-
Correto Letra D
A primeira conclusão que se deve tirar é que a figura se trata de um triângulo-retangulo: a soma de todos os ângulos internos de um triângulo sempre é igual a 180, e se somarmos os ângulos que ele obteve, teremos 90, restando mais 90 para a soma, o que nos garante que há um ângulo reto neste triângulo.
Em questões assim, sem imagens, trace um rápido esboço da figura: já temos o ponto A. O ponto B será a estaca. Por fim, o ponto C será o farol da ilha. Temos pelo enunciado que a distância AB = 50 m. O ângulo B[A]C = 30° e o ângulo A[B]C = 60°. O ângulo restante, B[C]A = 90°.
Mesmo não tendo desenhado, pode-se saber que lado é a hipotenusa assim: TODA E QUALQUER hipotenusa está oposta ao ângulo reto (90°) - portanto, a hipotenusa não pode conter o ponto C no nosso caso, pois B[C]A é o ângulo reto. Então, a hipotenusa é o lado AB, de 50 metros.
Queremos o tamanho do lado AC (início-ilha), e para isso, associaremos a definição de cosseno (cateto adj. sobre hipotenusa) no ângulo B[A]C:
cos(B[A]C) = AC/AB
√3/2 = AC/50
AC = 25√3 m
https://brainly.com.br/tarefa/6766945
-
Essa resolve com o triangulo amiguinho!!!!!
-
A b*sta do enunciado não ajuda, mas o triangulo seria algo como isto:
https://s1.postimg.org/3mt5ukdcv/Sem_t_tulo.png
-
PONTOS DIFERENTES ELE CHAMA DE ILHA E PRAIA, COMO SE NUMA ILHA NÃO TIVESSE PRAIA, (AI VOCÊ NÃO SABE SE É A PRAIA DA ILHA OU OUTRO PONTO, SEM CONTAR QUE CHAMA O MESMO PONTO DE ILHA E ESTACA E OUTRO DE PRAIA E FAROL. ENUNCIADO BEM CONFUSO DESNECESSÁRIO.
-
O enunciado não ajuda. A imagem do problema é algo como isto:
http://imageshack.com/a/img924/2655/WT0vgx.jpg
-
Tenho pena dos concurseiros do nordeste que têm que se sujeitar a uma banca dessa. A impressão que dá é que a Dilma escreveu o enunciado. E o examinador deve ganhar pouco né?