SóProvas


ID
209914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os
itens que se seguem.

O arranjo temático dos documentos é aceitável quando se referem a fundos com poucas informações acerca do sujeito acumulador.

Alternativas
Comentários
  • Cuidado, pois quem organiza arquivo de forma temática é o catálogo (que é um instrumento de pesquisa), uma vez que o arranjo é um operação intelectual ou física que visa organizar documento de acordo com uma ordem ( Existe o arranjo estrutural funcional).


    Arranjo  
    Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um 
    arquivo(1) ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido. Ver 
    também método de arquivamento, nível de arranjo, quadro de arranjo e sistema de 
    catálogo 
    arranjo.


    Tipos básicos de instrumentos de pesquisa (Catálogo) - Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
  • Gabarito: Errado. 

    No âmbito arquivístico, o emprego do termo "assunto" (tema) gera inúmeras confusões, sendo ora entendido como "função", ora entendido como "tema". Seria conveniente que o uso do termo "assunto" fosse evitado, pois se refere, mais propriamente, ao conteúdo estrito de um documento. (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/pdfs/texto_pdf_11_Como%20Classificar%20e%20Ordenar%20Documentos%20de%20Arquivo.pdf)


     

  • Arranjo: sequência de operações intelectuais e físicas que visam a organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido que, geralmente, não é o temático, mas sim baseado no plano de classificação.

    Catálogos: classificam documentos que atendam a critérios temáticos, podendo até reunir documentos de fundos e arquivos distintos. Ele é um instrumento de pesquisa e não a atividade de arranjo em si, que não se organiza tematicamente, e é o caso da questão.

    E