SóProvas


ID
2103052
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os distúrbios hipertensivos da gravidez (pré-eclampsia e eclampsia) são considerados os distúrbios mais comuns da gestação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto para pré-eclampsia é PA sistólica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado Proteinuria =ou maior a 3 gramas em 24 horas. Letra c.
  • C e A errados.

    A= Proteinúria superior a 300mg

    C= A diastólica não é menor que 90mmHg

  • A definição de hipertensão na gravidez considera os valores absolutos de PA sistólica > 140 mmHg e/ou diastólica > 90 mmHg. A PA diastólica deve ser identificada pela fase V de Korotkoff, a qualquer momento após a sua 20ª semana de gravidez, com desaparecimento até 12 semanas pós-parto.Se está grávida e tem proteínas na urina, deverá saber que a quantidade de proteínas na urina se considera excessiva quando se produz uma perda de mais de 3 gramas de proteínas na urina de 24 horas, ou seja, mais de 0,5 microgramas numa única amostra.

  • Atentar para diferença entre Hipertensão na gestação e pré-eclampsia!

    Defini-se como HA na gestação PAS ≥140 mmHg e/ou PAD ≥90 mmHg, considerando o v som do korockoff, confirmada com outra aferição no intervalo de 4 horas. podendo ser transitória, desaparecendo após o parto ou cronificar. A gestante pode está sentada ou em decúbito lateral esquerdo. Já a PRÉ-ECLAMPSIA o que pede a questão, é a HA após a 20 semana de gestação e a presença de proteinúria ≥ 300 mg em urina de 24h., na ausência da proteinúria pode ser associado a presença de cefaleia, turvação visual, dor abdominal, plaquetopenia (menos que 100.000/mm³), aumento de enzimas hepáticas, comprometimento renal, edema pulmonar, edema pulmonar, distúrbios visuais e cerebrais, escotomas ou convulsão. A eclampsia é a presença de convulsão de grande mal em uma gestante com pré-eclampsia.