SóProvas


ID
2100673
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tratando das classificações da Despesa Orçamentária, analise as afirmativas abaixo dando valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( )A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.
( ) A classificação funcional é representada por oito dígitos. Os três primeiros referem-se à função, enquanto que os cinco últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.
( ) Na classificação por Estrutura Programática toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA) para o período de quatro anos.
( )Na classificação por Estrutura Programática entende-se que programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Erro da segunda:

    Classificação Funcional Programática Agrupamento das ações do governo em grandes áreas de sua atuação, para fins de planejamento, programação e orçamentação. Compreende as funções, representando o maior nível de agregação das ações do governo, desdobrando-se em PROGRAMAS, pelos quais se estabelecem produtos finais, que concorrem à solução dos problemas da sociedade. Podem desdobrar-se em SUBPROGRAMAS quando necessário para maior especificação dos produtos finais. Programas e/ou subprogramas desdobram-se em PROJETOS e ATIVIDADES, que possibilitam alcançar seus produtos e objetivos. Subprodutos e Subatividades constituem-se no menor nível de desagregação da ação do governo, com destinação de recursos na Lei Orçamentária. O código da classificação funcional-programática compõe-se de treze algarismos.

    fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_c.asp

     

  • Classificação Funcional

    Significado:
    segundo o novo modelo de classificação da despesa, é baseada em funções, cada uma desdobrada em subfunções. As funções, segundo a Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, constituem “o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público”. Exemplo: Função 12 – Educação. Ainda segundo a mesma Portaria, “a subfunção representa uma partição da função, visando agregar determinado subconjunto de despesa do setor público”. Exemplo: Subfunção 361 – Ensino Fundamental.

    ou seja, 2 digitos para função e 3 para subfunção.

    disponivel em http://www.orcamentofederal.gov.br/glossario-1/classificacao-funcional

     

  • A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.

    fonte:https://uspdigital.usp.br/portaltransparencia/arquivos/GlossarioFinanceiro.pdf

     

  • Totos os itens estão corretos, execto o segundo, pois a classificação funcional das despesas é composta por 5,e não 8, dígitos. Sendo o 1° e 2° referentes à função e os demais refentes à subfunção.

     

    Logo, letra A

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Resumo das classificações das despesas

    - Quanto a origem:

    a) Orçamentária - previstas na LOA e depende de autorização legislativa. Pode ser: efetiva (reduz a situação líquida do patrimônio da entidade) e não-efetiva (não reduz a situação líquida do patrimônio da entidade).

    b) Extraorçamentária - não conta na LOA e não depende de autorização legislativa. Apenas não-efetiva.

     

    - Quanto a esfera orçamentária: orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos.

     

    - Quanto a instituição (Quem é o responsável?):  órgão (2 dígitos) + unidades orçamentárias (3 dígitos).

     

    - Quanto a funcionalidade (Em que área?): função (2 dígitos) + subfunções (3 dígitos). As subfunções podem ser típicas (combinadas com suas funções próprias) e atípicas (combinadas com funções diversas).

     

    - Quanto a programática (Qual o tema?): programa (4 dígitos) + ação (4 dígitos) + subtítulo (4 dígitos). A ação se subdivide em projeto (resulta em produto e limitado no tempo), atividade (resulta em produto, mas permanente) e operação especial.

     

    - Quanto a natureza ecoômica (O que é o objeto?): 6 dígitos obrigatórios ou 8 dígitos, sendo 2 facultativos pelo desdobramento do elemnto da despesa.

    a) Categoria econômica. Pode ser: despesa corrente (despesa de custeio e transferência corrente) e despesa de capital (investimento, inversão financeira e transferência de capital).

    b) GND (Grupo natureza despesa).

    c) Modalidade de aplicação.

    d) Elementos da despesa.

    e) Desdobramento facultativo do elemento.

     

     

  • IBFC sendo IBFC, um lixo de banca! Não é a ação que é estruturada em programas, mas sim o programa que é estruturado em ações! Banca lixo que colobara com fraudadores de concurso público.