-
se ambas estão incorretas então qual é a definição dos ítens supracitados?
-
Conforme a explicação abaixo: a principal diferença entre as duas reside nos termos Súbito, imprevisto. Solução imediata (Emergência) / Não necessariamente súbito, imprevisto. Solução a curto prazo. (exemplos abaixo para deixar mais claro os requisitos diferenciais).
" Urgência e emergência são dois termos usados na área da Medicina, e muitas pessoas os confundem. No âmbito da medicina, emergência é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, mas possuem um caráter menos imediatista.
No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar. A diferença principal entre as duas palavras concentra-se mais no campo da medicina, como por exemplo hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), dengue são consideradas como situações de urgência.
Outro ponto é que nas emergências o aparecimento é súbito e imprevisto e exige solução imediata, e urgência não, pois apesar de ser em curto prazo, havendo apenas premência ou insistência de solução, porém ambas são muito perigosas."
Fonte: https://www.significados.com.br/urgencia-e-emergencia/
-
Urgência significa a ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
Emergência como sendo constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
Note-se que esses conceitos estão relacionados ao fator tempo como determinante do prognóstico vital.
Resposta A
Bibliografia
Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem – livro do aluno: urgência e emergência / coordenação técnica pedagógica Julia Ikeda Fortes ... [et al.]. São Paulo : FUNDAP, 2010.
-
Para mim continua confusa ainda a questão.
-
puts .. pra mim as duas estão corretas ... não entendi
-
questão muito esquisito, pelo menos a 1 está correta, e a 2 eu estou com duvida..
-
fiquei bastante confuso afinal quem é quem ? quem for da área da saúde por favor me ajude.
-
A banca tá de brincadeira
-
não entendi
-
Publica a proposta de Projeto de Resolução "Boas Práticas para Organização e Funcionamento de Serviços de Urgência e Emergência".
Emergência: Constatação médica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo portanto, tratamento médico imediato.
Urgência: Ocorrência imprevista de agravo a saúde com ou sem risco potencial a vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
O erro seria que a 1° alternativa não falou em risco IMINENTE de morte;
O erro seria que 2° alternativa não precisa necessariamente ter risco potencial a vida;
-
A resposta está na RESOLUÇÃO CFM 1451/1995
Parágrafo Primeiro - Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
Parágrafo Segundo - Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo portanto, tratamento médico imediato.
-
As duas alternativas estão corretas o gabarito está errado.
-
Os erros estão:
Na primeira está definindo URGÊNCIA, pois é súbito, imprevisto, tem risco de vida ou grande sofrimento.
Na EMERGÊNCIA não é RISCO de vida, é RISCO IMINENTE ou SOFRIMENTO INTENSO.
-
gabarito errado por favor qconcurso primeiro mes experimentando e ja me desanimo..