-
Na comutação por pacote não há reserva prévia de recursos. Tal reserva é característica de comutação por circuito.
-
Questão bem comum da CESPE, ou seja, inversão de conceitos.
-
A comutação de circuitos: Existe uma reserva dos recursos necessários para comunicação enquanto durar a sessão.
A comutação de pacotes: Não existe reserva de recursos; os recursos são alocados sob demanda.
-
GABARITO ERRADO!
.
.
Comutação de circuitos foi por muito tempo a forma de comutação utilizada no sistema telefônico. Quando dois usuários desejavam se comunicar a rede estabelecia um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois aparelhos telefônicos. O circuito estabelecido ficava reservado durante toda a duração da conversação.
Já na comutação de pacotes não há estabelecimento de circuito fim a fim entre os dois sistemas terminais que desejam se comunicar.
Por exemplo, quando um computador deseja enviar uma informação a outro computador da rede, ele encapsula a informação em um pacotes de dados, inclui em um cabeçalho o endereço do destinatário e envia pela rede. O pacote será então encaminhado de roteador em roteador em função do endereço do destino. Na comutação de pacotes não há reserva de recursos da rede, mas sim compartilhamento de recursos na forma de uma multiplexação estatística.
.
https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp
-
gab e
comutação de pacotes: internet com o protocolo TCP-IP.
Melhor rota calculada, sem reserva de recursos, multiplexação estatística, não ha estabelecimento de circuito fim a fim. (sempre que for falado melhor rota calculada, pensar em roteador, camada 3 rede - Modelo OSI)
comutação de circuito; estabelecimento de cirquito fim a fim.
ex: ligação telefonica.
Um mesmo caminho. Reserva de recurso,
-
COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS
Utilizado na rede de telefonia. Há uma rota estabelecida.
Opera na CAMADA FÍSICA
COMUTAÇÃO DE PACOTES
Onde a internet é baseada, não há reserva de recursos. Os pacotes podem seguir caminhos diferentes - cada roteador calcula o melhor caminho, ou seja, os pacotes podem seguir diversas rotas até o destino.
Opera na CAMADA DE REDE
-
COMUTAÇÃO DE PACOTES: Na comutação de pacotes não existe uma alocação fixa de recursos para um pacote. Recursos alocados sob demanda.
-
COMUTAÇÃO = forma de transmitir os dados por pacotes / meio de transmissão.
(CESPE) Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido desde a origem até o destino da comunicação. (C)
Comutação de circuitos → temos apenas um único caminho entro os dois nós, a comunicação é feita somente neste caminho
Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino
OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.
REDE ATM: Comutação por Circuitos; caminho dedicado; estabelece conexão; há desperdício de banda.
INTERNET: Comutação por pacotes (datagramas); SEM caminho dedicado; ñ há desperdício de banda.
Comutação de Circuitos – Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)
Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes.