SóProvas


ID
21046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BB trabalha com intermediações em diversas áreas, tais como sistema de seguros privados, previdência complementar, administração de cartões de crédito e títulos de capitalização, entre outros. Acerca dessas atividades do BB, julgue os itens subseqüentes.

Os cartões de crédito conhecidos como cartões de loja, ou retailer cards, são aqueles emitidos por lojas e que só podem ser usados nas redes dessas lojas.

Alternativas
Comentários
  • são os chamados cartões restritos.ex:c&a, que só pode ser usado nas próprias lojas...Servindo também para manter a fidelidade entre os clientes;
  • Estes cartões, também chamados de "Cartões Private Label" são cartões de crédito emitidos por um varejista e usualmente válidos apenas para a realização de compras com este varejista. São diferentes dos cartões de crédito de uso genérico, pois não têm uma bandeira de aceitação universal em todo o comércio, tais como as bandeiras Mastercard, Visa e American Express. [6]Por terem uma aceitação limitada a uma única cadeia de varejistas, são cartões direcionados a um público alvo específico e que, na maioria das vezes, já é cliente deste varejista. Seu surgimento no Brasil remonta à década de 1970 com os extintos cartões Mappin e Mesbla, precursores do conceito no Brasil.Bons estudos!!!Kátia
  • Eu entraria com recurso nessa questão. Não são todos os cartões de loja que SÓ podem ser usados nas redes dessas lojas. Eu mesmo tenho um cartão de uma rede de supermercados e posso usá-lo onde quiser até o meu limite. Portanto, se estivess escrito: "... são aqueles emitidos por lojas e que, EM REGRA, só podem ser usados...", aí tudo bem. Mas a generalização, pra mim, torna a questão errada.
  • Questão mal redigida, passivel de anulação.
    O colega acima tem razão, diversas redes de lojas põem cartões que podem ser utilizados além da própria loja.
    Deus nos abencoe.
  • Cartões de loja (retailer cards)
    Os cartões de loja, emitidos principalmente por grandes redes varejistas, normalmente só podem ser usados nas lojas da rede emissora. A utilização do cartão de loja geralmente implica a postergação do pagamento (Algumas vezes o emissor do cartão admite o parcelamento da obrigação, sem encargos financeiros explícitos). No vencimento, quase sempre tendo de voltar ao estabelecimento comercial, o devedor utiliza dinheiro em espécie ou outro instrumento de pagamento (dinheiro em espécie, cheque ou cartão de débito) para liquidar sua obrigação. 

    www.bacen.gov.br
  • Colega Gabriel Moreira dos Santos a questão está correta. O tipo de cartão que você se refere está conceituado como Co-branded. 

    Co-branded são cartões de crédito similares aos cartões Private label, só que com a vantagem do cliente poder comprar em qualquer estabelecimento credenciado a bandeira do cartão e não somente na rede varejista em que o cartão foi emitido.

    Os cartões co-brandeds foram inicialmente idealizados por Henry Ford para facilitar o acesso a crédito para seus possíveis clientes.

    Um exemplo são os cartões emitidos pela TAM ou GM. Podem ser usados em qualquer loja ou estabelecimento, além é claro, da loja emissora.

    O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Corintios 13.7
    Abraço a todos.

  • Private label:
    1.1.2 O que é um cartão Private Label
    No mercado existem alguns conceitos de cartão Private Label. Por exemplo:
    • Cartões de débito (Private Label)
    Utilizados para aquisição de bens ou serviços em pontos de emissão 
    específicos, normalmente lojas de departamento ou qualquer outro 
    ponto comercial de porte.
     têm como vantagem para o recebedor a garantia de crédito previamente 
    aprovado e, para o usuário do cartão, o status de cliente preferencial.
    A grande desvantagem é a cobrança de juros sobre o saldo devedor 
    a partir do momento da compra. Entretanto, cada cartão pode ter 
    o perfil desejado pelo comerciante e, assim, em alguns casos, oferecer prazos, carências e até taxas mais baixas do que as praticadas 
    no mercado. Apesar disso, representam um estímulo ao consumo 
    (FOrtUNA, 2002, p.178).
    • Cartões de compra (Private Label)
    São cartões que somente podem ser utilizados na rede que corresponde a sua marca, como, por exemplo, o Cartão Marina, aceito 
    somente na rede de Lojas Marina (LiMA, 2003, p.18).
  • Os cartões private label não tem nada a ver com co-branded, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...não me venham colar texto de wikipedia pra eu ler....e quem der ruim, que explique melhor!!

    PRIVATE LABEL OU RETAILER CARDS: aqueles de uso RESTRITO nos estabelecimentos da empresa emissora.

    CO-BRANDED: São cartões de loja em parceria com bandeiras, ex, cartão c&a com bandeira visa, também possibilita o acúmulo de pontos conforme utilização.

    OPEN PRIVATE: é o private label, só que credenciado a outros estabelecimentos, não restringindo seu uso a determinada empresa.

    CHARGE CARDS: cartão com valor armazenado que pode ser recarregado. Utilizado principalmente no pagamentoi de transporte, e telefonia.