SóProvas


ID
2099692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação, julgue o item seguinte.

O perenalismo constitui abordagem teórica cujos formuladores defendem que, a despeito de as estruturas sociais serem constantes, a natureza humana é inconstante, razão por que é necessária a introdução de mudanças na forma da educação.

Alternativas
Comentários
  • Perenialismo é um movimento intelectual e espiritual baseado na Filosofia Perene, como formulada pelos dois grandes metafísicos do século XX, o francês René Guénon (1886-1951) e suíço-alemão Frithjof Schuon (1907-1998).

    O Perenialismo expõe a universalidade da religião e a unidade transcendente das religiões. A exposição e explicação da metafísica tradicional e a crítica intelectual da mentalidade materialista e relativista da modernidade também fazem parte do ideário do Perenialismo.

    Além de Schuon e Guénon, o Perenialismo se reporta às visões de Platão, Plotino e do indiano Shânkara. Nas religiões monoteístas, seus precursores são Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Mestre Eckhart e Dante Alighieri. No Islã, Ibn Arabi, Rumi e o cheikh Ahmad al-Alawi.

     

    http://dicionario.sensagent.com/perenialismo/pt-pt/

  • O perenialismo é uma filosofia educacional centrada no professor que se concentra em idéias eternas e em verdades universais.

    Para esclarecer, o perenismo sugere que o foco da educação deve ser as idéias que duram séculos, acreditando que as idéias são tão relevantes e significativas hoje como quando foram escritas.