SóProvas


ID
2103595
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Após 16 anos, oposição na Venezuela ganha maioria na Assembleia

    7 dezembro 2015

     

    A oposição na Venezuela conquistou a maioria das cadeiras na Assembleia Nacional, revertendo quase duas décadas de domínio dos socialistas (desde 1999, com a primeira eleição de Hugo Chávez) representados pelo presidente Nicolás Maduro.

    Cinco horas após o fechamento do pleito, com 96% das urnas apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral, órgão responsável pela apuração dos votos, anunciou que a oposição ganhou 99 das 167 cadeiras do Parlamento do país.

    Os socialistas, por sua vez, ficaram com 46 cadeiras. Outras 22 ainda vão ser definidas.

    Maduro admitiu a derrota, afirmando que seu partido reconheceu "os resultados adversos".

    A aliança da oposição, formada por partidos conservadores e de centro, diz estar confiante de que vai obter 112 cadeiras depois de 17 anos de governo socialista.

    De acordo com opositores, se confirmada a hipótese, seria possível aprovar leis que permitiriam a libertação de prisioneiros políticos e reverter, por exemplo, indicações do Judiciário feitas pelo governo atual.

    "Os resultados são como esperávamos. A Venezuela venceu. É irreversível", tuitou Henrique Capriles, principal figura da oposição e ex-candidato à presidência.

    Apesar da derrota, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que governa o país, ainda deve manter forte representatividade no cenário político, já que controla muitos municípios.

    As eleições foram amplamente vistas como um referendo antecipado para Maduro, o sucessor de Hugo Chávez (1954-2013), e as políticas socialistas do partido.

    A oposição acusou o PSUV de destruir a economia e esbanjar as riquezas de petróleo do país.

    Maduro, por sua vez, diz que seu partido defende os interesses dos venezuelanos comuns e quer completar a chamada "Revolução Boliviariana", iniciada por seu antecessor, Hugo Chávez.

     

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151207_vitoria_oposicao_venezuela_lgb

     

    LETRA C