-
Dentre os objetivos da avaliação de documentos encontram-se: a redução da massa documental e a liberação de espaço físico.
(Bernardes, Ieda Pimenta. Como avaliar documentos de arquivo.)
De fato, para se estabelecer a destinação dos documentos, guarda definitiva ou eliminação, faz-se necessário considerar o volume geral atual dos conjuntos documentais e seu índice de acumulação anual, inclusive as projeções futuras de crescimento do acervo.
Questão correta.
Bons estudos!
-
OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS:
Redução da massa documental.
Agilidade na recuperação dos documentos e dasinformações.
Eficiência administrativa.
Melhor conservação dos documentos de guarda permanente.
Racionalização da produção e do fluxo de documentos(trâmite).
Liberação de espaço físico.
Incremento à pesquisa.
-
Achei meio sem lógica essa questão. É como se falasse que seria viável eliminar um documento de valor permanente se o volume geral atual de documentos estivesse saturado... ou algo do tipo.
-
Vocês estão esquecendo de um ponto importante, se houver um volume grande de documento com característica permanente, ele vai ser descartado em função do volume geral anual dos conjuntos documentais, é isso? Outra coisa, o que determina a permanência e a eliminação de um documento não é o volume! O que de fato é considerado é a sua relevância, ou seja, o seu valor histórico e representativo para a instituição.
-
Essa questão está baseada no Manual "Como avaliar documentos de Arquivo" o qual destaca os 7 objetivos da Avaliação. Como a colega Annie já colocou os objetivos, vou deixar o link do Manual para quem quiser dar uma olhada.
http://www.arquivista.org/arquivologia-online/como-avaliar-documentos-de-arquivo
-
Questão correta! Embora eu tenha errado. A questao nao diz que devem ser considerados ''apenas'' o volume geral atual dos volumes documentais e seu indice de acumulação anual. De fato esssas caracteristicas exixtem. Só lembrando que questao incompleta não a torna errada!