SóProvas


ID
2103496
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista as teorias administrativas, analise os itens abaixo acerca das organizações formais.

I Por excelência são as burocracias.

II Caracterizam-se por suas regras, regulamentos e estruturas hierárquicas.

III Tentam regular o comportamento humano.

IV Constituem um sistema preestabelecido de relações estruturais impessoais.

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

Alternativas
Comentários
  • -          A teoria da burocracia, criada por Max Weber, tem como características impessoalidade nas relações, padronização dos processos e formalização das comunicações.

                Uma coisa que devemos ter em mente é que a Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista de governança. Weber concebeu a Burocracia como o modelo mais racional existente, o qual seria mais eficiente na busca dos seus objetivos.

     

                Continuando, as características principais da Burocracia são:

     

    Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.

    Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.

    Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).

                O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.

  • Errei por considerar a I incorreta, mas encontrei no livro do Chiavenato, edição de 2004:


    "As organizações formais por excelência são as burocracias. Os estruturalistas se iniciaram na teoria da burocracia."


    Então tá, né? :(

  • A ESTRUTURA INFORMAL COMPLEMENTA A ESTRUTURA FORMAL.

  • Gab. D

    I, II, III e IV