SóProvas


ID
210001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.

No acondicionamento de documentos permanentes, embalagens de papel com pH alcalino não devem ser utilizadas, porque provocam reações químicas que aceleram o processo de deterioração dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • no manual de arquivologia diz que é recomendado o armazenamento em papel alcalino, mas alguem sabe o porquê?????
  • Algumas pessoas  recomendam o uso do papel alcalino junto a documentos de papel ácido, acho que para "tentar" neutralizar o pH. Mas isso pode acelerar o processo de degradação como afirma a questão.
  • Pelo contrário, o uso de embalagens em material alcalino é altamente recomendado. Uma das propriedades da embalagem  alcalina está em dificultar a penetração da  umidade.

    OBS: Um dos nomes dados ao Papel Alcalino é PAPEL PERMANENTE; bem sugestivo.

    Segue uma das técnicas de conservação:

    Os documentos devem ser guardados na posição vertical, em estantes, e em ambientes bem ventilados. Os folhetos (documentos soltos sem encadernação) devem ser armazenados em gavetas na posição horizontal e acondicionados em caixas confeccionadas com papel neutro ou alcalino, também chamado de papel permanente.

    Espero estar ajudando!
  • Completando a informação:
    Arquivado de modoi vertical é indicado para os arquivos correntes. Já na forma horizontal para os arquivos permanente.
  • O papel com pH alcalino ou neutro é o mais recomendado justamente por não provocar as reações químicas que danificam o documento.

    GABARITO: ERRADO.

  • Nos termos da questão está correta, supondo que a umidade seja adequada , para que não ocorra reações que produzam ácidos!!!

  • Juro que eu li ácido.

  • ERRADO

    Ao elaborarmos invólucros com papel procura-se sempre utilizar papel permanente e acid free

     

    PAPEL PERMANENTE = Papel que em condições normais de utilização e acondicionamento não se altera por pelo menos 100 anos.

    Tecnicamente um papel só poderá ser considerado permanente se atender as normas internacionais de procedimentos de métodos de análises, assim como especificações mínimas. Estas normas determinam que o pH do papel deve ser de 7,5 a 10; não podendo conter mais de 1% de lignina e uma reserva alcalina mínima de 2%.



    PAPEL ACID FREE =  papel livre de ácidos, com pH neutro ou ligeiramente alcalino.

     

    Associação de Arquivistas de São Paulo = ARQ­SP

  • Gab: Errado

    Corrigindo: No acondicionamento de documentos permanentes, embalagens de papel com pH ÁCIDO não devem ser utilizadas, porque provocam reações químicas que aceleram o processo de deterioração dos documentos.

  • Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo:

    Alguns documentos, conforme as normas vigentes, deverão ser produzidos em formatos padronizados. Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade e destinação como de valor permanente deverão ser produzidos em papéis alcalinos.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 7)