-
A segunda guerra mundial facilitou a perda de comando de Vargas.
-
Apesar do Estado Novo ser um regime ditatorial, característica que se aproximava mais do nazifascismo dos países totalitários (Alemanha, Japão e Itália), o Brasil apoiou os países democráticos (EUA, França e Inglaterra) na Segunda Guerra. Isso ocorreu pelo fato de que os EUA era o principal parceiro econômico do Brasil na época e liberou um empréstimo de 20 milhões de dólares para a construção da Usina de Volta Redonda. Por esse motivo, após a guerra o governo de Getúlio passou a ser mal visto. O mesmo tentou retomar prestígio com a criação da CLT, reduzindo a jornada de trabalho e instaurando o salário mínimo, porém não adiantou. Com o apoio das Forças Armadas, a oposição invadiu o Palácio da Guanabara no dia 29 de Outubro de 1945, forçando Getúlio Vargas a renunciar, encerrando, assim, o Estado Novo.
-
e) Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial ao lado das democracias, criando uma situação interna contraditória, pois o país vivia, até aquele ano, uma ditadura.
CORRETA. As primeiras contestações ao Estado Novo só apareceriam em 1943, quando um grupo de advogados mineiros publica o chamado Manifesto dos Mineiros defendendo a redemocratização do país. Mas o que fragilizaria o governo de Getúlio Vargas seria a Segunda Guerra Mundial. No ano anterior, 1942, submarinos alemães naufragaram navios brasileiros no Oceano Atlântico. A população, então, pressionou o presidente a declarar guerra contra os alemães. Getúlio Vargas não tinha opção, precisou declarar que o país era contrário ao governo de Adolf Hitler. O problema é que isso minaria seu próprio governo, afinal Getúlio Vargas, um ditador, entraria na guerra para combater aquilo que praticava, um regime autoritário. Assim, à medida que se tornava claro o fim da Segunda Guerra Mundial, crescia a rejeição ao governo de Getúlio Vargas. O gaúcho se viu forçado a conceder anistia para os presos políticos, a permitir a liberdade de organização partidária, convocar uma nova Assembleia Nacional Constituinte e marcar novas eleições. Embora tenha surgido um movimento de apoio ao presidente Getúlio Vargas, o chamado Queremismo, sua imagem já estava desgastada o suficiente e o resultado foi a sua deposição do poder no dia 29 de outubro de 1945. Naquele dia, as tropas de militares que compunham seu próprio ministério invadiram o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e forçaram a renúncia do presidente. Consolidava-se a Queda do Estado Novo e chegava ao fim um governo que durava desde 1930.
-
obrigado Brenda Fleury .
-
Esse canal é muito bom e ela disse exatamente o que tem na letra E.
https://www.youtube.com/watch?v=ZcTDWBqUju8&list=PLIdiUrsoqaXOA7seQdd3AIygPL5SuPx5Y&index=8
-
POR MAIS QUE G.V. FOSSE VISTO COM UM "GOVERNADOR BONZINHO" AOS OLHOS DA POPULAÇÃO, ELE NÃO PASSAVA DE UM ESPERTHONGO, QUE FEZ O MÍNIMO QUE NECESSÁRIO PARA SER VISTO COMO UM SER QUERIDO E CONTINUAR NO PODER, MAS ELE NÃO PASSOU DE UM DITADOR, NÃO FOI À TOA QUE ELE SE MANTEVE TANTO TEMPO SEGUIDO NO PODER.
AO ENTRAR NA 2ª GUERRA MUNDIAL CONTRA O DITADOR HITLER, HOUVE CONTROVÉRSIAS NO BRASIL: COMO UM DITADOR DECLARA GUERRA A OUTRO DITADOR? E ASSIM G.V. SE VÊ FORÇADO A RENUNCIAR AO CARGO, FINANDO O ESTADO NOVO.
-
Essa história do Brasil eu estudo mas tenho minha dúvidas sobre a veracidade dos fatos.
Hoje a alguns que talvez escreva nos livros de história adotados em alguns anos que a Venezuela foi uma democracia e que sofreu embargo econômico ou talvez dizer que o Lula foi um preso político.
Mas somos obrigados a fazer um X nas supostas respostas certas.
Mas concordar não dá.
-
Os MPs sabem elaborar boas questões sobre História e Geografia.
-
conhecido como: Contradição insustentável !
Ao lado dos aliados combatia a ditadura facista na europa, enquanto no Brasil mantinha esse mesmo facismo.
-
Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial ao lado das democracias, criando uma situação interna contraditória, pois o país vivia, até aquele ano, uma ditadura.
Depois de 10 minutos pesquisando entendi, confundi DITADURA DO ESTADO NOVO com a DITADURA MILITAR, pois em 1945 o País vivia uma ditadura civil imposta pelo GV no governo do ESTADO NOVO. Correto
-
A) Revolução de 1945 realizada pelos sindicatos e apoiado pelo Partido Trabalhista Brasileiro daquela época. (errada)
Vargas participou da fundação dos Partidos: O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), considerado como o representante das camadas populares, e o Partido Social Democrata (PSD) apoiado pelos dirigentes do Estado.
B) Atuação do movimento estudantil, liderado pela UNE, que assumiu o poder apoiando o partido da União Democrática Nacional. (errada)
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) retornou à legalidade após aprovação da emenda constitucional e se aglutinou com a oposição, dando origem a União Democrática Nacional.
C) Pressões norte-americanas obrigando Getúlio Vargas a extinguir o Estado Novo e tornar o país uma democracia. (errada)
D) Adesão de Getúlio ao Fascismo, propiciando que ele implante no Brasil um regime semelhante após 1945. (errada)
A vitória dos Aliados na 2ªGM trouxe grandes repercussões ao Brasil. Com a derrota do Eixo, ocorria a falência dos regimes totalitários de extrema direita (nazismo e fascismo), o que, somando às pressões internas no Brasil pelo retorno à democracia, levou fatalmente o Estado Novo ao Colapso.
E) Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial ao lado das democracias, criando uma situação interna contraditória, pois o país vivia, até aquele ano, uma ditadura. (correta)