SóProvas


ID
2101945
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos computadores de uma organização percebeu-se que a inicialização do Windows está muito lenta. Notou-se que cada computador leva, em média, 2,5 minutos na inicialização. Para resolver o problema, a equipe de TI resolveu colocar duas unidades de armazenamento em cada computador: uma unidade C que usa memória flash de 120 GB apenas para o Windows e uma unidade de disco D de 2TB para armazenar arquivos e softwares que não necessitam de grande rapidez na inicialização. Após esta mudança o Windows começou a inicializar cerca de 10 vezes mais rápido.
Com base nessas informações, as unidades C e D são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • O que é um HD? A unidade de disco rígido tradicional (HDD) é um tipo de memória que não se apaga quando você desliga o sistema. Os discos rígidos são essencialmente bandejas de metal com um revestimento magnético. Esse revestimento armazena seus dados, gravando as informações com um tipo de “agulha”, enquanto os discos onde a gravação é feita estão girando.

     

    O que é um SSD? Um SSD faz o mesmo trabalho funcional que um HD. Por exemplo, ele salva seus dados, é responsável pela inicialização do sistema, etc. Porém, em vez de um revestimento magnético em discos, os dados são armazenados em chips interconectados de memória que retêm os dados mesmo quando não há energia presente. Os chips podem ser permanentemente instalados na placa-mãe do sistema (como em alguns laptops pequenos e ultrabooks), em uma entrada PCI/PCIe (em algumas estações de trabalho e computadores mais avançados), ou em uma caixa protetora para ser instalado em PCs ou Laptops. A memória flash dos SSDs é mais rápida e mais confiável do que a memória flash em pen drives USB. SSDs são, conseqüentemente, mais caros do que pen drives, mesmo quando tem a mesma capacidade de armazenamento.

  • LETRA C

     

    Fiquem muito atentos às diferenças entre SDD e HD. A FCC vem cobrando bastante nos últimos certames.

     

    SSD  (do termo em inglês Solid-State Drive), é um dispositivo de armazenamento de dados, que dispensa partes móveis. Sua tecnologia é baseada no circuito integrado semicondutor. O sistema pode utilizar tanto uma memória RAM, como uma memória Flash (o mesmo dos cartões SD). Os dispositivos SSD podem apresentar algumas desvantagens, no entanto as vantagens são muito mais preponderantes, em relação aos demais dispositivos de armazenamento. As principais vantagens são: o menor peso (muito mais leve que qualquer disco rígido), o baixo consumo de energia, com a eliminação das partes móveis é possível a redução da vibração o que diminui o ruído durante seu funcionamento, a resistência é maior contra choques e eventuais quedas, possui tecnologia de resfriamento, o que concede a possibilidade de se trabalhar com temperaturas superiores as normais (em média 70° C), a banda utilizada para gravação é de incríveis 250MB/s até 700MB/s para leitura, e por último o tempo de acesso a memória é reduzido (tempos de acesso muito baixos). A desvantagem ainda fica por conta do alto custo de investimento e a reduzida capacidade de armazenamento (menor que dos discos rígidos convencionais). Entretanto, é apenas questão de tempo para o SSD dominar o mercado, à medida que a tecnologia vai amadurecendo

     

    Resumo retirado de outra questão :

     

    Unidades de Estado Sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD   x    HD

     

    SSD MAIS Silêncioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD​ MENOS Energia consome  do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs 

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida  do que os HDs(tempos de acesso muito baixos)

    SSD veio para substituir os HDS

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada. (utiliza memória flash → não volátil)

  • alguém explica, por favor, por que a letra D está errada?

  • A letra D está errada, imagino, porque pen drive de 120GB é um pouco forçado né !? 

  • "Foco objetivo", acredito que o xeque da questão está em sacar que é como se ele falasse que os técnicos tivesse colocado as unidades de armazenamento dentro do gabinete! Não foi utilizado uma unidade removível. =)

  • Foco objetivo, não é possível instalar o sistema operacional windows num pen drive. Até existe pendrive de 128GB de capacidade, não seria esse o poblema, mas o windows não. Tem como rodar o Linux direto do pendrive, mas aí é outra história.

  • SSD

    Vantagens

    >Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólido podem ter características diferentes dependendo do hardware e software utilizado;

    >Eliminação de partes móveis eletromecânicas, reduzindo vibrações, tornando-os completamente silenciosos;

    >Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDDs comuns contra choques físicos, o que é extremamente importante quando falamos em computadores portáteis;

    >Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;

    >Consumo reduzido de energia;

    >Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDDs comuns - cerca de 70° C;

    >Largura de banda muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 250 MB/s na gravação [2] e até 700 MB/s nas operações de leitura 

    -

    Desvantagens

    >Custo mais elevado;

    >Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA.

    -

    WIKIPÉDIA

    -

    FORÇA!

  • Diferentemente da memória RAM e também das SRAM, a memória Flash permite armazenar dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica. Este simples fato acabou fazendo com que a memória Flash se tornasse uma das tecnologias mais importantes das últimas décadas, possibilitando o surgimento dos cartões de memória, pendrives, SSDs, celulares, câmeras e players de mídia com armazenamento interno e assim por diante.

    Pendrive é memória Flash, porém é um dispositivo móvel e a questão pede um Software.

     

    http://www.hardware.com.br/guias/hds/memoria-flash.html

  • Letra C

    :)

  • Comentário pra quem é uma topeira cega em informática (como eu, rs), fontes: http://pcworld.com.br/dicas/2012/10/08/sata-ide-raid-o-que-estas-siglas-significam/ ; http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/05/qual-diferenca-entre-hd-sata-e-hd-ata-veja-detalhes-dos-discos-rigidos.html

     

    A equipe de TI resolveu colocar duas unidades de armazenamento em cada computador:

     

    - uma unidade C que usa memória flash de 120 GB apenas para o Windows:SSD: Solid State Drive, ou Unidade de Estado Sólido. Um dispositivo composto por memória Flash, projetado para seu usado como substituto de um HD em um computador. SSDs são no geral muito mais rápidos que os HDs, consomem menos energia e tem menos probabilidade de ser danificados por vibrações ou impactos. Mas no momento tem um custo por gigabyte muito mais alto, o que impede sua popularização.

     

    - uma unidade de disco D de 2TB para armazenar arquivos e softwares que não necessitam de grande rapidez na inicialização: HDD: Hard Disk Drive, também conhecido por HD (Hard Disk) ou, em português, Disco Rígido. Um dispositivo eletromecânico de armazenamento de dados, composto por �pratos� cobertos por uma substância magnética que giram em alta velocidade, que é a principal forma de armazenamento nos computadores pessoais há mais de 25 anos.

     

    Com base nessas informações, as unidades C e D são, respectivamente, 

     a) dois HDs SATA. : dois discos com a mesma velocidade, não. A questão fala em um disco mais rápido.

     

     b) HD SATA e HD IDE. :HD SATA e HD ATA (ou IDE). Essas terminologias se referem ao tipo de conexão do componente, característica que influencia na velocidade e qualidade dos dados transferidos entre o armazenamento físico e o sistema operacional do computador. O HD SATA ou IDE foi criado em meados dos anos 1980 para homogeneizar os tipos de conectores do HD à placa mãe e à fonte de energia. Diferenciar fisicamente HDs e cabos ATA (ou IDE) de SATA é simples. O padrão ATA (ou IDE) tem conector de 40 pinos e mais de 5 cm de largura para dados, além de outro menor, de quatro pinos, para energia. O cabo também pode ser diferente se for bem antigo: a regra é, se for achatado, trata-se de interface ATA. Em outros casos, versões mais recentes de ATA podem oferecer cabos arredondados, comuns em HDs SATA.

     

     c) SSD e HD. : certo, um SSD com memória flash mais rápido e outro HD mais lento.

     

    d) pen drive e disco rígido. : pen drive não pode pelos motivos que o Paulo Ferreira já explicou, abaixo.

     

    e) dois SSDs IDE. : dois discos com a mesma velocidade, diferente do que fala a questão e, pelo que entendi, IDE é o tipo de plug do HD, então não sei se pode existir esse plug no SSD.

     

  • FCC atualizada, em!? Cobrando SSD rsss

  •  

    VIDE    Q620910

     

                                                          SSD

     

    O dispositivo responsável por armazenar dados, mas que, diferentemente dos sistemas magnéticos, não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor é o(a)

     

     

    VIDE   Q688192

     

     

    Os dispositivos SSD utilizam  memória flash para armazenar dados. Esse tipo de memória não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada


     

     

     

  • As unidades de disco rígido, para armazenamento de massa, permitem que os dados armazenados sejam acessados depois que o computador é desligado, porque tem a característica de ser não-volátil.
    Uma unidade de disco que utiliza tecnologia flash memory é do modelo SSD. Solid State Drive, que permite acesso mais rápido aos dados por conter apenas componentes eletrônicos. Esta é a unidade C da questão.
    Uma unidade de disco que não tem a mesma velocidade de inicialização, mas compensa pelo grande volume armazenado, é o tradicional HD. Hard Disk Drive, HDD, ou winchester como era chamado antigamente, tem estas características. Esta é a unidade D da questão.
    Esta configuração SSD+HD é encontrada em vários notebooks de armazenamento híbrido, para que tenha uma inicialização rápida do sistema operacional e uma grande área de armazenamento para os arquivos do usuário.
    Gabarito: Letra C.



  • GAB: C

    Autor: Fernando Nishimura , Professor QC

    As unidades de disco rígido, para armazenamento de massa, permitem que os dados armazenados sejam acessados depois que o computador é desligado, porque tem a característica de ser não-volátil.
    Uma unidade de disco que utiliza tecnologia flash memory é do modelo SSD. Solid State Drive, que permite acesso mais rápido aos dados por conter apenas componentes eletrônicos. Esta é a unidade C da questão.
    Uma unidade de disco que não tem a mesma velocidade de inicialização, mas compensa pelo grande volume armazenado, é o tradicional HD. Hard Disk Drive, HDD, ou winchester como era chamado antigamente, tem estas características. Esta é a unidade D da questão.
    Esta configuração SSD+HD é encontrada em vários notebooks de armazenamento híbrido, para que tenha uma inicialização rápida do sistema operacional e uma grande área de armazenamento para os arquivos do usuário.

    #caveira

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    As unidades de disco rígido, para armazenamento de massa, permitem que os dados armazenados sejam acessados depois que o computador é desligado, porque tem a característica de ser não-volátil.
    Uma unidade de disco que utiliza tecnologia flash memory é do modelo SSD. Solid State Drive, que permite acesso mais rápido aos dados por conter apenas componentes eletrônicos. Esta é a unidade C da questão.
    Uma unidade de disco que não tem a mesma velocidade de inicialização, mas compensa pelo grande volume armazenado, é o tradicional HD. Hard Disk Drive, HDD, ou winchester como era chamado antigamente, tem estas características. Esta é a unidade D da questão.
    Esta configuração SSD+HD é encontrada em vários notebooks de armazenamento híbrido, para que tenha uma inicialização rápida do sistema operacional e uma grande área de armazenamento para os arquivos do usuário.
    Gabarito: Letra C.

  • PQ NÃO A D? AFINAL, PEN DRIVE TBM É MEMÓRIA FLASH E DISCO RÍGIDO É HD.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Hardware.

    Gabarito: Letra C

    O que é SSD?

    Unidades de Estado Sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD x  HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD ​ MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs

    SSD veio para substituir os HDs

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada.

    Pessoal, Questões como essa, misturando discos rígidos (HDs) é unidades de estado sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD. cai em todas as bancas, é preciso saber as diferenças entre os dois.

    Acredito que com essas informações, muitas questões de concursos serão resolvidas!

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!