SóProvas


ID
2098474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito do controle, do acompanhamento da execução orçamentária e da avaliação do planejamento governamental, julgue o seguinte item.

No âmbito federal, o titular do controle externo é o Tribunal de Contas da União; no âmbito estadual, é o tribunal de contas do estado.

Alternativas
Comentários
  • O Congresso Nacional é o TITULAR do Controle Externo da União. Já no âmbito ESTADUAL, as Assembleias Legislativas Estaduais.

  • ERRADA. O titular do controle externo é o poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas.

  • Gabarito: Errado

    CF/88 - Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: [...]

  • ERRADO.

    No âmbito federal, o titular do controle externo é o Congresso Nacional; no âmbito estadual, são as Assembleias Legislativas Estaduais.

  • Como bem disseram nossas colegas Maria e Michelle.

    Títulares do controle externo: CONGRESSO NACIONAL E ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS

    Auxiliares do controle externo: TCU e TCE

  • Pegadinha do Malandro rssrsrrs

  • O titular do controle externo é o poder legislativo, os qual conta com o AUXILIO do tribunai de contas do respectivo ente

    União = Congresso + TCU

    Estados = AL + TCE

  • GABARITO ERRADO

     

    Corrigindo a questão:

     

                           No âmbito federal, o titular do controle externo é o Congresso Nacional;

                           no âmbito estadual, é da Assembleia Legislativa do estado.

     

    Explicando: Conforme o art. 71 da CF a titularidade do controle externo é do Congresso Nacional, que será exercido com auxílio do TCU

  • Controle externo - fiscalização exercida pelo Congresso Nacional sobre os atos e atividades da administração pública, para que tais atos e atividades não se desviem das normas preestabelecidas. Esse controle abarca a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas. Trata-se de controle político por excelência das atividades do Estado, exercido pelo Poder Legislativo, destinando-se a comprovar a probidade dos atos da administração, a regularidade dos gastos públicos e do emprego de bens, valores e dinheiros públicos e a fiel execução da lei orçamentária. No Brasil, o controle externo exercido pelo Poder Legislativo conta com o auxilio pelo Tribunal de Contas da União.

  • GABARITO ERRADO

     

                           No âmbito federal, o titular do controle externo é o Congresso Nacional;

                           no âmbito estadual, é da Assembleia Legislativa do estado.

     

    art. 71 da CF- a titularidade do controle externo é do Congresso Nacional, que será exercido com auxílio do TCU

  • Erei querendo querendo, pois o TCU fiscaliza!

  • TITULAR CN; AUXILIAR TCU

    TITULAR CN; AUXILIAR TCU

    TITULAR CN; AUXILIAR TCU

    TITULAR CN; AUXILIAR TCU

    TITULAR CN; AUXILIAR TCU

     

  • Gab: E

    No âmbito federal, o titular do controle externo é o Tribunal de Contas da União; no âmbito estadual, é o tribunal de contas do estado.

    Titular: Congresso Nacional

    Auxiliar: TCU

  • Errado. O Titular é o poder legislativo de ambos os entes citados. Os TCs apenas auxiliam.
  • Nos âmbitos  federal e estaduai, o titular do controle externo e estadual, respectivamente, é o Poder Legislativo.

  • ERRADO

    Como ocorre o controle externo:

    No âmbito federal: CONGRESSO NACIONAL (titular) + TCU (auxiliar)

    No âmbito estadual: ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS (titulares) + TCE (auxiliares)

    FONTE: Aulas do profº Aragonê Fernandes.

  • Gab: ERRADO

    O titular do CONTROLE EXTERNO é o LEGISLATIVO!

    No âmbito Federal fica a cargo do Congresso Nacional, o TCU apenas o auxilia. Por outro ponto, no âmbito estadual, são as casas legislativas estaduais e os TCEs também as auxiliam.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Quase errei

  • ERRADO

    Controle Externo:

    União → Congresso Nacional, com auxílio do TCU

    Estados → Assembleia Legislativa, com auxílio do TCE

    DF → Câmara Legislativa, com auxílio do TC DF

    Municípios → Câmaras Municipais

  • Titular do Controle externo - Poder Legislativo

    com AUXÍLIO DOS TC'S

  • Se você tivesse acesso a um material de “maiores pegadinhas em concursos públicos”, você iria ver que essa aqui é uma delas. É uma das pegadinhas mais famosas quando se trata de Controle Externo.

    Segundo a Constituição Federal, o titular do controle externo é o Poder Legislativo! Grave isto: o titular do controle externo é o Poder Legislativo!

    Portanto, na esfera federal, o titular é o Congresso Nacional; na estadual, a Assembleia Legislativa. Os Tribunais de Contas são órgãos administrativos que auxiliam tecnicamente o Poder Legislativo no controle externo. São órgão auxiliares.

    Vamos conferir? Olha aqui na Constituição Federal:

    “Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: (...)”

    Assim, corrigindo a questão: no âmbito federal, o titular do controle externo é o Congresso Nacional; no âmbito estadual, é a Assembleia Legislativa.

    Gabarito do professor: ERRADO

  • Se você tivesse acesso a um material de “maiores pegadinhas em concursos públicos", você iria ver que essa aqui é uma delas. É uma das pegadinhas mais famosas quando se trata de Controle Externo.

    Segundo a Constituição Federal, o titular do controle externo é o Poder Legislativo! Grave isto: o titular do controle externo é o Poder Legislativo!

    Portanto, na esfera federal, o titular é o Congresso Nacional; na estadual, a Assembleia Legislativa. Os Tribunais de Contas são órgãos administrativos que auxiliam tecnicamente o Poder Legislativo no controle externo. São órgãos auxiliares.

    Vamos conferir? Olha aqui na Constituição Federal:

    “Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: (...)"

    Assim, corrigindo a questão: no âmbito federal, o titular do controle externo é o Congresso Nacional; no âmbito estadual, é a Assembleia Legislativa.


    Gabarito do Professor: ERRADO.