-
A imparcialidade é uma das caracterísicas dos documentos arquivísticos, na qual os documentos são inerentementes verdadeiros, já que são produzidos para desenvolver atividades. São assegurados pelas rotinas processuais de sua criação. Comprovando os fatos, fenômenos, formas de vida e pensamento do homem numa determinada época ou lugar.
Assim, a questão está CORRETA.
-
Só para incrementar o pensamento:
pra que serve um arquivo cheio de documentos falsos?
-
Alguém pode me ajudar a diferenciar, para Arquivologia, o que é AUTENTICIDADE e o que é IMPARCIALIDADE e a exatamente o que cada uma está ligada?
-
Certo. Esse tipo de questão já derrubou vários candidatos.
Autenticidade = Documentos Confiáveis
Imparcialidade = Documentos Verdadeiros
-
IMPARCIALIDADE--> documentos são verdadeiros
AUTENTICIDADE---> documentos são confiáveis
CONFIABILIDADE----> aptidão para comprovar fatos
Gab. certo
-
Imparcialidade - está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. Os arquivos não têm interesses, paixões, vontades ou ambições, eles simplesmente registram.
Autenticidade – Os documentos são produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados. Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.
-
Imparcialidade tem a ver com veracidade. Outras formas de cobrança:
Q206636 - EBC 2011
A característica de imparcialidade dos documentos de arquivo está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. (gab: certo)
Q107133 - STM 2011
A característica denominada imparcialidade decorre do fato de que a produção dos documentos é natural e reflete uma ação, relativa a determinada função. Considera-se imparcial o documento em si; não a sua utilização, seja pelos próprios produtores, seja por pesquisadores. (gab; certo)