"Ao receber um pacote de broadcast por uma porta associada a uma VLAN X, um switch layer 3 repassa esse pacote para as demais portas associadas àquela VLAN". Afirmação verdadeira.
"se o administrador da rede não efetuar configurações de VLAN nesse tipo de switch, esse switch não repassará pacotes de broadcast." Afirmação errada.
Se o administrador da rede não efetuar configurações de VLAN no switch, o switch repassará pacotes de broadcast para todas as demais portas do switch, pois todas estarão no mesmo domínio de rede.
O que ele tá querendo saber, traduzindo, é: quando eu compro um switch L3, eu tiro ele da caixa, se eu contecta-lo em minha rede e apenas criar VLANs, sem fazer mais nada nele, qual seu comportamento? Ele atua como um switch L2, ou seja, "isola" cada VLAN em seu domínio de broadcast, ou ele repassa pacotes em broadcast para todas as VLANs(permitindo a comunicação entre elas)?
A resposta é a primeira opção. Por padrão, Switches Layer 3, ao receber um pacote de broadcast por uma porta associada a uma VLAN NÂO repassa esse pacote para as demais portas associadas àquela VLAN. Ou seja, caso o administradora deseje o repasse de pacotes de broadcast, ele deve configurar o switch para tal.
Outras informações acerca de VLANS:
Elas podem ser usadas para criar grupos de trabalho virtuais. Por exemplo, no ambiente de um campus, os professores que estão trabalhando no mesmo projeto podem enviar mensagens de broadcast entre si sem a necessidade de pertencer ao mesmo departamento. Isso pode reduzir o tráfego se a capacidade de multicast do IP for usada previamente. Pessoas pertencentes ao mesmo grupo podem enviar mensagens de broadcast com absoluta garantia de que os usuários nos demais grupos não receberão essas mensagens.
Já [2] afirma que basicamente, criar VLANs significa criar domínios de broadcast, ou seja, cada VLAN é seu próprio domínio de broadcast. Em nosso caso[[no caso do exercicio demonstrado pelo autor no livro]], estaríamos isolando os broadcasts dos departamentos de RH, Marketing e Vendas ao associarmos cada um deles a uma VLAN diferente. Dessa
forma, a performance da rede melhoraria, assim como a sua segurança.
Nota: tanto switches L2 quando L3 são capazes de criar VLANS, mas apenas os L3 têm a capacidade de prover comunicação entre elas. Do contrario, serão apenas VLANS isoladas.
Fonte:
[1] Forouzan
[2] Filippetti, CCNA, 4.1