-
(Gabarito A) Questão comentada pelo professor Rodrigo Rennó.
(Esaf/MPOG/APO/2010) O estudo da evolução do pensamento administrativo permite concluir, acertadamente, que:
a) as Teorias Científica e das Relações Humanas são abordagens de sistemas abertos;
b) a Teoria das Relações Humanas despreza os objetivos organizacionais;
c) a Teoria da Contingência enfatiza a importância da tecnologia e do ambiente;
d) as Teorias Estruturalista e dos Sistemas refletem uma abordagem prescritiva e normativa;
e) a Teoria Comportamental concebe o funcionário como um “homem social”.
A primeira alternativa está errada, pois essas teorias são abordagens de sistema fechado, ou seja, não se preocupam com o ambiente externo e seu impacto na organização.
A letra B também é absurda, pois a Teoria das Relações Humanas não despreza os objetivos organizacionais. Ela apenas tem um “novo caminho” para que esses objetivos sejam alcançados.
A letra C está perfeita e é o nosso gabarito. A Teoria da Contingência realmente vê a tecnologia e o ambiente como fatores importantes. Entretanto, a letra D está incorreta, pois essas teorias têm uma abordagem descritiva e explicativa.
Já a letra E inverte os conceitos. A teoria relacionada com o homem social é a Teoria das Relações Humanas. A Teoria Comportamental é relacionada com o homem administrativo. Assim, o nosso gabarito é mesmo a letra C.
-
Gab A.
Explicando o porquê das alternativas falsas :
1- (__) Com a edição do decreto lei 200/67 temos a primeira manifestação gerencialista na administração pública brasileira. O erro da questão está em afirmar que a reforma do governo FHC foi, PELA PRIMEIRA VEZ, que os princípios rígidos eram empecilhos. Na verdade, o decreto lei 200/67 trouxe pela primeira vez essa ideia de flexibilização da administração burocrática. Ainda, temos o PND (Programa Nacional de Desburocratização) em 1979, o qual teve por objetivo flexibilizar as estruturas burocráticas. Portanto, o governo FHC não foi o primeiro a ver os problemas da Administração burocrática.
2- (__) Henri Fayol [sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração (1916)]foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).
3- (__) Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para explicar como as pessoas se comportam, estuda-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
4- Já estava verdadeira.
-
Para a teoria clássica da administração, são cinco as funções do administrador: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, conhecido também como ciclo POCCC.
-
eu que ia saber esse negocio do FHC auhduadhsau
ainda bem que da pra acertar pelas outras
-
(F) Com a reforma gerencial do governo de Fernando Henrique Cardoso, nos anos 90 do século XX, verificou-se, pela primeira vez, que os princípios rígidos da administração burocrática eram um empecilho para o desenvolvimento do Brasil.
(F) Para a teoria clássica da administração, são quatro as funções do administrador: planejar, organizar, dirigir e controlar, conhecido também como ciclo PODC.
(F) Na teoria comportamental, os indivíduos são vistos como recursos da produção, assim como equipamentos, máquinas, produtos e regras.
(V) O relativismo dentro da administração é tratado pela teoria contingencial,que explica não haver nada de absoluto nos princípios gerais de administração.
-
A questão cobrou conhecimento sobre as teorias da administração e sobre Administração Pública.
Vamos analisar cada item:
(F) A primeira tentativa de desburocratização ocorreu na década de 60 e não apenas no governo FHC.
A publicação do Decreto-Lei 200/67 é considerado o primeiro momento da administração gerencial na tentativa de acabar com a rigidez burocrática.
(F) Para a teoria neoclássica da administração, são quatro as funções do administrador: planejar, organizar, dirigir e controlar, conhecido também como ciclo PODC. Para a teoria clássica, as funções eram 5: prever, comandar, coordenar, controlar e organizar. (C3PO)
(F) Na teoria clássica, os indivíduos são vistos como recursos da produção, assim como equipamentos, máquinas, produtos e regras.
(V) A alternativa traz considerações verdadeiras sobre a teoria contingencial.
Logo, a sequência correta: F, F, F e V.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A