SóProvas


ID
2098573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito das normas de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos estabelecidas na NBR 9050:2015, julgue o próximo item.

A construção de rampas em uma passarela é a única forma de se garantir que um cadeirante consiga acessá-la para transpor, com segurança, uma rodovia, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050:2015, pág 82:

    "6.13.1 As passarelas de pedestres devem ser providas de rampas, ou rampas e escadas, ou rampas e elevadores, ou escadas e elevadores, para sua transposição. As rampas, escadas e elevadores devem atender ao disposto nesta Norma."

    A rampa não é a única forma de acesso. 

  • Excelente pergunta. Não tem como não lembrar de uma obra aqui da minha cidade onde o prefeito gastou milhões em uma passarela com dois elevadores que ninguém usa. O povo continua a atravessar pela AVENIDA ou no máximo sobrem as escadas.

  • Isso é culpa da segurança pública, eu não subo numa passarela. Se um cara vem de um lado e outro de outro, e eu estiver no meio, já era pra mim, só atravesso pela avenida. Mas as passarelas ainda são mais seguras que os túneis do eixão.

  • Gab. Errado

    possibilidades:

    rampas

    rampas + escadas

    rampas + elevadores,

    escadas + elevadores

  • Só a Nível de informação :

    Estudando sobre segurança viária no Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana (SEMOB), eles falam justamente sobre isso, que Passarelas devem ser evitadas sempre que possível pois ao estender o percurso os pedestres acabam não utilizando-a, o que á torna um gasto enorme e desnecessário na maioria das vezes.

    Mas sabemos que quando se trata de vias expressas, elas acabam sendo fundamentais pois as interseções em nível não são possíveis e/ou arriscadas.