SóProvas


ID
2098582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação ao paisagismo em espaços urbanos livres e em espaços vinculados a edificações, julgue o seguinte item.

Os tradicionais jardins japoneses, conhecidos como jardins zen, ocupam áreas de grandes dimensões, com eixos de caminhos retilíneos e regulares e presença discreta de água para irrigação das árvores frutíferas de grande porte que geralmente são cultivadas nesse tipo de jardim.

Alternativas
Comentários
  • JARDIM JAPONÊS (ou jardim oriental)

    É cheio de simbolismo, apresentam em seus jardins sua filosofia de cunho religioso e o característico amor dos japoneses pela natureza.

    Em decorrência disso, alguns elementos têm a presença quase obrigatória num jardim japonês. Pedras de rio, dispostas a sugerir que a própria natureza as colocou ali, e em número ímpar, preferivelmente 3, 5 ou 7 – os números da felicidade. Água, seja formando riachos, laguinhos ou cascatas, para induzir o homem a enxergar-se a si mesmo. Lamparinas de pedra, que representam o espírito bom e iluminado, que afasta a negritude do mal. E umas poucas plantas. Poucas mesmo, mas de grande beleza e ocupando lugar de destaque.

    O jardim japonês apresenta liberdade formal plena.

    (Paisagismo - História e Teoria I - Prof. Walnyce de Oliveira Scalise - Unimar) 

     

    Já os Jardins Clássicos, como os franceses e romanos (na época do renascimento) é que apresentam traçados geométricos e, inclusive, simétricos.

     

    Bons Estudos! =)