SóProvas


ID
2101957
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com Dutra (2013), atendem como base de sustentação para a elaboração de um modelo contemporâneo de gestão de pessoas:
I. Foco no controle em vez de foco no desenvolvimento. O referencial taylorista organiza de forma eficiente os processos de captação, remuneração, capacitação e carreira, visto que o bom controle dos recursos humanos deve ser encarado como estratégico para as organizações.
II. Foco no processo ao invés de foco nos instrumentos. Pois a transparência, a simplicidade e a flexibilidade na gestão de pessoas são cada vez mais requisitadas em busca de um modelo de gestão mais efetivo. Tais aspectos não são intrínsecos das ferramentas de gestão.
III. Ênfase no modelo integrado e estratégico. Visto que configura-se inviável na gestão estratégica de pessoas desarticular os programas de capacitação de um servidor de sua remuneração.
IV. Foco no interesse da organização em lugar de focar no interesse conciliado. O planejamento estratégico das organizações parte “de cima para baixo”, no qual os principais objetivos da organização devem prevalecer acerca dos objetivos traçadas nos níveis táticos e operacionais.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabartio Letra C.

    I - Errada:  Focar os processos de controle em vez de colocar o foco no desenvolvimento organizacional, adotando um modelo Taylorista é característica das organizações tradicionais, mecânicistas;

    II - Certa: o enfoque processual guarda relações íntimas com a gestão de pessoas contemporâneas;

    II - Certa: a melhor doutrina aponta como características das organizações modernas a integração entre o planejamento estratégico e os planos de gestão de pessoas;

    IV - Errada: O gestor deve forar no interesses da organização ao mesmo tempo em que coloca enfoque no interesse dos colaboradores.

     

    fonte: facebook.com/admfederal 

  • E a parte da II que fala "Tais aspectos não são intrínsecos das ferramentas de gestão."??

  • Segundo Dutra (2013), são quatro as premissas que apoiam a construção de um modelo de gestão de pessoas: 

     

    Foco no desenvolvimento e não no controle – Incentiva um maior envolvimento das pessoas; o trabalhador é estimulado a participar dos processos da empresa como uma pessoa responsável e comprometida, sem necessidade de excesso de controle.

     

    Foco nos processos e não nos instrumentos – Os instrumentos devem estar subordinados aos processos de consenso e dar ênfase em como trabalhar as práticas; devem ser planejados a serviço das pessoas.

     

    Foco no interesse conciliado em vez de foco nos interesses da empresa – As práticas de gestão devem pensar em uma relação de “ganha-ganha” entre os colaboradores e a empresa.

     

    Foco no modelo integrado e estratégico em vez de foco no modelo constituído por partes desarticuladas entre si – Os subsistemas de gestão de pessoas devem estar articulados, formando um todo conciliador de interesses da empresa e das pessoas.

     

    Comentário Professor Adriel Sá

  • Também não entendi no item II "tais aspectos NÃO SÃO intrísecos das ferramentas de gestão"... ajudem coleguinhas da ADM :)

  • Quando a questão fala que "tais aspectos NÃO SÃO intrísecos das ferramentas de gestão", ela simplesmente está dizendo que nem todas as ferramentas da gestão são transparentes, simples e flexíveis. Tais aspectos não estão inseridos em todas as ferramentas de gestão. Portanto, não se indica que o foco seja nos instrumentos, pois, desta forma, se perderia, vez por outra, algum ou alguns desses aspectos.