SóProvas


ID
2101999
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard tem sido utilizado por diversas organizações públicas como um sistema de gestão estratégica de longo-prazo. Esta ferramenta evidencia que as medidas financeiras e não financeiras devem fazer parte do sistema de informações para funcionários de todos os níveis da organização, tendo o elo final do seu processo na

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito D) - Até pouco tempo atrás, os únicos indicadores utilizados eram os financeiros. Dessa forma, os gestores mediam a situação de uma organização de acordo com um só ponto de vista: sua capacidade financeira. Entretanto, indicadores como o retorno sobre o investimento, liquidez e margem líquida sobre vendas são importantes, mas só contam um lado da história.
    De acordo com Kaplan e Norton,43 para que as organizações modernas possam “navegar” em um futuro mais competitivo, de tecnologia avançada e com pessoas cada vez mais capacitadas, será necessário mais do que apenas monitorar dados financeiros do desempenho passado.
    Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através do investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação.

    Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
    O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
    Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC

    Fontes: 43 Kaplan e Norton, 1996.
    44 Paludo, 2010.
    45 Kaplan e Norton, 1996.

  • Vanessa, vc falou falou e não saiu da moita!!

     

    Na verdade, pelo que eu entendi, o indicador de Aprendizagem e Crescimento é um indicador de MELHORIA CONTÍNUA.

    Desse modo, seria um resultado final de todo processo (tendo o elo final do seu processo na: d) perspectiva de aprendizado e crescimento.).

     

    Se estiver errado me corrijam!!

  • GAB D

     

    O Mapa Estratégico


    Busca estabelecer uma relação de causa e efeito que conecta os resultados desejados com os seus vetores, e impulsionadores, ou temas - que podem levar ao resultado pretendido. Estas relações buscam tornar claros os vínculos mais significativos das relações estabelecidas entre os objetos centrais localizados em cada perspectiva do BSC. As relações de causa e efeito podem ser claramente identificadas pelas setas do mapa. 

     

    Neste mapa estratégico, na ordem tradicional, de cima para baixo, seria: perspectiva financeira, clientes, processos internos, e, tendo o elo final do seu processo na perspectiva de aprendizagem e crescimento: ver imagem no link: http://www.isdbrasil.com.br/artigos/img/artigo_excelencia_05.gif

     

    Resposta baseada na aula do Estratégia

  • GABARITO D


    O BSC está relacionado com a visão e estratégia de uma empresa.

    Os quatros indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela entidade.
     

    Neste mapa estratégico: perspectiva financeira, clientes, processos internos, e perspectiva de aprendizagem e crescimento


      1°) Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

                                                                                             NÃO FINANCEIRO

      2°) Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

      3°) Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

      4°) Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

  • Lia, você justificou corretamente! Valeu!

  • D

    Pela ordem das 4 dimensões da metodologia BSC (Balanced Scorecard):

    Financeiro - Clientes (público) - Processos internos - Aprendizado e crescimento

    O elo final está no aprendizado e crescimento da empresa.

  • Leiam este artigo: http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-que-e-balanced-scorecard-bsc.html

     

  •  

    "A perspectiva do aprendizado e crescimento constitui a base para a sustentabilidade da empresa no longo prazo. Para Vera Osorio (2003), 'a caousa fundamental para o sucesso está relacionada às pessoas da organização, enfocadas pelo BSC na perspectiva de aprendizado e crescimento'. Nesse pensamento, encontram-se diversos outros autores." (Paludo, Augustinho. "Administração Pública" ed. 2016, p. 362.)

  • Essa perspectiva relaciona-se com os indicadores de melhoria contínua, o que também dá a ideia de ciclo.

  • Agora que fui entender o que se pede a questão. 

    1. Financeira – critério máximo da organização – Ativos totais, custos totais.
    2. Clientes / Mercado – proposição de valor aos clientes, conquista, satisfação e retenção – Números de clientes, Novos Clientes.  
    3. Processos Internos – É o meio para atingir a excelência no cumprimento do Planejamento Estratégico – Giro de produtos, Índice de retrabalhos.
    4. Aprendizado / Inovação e crescimento da empresa. Ativos intangíveis, pessoas capacitadas. Fonte definitiva de criação de valor sustentável – Investimentos em treinamentos, índices de absenteísmo.

  • Eu raciocinei ao contrário, imaginei que fosse financeiro, partindo do pressuposto que há uma relação de causa e efeito  iniciando pelo aprendizado e crescimento para ao final atingir o lucro.

    Aprendizado e Crescimento gera melhores processos internos que atrai mais clientes e como consequência melhora o financeiro.

    Mas pelo jeito é o contrário! hahahaha

     

     

  • BALANCED SCORECARD (BSC):

            -  metodologia de implementação e acompanhamento da estratégia

            - permite alinhar o planejamento estratégico ao operacional, através de um conjunto equilibrado de indicadores:
                -- financeiros e 
                -- não financeiros.

            - Instrumento representativo da estrutura dos processos gerenciais. 

            - Permite o alinhamento das: estratégias, ações e indicadores aos objetivos da organização.

            - Funciona como uma ferramenta de gestão, esclarecendo os objetivos estratégicos.

            - Avalia o desempenho organizacional.

            - Proporciona ampla visão do desempenho.

            - Liga as estratégias de longo prazo com as de curto prazo.

            - Representado por um mapa estratégico.

     

    PERSPECTIVAS/VETORES CRÍTICOS (mais adotadas):

                    - Financeira >> indicadores e medidas financeiras e contábeis
                    - Cliente >> propostas de valor criadas aos clientes e aos mercados
                    - Processo interno >> processos críticos, visando a excelência
                    - Aprendizagem e crescimento >> ativos intangíveis, constituem a essência da organização


            - As 4 devem permitir uma visão global do que a organização pretende alcançar.

            - Perspectivas devem permitir uma relação causa x efeito entre objetivos e indicadores.

     

    At.te, CW.

    Minhas anotações.

  • Questão ao me ver a ser discutida. No setor público, os serviços prestados buscam atender aos cidadãos/clientes. A perspeciva do aprendizado e crescimento é a BASE de todo BSC, seja na rede pública ou privada. A interrelação dos fatores financeiros e não financeiros, no setor público, deve objetivar o atendimento às expectativas do cidadão. Enquanto no setor privado o BSC tem como elo final a perspectiva financeira e como base a aprendizagem e crescimento, no setor público o BSC tem a base constituida pela aprendizagem e crescimento, suportado pelos processos internos e orçamento, e tendo como objetivo final atender ao cliente. Dessa forma, creio que o "elo final" não seja "aprendizagem e crescimento" basta dar uma olhada num BSC de qualquer organização pública.

  • https://www.youtube.com/watch?v=xh-Koykn4bE&inf_contact_key=c46de05b1e185393c3fdf6d4edefea6f4a46b52a3be713c1065d450be1ccd6df

    A explicação dessa aula esclareceu minha dúvida referente a essa questão (BSC começa a partir dos 50 min +ou-).

    Conforme o professor do Estratégia:

    O planejamento do BSC é de cima para baixo (1º Financeiro, 2º Clientes, 3º Processos Internos, 4º Aprendizado e Cresimento). Ou seja, de Cima para Baixo.

    Já o mapa estratégico (execução/implementação) mostra as relações de causa e efeito, esse sim começa de baixo para cima entre as diferentes perspectivas (Aprendizado e Crescimento gera melhores processos internos que atrai mais clientes e como consequência melhora o financeiro). De Baixo para Cima.

     

     

     

  • As etapas são:

    1. visão e estratégia organizacional

    2. desdobramentol da estratégia me temas estratégicos

    3. define-se objetivos, metas, indicadores e iniciativas estratégicas (planos, ações), sob a perspectiva financeira e do cliente

    4. define-se proposição de vetores de mudança para processo interno, crescimento e aprendizagem

  • ETAPAS BSC:

     

    FINANCEIRO

        l

    CLIENTES

        l 

    PROCESSOS INTERNOS

        l

    APRENDIZADO E CRESCIMENTO

     

      

    GAB D

  • Kaplan e Norton (1997)[1] estabelecem um conjunto de 17 objetivos de negócios que não deve ser considerado como uma lista completa de todos os possíveis objetivos de negócios, mas sim uma seleção de objetivos de negócios relevantes:

     

    Perspectiva Financeira

    Prover um retorno de investimento adequado para os negócios.

    Gerenciar os riscos de negócios.

    Aprimorar governança corporativa e transparência.

     

     

    Perspectiva do Cliente

    Aprimorar orientação para clientes e serviços.

    Oferecer produtos e serviços competitivos.

    Estabelecer a continuidade e disponibilidade de serviços.

    Criar agilidade em responder a requerimentos de negócios que mudam continuamente.

    Atingir otimização dos custos para entrega de serviços.

    Obter informações confiáveis e úteis para o processo de decisões estratégicas.

     

     

    Perspectiva Interna

    Aprimorar e manter a funcionalidade dos processos de negócios.

    Reduzir custos de processos.

    Conformidade com leis externas, regulamentos e contratos.

    Conformidade com políticas internas.

    Gerenciar mudanças de negócios.

    Aprimorar e manter a operação e produtividade do pessoal.

     

     

    Perspectiva de Aprendizagem

    Gerenciar a inovação de produtos e negócios.

    Contratar e manter pessoas habilitadas e motivadas.

     

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • Muito erros não é mesmo pessoal?? 

    A redação da FCC não ajudou muito. Ela perguntou: "qual é o elemento que está na base do mapa estratégico, que inicia o nexo causal que implicará e afetará a perspectiva FINAL, perspectiva financeira??" A resposta seria: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO. 

     

    Entretanto a forma como foi escrita a questão pediu, na verdade, qual é o ELO FINAL. Pois bem, se você estudou, com certeza entendeu que o final, o objetivo principal, aquilo que a organização busca (organizações privadas) é a perspectiva financeira, é o lucro pra os Acionistas. 

    Não se frustre, foi a redação que ficou ruim. A forma como a FCC colocou "elo final" permitia tanto você falar da perspectiva FINANCEIRA quanto da APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO. 

  • Bizu para BSC: Ajuda em Muito nas resoluções das afimativas.

    Falou em BSC PROCESSA A FCC

    PROCESSO INTERNO

    Financeiro

    Cliente

    Crescimento e Aprendizado

     

  • Bruno cassemiro, foi EXATAMENTE isso que aconteceu comigo!!! Obrigado pelas palavras.

    A base é o aprendizado, que serva para os processos, que serve de base para satisfação dos cliente, que é meio de devolver aos acionistas a lucratividade alcançada. Não é pra isso que uma empresa privada existe? Pra dar lucro!!!! 

    Portanto, o leo final são os acionistas!!!!

    FCC deu uma de CESPE