SóProvas


ID
210316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das características das tecnologias Frame Relay, ATM e
MPLS, julgue os itens subsequentes.

O Frame Relay opera na camada de enlace do modelo OSI, provendo controle de erros e controle de fluxo.

Alternativas
Comentários
  • É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (roteadores), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível .

    O protocolo Frame Relay proporciona orientação a conexão em sua camada de trabalho (modelo OSI - Camada de Enlace de Dados ou camada 2).

  • Frame Relay : trabalha com frames de tamanho variável.

    Sem controle de erros e nenhum controle de fluxo.

    ORIENTADO A CONEXÃO

  • Só um comentário:
    controle de erro = detectar + corrigir o erro.
    O Frame Relay, assim como o Ethernet, detecta mas não corrige o erro - simplemente descarta o pacote com problema.
  • Apesar de ser um protocolo orientado à conexão, o Frame Relay opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI, pois, uma vez estabelecido o circuito virtual, a transmissão ocorre por meio de quadros (frames) transmitidos em rajadas, de forma semelhante aos datagramas IP, ou seja, sem a confirmação do recebimento e sem controle de fluxo entre o usuário e a rede. Entretanto, há garantia da entrega dos quadros na ordem em que foram gerados.

  • O Frame Relay NÃO se responsabiliza pelo controle de fluxo. Desta forma, ele utiliza os bits BECN e FECN para indicar o congestionamento na rede.

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/default.asp
  • O Frame Relay opera na camada de enlace do modelo OSI, provendo controle de erros e controle de fluxo.Errado- Frame relays trabalha com unidades de tamano variável (frames) e a função de error-correction é com host applications.A simplicidade de Frame relay tb vem com a omissão de link-by-link flow control.
  • Na década de 1980, as redes X.25 foram substituídas em grande parte por um novo tipo de rede chamado frame relay. A essência do frame relay é o fato de ser uma rede orientada a conexões sem controle de erros e nenhum controle de fluxo. Por se tratar de uma rede orientada a conexões, os pacotes eram entregues em ordem (quando eram entregues). As propriedades de entrega em ordem, nenhum controle de erros e nenhum controle de fluxo tornavam o frame relay semelhante a uma LAN de área extensa. Sua aplicação mais importante é a interconexão de LANs instaladas em vários escritórios de uma empresa. O frame relay desfrutou de um modesto sucesso, e ainda hoje é utilizado em alguns lugares. 

    Redes de Computadores - Andrew Tanenbaum 4edição - item 1.5.2, pág 62
  • O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes características:
    - Redes locais com um serviço orientado a conexão,;
    - suporta frames de tamanho variado;
    - operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro e nem de fluxo nos nós.
    Quando um comutador Frame Relay detecta um erro em um pacote, ele descarta os dados. Correção de erros fica a cargo dos endpoints.

    Portanto, o Frame Relay opera na camada de enlace, entretanto, não faz controle de erros e nem controle de fluxos.
    Alternativa: Errada
  • detecta erro mas não corrige!!

  • APLICAÇÃO --> Telnet, FTP, SMTP, DNS, RIP, SNMP
    TRANSPORTE --> TCP, UDP
    INTER-REDE --> IP, IGMP, ICMP, ARP, RARP, BOOTP, DGCP
    INTERFACE DE REDE --> Ethernet, Token Ring, Frame Relay, ATM

     

    --> Realmente opera na camada de enlace do modelo OSI, MAS não realiza o controle de ERROS, ele é uma exceção a regra do modelo OSI.

     

     

  • So uma informação adicional. [1] O FR opera nas camadas física e de enlace de dados.

    Fonte:

    [1] Forouzan, CDRC

  • DESGRAÇA DE MATÉRIA.

  • Na camada de enlace de dados, o Frame Relay usa um protocolo simples que não suporta controle de erros ou de fluxo, tento apenas um mecanismo de detecção de erros. A Figura 18.3 mostra o formato de um quadro do Frame Relay. O campo de endereço define o DLCI, bem como alguns bits usados para controlar congestionamento.

    -Forouzan. 4ed. pg. 520.