-
O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.
Um fato importante é a apresentação de bastante informação; caso se trate de algo novo esse se faz imprescindível.
Quando se trata de temas polêmicos, a apresentação de argumentos se faz necessária para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.
O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas.
O texto expositivo pode apresentar recursos como a:
- instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;
- informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;
- descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;
- definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando;
- enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo;
- comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;
- o contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ângulo, ou que há posições contrárias.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm
-
Gab. D.
Texto expositivo.
Mas, pode ter confundido um pouco pelo teor argumentativo, que está presente, mas não predomina.
Texto argumentativo - expositivo
# Observa-se que o texto trata-se de argumentação.
Argumentar é exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor. É, pois, necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convicente.
A argumentação apela não só à nossa racionalidade (ex. discurso político, sermões do Padre António Vieira), como também à nossa emotividade (ex. texto publicitário).
O texto argumentativo é, por isso, um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através de argumentos adequados.
# Mas, as características predominantes são de exposição
Para construíres um texto expositivo - argumentativo deverás ter em atenção os seguintes aspectos:
1 - Estrutura do texto/ progressão temática:
Introdução - parte incial onde se apresenta o ponto de vista a defender, de modo claro e bem definido.
# Linhas 1 e 2: "Diante de um estímulo relevante, nossa mente recorre a um “truque”: a reação a distrações tende a diminuir, de modo que, comparativamente, o alvo de interesse ganha destaque em relação aos demais"
Desenvolvimento - explicitação do ponto de vista; apresentação de argumentos que provam a sua veracidade: factos, exemplos, citações, testemunhos, e.t.c.
# A partir da linha 11: "Os neurocientistas cognitivos John Gaspar e John McDonald, ambos pesquisadores da Universidade Simon Fraser, na Colúmbia Britânica, Canadá, chegaram a essa conclusão..."
Conclusão - parte final, constituída por uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento
-
No texto expositivo, o objetivo central do locutor (emissor) é explanar sobre determinado assunto, a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração.
[ Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ ]
-
Gabarito: Letra D.
No texto EXPOSITIVO o autor tem o interesse de explicitar algum assunto mediante alguns recursos como o da definição sobre algo. Já o texto ARGUMENTATIVO tem, como prinicipal função, a missão de tentar convencer o leitor a aceitar como certa a sua opinião.
-
Exposição: O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.
-
d)
exposição.
-
Gabarito: d) Expositivo.
O objetivo da exposição é transmitir conhecimentos,instruir ou ensinar o leitor- intérprete por meio de informações que ele ainda não possua. Muito usada no meio acadêmico e para a propagação do conhecimento científico. É marcada pela função Denotativa e, por força de costume redigida pela terceira pessoa.
As características do trabalho final se assemelham bastante às do relato. Diferenciam-se somente no objeto: Relato, publica Fatos reais; exposição, transmite conhecimentos especificos, conhecimentos teóricos.
Fonte: Wander Garcia; Arthur Trigueiro e Renan Flumian. TUDO EM UM PARA CARREIRAS POLICIAIS,Editora FOCO, São Paulo, p. 394, 2015.
-
A finalidade essencial de um texto expositivo é trazer conceitos, discutir um
assunto de maneira impessoal e objetiva, ou seja, sem defesa clara de uma
opinião. Não há defesa de tese, apenas exposição clara e atemporal de ideias.
Gabarito: d) Expositivo
-
A partir da questão Q701324 da mesma prova já saberíamos responder, já que nela pede a intenção comunicativa que é: informar sobre a capacidade de concentração do cérebro para evitar distrações. Atentando para a palavra "informar", concluímos que se trata de um texto expositivo. :)
-
REDAÇÃO CESPE = EXPOSITIVA = MOSTRAR CONHECIMENTO
REDAÇÃO FCC /FGV = DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA
-
A parti dessa informação do texto
O neurocientista acredita que pesquisas desse tipo, algum dia, poderão ajudar os cientistas a entender o que ocorre no cérebro de pessoas com problemas de atenção, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H). Em um mundo cada vez mais permeado de distrações, o que é um importante fator para acidentes de trânsito, qualquer insight sobre como o cérebro concentra atenção deve despertar também a nossa.
Deixa claro que o objetivo é a inforrmação. (Texto Dissertativo Exporsitivo)
LETRA D
-
O primeiro parágrafo talvez tenha confundido, pois é predominantemente narrativo.
Neste tipo de questão, ajuda classificar cada parágrafo e depois fazer uma contagem.