SóProvas


ID
209800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de documentos arquivísticos, julgue os próximos itens.

A unicidade do documento está ligada ao continuum de sua criação, manutenção e custódia.

Alternativas
Comentários
  • Unicidade é uma característica dos arquivos. Segundo tal princípio cada documento assume um lugar único na estrutura documental a qual pertence, ou seja, cada arquivo ou documento a ele pertencente é insubstituível.

    Questao ERRADA!

  • A unicidade do documento está ligada ao seu caráter único, em função do seu contexto de produção, independente de sua forma, gênero, tipo ou suporte.

     

    Muito importante!!! O princípio da unicidade não faz oposição à quantidade de cópias, mas sim à sua característica de documento único, ou seja, somente pode existir um documento original.

  • errado.

    O assunto trata da autenticidade.

    Desde que se entenda que a Imparcialidade diz respeito à verdade
    administrativa dos documentos, ou seja, ao fato de os documentos
    constituírem-se num reflexo fiel das atividades desenvolvidas, vê-se que a
    Autenticidade depende da manutenção dessa Imparcialidade. Jenkinson
    identifica a possibilidade dessa garantia no continuum da criação,
    manutenção e guarda pelo seu produtor.

  • ERRADO
    Creio que essa premissa trata-se da característica da NATURALIDADE e do princípio da CUMULATIVIDADE
    CARACTERÍSTICA DA NATURALIDADE: Os documentos de arquivos são acumulados naturalmente  em decorrência das atividades do organismo produtor, ou seja, devida a necessidade prática, os documentos são criados de forma contínua e progressiva.
    PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    continuum {substantivo} (EN) - contínuo (PT-BR)


    Abraço a todos.
  • UNICIDADE:o arquivo não admite exemplares múltiplos, pois cada documento é criado ou recebido para cumprir uma missão específica por uma pessoa física ou jurídica. Cada documento possui um lugar único ao grupo o qual pertence. Existem as possibilidades de trabalharmos com vias ou cópias. As vias são documentos originais, endereçados para vários destinatários; as cópias são exemplares similares a um documento original. Porém tomemos cuidado! As vias são documentos originais, enquanto as cópias não são. Além disso, as cópias não podem ser utilizadas de forma indiscriminada, pois elas também possuem um lugar único no grupo documental.
  • Gente, vide questão Q58944 o característica que está ligada ao continuum de sua criação, manutenção e custódia é a AUTENTICIDADE.
    Mas notem, essa questão é específica para formação em ARQUIVOLOGIA, dificilmente irá cair em provas que não exijam tamanho conhecimento.
  • Quem afirma que é a AUTENTICIDADE está correto. Vejam: 

      "Autenticidade - Num primeiro momento, o termo Autenticidade leva a pensar que ele refere-se à veracidade do conteúdo de um documento de arquivo como prova perante a lei. Contudo, ao analisar melhor esse conceito, entende-se que se trata, antes de tudo, de uma questão arquivística, pois nela está implícita a manutenção da integridade do fundo de arquivo.
      Jenkinson foi quem formulou a proposição da Autenticidade também na perspectiva das administrações públicas e privadas e tendo em vista, como todo arquivista do seu tempo, os arquivos de guarda permanente.
     Desde que se entenda que a Imparcialidade diz respeito à verdade administrativa dos documentos, ou seja, ao fato de os documentos constituírem-se num reflexo fiel das atividades desenvolvidas, vê-se que a Autenticidade depende da manutenção dessa Imparcialidade. Jenkinson identifica a possibilidade dessa garantia no continuum da criação, manutenção e guarda pelo seu produtor."
    RODRIGUES, Ana Márcia Lutterbach.A teoria dos arquivos e a gestão de documentos. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 102-117. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362006000100009.
  •  

    ITEM ERRADO. A UNICIDADE é a característica que o documento possui de ser único em seu conjunto de documentos. Ao contrário de livros, os documentos de arquivo são peças que existem em limitado número de vias, e todas elas são importantes para o entendimento do conjunto de documentos. Eles são como um quebra-cabeça, onde cada peça desempenha seu papel.

    Por mais que existam vias do documento, também elas são únicas, pois pertencem a conjuntos diferentes. Então a unicidade está ligada ao conjunto de documentos ao qual pertence, e não a sua criação e guarda.

  • UNICIDADE - Único dentro de um grupo
    Cada documento, sendo orignal ou cópia, possui um lugar único no grupo ao qual pertence

    AUTENTICIDADE - reflete as atividades da empresa produtora dos documentos
    A empresa produtora deve garantir a criação/manutenção/guarda de seus documentos, com imparcialidade, a fim de que esses documentos representem/ressoem fielmente as atividades de sua empresa.
     

  • GAB. Errado

    • Princípio da Unicidade

    Determina forma, gênero, tipo ou suporte; os documentos de arquivo conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.  

  • Falou em "criação, manutenção e custódia", já penso em autenticidade.

    Q103415 - TJ/ES 2011

    Constitui característica de autenticidade o fato de os documentos serem criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que possam ser comprovados. (gab: certo)