SóProvas


ID
2101012
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito do mapa de risco elaborado em uma empresa, assinale V para a alternativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As CIPAs constituídas são responsáveis pela elaboração anual do mapa de risco.
( ) Os riscos de exposição dos trabalhadores são classificados em três grupos.
( ) Os trabalhadores são responsáveis pela atualização do mapa de risco.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Não há uma vigência ou “validade” padrão definida para o mapa de risco, ao meu ver a alternativa B é a correta ,pois o Mapa de Risco deve ser revisto sempre que um fato novo modificar a situação dos riscos presentes no ambiente. Isso pode acontecer por uma mudança de layout, acrescentamento de novas máquinas no ambiente, novas saídas, novas entradas, mudança na forma de produzir, alteração dos produtos usados na rotina de trabalho.

  • Os riscos de exposição dos trabalhadores são classificados em CINCO (FÍSICO (1), QUÍMICO (2), BIOLÓGICO (3), ERGONÔMICO (4) E ACIDENTES (5)) grupos.

  • Concordo plenamente com o Mateus Coelho, marquei a alternativa B indo com base nesse etendimento, não será elaborado um novo mapa de risco a cada nova gestão da CIPA e sim deve ocorrer uma revisão quando houver mudanças no ambiente de trabalho.

  • Alô Prevencionistas, levando- se em consideração que a primeira é uma afirmativa, na qual, detalha que a CIPA  é Constituída e deve ser responsável pela atualização do Mapa de Risco do seu ano em vigor, então podemos sim marcar como verdadeira, mesmo que saibamos que ela pode ser atualizada como os Colegas falaram.

  • Letra B

    FFF

  • Não entendi esse gabarito FGV!!! Mapa de riscos não tem validade, é altetado quando alteram-se os riscos no ambiente de trabalho. Imagine só a dor de cabeça para fazer un mapa de risco por gestão da CIPA??? Kkkk
  • Dayane Gomes, os Mapas de Riscos devem ser feitos pela CIPA, partindo do princípio que uma gestão de CIPA tem validade anual, então automaticamente, podde-se inferir que os Mapas de Riscos precisam ser no mínimo revisados anualmente.