-
CORRETO! Segundo o princípio da Proveniência Territorial ou Territorialiedade os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
-
O Princípio da Territorialidade apresenta-se definido por Jean Yves Rousseau e Carol Couture, na sua obra “Os Fundamentos da Disciplina Arquivística”, através da citação (“Terminologie Archivistique”, Archives, n.º 2 (Julho-Dezembro 1974), p. 52): “(...) o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.” (pág. 52)
-
Complementando:
Para que os arquivos permaneçam "vivos", sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser NACIONAL, REGIONAL ou INSTITUCIONAL.
-
Pág.89. In: Os Fundamentos da Disciplina Arquivística. Jean-Yves Rosseau e Carol Couture
-
Outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos;
Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.
GABARITO: CERTA.
-
O final me deixou em dúvida: E guardados por quem os acumulou.
Não necessariamente precisa ser guardado por quem os acumulou, questão confusa!