Segundo Rangel (2007), o objeto específico da função supervisora em nível escolar é o processo de ensino-aprendizagem, e a sua abrangência inclui:
• Supervisão do currículo: verificar se atividades de estudo e de integração do currículo apresentam clareza dos valores inerentes a cada tema.
• Supervisão dos programas: incentivar e planejar oportunidades nas quais possam se reunir professores de diversas disciplinas de uma mesma série e de uma mesma disciplina em diversas áreas.
• Supervisão da escolha de livros didáticos: orientar a escolha de livros didáticos, de modo coletivo com os demais educadores que ministram a mesma disciplina, em todas as séries, decidindo sobre os livros a serem adotados. Os docentes e discentes podem e devem buscar outros meios além do livro para aquisição de conhecimento.
• Supervisão do planejamento de ensino: orientar critérios e conceitos, procurando uma vez mais garantir oportunidades de sua construção coletiva, orientar, supervisionar e avaliar o planejamento, que prevê as ações didáticas, incluídos os objetivos, o conteúdo, os procedimentos, a bibliografia.
• Supervisão dos Métodos de Ensino: atentar para as técnicas e os métodos aplicados nas aulas pelos professores e, no momento em que observar a monotonia, a forma tradicional de ensino, disponibilizar cursos, palestras, reuniões interativas para relatos e trocas de experiências, a fim de enriquecer conteúdos e metodologias e de dar uma formação continuada ao professor. KARINA LAGE DE ANDRADA SANTOS CARVALHO & HELENA MARIA FERREIRA 163
• Supervisão da Avaliação: dinamizar melhorias por meio de reformulações dos conceitos da forma de avaliar os alunos, prevista no Projeto Político Pedagógico da Escola.
• A Supervisão do Projeto da Escola: participar efetivamente do Projeto Pedagógico da escola, desde a sua elaboração, implementação, utilização e avalia- ção e, anualmente, a reavaliação de sua aplicabilidade e funcionalidade, a fim de acompanhar todo o trabalho educacional da escola.
http://perquirere.unipam.edu.br/documents/23456/54719/supervisor_educacional_articulador.pdf
• Supervisão e Pesquisa: incorporar à coordenação de pesquisa, ampliando a compreensão do processo didático, das ações e das relações que nele tem curso, propiciando decisões fundamentais, perspectivas de avanços do conhecimento e das práticas.