-
(Gabarito E) - 3.4. Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.
Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.
Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores.
Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de marketing. Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem.
Já as ameaças e oportunidades são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! Se existe a possibilidade de que o governo lance uma nova legislação que possa prejudicar sua empresa (ameaça), muitas vezes não está ao seu alcance evitar que a legislação seja criada, somente adaptar-se aos seus efeitos, não é verdade?
Portanto, as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, uma aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.).
Rennó (2013)
-
1) Você necessita de uma técnica confiável para projeção financeira..claro, vc projeta seus gastos do mês que vem como? terei um gasto de 1000 reais porém vou ganhar 1.000.000 na mega sena...Claro que não, precisa de coesão no modelo de projeção.
2) Em uma grande empresa, ao criar um plano estratégico de longo prazo, será necessário que pessoas mais ligadas aos assuntos externos com impactos determinantes para a empresa. Assim, quanto melhor e mais próximo da realidade a projeção dos fatores não controláveis pela empresa, mais fácil será sua adaptação às mudanças.
3 ) Analise Swot combina demais com planejamento de qualquer coisa....;)
-
Todas estão corretas, a análise SWOT, a metodologia para adaptação às variáveis externas não controláveis pela organização e a projeção de demonstrações financeiras são importantes para o planejamento financeiro a longo prazo.
E
-
Isso quer dizer: análise SWOT você serve para tudo :)'
-
COMPLEMENTANDO:
MATRIZ SWOT
Strenghts - Forças - Ambiente Interno - Controlável
Weaknesses - Fraquezas - Ambiente Interno - Controlável
Opportunities - Oportunidades - Ambiente Externo - Não Controlável
Threats - Ameaças - Ambiente Externo - Não Controlável
GAB E
-
GAB E
A FCC adaptou uma questão de 2014, no QC está classificada como adm. financeira:
Q376392 Administração Financeira e Orçamentária Planejamento e Orçamento Governamental, Programação e Execução Financeira e Orçamentária Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: Analista de Gestão - Administração
O desenvolvimento de uma adequada sistemática de planejamento financeiro de longo prazo implica a realização desse trabalho em diversas etapas, dentre as quais encontra-se:
I. o desenvolvimento de uma metodologia de adaptação dos planos às variáveis externas não controláveis.
II. a adoção de uma técnica confiável de projeção de demonstrações financeiras.
III. a escolha de sistema de equações que estabeleçam as relações entre as variáveis fundamentais.
Está correto o que consta em
a) I e II, apenas.
b) I, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
e) III, apenas.
GAB D