SóProvas


ID
210328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere às características de roteadores e switches layer 3,
julgue os itens que se seguem.

Ao receber um pacote de broadcast por uma porta associada a uma VLAN X, um switch layer 3 repassa esse pacote para as demais portas associadas àquela VLAN. Portanto, se o administrador da rede não efetuar configurações de VLAN nesse tipo de switch, esse switch não repassará pacotes de broadcast.

Alternativas
Comentários
  • "Ao receber um pacote de broadcast por uma porta associada a uma VLAN X, um switch layer 3 repassa esse pacote para as demais portas associadas àquela VLAN". Afirmação verdadeira.

    "se o administrador da rede não efetuar configurações de VLAN nesse tipo de switch, esse switch não repassará pacotes de broadcast." Afirmação errada.

    Se o administrador da rede não efetuar configurações de VLAN no switch, o switch repassará pacotes de broadcast para todas as demais portas do switch, pois todas estarão no mesmo domínio de rede.

  • Alguém poderia me explicar melhor está questão ?
    Obrigado
  • O Switch faz repasse de pacotes de broadcast, ao contrário de um roteador.

    Eu marquei certo porque considerei que um switch layer 3, por atuar na camada de rede e possuir semelhanças com um roteador, também  não  fizesse repasse de pacotes de broadcast.

    Então, já que a resposta é errado, provavelmente a banca fez pegadinha ao dizer que o switch é "layer 3".
  • "Ao receber um pacote de broadcast por uma porta associada a uma VLAN X, 
    um switch layer 3 repassa esse pacote para as demais portas associadas 
    àquela VLAN. Portanto, se o administrador da rede não efetuar configurações 
    de VLAN nesse tipo de switch, esse switch não repassará pacotes de broadcast."

    Concordo com o amigo Marcel, acho que senão for implementada a VLAN
    no switch, o mesmo repassará os pacotes de broadcast a todas as suas portas.
  • Ao receber um pacote de broadcast por uma porta associada a uma VLAN X, um switch layer 3 repassa esse pacote para as demais portas associadas àquela VLAN.
    CERTO. Um switch de camada 3 realmente impede o broadcast, no entanto ao criar a VLAN nesse switch, ele irá diferenciar um grupo da VLAN do outro por meio da camada 3(IP). Sendo uma VLAN (mesmo domínio de colisão) o broadcast será repassado.

    Portanto, se o administrador da rede não efetuar configurações de VLAN nesse tipo de switch, esse switch não repassará pacotes de broadcast.
    ERRADO. É necessário configurar o switch caso deseje bloquear o envio de broadcast.
  • Só para não confundir diante do comentária acima: Domínio de colisão é diferente de domínio de broadcast.
    Domínio de colisão: Ex: cada porta de um switch é um dominío de colisão diferente, independente de VLAN.
    Domínio de broadcast: é dividido em relação a rede, ou seja, um rede, uma VLAN ou um porta de um roteador.
  • Na verdade o switch não encaminhará o pacote para as demais portas da rede. O que acontece é que se determinada porta não está associada a nenhuma VLAN em particular, o switch automaticamente seta uma VLAN default, que no caso é a VLAN_1.

    Ou seja, o switch não deixa de repassar os pacotes de broadcast, porém não enviará para a rede correta! Para que isto seja possível, é necessário a configuração explícita desse.
  • OLá!
    Devemos lembrar que o broadcast pode ser tanto da camada 2 (#FF...) quanto da 3 (255.255...). E devemos lembrar por último que, a VLAN é setada pelo acréscimo dos 4 bytes no header da layer 2, ou seja, não depende de configuração do Switch! Sem contar que a comunicação entre VLANS dentro de um mesmo Switch, é feita pelo IP.

  • se nenhuma configuração de vlan é feita no switch, ele sempre encaminhará frames broadcast, porque ele é um segregador de domínios de colisão e não de broadcast. Se eu uso o recurso de vlan, ai o switch passa a ser um segregador de domínios de broadcast.

  • O que ele tá querendo saber, traduzindo, é: quando eu compro um switch L3, eu tiro ele da caixa, se eu contecta-lo em minha rede e apenas criar VLANs, sem fazer mais nada nele, qual seu comportamento? Ele atua como um switch L2, ou seja, "isola" cada VLAN em seu domínio de broadcast, ou ele repassa pacotes em broadcast para todas as VLANs(permitindo a comunicação entre elas)?

    A resposta é a primeira opção. Por padrão, Switches Layer 3, ao receber um pacote de broadcast por uma porta associada a uma VLAN NÂO repassa esse pacote para as demais portas associadas àquela VLAN. Ou seja, caso o administradora deseje o repasse de pacotes de broadcast, ele deve configurar o switch para tal.

    Outras informações acerca de VLANS:

    Elas podem ser usadas para criar grupos de trabalho virtuais. Por exemplo, no ambiente de um campus, os professores que estão trabalhando no mesmo projeto podem enviar mensagens de broadcast entre si sem a necessidade de pertencer ao mesmo departamento. Isso pode reduzir o tráfego se a capacidade de multicast do IP for usada previamente. Pessoas pertencentes ao mesmo grupo podem enviar mensagens de broadcast com absoluta garantia de que os usuários nos demais grupos não receberão essas mensagens.

    Já [2] afirma que basicamente, criar VLANs significa criar domínios de broadcast, ou seja, cada VLAN é seu próprio domínio de broadcast. Em nosso caso[[no caso do exercicio demonstrado pelo autor no livro]], estaríamos isolando os broadcasts dos departamentos de RH, Marketing e Vendas ao associarmos cada um deles a uma VLAN diferente. Dessa

    forma, a performance da rede melhoraria, assim como a sua segurança.

    Nota: tanto switches L2 quando L3 são capazes de criar VLANS, mas apenas os L3 têm a capacidade de prover comunicação entre elas. Do contrario, serão apenas VLANS isoladas.

    Fonte:

    [1] Forouzan

    [2] Filippetti, CCNA, 4.1

  • UMA BELA QUESTÃO. DIGA-SE DE PASSAGEM.