SóProvas


ID
2097427
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

0 relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que
I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Tlimalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.
II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.
III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.
IV - os planaltos brasileiros caracterizamse como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.
V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •  

    I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Tlimalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

    III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.

    IV - os planaltos brasileiros caracterizamse como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

     

     

  • I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

    CORRETO. OROGÊNESE: é quando os movimentos tectônicos ocorrem HORIZONTALMENTE, sendo responsáveis pela CONSTITUIÇÃO DAS CADEIAS MONTANHOSAS. Além das cadeias de montanhas e dobramentos no relevo, a orogenia também é responsável pelo surgimento das FALHAS GEOLÓGICAS. Ocorrem em terrenos ou REGIÕZES GEOLOGICAMENTE RECENTES e, por isso, INSTÁVEIS.

    III - EXTENSAS PLANÍCIES, como as dos rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS feito pelos rios, formando as PLANÍCIES ALUVIAIS.

    CORRETO. Planícies Aluviais - originam de deposição (INTEMPERISMO FÍSICO) de sedimentos minerais e orgânicos nas margens de rios e áreas de planícies, apresentando elevados padrões de fertilidade. São formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas. Formam-se pela deposição ao longo do tempo de sedimentos trazidos por um ou mais rios, criando um solo aluvionar constituído de argila, silte e areia.

    IV - os planaltos brasileiros caracterizam se como RELEVOS RESIDUAIS, pois permaneceram mais altos que o RELEVO CIRCUNDANTE, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

    CORRETO.

    RELEVOS RESIDUAIS - Elevação topográfica que se destaca numa superfície de aplanamento resultante da ação diferenciada da erosão. São resultantes da erosão diferencial, ou seja, do trabalho desigual dos agentes de erosão e da resistência desigual à erosão do substrato rochoso desses relevos e das áreas existentes em seu entorno.

    Bons Estudos! ;)

     

     

  • II - Errado porquê é o intemperismo físico que tem variação de temperatura

  • I - As cadeias de montanhas surgem quando camadas sobrepostas de rochas são dobradas e pressionadas para cima, devido ao choque entre as placas tectônicas. Exemplo: os Andes, os Alpes e o Tlimalaia.

     

    II - O intemperismo químico ocorre quando há uma decomposição dos minerais que estruturam as rochas. Esses minerais transformam-se de primários para secundários, a exemplo dos argilominerais. Quando uma rocha decompõe-se e o seu material transforma-se em argila pela ação da água, temos aí um exemplo de intemperismo químico. Se chove muito em uma região, aumentam os casos de intemperismos químicos.

     

    III - As planícies aluviais são formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas. Formam-se pela deposição ao longo do tempo de sedimentos trazidos por um ou mais rios, criando um solo aluvionar constituído de argila, silte e areia. Exemplos:  rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã.

     

    IV - No Brasil há planaltos cristalinos (com rochas magmáticas e metamórficas) e sedimentares. Ao Planalto Guiano correspondem parcialmente os Planaltos Residuais Norte-Amazônicos, cuja região serrana apresenta uma crista quase contínua de serras, entre as quais a de Imeri, onde estão os pontos mais altos do relevo brasileiro, os Picos da Neblina (com 2993,78 metros de altitude) e o de 31 de Março (com 2972,66 m. de altitude). No Sertão do Nordeste há relevos residuais chamados de “inselbergs” ou “montanhas-ilhas”, originários de erosão diferencial das rochas que as constituem; como, por exemplo, as chapadas do Araripe e do Apodi. O relevo circundante é uma depressão relativa; a formação das depressões costuma acontecer pelo seu desgaste ou erosão ao longo de milhares de anos, o que é causado pela sua composição menos resistente do que a de outras áreas.

     

    V Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. Dessa forma, os vulcões que aqui existiram nesse período tornaram-se extintos (não ativos) e hoje em dia não causam nenhum tipo de transtorno como em outras áreas do mundo, onde as erupções vulcânicas geram vários prejuízos.

    Os vulcões extintos do Brasil são hoje pontos turísticos marcados pela beleza. Esses antigos e bem velhos vulcões foram moldados pela ação do tempo.

    Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul. O derramamento vulcânico originou terras muito férteis nesses estados, como o caso da “terra roxa”, de origem basáltica.

     

    Resposta: B

  • Resposta: B - I, III e IV.

  • Resposta: B - I, III e IV.

  • Essa questão caiu na espcex com a mesma alternativa e tudo kkkkkk e no mesmo ano ainda kkkkkk como assim?