda no Brasil.
    - Indústrias dinâmicas: usam muita tecnologia e capital, e pouca força de trabalho. Está ligada com o desenvolvimento mais recente da química e eletrônica. Operam em economia de escala.

  • Tratando de forma análoga, as industrias germinativas seriam como as industrias de bases.

    ''Fornecimento de material necessário para outra ''

    LETRA C

    APMBB

  • Indústrias germinativas: geram o aparecimento outras indústrias.

  • Sabendo o significado de Germinar, você mata a questão. Sendo assim, são industrias que geram outras industrias.


ID
2208271
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os modelos de industrialização tardia podem ser classificados com base em alguns indicadores. A partir das diversas estratégias de investimentos em capitais industriais, modelos de industrialização tardia podem ser identificados por grupos de países, em momentos diversos da expansão do modelo industrial, por todo planeta, desde a segunda metade do século XX.

No caso do modelo implementado nos Tigres Asiáticos, este se diferencia do modelo latino-americano por ter sido baseado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D- mais na conquista do mercado externo e no fortalecimento da poupança interna do que na substituição de importações.

    Pelo o que eu entendi da questão, ele querer fazer um comparativo com a plataforma de exportações e a substituição das importações. Ambas pertencem à revolução industrial tardia.

    1. A plataforma de exportações foi realizada pelos tigres asiáticos de primeira geração e baseava-se na exportação de bens de consumo.
    2. A substituição das importações, realizada por Vargas no Brasil com as industrias de base, baseava-se em produzir AQUI o que antes era comprado do exterior

ID
2241919
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

  No continente europeu, a lógica das economias nacionais presidiu a implantação da atividade industrial. Ao longo do século XIX, grandes aglomerações industriais se desenvolveram, na maioria das vezes, polarizadas pela presença de complexos siderúrgicos. 

(...)

  A integração econômica definida pelo Tratado de Maastricht promoveu uma profunda reestruturação espacial da indústria europeia.

(Adaptado de TERRA, Lygiae outros. Conexões. Ed. Moderna. São Paulo. 2010). 

Sobre as mudanças observadas na organização espacial da indústria europeia, analise as afirmações a seguir.

I Os complexos siderúrgicos tendem a se deslocar para as áreas que enfrentam um processo de desindustrialização, com o objetivo de valorizar seus fatores internos.

II As empresas tendem a traçar novas estratégias locacionais, visando a atender às necessidades de um mercado consumidor multinacional.

III As empresas de capital intensivo surgidas nas últimas décadas tendem a renovar as bacias carboníferas, graças às possibilidades de geração de energia renovável.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     


ID
2484337
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao longo de dois séculos de existência, as características estruturais do sistema capitalista permanecem inalteradas. Nele, contudo, houve importantes mudanças que redefiniram as formas de produção e consumo de bens. Essa é a razão pela qual os estudiosos reconhecem momentos distintos do capitalismo, denominados como modelos produtivos. As campanhas publicitárias guardam forte coerência com esses modelos.

A imagem publicitária que expressa uma característica do modelo produtivo fordista é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    -------------------------------------------

    Fordismo, termo criado por Henry Ford, em 1914, refere-se aos sistemas de produção em massa (linha de produção)...

     

    Wiki

  • Se observarmos bem a imagem parece uma esteira.

  • Gabarito: A

    O Fordismo é um modo de produção, ou seja, uma técnica ou estratégia utilizada para definir e ampliar a capacidade de produção de uma determinada fábrica ou indústria. O termo foi elaborado a partir de seu idealizador, Henry Ford (1863-1947).

  • O modelo fordista baseou-se na ultraespecialização do trabalhador, ideia proveniente do taylorismo, segundo o Taylor, os trabalhadores tinham de ser escolhidos de acordo com suas habilidades para realizarem tarefas pontuais e especificas, tendo uma grande separação técnica ( engenharia) da operacional( operários), somente assim seria garantido a produção e consumo em massa

    No caso da imagem A , a coca cola está com uma produção em massa , e sempre mantendo o controle de qualidade

    LETRA A

    APMBB


ID
2629099
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As recentes crises entre o Brasil e a Argentina mostram o esgotamento do modelo mercantilista no Mercosul”, afirma o diretor-geral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (Ibri). A imposição argentina de cotas para produtos brasileiros, como os de linha branca, e a ameaça de adoção de salvaguardas comerciais indicam que o Mercosul foi construído sobre bases equivocadas. Segundo o diretor, a noção de que é possível exportar “sem limites” para um determinado parceiro comercial representa uma mentalidade “fenícia”, ou seja, uma visão comercial de curto prazo.

JULIBONI, M. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).


Nas últimas décadas foram adotadas várias medidas que objetivavam pôr fim às desconfianças mútuas existentes entre o Brasil e a Argentina. Os conflitos no interior do bloco têm se intensificado, como na relação analisada, caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • MACETE: União: Concessão, Permissão e Autorização Estado: Concessão Município: Concessão e Permissão
  • DICA: em algumas questões —através do verbo— é possível saber se o ato de improbidade é grave, médio ou leve. O verbo frustrar consta tanto nos atos médios quanto nos atos leves, a diferença é que nos atos médios diz respeito à frustração de licitação, e nos atos leves frustração de concurso público. Qualquer verbo que não faça parte dos atos graves e leves fará parte dos atos médios (aqueles que causam prejuízo ao erário). IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ATOS GRAVES--> IMPORTAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO. Verbos: perceber(para facilitar)
  • Opção B

    O texto aponta uma medida que vem sendo adotada por alguns países visando proteger o seu mercado interno ao dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros com os seus produtos nacionais e, portanto, adotam, por exemplo, barreiras alfandegárias, sobretaxando e tornando mais custoso um país exportar, no caso citado, para a Argentina. Essa medida contraria os objetivos da globalização.

  • A fala do professor é muito elucidativa para quem ficou em dúvida entre A e B.

  • tambem fiquei na duvida mais ao ler (A imposição argentina de cotas para produtos brasileiros) refletiu na mente LETRA

    B

  • Medida de Protecionismo Alfandegário, dificultando a importação através de aumento de taxas e protegendo o setor industrial nacional da concorrência externa.

  • GAB B

    -Linha branca: eletrodomésticos tradicionalmente pintados de branco

    A)Não é saturado, pois há mercado na Argentina para esses produtos

    B)Para proteger a indústria local de uma concorrência de produtos mais baratos ou eficientes, a Argentina protege seu mercado interno com medidas protecionistas

    C)O texto fala de um conflito econômico no MERCOSUL, não de equilíbrio

    D)O texto fala de um conflito econômico no MERCOSUL, não menciona outros países

    E)Isso significa que a indústria Argentina não é capaz de abastecer o mercado interno, isso vai contra o gabarito da questão, já quem a Argentina quer diminuir a entrada de produtos brasileiros

  • A Argentina não estabelece cotas e medidas sobre a entrada de produtos porque o mercado está saturado, se fosse esse o caso, provavelmente ela romperia as trocas. O problema é a entrada invasiva de produtos brasileiros, o que prejudica o mercado interno argentino, fazendo com que o país seja obrigado a tomar medidas protecionistas, a fim de proteger o seu setor industrial.


ID
2833591
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta.


  O mundo do trabalho tem sofrido muitas transformações ao longo do tempo. “O futuro da indústria já começou, e acontece dentro de um insuspeito prédio de tijolos aparentes, numa pequena cidade do sul da Alemanha. É na fábrica de componentes eletrônicos de Amberg, na Baviera, que a Siemens põe à prova o que alguns chamam de ‘quarta revolução industrial’ ou ‘indústria 4.0’.” (O Lugar onde as máquinas conversam. Gazeta do Povo, 4 out. 2014)

Alternativas
Comentários
  • a - O fordismo é marcado pela produção em série e pela concentração da produção em um único espaço. (gabarito)

    b - O fordismo (toyotismo) é caracterizado pela flexibilidade, pela produção por demanda e redução dos postos de trabalho.

    c - A Terceira Revolução Industrial, ocorrida a partir dos anos 1930 (1950), introduziu a informática e a robótica.

    d - A linha de montagem rígida e o uso de esteiras rolantes no processo produtivo é a base do Toyotismo (fordismo).

  • Essa questão é a cara da PMPR


ID
2869663
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Scania inaugura na próxima terça-feira, dia 28.08, uma nova fábrica de solda de cabinas, voltada exclusivamente para produzir a nova geração de caminhões da companhia. A unidade, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, aplica o conceito de indústria 4.0, considerado a quarta revolução industrial. O investimento da Scania na nova fábrica foi de R$ 340 milhões nos últimos três anos. A fábrica tem capacidade técnica para produzir até 25 mil cabinas por ano, em 19 diferentes modelos.

(https://economia.estadao.com.br. 26.08.2018. Adaptado)


Para a indústria em questão estar inserida na quarta revolução industrial, ela deve

Alternativas
Comentários
  • e) englobar tecnologias de automação e da informação, como inteligência artificial.

    "No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

    ...

    Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas - seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, trabalhado desde 2013 para levar sua produção a uma total independência da obra humana.

    A automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem."

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309

  • Linha do tempo das evoluções industriais:

    Indústria 1.0 : Mecanização e máquina a vapor

    Indústria 2.0 : Linha de montagem e Produção em Massa (Fordismo)

    Indústria 3.0 : Automação e Computação (Toyotismo)

    Indústria 4.0 : Inteligência Artificial e tecnopolos

  • 1ª R.I (séc XVIII): máquinas maquinufatureiras (máquinas a vapor), ferrovias, carvão mineral;

    2ª R.I (séc XIX): indústrias petroquímicas, hidroeletrecidade, automobilística, produção em massa.

    3ª R.I (séc XX): matriz energértica continua a mesma, mas surgem novas tecnologias como química fina, telecomunicações, biotecnologia, etc.

    4ª R.I (séc XXI): inovações tecnológicas, big data, inteligência artificial, internet das coisas, automação, informática, etc.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

     

  • Quarta REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :

    inteligência artificial

    big data, tecnopolos

    CFO BMBA 2019

  • Um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética e a chamada internet das coisas, onde cada vez mais dispositivos, equipamentos e objetos serão conectados uns aos outros por meio da internet. Algumas dessas inovações estão em sua fase de “infância” e ainda não mostraram todo o seu potencial....

    Gab: E

  • 4revolução industrial

    robotica, inteligências artificiais e banco de dados

  • o avanço da tecnologia caminha no sentido de inteligência artificial.

    APMBB

  • A terceira revolução industrial – ou revolução informacional – trouxe eletrônicos, tecnologia da informação e das telecomunicações. Partindo deste pressuposto, utilizando estas tecnologias como fundação, a indústria 4.0 tende a ser totalmente automatizada a partir de sistemas que combinam máquinas com processos digitais, aponta Klaus. É a chamada “fábrica inteligente`` que alterara todas as relações: a de produção, a de trabalho e que envolve todos os processos. Por isso ela está sendo chamada de Revolução, e conceituada com a quarta, pois rompe o paradigma da revolução informacional. Ainda segundo Klaus, ´´há três razões pelas quais as transformações atuais não representam uma extensão da terceira revolução industrial, mas a chegada de uma diferente: a velocidade, o alcance e o impacto nos sistemas.

    LETRA E

  • Excelente questão, pena que não são todas iguais. rs

    Indústria 4.0 é um termo que se refere às novas tecnologias trazidas por esse movimento, como é o caso das inovações de internet, computação, robótica, automatização industrial, mundo virtual, entre outras. A expressão surgiu na Alemanha em 2011 e inicialmente foi ligada aos processos de inovação da informática e da tecnologia da informação

    GAB. E

  • Meu resumo da explicação do professor:

    GAB E)

    -O que o texto traz? O conceito de indústria 4.0, que é a internet das coisas, automação generalizada, inteligência artificial. É um aprofundamento da terceira revolução industrial. 

    A)ERRADO, as indústrias comprar energia, logo, a responsabilidade é de quem produz. Adaptadas às políticas conservacionistas? Só para evitar multa ou fazer marketing 

    B)ERRADO, terceirização é um evento antigo, não configuraria só a quarta revolução

    C)ERRADO, ser centralizada e independente da matriz torna a alternativa contraditória. Além disso, não é apenas a administração que define a quarta revolução industrial, pois precisa de mudanças no processo produtivo. 

    D)ERRADO, é uma decisão comercial, logo, não caracteriza uma revolução industrial 

  • GABARITO - E

    A 4° Revolução Industrial adquire um modelo diferente dos anteriores, pelo fato da mesma passar a utilizar um alto nível de tecnologia e também de automação.


ID
2888224
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os negócios financeiros do mundo estão nas mãos de todos e de ninguém em particular. Atingiu-se um estágio em que o capitalismo não tem mais donos, os países não têm mais fronteiras para o dinheiro e as transações são instantâneas. A propriedade das grandes empresas está retalhada entre milhões de acionistas. Da mesma forma, o capital internacional mais pesado é o dinheiro de milhões de investidores, canalizado através de fundos para aplicações nos mais diversos países.


Com base na informação e nos conhecimentos sobre o capitalismo e sua evolução, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) A industrialização de países periféricos aconteceu em função, entre outros, da migração de empresas estrangeiras para suas áreas, em busca de menos gastos com impostos, fácil acesso a matérias-primas e uma mão de obra mais barata.

( ) A crise de 2008 foi de superprodução industrial e agrária, ocorrendo a bancarrota dos preços das mercadorias mais vendidas na época, levando ao fechamento de fábricas, falência de negócios rurais, desvalorização brutal das ações das empresas e diminuição das exportações e das importações.

( ) Os países periféricos, devido a sua constante instabilidade política, estão, atualmente, fora do circuito financeiro internacional.

( ) A sociedade de consumo atual, resultante do capitalismo, caracteriza-se pela obsolescência programada, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas.

( ) O capitalismo tende a criar um circulo vicioso de desigualdade, uma concentração cada vez maior da riqueza, e essa situação de desigualdade extrema pode levar a um descontentamento geral e até ameaçar os valores democráticos.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a 

Alternativas
Comentários
  • QUANDO VOCÊ DÁ UMA ESTUDADA NOS PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO VOCÊ PERCEBE QUE GERA DESIGUALDADES, DESEMPREGOS,PROCURA DE CIDADES OU PAÍSES POBRES COM MÃO DE OBRA BARATA,ISENÇÃO FISCAL E POR AI VAI !

    GAB :A

  • O capitalismo em si não tende a gerar desigualdade, e sim as práticas que vão contra o livre mercado. A realidade é uma coisa, o que é cobrado nas questões é outra...

  • Certo ou errado, marque o que a banca quer.

  • Certo ou errado, marque o que a banca quer.

  • Sempre levo uma ideologia mais "centro-esquerda" na hora da prova.

    #CFOPMBA

  • Se for com o pensamento de direita escurrega feio.

  • kkkkkkkkk, o importante é acertar a questão.

  • Capitalixmo opressor

  • BORAAAAAAAAAAAAAA PMPR

  • Gabarito LETRA A

    Nossa muito mimimi nos comentários, principalmente o do Khalil Said. Vou copiar e colar a mensagem do CONCURSEIRO PERSEVERANTE

    QUANDO VOCÊ DÁ UMA ESTUDADA NOS PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO VOCÊ PERCEBE QUE GERA DESIGUALDADES, DESEMPREGOS,PROCURA DE CIDADES OU PAÍSES POBRES COM MÃO DE OBRA BARATA,ISENÇÃO FISCAL E POR AI VAI !

    Esqueçam ideologias politicas no mundo do concurso, vamos estudar mais. Abraços!

    FORÇA E HONRA.

  • Obsolescência programada é a decisão do produtor propositalmente desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.


ID
3165034
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.

SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial: mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.


A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Resolução: A questão trata do processo de desconcentração espacial da atividade industrial, verificado após a Revolução Técnico-Científica-Informacional na década de 1970. A indústria busca os chamados Novos Fatores Locacionais, como mão-de-obra barata e incentivos fiscais. Não se deve confundir desconcentração com descentralização. Entre as alternativas, a resposta correta é a letra D, pois relaciona a tendência espacial com a lógica de concentração econômica, como ocorre nas grandes corporações empresariais, que se difundem por diversos países, com rígido controle gerencial, tecnológico e financeiro. (Nacional Online)

  • Letra D

    O texto traz a ideia da descentralização industrial feita de forma desigual, assimétrica, quando comparado os países do leste asiático e os países latino-americanos. O comando da questão pede a complementaridade entre essa dispersão espacial e outro aspecto geográfico. Essa dispersão, como o texto diz, é acompanhada da concentração econômica, que gera a assimetria das relações de poder, consequente da distribuição da produção internacional.

  • Gabarito D

    " Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000."

  • Letra D

    O processo de dispersão espacial da indústria mundial direcionou os fluxos de produção e investimentos para mercados com maior produtivo e mão de obra mais disciplinada, como a China e a Coreia do Sul, na Ásia, numa escala muito superior ao que ocorreu, por exemplo, em Brasil e México, na América Latina, demonstrando, claramente, o aspecto de concentração.

  • Por que não poderia ser a letra C?

  • usei o raciocínio lógico e conhecimento de mundo para responder, o texto já mostra a dispersão espacial e todos sabemos que os países citados tem concentração econômica desiguais.


ID
3196981
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com o advento da industrialização mundial, originado a partir do grande desenvolvimento de centros urbanos, houve uma maior liberação de poluentes à atmosfera pelas diversas fontes de poluentes gasosos, principalmente derivados de combustíveis fósseis, que combinam com o vapor de água existente na atmosfera.

Este texto se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Inversão térmica: É um fenômeno natural que geralmente ocorre nas primeiras horas da manhã, consiste na inversão de camadas na atmosfera: o ar frio fica abaixo e o ar quente, acima.

    Chuvas orográficas: Ocorrem pelo encontro da umidade com uma barreira orográfica. O ar, para passar pela barreira, se eleva e condensa, formando nuvens e chuva.

    Chuvas ácidas: A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros) que quando caem em forma de chuva ou neve, provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres.

    Frentes frias:  é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio.

  • As barreiras orográficas podem ser apresentadas como qualquer tipo de relevo ou ainda de entrave de ordem natural ou artificial que impeça a passagem de ventos ou ainda de massas de ar.


ID
3282535
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O  meio  técnico‐científico‐informacional,  tal  como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de  aprofundamento  e  considerações  de  caráter  ontológico para  transformar‐se  em  conceito.  Ele  aparece,  como preocupação teórica do autor, em várias obras.

Internet: <www.seer.ufu.br>.

Para  Milton  Santos,  o  conceito  de  meio  técnico‐científico‐informacional 

Alternativas
Comentários
  • é a expressão espacial da globalização, em que o domínio da informação e dos sistemas comunicacionais adquirem importância capital nas relações de poder.

    O meio-técnico-científico-informacional representa a união entre técnica e ciência na lógica mercantil (a ciência, a tecnologia e o mercado global caminham juntos atendendo aos interesses da propriedade privada). A informação é a energia de circulação das técnicas que se apresentam em toda parte (e a todo instante) como necessidades. Esse momento é temporalmente identificado a partir da Segunda Guerra Mundial mas se consolida após a década de 70.

    MILTON SANTOS Natureza do Espaço: Técnica e tempo. Razão e Emoção.

  • Conhecimento é poder.


ID
3331414
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A indústria de bens de produção pode ser tanto extrativa como produtora de equipamentos.
Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A INCORRETA é a ''C", pois a indústria que tem a produção voltada para o mercado consumidor é a de bens de consumo.

    Força pessoal!

  • Esta é a indústria responsável por transformar o que é produzido na indústria de base em máquinas e ferramentas que serão usadas na indústria de bens de consumo. Como exemplo, podemos citar a produção de autopeças (rodas, pneus) e a indústria mecânica (trator, máquina industrial). Muitas vezes, as indústrias intermediárias são classificadas como um caso especial de indústria de base. a D esta correta?

  • assinale a alternativa incorreta.

    Gab: C

  • As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. ... Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.

    Resposta Certa Letra C

  • TIPOS DE INDUSTRIA

    industria de base ou pesada : é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima ex:siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento

    Indústria de base ( produz ou fabrica matéria prima ) = Getúlio, capital nacional.

    Indústria de bens duráveis e bens não duráveis = J.K, capital internacional


ID
3331420
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, a expansão industrial e a modernização do campo geraram grandes complexos agroindustriais, sobre os quais se afirma que:
I. A nova conexão entre a agricultura e a indústria, tira o poder dos grupos rurais de atuarem isoladamente, além de exigir uma maior participação do Estado como capitalista financeiro. A relação básica ocorre via capital dos grupos rurais, do Estado e de grandes grupos internacionais, que geralmente incorporam outras atividades, além do agrícola.
II. Trata-se da articulação da agricultura, por um lado, com a indústria produtora de insumos e bens de capital agrícola, e por outro lado, com a indústria processadora de produtos agrícolas, a agroindústria. A reprodução ampliada da agricultura passa a depender cada vez menos dos recursos naturais e mais dos meios de produção gerados por um setor especializado da indústria.
III. É característica do complexo agroindustrial brasileiro: um dado padrão de desenvolvimento tecnológico, que tem por referência os princípios da Revolução Verde; a desinserção da agricultura brasileira no mercado internacional, marcado pelo aumento da participação, na pauta de exportações, de produtos agrícolas elaborados; ausência da atuação do Estado como regulador financeiro na economia.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

  • Assertiva l,na pratica não é assim

  • desinserção não né

  • a alternativa II diz, "...passa a depender cada vez menos dos recursos naturais". Acho que não é correta essa afirmação.


ID
3477478
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O advento da economia industrial repercutiu profundamente sobre o meio rural, revolucionando as técnicas de cultivo e criação de animais. A revolução nas técnicas da agropecuária propiciadas pelo advento da indústria, com a introdução de novas tecnologias na produção, provoca transferência de força de trabalho do Setor Primário para os Setores Secundário e Terciário*. Entre suas consequências está o(a):



*considerando os setores de atividades característicos da economia moderna.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    trata-se do êxodo rural

    bons estudos

  • Gera o êxodo rural, ou seja, busca de melhores condições de vida nas cidades.

  • ''  moderna '' deixo a questão um pouco estranha com as alternativa, porem a A está certa.


ID
3514873
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a industrialização do espaço mundial, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E

    A) a industrialização clássica ou medial foi típica dos países periféricos da economia capitalista. ➡ errado: ocorreu nos países desenvolvidos, acontecendo primeiramente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e estendendo-se ao longo do século XIX em outros países também considerados desenvolvidos.

    .

    B ) a atividade industrial moderna é, das atividades econômicas, a que menos profundamente modifica o espaço geográfico. ➡ errado, transforma e muito! podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.

    .

    C) a Terceira Revolução Industrial, em andamento a partir dos anos 1970, produto da Revolução Científica e Tecnológica, é intensiva em combustíveis fósseis, sua principal força motriz. ➡ errado: principais marcas são a tecnologia de ponta e o desenvolvimento de fontes de energia alternativa

    D) a localização industrial próxima a fontes de matérias-primas e energia é uma característica da industrialização atual. ➡ errado: isso é marca da primeira e da segunda revolução, da ter o oposto, com desconcentração das indústrias em busca de uma mão de obra mais barata, tendo em vista que os meios de transporte que permitem o translado de mercadorias e matérias primas

    E ) a proximidade de importantes centros de pesquisa e de ensino universitário são elementos decisivos na implantação de novas regiões industriais ou tecno-polos.➡ certo: Os fatores locacionais referem-se aos elementos socioeconômicos que orientam a distribuição de uma determinada indústria sobre o espaço geográfico. Dentre os inúmeros fatores, podemos destacar:

    - Presença imediata de matérias-primas e recursos naturais;

    - Disponibilidade de mão de obra abundante e barata;

    - Incentivos fiscais oferecidos pelo governo local (isenção de impostos, etc.);

    - Rede de transporte prática e eficiente que permite o fácil escoamento da produção;

    - Mercado consumidor amplo e acessível;

    - Fontes de energia que garantam a produção;

    - Presença de indústrias complementares ou de apoio;

    - Em alguns tipos de indústria, é importante a proximidade com centros de pesquisas, tais como as universidades. (fonte brasil escola)

    bons estudos

  • a letra E é o gabarito. refere-se aos tecnopolos
  • #Perteceremos PMPR!


ID
3549640
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Tabira - PE
Ano
2012
Disciplina
Geografia
Assuntos

Muitos países subdesenvolvidos estão ficando cada vez mais industrializados e essa industrialização é decorrente do processo industrial das nações desenvolvidas. Entre esses países estão: 

Alternativas
Comentários
  • África do Sul no continente africano; Brasil e Argentina na América Latina; Coréia do Sul e Cingapura na Ásia.

  • Países emergentes

  • Questão pode ser anulada.


ID
3602110
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Disciplina
Geografia
Assuntos

As unidades produtivas modernas consomem grandes quantidades de insumos industrializados, como fertilizantes, máquinas e equipamentos. Além disso, estão cada vez mais especializadas na produção de seu segmento, repassando para terceiros o processamento, a comercialização, a distribuição e o transporte dos produtos. Nesse contexto, as modernas propriedades rurais, juntamente com parte da agricultura familiar que se modernizou, passam a integrar:

Alternativas
Comentários
  • pode-se notar um movimento em cadeia na maneira de produção .

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
3614290
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Castanhal - PA
Ano
2012
Disciplina
Geografia
Assuntos

Até a Revolução Industrial, o processo de mundialização da economia foi vagaroso, devido às limitações nos transportes e nas comunicações. Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo para suas plenas possibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo, chegando à atual fase. Entre as características da atual fase, merece realce o(a) 

Alternativas
Comentários
  • Multipolarização é a divisão do mundo em vários blocos econômicos. É quando várias potências econômicas dividem a liderança mundial entre si. São elas:EUA,Japão,União Européia(Europa Ocidental,com destaque para Alemanha).

  • Internacionalização da produção econômica 

    Desconcentração espacial do poder econômico e geopolítico, que se distribui em diversos países e continentes

    As duas parecem corretas, mas a letra D merece o realce da fase atual

  • D)desconcentração espacial do poder econômico e geopolítico, que se distribui em diversos países e continentes.

    -Anos 70/80: as multinacionais dos países desenvolvidos mandam suas empresas para os subdesenvolvidos. Isso gera a desconcentração industrial, pois os custos nos países subdesenvolvidos são menores, motivos para isso: mão de obra barata, incentivos fiscais, leis ambientais/trabalhistas fracas. 

    NOVA ORDEM MUNDIAL:

    • ECONOMIA MULTIPOLAR: EUA, Alemanha (UE), Japão (Década de 1990), China (é mais atual). 
    • MILITAR UNILATERAL: EUA, intervenção militar (Guerra ao terror: Afeganistão e Iraque). Doutrina Bush, contra o eixo do mal após 11/set/2001. 


ID
3618127
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santana do Livramento - RS
Ano
2015
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao analisar o processo de industrialização, Almeida (2013) ressalta que

ela não ocorreu de forma homogênea em todos os países não desenvolvidos, onde foram implementados dois modelos econômicos: a industrialização substitutiva de importações e as plataformas de exportação. Nesse sentido,  são exemplos de países que adotaram o modelo de industrialização substitutiva de importações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Substituição de importações, em economia, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas [importações] . Ao longo da história econômica mundial, os processos de substituição de importações foram desencadeados por fatores políticos ou econômicos, e foram resultado de ações planejadas ou imposição das circunstâncias. Em todo caso é uma medida característica de governos protecionistas. No Brasil, após a crise de 1929, a política de substituição de importações foi implementada com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e resolver os problemas de dependência de capitais externos.

    Gab letra C

  • Coreia do Sul integrou o grupos dos tigres asiáticos, países cujo modelo de industrialização é chamado de Plataforma de Exportação que visava uma indústria orientada ao exterior. Dentre a Coreia, outros países como Cingapura, Taiwan e China também fazem parte dos tigres asiáticos.

    MEDIDAS ADOTADAS PELOS TIGRES

    I. Manutenção de uma política de desvalorização cambial

    • Balança Comercial favorável = desvalorização da moeda.

    II. Maciços investimentos em educação.

    III. Adoção de medidas protecionistas

    Receberam investimentos do Japão e EUA.

    NOVOS TIGRES: INDONÉSIA, VIETNÃ, MALÁSIA, TAILÂNDIA E FILIPINAS

    • Mnemônico: (VIMTF)


ID
3630277
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2013
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a industrialização de regiões do mundo subdesenvolvido e a emergência da revolução tecnocientífica, muitas indústrias se deslocaram de antigas áreas de concentração fabril para países onde os salários eram mais baixos e apresentavam vantagens 

locacionais.
Analise as afirmativas abaixo em relação à industrialização no mundo: 
1. No século XX ocorreram muitas transformações nos modelos locacionais da indústria: a economia de aglomeração cedeu espaço à descontração espacial. 
2. Nos Estados Unidos, na União Europeia e no Japão, as velhas aglomerações industriais foram transformadas com as mudanças tecnológicas, produzindo paisagens industriais características. 
3. A indústria têxtil é um setor industrial de trabalho intensivo, pois emprega muita mão de obra, e o peso dos salários no custo final das mercadorias é expressivo. Isso explica a tendência de deslocamento de indústrias têxteis e de confecções para países e regiões onde os salários são mais baixos. 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas

ID
3653947
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Mesquita - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O cinturão industrial (ou manufacturing belt) já chegou a concentrar, no início do século XX, mais de 75% da produção industrial dos Estados Unidos, principalmente sediando diversas montadoras de veículos. Atualmente, embora muito importante, ela é inferior a 50%. Num período relativamente similar, processos de desconcentração industrial também ocorreram nas metrópoles paulista e fluminense.

Como causas e/ou consequências do processo de desconcentração industrial de regiões com um padrão clássico-fordista podemos destacar, EXCETO:

Alternativas

ID
3657163
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Águas de Chapecó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo anunciou recentemente a decisão de fechar sua fábrica mais antiga no Brasil, em São Bernardo do Campo, que emprega cerca de 3 mil pessoas.

Assinale a alternativa que indica a indústria.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade anunciou sua saída , ocorrendo somente hodiernamente 2021 como a FORD


ID
3683938
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Penalva - MA
Ano
2017
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando o processo de industrialização e as atividades econômicas no cenário mundial, leia e analise os itens abaixo: 


ITEM I – Por causa do aumento do número de pessoas envolvidas em atividades do Setor Terciário, ele tem se tornado mais importante a cada dia. O setor terciário engloba as atividades baseadas no sistema de trocas de mercadorias, em especial na importação e exportação das chamadas “commodities”. ITEM II – Ao longo do tempo, o processo de desenvolvimento industrial se concentrou em algumas regiões do planeta, em especial nos países europeus e na porção norte do continente americano. 
ITEM III – A expansão do processo de globalização, que provocou mudanças nas relações econômicas entre as nações, teve como consequência o surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho. 

Dos itens acima, pode-se CORRETAMENTE julgar que: 

Alternativas
Comentários
  • (A) Apenas o item II é falso.

    (D) Os itens I e III são verdadeiros.

    Tá dizendo a mesma coisa. Como a resposta é a letra "D"?

  • creio q o item II esteja certo tbm! Porém, o item A diz que Apenas o II ta falso, porém ele é certo. No item D n faz a restrição que os itens I e II são os ÚNICOS certos, por isso Letra D

  • Questão meio confusa, eu interpretei esse ao longo do tempo como até os dias atuais, e atualmente temos a Ásia como grande polo indústrial, como por exemplo os tigres asiáticos
  • A alternativa A deveria está tão correta quanto a D.

  • Gab: D

    -----

    Entretanto, há duas respostas para a questão, ou seja, na assertiva "A" a banca considera apenas o item II falso - o que realmente procede, por outro lado, a assertiva "D" dispõe que os itens I e III são corretos, o que está correto também. diante disso, verifica-se a possibilidade de duas respostas.

  • Gabarito: D

    (Mas também poderia ser a alternativa A)

  • Questão passível de anulação.

    GAB. A e D estão corretos.


ID
3687316
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Raposa - MA
Ano
2018
Disciplina
Geografia
Assuntos

A industrialização revolucionou a transformação da matéria. Ela mecaniza o meio rural e urbano, gera urbanização, subordina o campo à cidade, alterando em demasia o espaço geográfico, trazendo vários benefícios e também malefícios. A respeito da industrialização podemos afirmar, EXCETO: 

Alternativas

ID
3716359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da indústria na era da globalização, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • "Neste momento do desenvolvimento industrial destaca-se o surgimento de tecnopólos, novas áreas industriais que unem centros de produção de tecnologias de ponta com centros de pesquisa científica (universidades). O mais conhecido destes tecnopólos é o do Vale do Silício, na Califórnia, EUA.

    Este período originou o chamado Meio Técnico-Científico-Informacional (MTCI) em que a circulação de informação, somada às técnicas e à ciência, passou a ser fundamental para a circulação de outros fluxos, como capitais, mercadorias e pessoas. O espaço torna-se assim densamente ocupado nas grandes cidades gerando problemas urbanos conhecidos, como a favelização e o consumo cada vez maior de matérias-primas."

    https://descomplica.com.br/artigo/descubra-como-as-revolucoes-industriais-influenciaram-a-formacao-do-espaco-mundial/4BT/#:~:text=Neste%20momento%20do%20desenvolvimento%20industrial,Sil%C3%ADcio%2C%20na%20Calif%C3%B3rnia%2C%20EUA.

  • Gab. C) Surgem novas regiões industriais de ponta que unem centros de tecnologia com indústrias de informação.


ID
3749806
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Podemos, no âmbito da geografia assinalar que polders são:

Alternativas

ID
3749812
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos dias atuais, com a globalização, a expressão “Fábrica Global” busca sintetizar os novos processos de ordenamento do território fabril, cuja característica principal é:

Alternativas
Comentários
  • Não sabia exatamente do conceito, mas "Fábrica Global" retoma algo internacional que abrange diversos pontos, lugares, logo a correta é a letra A.

  • Fábrica Global é uma expressão usada com a intenção de explicar que o consumo e a produção têm o seu processo realizado por países diferentes. A fábrica global é instalada quando há a articulação de capital, força de trabalho, tecnologia, divisão de trabalho social e demais forças produtivas.

  • Avante PMPR!


ID
3749815
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O sistema de produção industrial em que na fábrica, as diferentes etapas de produção, desde a entrada das matérias-primas até a saída do produto, são realizadas de forma combinada entre fornecedores e compradores. A quantidade de matérias-primas que entra na fábrica corresponde exatamente à quantidade de produtos que será produzida e está totalmente adaptado ao mercado e característico do processo de industrialização técnico-científico, se refere a:

Alternativas
Comentários
  •  está totalmente adaptado ao mercado e característico do processo de industrialização técnico-científico, se refere a:

    Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

  • Just-in-time (JIT) - "Bem na hora" ou "exatamente na hora" em tradução livre para o português - é uma das ferramentas que foram desenvolvidas no Sistema Toyota de Produção.Ela tem como objetivo a diminuição dos custos de manutenção do estoque de peças.

  • Fordismo:

    Essa modalidade de produção foi criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford na década de 20. Sua ideia foi elaborada em sua própria indústria de automóvel, a Ford, baseado na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.


ID
3759508
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione os seguintes conceitos aos contextos históricos aos quais se referem, considerando as formas de trabalho e produção, e assinale a alternativa com a correspondência correta.

1. Surgiram as linhas de montagem, esteiras rolantes por onde circulavam as partes do produto a ser montado, de modo a dinamizar o processo. Uma indústria automobilística nos Estados Unidos foi a primeira a fazer uso das esteiras que levavam o chassi do carro a percorrer toda a fábrica, racionalizando a produção.
2. É um modelo de produção de mercadorias com vista à flexibilização na fabricação de produtos, desenvolvido em fábricas japonesas de automóveis. Exige máquinas cada vez mais modernas, reduzindo significativamente os gastos com mão de obra, que deve ser extremamente qualificada e polivalente.
3. A passagem da manufatura para o sistema fabril foi impulsionada pelas invenções da máquina de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor que resultou na mecanização dos processos. O uso do carvão para alimentar as máquinas foi essencial nesse momento. Assim, temos o aumento da produção, a substituição do trabalho manual pelo industrial, o desenvolvimento do comércio internacional e o aumento do mercado consumidor.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    Fordismo 2° revolução – produção em larga escala com estoque e mão de obra que só faz uma coisa. 

    Toyotismo / pós fordismo 3° revolução – inovação, tecnologia, aprimoramento constante, mão de obra qualificada – sem estoque por que muda muito, toda hora há um modelo novo tornando o outro obsoleto, ultrapassado.

    Maquinofatura é um sistema de produção que utiliza máquinas movidas por uma fonte de energia. eram produtos feitos por maquinas substituindo a mão de obra humana, a maquinofatura foi um marco na revolução industrial.

    bons estudos

  • Vale ressaltar também que as B-24 Liberator, bombardeiros norte americanos da 2ª guerra, foram fabricadas pela Ford, aos moldes dos carros.

  • Bizu:

    1. Fordismo: McDonald's - produção em massa

    2. Toyotismo: produz conforme a demanda

    3. Maquinofatura. maquinas - manu ligado as mãos


ID
3774838
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o processo de industrialização, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a questão é sobre desindustrialização, seu enunciado está equivocado.

  • A questão foi mal digitada e deve ser anulada, pois o gabarito não condiz com a questão da industrialização.

  • De fato, não condiz o conteúdo.

  • Uai que nada ve, gab seria B!

  • viajaro

  • Não existe contextualização para a assertiva, logo não há resposta, a questão deve ser anulada.


ID
3774841
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No ____________, controlavam-se os movimentos e o tempo para a execução das tarefas com a finalidade de aumentar a produtividade das linhas de produção. O trabalhador passou a realizar procedimentos repetitivos e especializados, para os quais foi treinado. Depois de uma aprendizagem rápida, ele funcionava como uma máquina, e o trabalho manual foi reduzido a gestos e movimentos.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra D,

    O Taylorismo se caracterizava por racionalizar o trabalho e assim aumentar a produtividade, por meio da divisão do trabalho em tarefas específicas; aumento da produtividade e grande nível de subordinação.

    Já o Fordismo tinha como principais características a padronização de produtos (especialização laboral), produção em grande escala, uso de linhas de montagem e a gestão de estoques.

    O Toyotismo a produção diversificada; eliminação de desperdício; autonomia e trabalhadores com múltiplas tarefas.

  • Taylorismo - trabalho racional

    Fordismo - produção em grande demanda

    Toyotismo - eliminação de desperdício (exemplo método 5S)

  • Avante PMPR!


ID
3794179
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6 800 vezes pelo mesmo trabalhador.
(blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/ Acesso em: 12.08.2013. Adaptado)

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como

Alternativas

ID
3794182
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto e assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas com a expressão que se refere ao tipo de indústria que engloba o setor de máquinas e equipamentos.

Atualmente, em todos os ramos da indústria de ___________ instalada no país, exceto máquinas-ferramenta, a liderança cabe a empresas multinacionais. Estas empresas predominam no segmento de ___________ feitos sob encomenda, que envolve um conjunto mais complexo de conhecimentos técnicos e de produção. Elas se aproveitam de algumas vantagens locais, como a disponibilidade de matérias-primas e mão-de-obra a preços baixos.
Fonte: Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento da Produção. Desenvolvimento.gov.br/sistemas_web/renai/public/arquivo/arq1273166103. pdf Acesso: 28/08/2013.

Alternativas
Comentários
  • As indústrias de bens de capital atuam no sentido de prover elementos para as companhias de outros segmentos como a indústria pesada e a de bens de consumo. Podem ser responsáveis pela produção de recursos a serem utilizados para complementar a produção de um  (rodas para carros, por exemplo). Em outro aspecto, sua produção pode ser utilizada pela indústria pesada (máquinas para a extração de minério). Devido à ampla gama de serviços das indústrias de bens de capital, especialistas costumam enquadrá-las como um tipo de indústria de base (pesada).

    Em suma, a indústria de bens de capital tem foco na produção de produtos que geram outros produtos. Exemplos de bens produzidos por este tipo de indústria são: maquinário para embalagem, impressão, equipamentos para o setor de construção e elétrico. Na prática, um bem de capital seria uma câmera utilizada pela indústria cinematográfica. Com seu uso, ela produz filmes, que seriam um bem de consumo (direcionados ao consumidor final). Nesta aplicação verifica-se a utilização de um bem de capital que gera um bem de consumo.

    As companhias que atuam com bens de capital são muitas vezes consideradas como alicerces do setor industrial de manufatura. Assim, o investimento neste segmento demonstra-se fundamental tanto para o campo estatal como para o privado, pois possui valor intrínseco referente à segurança, independência, aumento e mantenimento da concorrência na economia, gerando benefícios em larga escala.


ID
3794755
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A escolha de um local para a instalação de uma planta industrial não é aleatória. Essa escolha, geralmente, recai sobre um lugar que ofereça mais rentabilidade para o empreendimento. Cada empresa avalia os elementos mais importantes para tomar a decisão. Esses elementos são chamados de fatores locacionais e variam dependendo do tipo de indústria.

As empresas que produzem tecnologia vestível procuram se instalar nos chamados tecnopolos como o Vale do Silício nos Estados Unidos que, além de outras vantagens, oferecem

Alternativas

ID
3794875
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Japão é um dos países mais industrializados do mundo. Esse país passou por momentos de abertura e fechamento de suas fronteiras, chegando a ficar quase 200 anos isolado. Quando reabriu os portos, no século XIX, teve início o seu processo de industrialização, que contou com importantes investimentos estatais em educação, preparando mão de obra barata e disciplinada. Os investimentos também ocorreram no setor de infraestrutura, principalmente em portos e vias de circulação.

Outro fator do processo de industrialização do Japão foram os zaibatsu, que tinham grande influência sobre o governo e obtinham diversas vantagens.

Sobre os zaibatsu, podemos afirmar corretamente que eram

Alternativas

ID
3797536
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas décadas de 1960 e 1970, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura passaram por um intenso processo de industrialização e, posteriormente, ficaram conhecidos como Tigres Asiáticos.

Além de mão de obra abundante e barata, esses lugares se caracterizavam por possuir

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A- pequenas quantidades de matérias-primas e ter a produção industrial voltada para o mercado externo.

    ------------------------

    O desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos é dividido em três fases. A primeira coloca todos na condição de subdesenvolvidos economicamente e tem como características a falta de matéria prima, sub-aproveitamento do potencial agrícola, elevada dependência de produtos industrializados e grandes taxas de analfabetismo.

    FONTE: Tigres Asiáticos - Toda Matéria (todamateria.com.br)

    ------------------------

    Plataforma de exportação (tardia): bens de consumo duráveis para a exportação. 

    ------------------------

    COMPLEMENTO

    Cintacohang: Cingapura, Taiwan, Coreia do Sul e Hong Kong.

  • Característica fulcral desses países ( TIGRES ASIÁTICOS ) é que são conhecidos como plataforma de exportação, eles produzem para o exterior

    LETRA A


ID
3805930
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As cidades globais são lugares-chave para os serviços avançados e para as telecomunicações necessárias à implementação e ao gerenciamento das operações econômicas globais. Elas também tendem a concentrar as matrizes de empresas, sobretudo daquelas que operam em mais de um país. O crescimento do investimento e do comércio internacional e a necessidade de financiar e de prestar serviços a essas atividades impulsionaram o crescimento dessas funções nas grandes cidades.

Fonte: SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Studio Nobel, 1998. p. 35. 

Todas as alternativas apresentam características da estrutura de consumo e de produção pós-fordista/toyotista, EXCETO

Alternativas

ID
3807622
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O ciclo de inovações da revolução tecnocientífica e informacional afetou apenas superficialmente os países periféricos.

Nesses países, o panorama industrial é dominado pela(o), EXCETO:

Alternativas

ID
3813079
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao tema “Divisão Internacional do Trabalho”, são feitas as considerações a seguir. Uma delas, no entanto, não corresponde à realidade. Assinale-a.

Alternativas

ID
3840523
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As indústrias que possuem várias filiais espalhadas por diversos países são as chamadas indústrias globais ou mundiais. Estes conglomerados industriais têm, dentre as suas características,

Alternativas

ID
3842479
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A expansão geográfica das multinacionais é um dos fatos mais importantes da economia capitalista depois da Segunda Guerra Mundial [...]. Com isto, criaram-se novas formas de dependência econômica nesses países mais jovens. Em função da nova divisão internacional do trabalho, o processo de mundialização da indústria expande essa atividade para vários países do chamado terceiro mundo [...] (OLIVEIRA, 2011). Em relação às multinacionais, analise as afirmativas abaixo.
I. A indústria multinacional pode ser implantada nos mercados dos países através de filiais, fusões, associações e franquias.
II. A instalação de filiais em outros países ocorre, muitas vezes, incentivada por benefícios concedidos pelos governos, como a isenção de impostos.
III. O principal intuito das empresas multinacionais é cooperar com o crescimento dos países em desenvolvimento, levando tecnologia e gerando empregos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MULTINACIONAL quer é ganhar dinheiro com incentivos e mão de obra barata.


ID
3842695
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O avanço nos transportes, juntamente com as comunicações favoreceu a dispersão geográfica das indústrias, sem prejuízo do poder de controle das matrizes sobre suas subsidiárias.
(SCARLATO, Francisco Capuano. O espaço industrial brasileiro. In: ROSS, Jurandyr. L. S. (org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001. Adaptado.)

É correto afirmar que esse processo explica a

Alternativas

ID
3849130
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mickey Mouse e Homem-Aranha dividindo a mesma casa? Segundo declaração da Walt Disney Company, sim. A empresa anunciou o acordo de compra da Marvel Entertainment Incorporated em uma transação em ações e dinheiro avaliada em cerca de US$ 4 bilhões. Com o negócio, a gigante americana do entretenimento terá direito ao licenciamento dos mais de cinco mil personagens da Marvel em suas produções de filmes, animações, quadrinhos, parques temáticos e venda de brinquedos. “Essa operação combina a galeria de personagens da Marvel com as habilidades criativas da Disney e uma estrutura de negócios atuante em diversos territórios”, afirmou o presidente e diretor-executivo da Disney, Robert Iger.
A empresa fundada por Walt Disney teve um faturamento de US$ 37,8 bilhões no ano passado, com lucro de US$ 4,4 bilhões. Já a Marvel, que aumentou suas vendas em 30% nos últimos três anos, arrecadou US$ 676 milhões e lucrou US$ 205,5 milhões. E a tendência é que, com a negociação, a Disney aumente ainda mais os cifrões em sua conta bancária. A empresa já tem um caso de sucesso em compras no passado recente. Em 2006, adquiriu a Pixar e o resultado foi o alto lucro nas bilheterias com produções como “Cars”, “WALL-E” e “Ratatouille”. (MICKEY..., 2009, p. 104).

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o desenvolvimento da sociedade capitalista, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
3870454
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Alta Floresta - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O século XX foi palco de profundas transformações no mundo do trabalho. Muitas destas provocadas por crises econômicas, como a de 1929. Assinale a alternativa que contém a melhor descrição de Taylorismo e Toyotismo respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    Taylorismo

    Teve início no começo do século passado, tinha como objetivo principal dinamizar o trabalho na indústria. O criador desse sistema produtivo foi Frederick Taylor, que acreditava na especialização de tarefas, ou seja, o trabalhador desenvolvia uma única atividade, por exemplo, alguém que colocava os faróis nos automóveis na indústria automobilística faria apenas isso o dia todo sem conhecer os procedimentos das outras etapas da produção, além de monitorar o tempo gasto para a realização de tarefas e premiação àqueles que tivessem um grande rendimento em seu trabalho.

    Fordismo

    Essa modalidade de produção foi criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford na década de 20. Sua ideia foi elaborada em sua própria indústria de automóvel, a Ford, baseado na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.

    Toyotismo

    Sistema de produção criado no Japão que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu na década de 1970, e primeiramente foi usado na fábrica da Toyota. Nessa modalidade de produção o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o operário desenvolve diversas atividades na produção. Outra criação desse sistema é o just-in-time, produzir a partir de um tempo já estipulado com intenção de regular os estoques e a matéria-prima.

    Volvismo

    No fim do século passado emergiu um novo modelo de organizar e gerenciar a produção industrial. Como na maioria dos outros modelos de produção, esse foi desenvolvido na fábrica da Volvo, e conciliou execução manual e automação. No Volvismo há um grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento, no sentido que esse consiga produzir por completo um veículo em todas as etapas, além de valorizar a criatividade e o trabalho coletivo e a preocupação da empresa com o bem estar do funcionário, bem como sua saúde física e mental.

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/modalidades-producao-industrial.htm

    bons estudos


ID
3874054
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Coronel Bicaco - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o contexto que propiciou o desenvolvimento industrial nos países denominados Tigres Asiáticos, analise as seguintes assertivas:
I. No período da Guerra Fria, esses países receberam apoio financeiro da Rússia.
II. A mão de obra barata contribuía para baratear o preço dos produtos desses países e torná-los competitivos no mercado internacional.
III. Foram adotadas medidas protecionistas, como elevadas tarifas de importação, contra os produtos concorrentes estrangeiros como forma de proteção da indústria nacional.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

  • INVESTIMENTO DO TIO SAM.

  • O investimento nos chamados países asiáticos veio do Japão e EUA.

  • PM/PA

    O crescimento econômico dos Tigres Asiáticos também serviu como uma imposição da presença dos EUA ao avanço do socialismo na Ásia, no período da Guerra Fria, em uma região próxima à China e à Coreia do Norte.

    #FÉ NO PAI


ID
3882361
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São países que expandiram suas economias e se industrializaram com a participação do capital japonês e dos Tigres Asiáticos, sendo, por isso, chamados novos Tigres Asiáticos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • TIGRES Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan

  • -Os tigres asiáticos são: Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan.

    -Os novos tigres asiáticos são: Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã.

    Rumo à PMPR

  • Ave Coréia do Norte ficou muito na cara

  • Avante PMPR!


ID
3893716
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a revolução técnico-científica, ou terceira revolução industrial, analise as afirmações a seguir.


I. Seus efeitos repercutiram em todo o mundo, principalmente nos últimos 30 anos.

II. Nela ocorrem modificações no conjunto das relações da sociedade com a natureza.

III. Um dos seus principais impactos foi a modernização dos sistemas de transporte e telecomunicações.


É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3900235
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao analisar o processo de industrialização da Argentina, do México, da África do Sul e da Índia, Almeida (2013) identifica que esses países compartilharam as seguintes características:

I. São países de industrialização tardia.
II. Iniciaram sua industrialização através do processo de substituição de importações.
III. A partir da segunda metade do século XIX são classificados como plataformas de exportação.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Plataforma de exportação é um modelo econômico usado pela primeira vez, e com sucesso, por quatro antigos territórios agrícolas da Ásia (Coreia do Sul, Singapura, Taiwan e Hong Kong) que se tornaram altamente industrializados e que são hoje grandes exportadores de produtos manufaturados e de alta tecnologia.

  • Substituição de importações (revolução industrial tardia)

    -Argentina, México, Chile, Africa do Sul, Egito.

    -No Brasil começou na década de 40

    -Foca no mercado interno

    -Indústria de base

    -Exemplo brasileiro é na industria automotiva, CSN, Vale Mineradora

    Plataformas de exportação (tigres asiáticos)

    -São chamados de "Newly industrialized coutries" (NIC´s)

    -Hong kong, Cingapura, Taiwan, Coréia do Sul

    -Tiveram início década de 60

    -Foca no mercado externo

    -Mercado de bens de consumo

  • Letra (B) aos não assinantes.


ID
3900409
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Terceira maior economia mundial da atualidade, o Japão observou um processo de desaceleração econômica, acentuadamente na década de 1990.
A principal causa desse processo deve-se

Alternativas

ID
3904573
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos fenômenos mais analisados pela sociologia é o das classes sociais. Algumas análises sociológicas apontam para uma mudança na estrutura de classes na sociedade, o que teria se iniciado após a Segunda Guerra Mundial e com maior intensidade nas décadas posteriores. A respeito das alterações na estrutura de classes que ocorreram a partir dessa época, verifica-se que

Alternativas

ID
3937810
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA, sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.


Uma forte arrancada industrial é seguida sobretudo por uma intensa urbanização, privilegiando a lógica da acumulação capitalista e criando desigualdades urbanas locais.

Alternativas

ID
3937813
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA, sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.


Uma característica comum é a mão de obra qualificada, fruto de investimentos em educação e alta automação, exigindo, portanto, menos treinamento para os trabalhadores urbano-industriais.

Alternativas

ID
3937816
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA, sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.


Nesses países a agricultura não se subordina à indústria, pois esta tem seus próprios meios de conseguir matérias-primas vitais para a produção.

Alternativas

ID
3937819
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA, sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.


Parcela significativa desses países têm necessidade de atrair investimentos estrangeiros devido ao seu alto grau de dependência para alavancar seus processos de desenvolvimento econômico e social.

Alternativas

ID
3937822
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA, sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.


Esses países estruturam-se sobre a produção agrícola que utiliza modernas técnicas de produção em todos os setores.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Não em todos os setores, mas sim, aos poucos a produção agrícola vem sendo modernizada até que seja implantada, completamente, as técnicas de produção.

    _______

    Bons Estudos.


ID
3937825
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA, sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.


Esses países, como o Brasil, expandem-se nos mesmos moldes dos países capitalistas industriais mais avançados, dominando econômica e politicamente os países mais atrasados, como China, Canadá e África do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Entre as cinco opções acho que você foi bem especifico, não acha? Marquei certo por que em 1994 teve a oposição das carteiras e teve uma origem Coloçal Danal, de 1994 pra 1992a juz de Nossa Senhora de Fátima (Época de 3000) Entendedores entenderão, Álgebra Tun de Minas Tun de 1994


ID
3937828
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA, sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.


Em seus territórios nacionais há grande concentração de empresas transnacionais, inclusive bancos estrangeiros atuantes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

  • Países de industrialização acelerada necessitam da introdução de capital.


ID
3948796
Banca
IF-MA
Órgão
IF-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A industrialização da humanidade conheceu até o momento três fases ou etapas: A Primeira, a Segunda e a Terceira Revolução Industrial. Mas ela também pode ser dividida em três tipos ou modelos de industrialização: A clássica ou original, a planificada e a tardia ou retardatária. A respeito dos tipos de industrialização analise as afirmativas a seguir:

I. A industrialização clássica, ocorrida nos dias atuais, se iniciou nos Estados Unidos no Século XX, espalhando-se para outros países da Europa e de outros continentes como o da América do Sul e o Asiático.
II. A industrialização planificada, por sua vez, ocorreu no século XIX, nos países denominados capitalistas, com um amplo predomínio das empresas estatais e a ênfase nas indústrias pesadas ou de meios de produção.
III. A industrialização tardia ocorreu com atraso em relação à industrialização clássica, pois utilizou, e em grande parte ainda utiliza, principalmente, uma tecnologia estrangeira.
IV. A industrialização planificada produziu um grande avanço industrial em alguns países, mas foi uma industrialização distorcida, que deixou de lado as indústrias de bens de consumo, tais como as de automóveis ou de eletrodomésticos.

Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Industrialização clássica

    A industrialização clássica ocorreu nos países desenvolvidos, acontecendo primeiramente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e estendendo-se ao longo do século XIX em outros países também considerados desenvolvidos.

    Industrialização planificada

    Esse tipo de industrialização ocorreu ao longo do século XX e praticamente não existe mais. Iniciou-se após o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e estendeu-se por todos os países que adotaram o modelo socialista soviético.

    Ao contrário das demais formas de industrialização, todas as fábricas, indústrias e propriedades eram estatais. Nesse caso, não era o mercado quem regulamentava a economia, mas o Estado. Era ele quem determinava os salários, os preços dos produtos e as transformações econômicas e sociais.

    Industrialização tardia ou periférica

    Esse modelo de industrialização ocorreu, principalmente, nos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil. Iniciou-se a partir de meados do século XX, primeiramente na América Latina, na década de 1950, e, posteriormente, em 1960, para o extremo oriente, o sudeste da Ásia e para o Sul da África. Ainda hoje existem países que passam por esse processo de industrialização.

    .

    Gabarito : B

  • era melhor ter ido assistir ao filme do pelé

  • Ta errado esse gabarito ne?

    A industrialização pode ser dividida em três etapas: a clássica (ou original), planificada (ou socialista) e periférica (tardia ou retardatária), isso do ponto de vista político-administrativo. No que diz as evoluções tecnológicas podem ser classificadas em: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.

    As características da industrialização do ponto de vista político-administrativo:

    Industrialização Clássica: é a primeira Revolução Industrial, surgiu na Inglaterra no final do século XVIII.

    Industrialização planificada: é regida pelo estado, ou seja, a indústria não era privada, isso ocorreu em países socialistas, como a Rússia.

    Industrialização tardia: é característica das nações periféricas que se industrializaram muito tempo depois da Primeira Revolução. Países como Brasil, Argentina e México são exemplos de países de industrialização tardia.

  • Industrialização Clássica: é a primeira Revolução Industrial, surgiu na Inglaterra no final do século XVIII

    O gabarito está errado!

  • HÁ CONTROVÉRSIAS NESSE GABARITO. PM-PR!!!!!

  • Guerreiros, podemos concluir que, devido aos erros das assertivas, o gabarito correto é a alternativa "E - III"?

    Eu ouvi um AMÉM????

  • APMBB21 - 1 VAGA É MINHA!

  • industrialização clássica ocorreu nos países desenvolvidos, acontecendo primeiramente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e estendendo-se ao longo do século XIX em outros países também considerados desenvolvidos.

  • GABARITO CORRETO: D , A IV TAMBÉM TÁ CERTA.

  • I. A industrialização clássica, ocorrida nos dias atuais, se iniciou nos Estados Unidos no Século XX, espalhando-se para outros países da Europa e de outros continentes como o da América do Sul e o Asiático. Inglaterra no século XVIII. Falsa

    II. A industrialização planificada, por sua vez, ocorreu no século XIX, nos países denominados capitalistas, com um amplo predomínio das empresas estatais e a ênfase nas indústrias pesadas ou de meios de produção. Ocorreu na União soviética e outros no século XX. Falsa

    III. A industrialização tardia ocorreu com atraso em relação à industrialização clássica, pois utilizou, e em grande parte ainda utiliza, principalmente, uma tecnologia estrangeira. Não tenho certeza, mas considero correta. Verdadeira

    IV. A industrialização planificada produziu um grande avanço industrial em alguns países, mas foi uma industrialização distorcida, que deixou de lado as indústrias de bens de consumo, tais como as de automóveis ou de eletrodomésticos. Considero certa. Verdadeira.

    gabarito D, mas sei lá.

    FORÇA GALERA!


ID
4000126
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com Ross (1995), a industrialização dos Tigres Asiáticos está baseada nos seguintes pilares:

I. Governos democráticos e descentralizadores.
II. Economia voltada fundamentalmente para exportação.
III. Criação de áreas internacionais livres para investimentos das multinacionais.
IV. Superexploração da força de trabalho.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • O ruim de questões baseadas em autores específicos é que as analises podem estar equivocadas, levando ao erro. Difícil mesmo até de entrar com recursos em questões como essas.


ID
4031008
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um ________________ é uma associação de duas empresas ou mais por um certo período de tempo, com o objetivo de conquistar mercados, sem que haja danos a nenhuma delas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Joint Venture é um termo econômico muito utilizado para designar a cooperação econômica ou estrutural entre duas ou mais empresas. ... Um exemplo de joint venture bastante conhecido no Brasil foi a Autolatina — uma cooperação econômica entre a Volkswagen e a Ford entre 1987 e 1996.

    Gab: D

  • Gabarito: D) Joint venture

    Joint: baseado _\l/_

    Venture: empreendimento

    Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.

  • Os trustes correspondem à fusão ou união entre duas empresas de um mesmo ramo ou de áreas diferentes da economia, constituindo uma única companhia ou um grupo de associados de maior porte. Essa forma de monopólio é muito utilizada por grandes empresas que se vêm ameaçadas pelo crescimento de pequenas concorrentes em fase de rápido crescimento, mas também pode envolver empresas de porte maior.

    Os cartéis, por sua vez, são uniões secretas ou não oficialmente divulgadas entre empresas concorrentes para ajustar o preço de suas mercadorias de modo a manter o interesse e evitar a perda de lucros em razão da disputa de mercado. Trata-se de uma prática considerada ilegal no contexto legislativo de praticamente todos os países existentes, embora seja amplamente praticada. 

    As holdings são, nesse contexto, o conjunto de diferentes companhias dominadas por uma organização central, responsável por administrar a maior parte ou todas as suas respectivas ações. Em muitos casos, as holdings formam conglomerados compostos por inúmeras empresas dos mais diversos segmentos e até concorrentes entre si.

    Joint venture é um acordo entre duas ou mais empresas que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum, por tempo determinado.

  • HOLDING - Participação majoritária em ações de outra empresa. Controla ou Administra uma outra.

    TRUSTE - União de empresas que formam uma só. Ex: Coca Cola.

    CARTEL - União secreta entre empresas do mesmo ramo que buscam um controle dos preços dos produtos. Aqui onde moro tem os donos dos postos de combustíveis. Os caras mandam em tudo.

    MONOPÓLIO - Correios, detém a privatização de ser o único responsável pela entrega de correspondência no BR.

    Joint Venture - Cooperação econômica entre empresas, a fim de evitar impactos financeiros negativos para ambas.


ID
4044259
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a notícia abaixo:


EMBRAER FABRICA PEÇAS EM PORTUGAL E TRAZ PARA O BRASIL


“Nas duas fábricas que a empresa tem em Évora estão sendo montados componentes para a cauda e as asas dos jatos Legacy 500. As peças são mandadas por navio para o Brasil e aí entram na montagem final do avião. No início de 2014, as fábricas da União Europeia passam a fabricar também componentes para o KC 390, o avião militar que a Embraer vai produzir, segundo João Taborda, diretor de relações externas da Embraer Europa”.

(Extraído de www.fsp.com.br em 31.08.2013)



A empresa brasileira está produzindo peças de sua mercadoria em solo europeu, pois:

Alternativas

ID
4050349
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dependendo de suas formas de intercâmbio e do seu conhecimento sobre a natureza, as sociedades humanas têm feito uso de variadas fontes de energia ao longo da história. A esse respeito, assinale o que for correto

Rico em recursos energéticos como carvão, petróleo e gás, o Japão foi o segundo país do extremo oriente a tornar-se uma nação industrial.

Alternativas
Comentários
  • O Japão é pobre em recursos naturais, importa muita matéria-prima.


ID
4051333
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O historiador Nicolau Sevcenko, na obra A corrida para o século XXI, utiliza a imagem de uma montanha-russa como metáfora para descrever os movimentos históricos e sociais que marcaram os séculos XIX e XX. Considerando essa comparação e seus conhecimentos sobre esse período, assinale o que for correto. 

As transformações da microeletrônica, características da segunda metade do século XX, podem ser associadas à desaceleração dos avanços da indústria capitalista, por representar um momento de estabilidade e consolidação dos novos modos de produção industrial.

Alternativas

ID
4065898
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tecnopolos, regiões que concentram indústrias de alta tecnologia, empresas inovadoras, infraestrutura de transporte e de telecomunicações, centros de pesquisa de ponta e universidades ligadas à revolução informacional, desenvolveram-se em áreas que reúnem condições favoráveis. Sobre os tecnopolos, assinale o que for correto

No Japão, destacam-se dois tecnopolos: o de Tsukuba, implantado na década de 1960, com investimentos estatais, e o de Kansai, abrangendo os municípios de Kyoto, Osaka e Nara, implantado na década de 1980, com forte presença de empresas privadas. Esses dois polos desenvolveram a microeletrônica, mecânica e a robótica, tornando o Japão um dos líderes na produção e utilização de robôs na produção industrial.

Alternativas

ID
4065904
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tecnopolos, regiões que concentram indústrias de alta tecnologia, empresas inovadoras, infraestrutura de transporte e de telecomunicações, centros de pesquisa de ponta e universidades ligadas à revolução informacional, desenvolveram-se em áreas que reúnem condições favoráveis. Sobre os tecnopolos, assinale o que for correto

Na Alemanha, Munique é um centro industrial antigo e se transformou em um dos principais centros tecnológicos, onde se concentram as empresas do setor eletrônico, tecnologia da informação, biotecnologia, automobilístico e aeroespacial.

Alternativas

ID
4065907
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tecnopolos, regiões que concentram indústrias de alta tecnologia, empresas inovadoras, infraestrutura de transporte e de telecomunicações, centros de pesquisa de ponta e universidades ligadas à revolução informacional, desenvolveram-se em áreas que reúnem condições favoráveis. Sobre os tecnopolos, assinale o que for correto

A Índia tem em Banglore um dos mais importantes tecnopolos do mundo, que, com investimentos do governo indiano e de grandes corporações transnacionais, transformou-se em um dos principais polos de produção de software e hardware.

Alternativas

ID
4065910
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tecnopolos, regiões que concentram indústrias de alta tecnologia, empresas inovadoras, infraestrutura de transporte e de telecomunicações, centros de pesquisa de ponta e universidades ligadas à revolução informacional, desenvolveram-se em áreas que reúnem condições favoráveis. Sobre os tecnopolos, assinale o que for correto

Brasil, México, Coreia do Sul, Taiwan, que compõem os países do BRIC, desenvolveram indústrias de tecnologia de ponta, mas não formaram os tecnopolos, por interferência dos governos desses países.

Alternativas

ID
4065958
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O comércio internacional tem apresentado crescimento acelerado desde as duas últimas décadas do século XX, concentrando ainda mais os fluxos de riqueza em alguns países. De um modo ou de outro, os países integraram-se em busca de vantagens em um mundo marcado pela divisão internacional do trabalho. Sobre esse tema, assinale o que for correto

Atualmente, tem-se estabelecido entre os países uma nova Divisão Internacional do Trabalho, destacando-se três grupos de países: os industrializados centrais, os industrializados semiperiféricos (também chamados de emergentes) e as economias periféricas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO- destacando-se três grupos de países: os industrializados centrais, os industrializados semiperiféricos (também chamados de emergentes) e as economias periféricas.

    Nova DIT, anos 70: as multinacionais dos países desenvolvidos mandam suas empresas para os subdesenvolvidos. Isso gera a desconcentração industrial, pois os custos nos países subdesenvolvidos são menores, motivos para isso: mão de obra barata, incentivos fiscais, leis ambientais/trabalhistas fracas. 

    • Países desenvolvidos: enviam capital (empréstimos para os emergentes e subdesenvolvidos- Royalties: aluguel de tecnologia (FMI)) e alta tecnologia para os emergentes e subdesenvolvidos. 
    • Países emergentes: manufaturas com baixa tecnologia (industrias) e comodities. 
    • Países subdesenvolvidos: comodities. 
    1. Exemplo: tigres asiáticos (na sua antiga configuração) que produzem para exportar (plataforma de exportação) 

  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

     A transição de um Brasil agrário para um país urbano foi uma consequência direta do processo de industrialização que tomou grande impulso na década de 30 do século passado, durante o governo de Getúlio Vargas.

    [...]

    HISTÓRIA

    O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.

    Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.

    [...]

    HOJE EM DIA

    Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global.

    • Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.

    O país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.

    [...]

    QUESTÕES:

    Quanto mais tecnologia de ponta, entre ela as máquinas, menos empregos são gerados no setor secundário (industrial), além disso, o setor dominante nos últimos anos é o Terciário (Comércio e Serviços). CERTO ☑

    R: No Brasil, NÃO há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta e, mesmo que tivesse, isso NÃO geraria mais empregos no setor industrial, muito pelo contrário!

    [...]

    ↳ Um dos fatores que promoveram a concentração espacial foi a disponibilidade de capitais financeiros fornecidos pela cafeicultura. CERTO ☑

    R: O desenvolvimento do complexo cafeeiro em São Paulo lançou as bases para a industrialização do país e para a concentração industrial no Sudeste, sobretudo em São Paulo. O capital gerado pelo café foi investido em infraestrutura, indústrias e ferroviais. Com o fortalecimento econômico, bancos ligados ao sistema global se instalaram na região.

    Com o tempo, a região tornou-se o polo da economia do país e o estado de São Paulo, o polo da economia regional. O estado cresceu em um ritmo muito mais rápido do que os demais, o que promoveu a concentração espacial da indústria brasileira no Sudeste.

    [...]

    ↳ O espaço geográfico urbano, nos centros industriais, caracterizou-se por uma nítida segregação socioespacialCERTO ☑

    R: Segregação socioespacial refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. Estes se concentram muitas vezes em aglomerados subnormais (Favelas)

    • Ex: (RJ) Copacabana x Roçinha

    [...]

    Logo, Gabarito: Certo.

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Mundo Educação; Questões da CESPE; Colegas do QC.


ID
4065961
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O comércio internacional tem apresentado crescimento acelerado desde as duas últimas décadas do século XX, concentrando ainda mais os fluxos de riqueza em alguns países. De um modo ou de outro, os países integraram-se em busca de vantagens em um mundo marcado pela divisão internacional do trabalho. Sobre esse tema, assinale o que for correto

Os países periféricos (ou de fraca industrialização) constituem-se de parte dos países asiáticos e latino-americanos e da maioria dos países africanos. Participam de modo marginal do mercado mundial, fornecendo, sobretudo, produtos primários.

Alternativas

ID
4065964
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O comércio internacional tem apresentado crescimento acelerado desde as duas últimas décadas do século XX, concentrando ainda mais os fluxos de riqueza em alguns países. De um modo ou de outro, os países integraram-se em busca de vantagens em um mundo marcado pela divisão internacional do trabalho. Sobre esse tema, assinale o que for correto

Desde as últimas décadas do século XX, os novos países industrializados encontraram algumas brechas para produzir e inserir produtos manufaturados no comércio mundial. Em grande medida, ainda exportam produtos que agregam apenas tecnologia tradicional.

Alternativas