SóProvas


ID
209986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.

Toda instituição arquivística deve possuir plano de emergência, documento elaborado pela defesa civil com instruções para o salvamento de acervos em sinistros.

Alternativas
Comentários
  • Bem, sei que com certeza tal plano não é traçado pela defesa civil. Se eu não me engano, ele é formulado no diagnóstico pelo arquivista responsável. Correto, colegas?
  • Yves.
    Ele é o responsável por todos os processos e e segurança de um arquivo.

  • De acordo com as recomendações do CONARQ, o plano de emergência contará com uma equipe técnica e uma administrativa com atribuições específicas, para as várias atividades que irão demandar a pronta resposta e a recuperação dos acer vos atingidos, no caso de algum sinistro.
  • Para complementar o estudo:

    Plano de emergência

    O planejamento para os casos de emergência não deverá acontecer de forma isolada. Para funcionar efetivamente, ele terá de ser integrado aos procedimentos operacionais rotineiros da instituição. O plano precisará contemplar todos os tipos de emergência e calamidades que a instituição pode vir a enfrentar. Incluirá ações tanto de curto, quanto de longo prazo para os esforços de resgate e recuperação. O plano deverá ser de fácil execução, de modo que instruções concisas e treinamento são fundamentais para que o êxito seja total.

  • CONARQ em "Recomendações para construção de arquivos"

    Tratando-se de arquivos de documentos permanentes, todos os cuidados possíveis devem ser adotados, uma vez que muitos dos documentos armazenados são altamente inflamáveis e poderão sofrer danos irreversíveis. Assim, recomenda-se que cada instituição desenvolva um plano de salvamento e resgate das coleções em casos de desastre, a ser desenvolvido por uma equipe especialmente responsável pelo salvamento do acervo e incumbida da implantação e execução do plano de emergência, o qual estabelecerá a localização do acervo mais vulnerável e mais importante, e preverá o resgate, no caso de danos por fogo ou água. É também fundamental identificar e acionar empresas e especialistas que possam colaborar prontamente para recuperar o acervo que porventura seja danificado.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf

  • equipe responsável. apenas isso.