SóProvas


ID
2098417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de motores elétricos de indução e de circuitos de distribuição para instalações de força motriz, julgue o próximo item.

No sistema de aterramento com esquema TN, um ponto da alimentação é diretamente aterrado, sendo a massa do motor ligada a esse ponto por meio de condutor de proteção.

Alternativas
Comentários
  • Simbologia: Primeira letra – situação da alimentação em relação à terra. T- Um ponto diretamente enterrado; I- Isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento através de uma impedância. Segunda letra: situação das massas da instalação em relação à terra. T- Massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentação; N- Massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado o que em corrente alternada o ponto normalmente aterrado é o ponto neutro. Outras letras: Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção. S- Função de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos. C- Função de neutro e de proteção combinadas em um único condutor. Esquema TN: Possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção. Este esquema possui três variantes de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, que são: Esquema TN-S: O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos, sendo o neutro aterrado logo na entrada e levado até a carga, em paralelo um outro condutor PE é utilizado como terra e é conectado à carcaça dos equipamentos. Esquema TN-C: As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em toda a instalação, dessa forma este esquema mesmo sendo normalizado não é indicado em certas instalações, uma vez que o terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. Esquema TN-C-S A função do condutor neutro e de proteção são combinadas em um único condutor e em uma parte da instalação.