SóProvas


ID
210145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto a MPLS, julgue os itens subsequentes.

O MPLS suporta engenharia de tráfego e permite a classificação dos pacotes em diferentes classes de serviço.

Alternativas
Comentários
  • O LDP possui um mecanismo de descoberta de LSR’s vizinhos que funciona da seguinte forma: periodicamente, um LSR utiliza UDP (User Datagram Protocol) para enviar mensagens ‘Hello’ para uma porta conhecida, através do grupo multicast“todos     os        roteadores       instalados        nesta    sub- rede”. 

    Quando  um  LSR  aprende o endereço de outro LSR através deste mecanismo, ele estabelece uma conexão TCP (Transfer Control Protocol) com ele. Uma sessão é então estabelecida, onde cada LSR pode informar a criação de novos rótulos. Um mecanismo de descoberta adicional permite que um LSR encontre vizinhos que não sejam adjacentes a ele, enviando mensagens ‘Hello’ para um endereço IP específico, aprendido através de configuração, por exemplo. Tal mecanismo é útil para a engenharia de tráfego, quando se deseja criar um LSP entre dois LSR’s e enviar, através deste LSP, pacotes já rotulados.

  • Os produtos que as operadoras utilizam baseados em MPLS permitem que elas possam agregar valor ao seus produtos, pois passam a não oferecer apenas banda, mas um tráfego diferenciado com: Multimídia (Voz, Vídeo e Dados) e aplicações críticas, com garantias aplicáveis de QoS, através das seguintes classes de serviço:   Multimídia: priorização de tráfego dos pacotes multimídia (ex.: vídeo conferência, etc.). Voz: priorização de tráfego dos pacotes de voz (ex.: interligação de PABX, telefonia IP, etc.). Dados Expressos: priorização de tráfego de dados de aplicações críticas (ex.: SAP, GVCollege, etc.). Dados: tráfego de dados sem priorização (Best Effort).
    Alternativa: Certa
  • Os 3 bits de CoS (Class of Service)são usados para alterar os algoritmos de enfileiramento (queuing) e descarte. Com isso é possível dar-se prioridade a certos pacotes;