SóProvas



Questões de Cartão de Crédito


ID
19534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a cartões de crédito, julgue os itens subseqüentes.

Na sistemática observada no Brasil, o titular do cartão de crédito não paga encargos financeiros quando as compras de mercadorias e serviços são pagas integralmente na primeira data de vencimento seguinte à compra.

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão, porque pensei na anuidade.
  • Errei, porque pensei igual o colega acima.

    mas o que é anuidade?
    Anuidade não é encargo financeiro.
    Anuidade: cobrada ao portador para se associar a sistema de cartão de crédito. Algumas administradoras já estão deixando de cobrar essa tarifa.



    Bons Estudos!
  • Quando o valor é pago integralmente na primeira data de vencimento, é considero pagamento à vista. Por isso não se paga os encargos financeiros.

    Encargos Financeiros: as mais comuns são as "despesas incorridas de juros a vencer", que normalmente são contabilizadas pelo método "pro rata temporis" no mês em que incorrem, sendo pagas ou amortizadas em períodos subsequentes.

  • Galera, encargos financeiros = JUROS

    Que Deus nos abencoe sempre!
  • Resposta Certa!

    Ou seja, quando se paga em dia não paga encargos!

  • Olha,

    Na compra de mercadorias, eu concordo que se houver o devido pagamento na data correta, não haverá o lançamento de Encargos Financeiros. Mas na compra de um serviço isso não é verdade! Quando se pega dinheiro emprestado do cartão de crédito, ainda que se pague o valor total na próxima data de vencimento, o usuário terá sim de pagar os juros correspondentes.

    Outro exemplo é o pagamento de faturas (água, luz, telefone) via cartão de crédito. Aqui também haverá o lançamento de cobrança a parte pela realização do serviço. Peço que me corrijam se estiver enganado.

    Bons estudos pessoal!


  • Concordo com alguns comentários,entretanto penso que no cartão é cobrado IOF por acaso isso não seria um encargo financeiro e sabemos que ele é cobrado por transação e não em na data marcada da fatura .

  • Ou seja, não paga multa por atraso. questao correta.

  • Se pagar a fatura na data de vencimento - não tem encargos

    Pagou o valor minimo - Credito rotativo - Encargos (juros) 

  • Esse tipo de questão tem que ser lida e relida. É simples, sim, mas se ler rapidamente pode causar dúvidas. 
    Se paga na primeira data de vencimento, não gera encargos, certo? Certo.
    Se paga no dia seguinte ao da compra, não gera encargos, certo? Certo

    Mas ao ler: "primeira data de vencimento seguinte à compra" pode levar o candidato a pensar que está sendo pago em atraso e com isso, geraria sim encargos. 

    Bons estudos


  • Tinha um cartão de crédito que não tinha anuidade nem mensalidade, porém cobrava R$ 1,50 por cada compra que eu fazia, fiquei na dúvida pensando que nessa condição seria um encargo, mas analisando que encargo se refere a juros, então a questão está Certa.

  • O estabelecimento comercial registra a transação com o uso de máquinas mecânicas ou informatizadas, fornecidas pela administradora do cartão de crédito, gerando um débito do usuário-consumidor a favor da administradora e um crédito do fornecedor do bem ou serviço contra a administradora, de acordo com os contratos firmados entre essa partes. Periodicamente, a administradora do cartão de crédito emite e apresenta a fatura ao usuário-consumidor, com a relação e o valor das compras efetuadas.

  • Ana Maria Gomes, belo comentário

    foi o meu caso.. tive que ler varias vezes por conta desse final.

    "primeira data de vencimento seguinte à compra"


ID
19537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a cartões de crédito, julgue os itens subseqüentes.

Cartões com valor armazenado, conhecidos como charge cards, são utilizados para pagamentos de serviços diversos e para compras de grande valor.

Alternativas
Comentários
  • O cartão com valor armazenado é utilizado para pagamento de serviços específicos, relacionados principalmente com o uso de telefones e meios de transporte público, ou compras de pequeno valor.
  • Serviços especificos e pequenas compras.
  • O cartão com valor armazenado é utilizado para pagamento de serviços específicos, relacionados principalmente com o uso de telefones e meios de transporte públicos, ou compras de pequeno valor. No primeiro caso, atualmente o mais comum, os emissores são as próprias concessionárias dos serviços públicos e a aquisição do cartão é feita principalmente em pequenos estabelecimentos comerciais credenciados. Nessa situação, os serviços são pré-pagos e o cartão, quando esgotado seu limite de utilização, é geralmente descartado.No segundo caso, o cartão é emitido por instituição bancária que o carrega com certo valor, para utilização pelo cliente nos estabelecimentos comerciais credenciados. Esse tipo de cartão pode ser recarregado várias vezes, observando-se, em cada uma delas, valor limite de carregamento fixado pelo emissor. Nesse formato, o cartão com valor armazenado ainda se encontra em fase embrionária no Brasil, sendo utilizado no âmbito de projetos pioneiros desenvolvidos pela Visa e pela Mastercard. fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBEST2005
  • é o mesmo que o Cartão de Valor Agregado.

    esses cartões vêm substituindo o uso de papeis como : Tickets aimentação, vale-refeição, vale -Transporte e etc...

  • Esse tipo de cartão pode ser recarregado várias vezes

  • Oi pessoal,

    Charge card - Designação própria pela qual em língua inglesa são conhecidos os cartões de crédito cujo saldo deve ser pago na íntegra até à data-limite indicada em cada extracto. Por outras palavras, são cartões que concedem apenas “crédito gratuito” e contrariamente aos outros cartões de crédito não permitem crédito “renovado”.


    Bons estudos!

    Fonte: http://www.emis.co.ao/index.php?file=glossary

  • Pode-se incluir ainda os cartões "pré-pagos" muito utilizados em viagens ao exterior.

    Geralmente serve para "pequenas" compras.

  • Gente é serviços ESPECÍFICOS (Vale Transporte, Vale Alimentação) e compras de PEQUENO valor.

  • Cartões com valor armazenados são os smart card, que são cartões pré-pagos.

  • Os charge cards, vendidos pelos estabelecimentos comerciais, são cartões com valores previamente armazenados, para que o cliente possa utilizá-los sem necessidade de abrir uma conta. Portanto, é destinado para compras de pequeno valor.

    Resposta: Errado


ID
19579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Factoring é uma atividade comercial mista atípica, que conjuga serviços com compra de créditos (direitos creditórios) resultantes de vendas mercantis. É fomento mercantil, porque expande os ativos de suas empresas-clientes. Já o arrendamento mercantil (leasing) é uma forma de se ter um bem sem comprá-lo, seguindo o princípio de que o lucro vem da utilização do bem e não de sua propriedade. Paralelamente ao factoring e ao leasing, o cartão de crédito, por meio de sua administradora, tem um importante papel na circulação de riquezas. Acerca do factoring, do leasing e das sociedades administradoras de cartões de crédito, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, as administradoras de cartões de crédito ganharam maior crescimento a partir da extinção da regra da bandeira exclusiva, que impedia um mesmo emissor (banco) de operar com mais de uma bandeira.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa!

    Lançado no Brasil em 1956, o cartão de crédito ganhou maior importância a partir da década de 90. Contribuíram para isso a eliminação de algumas restrições antes impostas ao seu uso, como, por exemplo, a que proibia sua utilização para compra de combustíveis, bem como a extinção da regra da “bandeira exclusiva”, condição de mercado existente até 1996 que impedia um mesmo emissor (banco) de operar com mais de uma “bandeira” (as principais “bandeiras” são Visa, Mastercard , American Express e Hipercard).

    Bons estudos =]
  • As bandeiras possuem um acquirer que é o órgão financeiro responsável pela união, gerenciamento e também pelo relacionamento entre os estabelecimentos comerciais, que possuem autorização de determinadas bandeiras de cartões, Cada acquirer pode se responsabilizar por várias bandeiras, no Brasil os acquires existentes são RedeCard, VisaNet e Amex. Sendo que o primeiro (RedeCard) é responsável pela comunicação com os estabelecimentos para as bandeiras MasterCard, Diners Club e RedeShop; já o VisaNet e o Amex são os interlocutores responsáveis pelos estabelecimentos que aceitam os cartões Visa e American Express
    Em definição geral Bandeira é quem patenteia uma empresa a fornecer liberação para que estabelecimentos utilizem o sistema de pagamentos do seu cartão de crédito, ou seja, é a marca identificadora do cartão. É também a bandeira que define as regras do cartão e a rede de liberação local e internacional.
    As principais bandeiras disponíveis no Brasil são:
    American Express
    Aura
    Elo
    Hipercard
    MasterCard
    Sorocred
    Visa
    Cartão BNDES
    Diners Club
    Atentem-se para difernça entre BANDEIRA E OPERADORAS:
    OPERADORAS: São os bancos que emitem o cartão de crédito, porém estes cartões são de responsabilidade de uma operadora de cartão de crédito, que na maioria das vezes são os próprios bancos, as operadoras têm a função de estabelecer limites de créditos, juros, taxas, etc a serem cobradas, mas esses valorem devem estar em conformidade com os direitos do consumidor. As principais operadoras de cartões de créditos são:
    Cartão de Crédito Itaú
    Cartão de Crédito Bradesco
    Cartão de Crédito Santander
    Cartão de Crédito Banco do Brasil
    Cartão de Crédito CAIXA
    Cartão de Crédito HSBC
    E outros como: Unicard, PanAmericano, Credicard, Ibi, TAM, Casas Bahia, Carrefour, Extra, Americanas, etc


ID
19699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A expansão do crédito favorece a produção de bens e serviços e o consumo. Nesse sentido, atento às novas demandas, o setor financeiro cumpre seu papel primordial de intermediação e promove forte expansão do crédito aos clientes por meio de empréstimos e financiamentos. No referente às modalidades e características das operações de crédito, julgue os itens subseqüentes.

Crédito rotativo é uma modalidade de empréstimo na qual a amortização periódica não é obrigatória. Geralmente, pagam-se apenas os juros contratuais, mantendo-se o saldo devedor.

Alternativas
Comentários
  • NO credito rotativo as amortizacoes  podem ser pagas a qualquer hora 
  • Questão Certa!

    Credito rotativo, é como os limites de cartao de credito.
    Voce tem um limite definido, supondo mil reais, voce compra algo de 100 reais, sobra um limite de 900 reais. Ai voce paga apenas uma parte, 50 reais, voce passa a ter um limite de 950 reias.
    É assim, um credito rotativo, voce gasta até onde o limite lhe permitir, quando voce paga, o valor do pagamento volta a incorporar o limite.

    Bons estudos =]
  • "o crédito rotativo é um limite adicional fornecido pelas instituições financeiras ao cliente (mutuário), assim, o usuário do cartão pode sacar e utilizar o dinheiro mediante futuro pagamento de juros equivalente ao valor utilizado."

  • édito rotativo é um tipo de crédito que funciona de forma semelhante a um "empréstimo de emergência", sendo concedido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

    Mediante o contrato de crédito rotativo abre-se uma linha de crédito a uma pessoa física ou jurídica com limite pré-estabelecido e que pode ser utilizado de forma automática pelo tomador, de acordo com suas necessidades. O crédito disponível diminui na medida em que o tomador o utiliza e aumenta na medida em que é feito o pagamento do principal já utilizado

  • Juros + IOF.


ID
20605
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre cartões de crédito, analise:

I. Permitem compatibilizar as necessidades de consumo dos titulares às suas disponibilidades de caixa, à medida em que a data de vencimento da fatura coincida com o crédito dos seus salários.
II. Oferecem aos titulares a possibilidade de parcelar o pagamento de suas compras, concedendo-lhes um limite de crédito rotativo.
III. Podem proporcionar benefícios adicionais aos titulares, à medida em que realizem parcerias com empresas reconhecidas no mercado (cartões cobranded).

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • É o cartão de crédito que leva a marca da sua empresa, aceito pelas principais bandeiras de cartões nacionais e internacionais. Com ele, seu cliente faz compras à vista ou parceladas, realiza saques nos terminais 24 horas ou nas agências Unibanco e ainda paga as contas.

    Confira as vantagens do Cartão Cobranded:

    Fidelização à Marca;
    Descontos exclusivos que incentivam a recompra;
    Eliminação do risco de inadimplência;
    Relacionamento com o cliente por meio da comunicação emitida pelo cartão;
    Canal de contato mensal com o cliente
  • É isso aí, todos os itens estão corretos!
  • eu não entendi o item I, pois tem cartçao de crédito que oferece limite bem maior que o salário.
  • se refere às opções de vencimento que o cliente escolhe, ou seja, geralmente as administradoras disponibilizam 4 datas de vencimento e o cliente escolhe logicamente vencimentos próximos aos dias de pagamento (dinheiro em caixa)...
  • Errei o item I pois na minha opinião a data de vencimento da fatura não precisa COINCIDIR com o crédito do salário, basta que seja posterior ao crédito.
  • Acredito que esteja desatualizada.
  • I- e III com erros de português, ou é" a medida que" ou "na medida em que"

    sendo valor de causa, o correto seria na medida em que.

    nota 0 para a banca !!!

    Só para constar, se essa questão foi realmente redigida erroneamente pela FCC, haveria duas formas de intepretação: proporção (à medida que ) outra causa e consequência (na medida em que).

  • Não entendi o item 2. Pois crédito rotativo é para quem faz pagamento mínimo

  • I – Correto. As administradoras do cartão costumam oferecer algumas opções de data de vencimento para a fatura do cartão ao ofertá-lo para o cliente. Uma opção comum para escolha dessa data de vencimento, é uma que seja próxima ao momento do recebimento do salário. Assim, as necessidades de consumo realizadas com o cartão de crédito se podem ser compatibilizadas com o salário.

    II – Correto. Os cartões de crédito oferecem a opção de compras parceladas e um limite de crédito rotativo.

    III – Correto. Os cartões de crédito diferenciados realizam parcerias com empresas e oferecem benefícios extras aos clientes.

    Resposta: E


ID
21046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BB trabalha com intermediações em diversas áreas, tais como sistema de seguros privados, previdência complementar, administração de cartões de crédito e títulos de capitalização, entre outros. Acerca dessas atividades do BB, julgue os itens subseqüentes.

Os cartões de crédito conhecidos como cartões de loja, ou retailer cards, são aqueles emitidos por lojas e que só podem ser usados nas redes dessas lojas.

Alternativas
Comentários
  • são os chamados cartões restritos.ex:c&a, que só pode ser usado nas próprias lojas...Servindo também para manter a fidelidade entre os clientes;
  • Estes cartões, também chamados de "Cartões Private Label" são cartões de crédito emitidos por um varejista e usualmente válidos apenas para a realização de compras com este varejista. São diferentes dos cartões de crédito de uso genérico, pois não têm uma bandeira de aceitação universal em todo o comércio, tais como as bandeiras Mastercard, Visa e American Express. [6]Por terem uma aceitação limitada a uma única cadeia de varejistas, são cartões direcionados a um público alvo específico e que, na maioria das vezes, já é cliente deste varejista. Seu surgimento no Brasil remonta à década de 1970 com os extintos cartões Mappin e Mesbla, precursores do conceito no Brasil.Bons estudos!!!Kátia
  • Eu entraria com recurso nessa questão. Não são todos os cartões de loja que SÓ podem ser usados nas redes dessas lojas. Eu mesmo tenho um cartão de uma rede de supermercados e posso usá-lo onde quiser até o meu limite. Portanto, se estivess escrito: "... são aqueles emitidos por lojas e que, EM REGRA, só podem ser usados...", aí tudo bem. Mas a generalização, pra mim, torna a questão errada.
  • Questão mal redigida, passivel de anulação.
    O colega acima tem razão, diversas redes de lojas põem cartões que podem ser utilizados além da própria loja.
    Deus nos abencoe.
  • Cartões de loja (retailer cards)
    Os cartões de loja, emitidos principalmente por grandes redes varejistas, normalmente só podem ser usados nas lojas da rede emissora. A utilização do cartão de loja geralmente implica a postergação do pagamento (Algumas vezes o emissor do cartão admite o parcelamento da obrigação, sem encargos financeiros explícitos). No vencimento, quase sempre tendo de voltar ao estabelecimento comercial, o devedor utiliza dinheiro em espécie ou outro instrumento de pagamento (dinheiro em espécie, cheque ou cartão de débito) para liquidar sua obrigação. 

    www.bacen.gov.br
  • Colega Gabriel Moreira dos Santos a questão está correta. O tipo de cartão que você se refere está conceituado como Co-branded. 

    Co-branded são cartões de crédito similares aos cartões Private label, só que com a vantagem do cliente poder comprar em qualquer estabelecimento credenciado a bandeira do cartão e não somente na rede varejista em que o cartão foi emitido.

    Os cartões co-brandeds foram inicialmente idealizados por Henry Ford para facilitar o acesso a crédito para seus possíveis clientes.

    Um exemplo são os cartões emitidos pela TAM ou GM. Podem ser usados em qualquer loja ou estabelecimento, além é claro, da loja emissora.

    O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Corintios 13.7
    Abraço a todos.

  • Private label:
    1.1.2 O que é um cartão Private Label
    No mercado existem alguns conceitos de cartão Private Label. Por exemplo:
    • Cartões de débito (Private Label)
    Utilizados para aquisição de bens ou serviços em pontos de emissão 
    específicos, normalmente lojas de departamento ou qualquer outro 
    ponto comercial de porte.
     têm como vantagem para o recebedor a garantia de crédito previamente 
    aprovado e, para o usuário do cartão, o status de cliente preferencial.
    A grande desvantagem é a cobrança de juros sobre o saldo devedor 
    a partir do momento da compra. Entretanto, cada cartão pode ter 
    o perfil desejado pelo comerciante e, assim, em alguns casos, oferecer prazos, carências e até taxas mais baixas do que as praticadas 
    no mercado. Apesar disso, representam um estímulo ao consumo 
    (FOrtUNA, 2002, p.178).
    • Cartões de compra (Private Label)
    São cartões que somente podem ser utilizados na rede que corresponde a sua marca, como, por exemplo, o Cartão Marina, aceito 
    somente na rede de Lojas Marina (LiMA, 2003, p.18).
  • Os cartões private label não tem nada a ver com co-branded, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...não me venham colar texto de wikipedia pra eu ler....e quem der ruim, que explique melhor!!

    PRIVATE LABEL OU RETAILER CARDS: aqueles de uso RESTRITO nos estabelecimentos da empresa emissora.

    CO-BRANDED: São cartões de loja em parceria com bandeiras, ex, cartão c&a com bandeira visa, também possibilita o acúmulo de pontos conforme utilização.

    OPEN PRIVATE: é o private label, só que credenciado a outros estabelecimentos, não restringindo seu uso a determinada empresa.

    CHARGE CARDS: cartão com valor armazenado que pode ser recarregado. Utilizado principalmente no pagamentoi de transporte, e telefonia.

ID
21754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor, mediante a comprovação de sua condição de usuário, adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais credenciados. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, com a apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, a administradora de cartão de crédito. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Quando o usuário do cartão de crédito opta por pagar parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras são as únicas que podem conceder financiamento para a quitação do débito restante junto à empresa administradora.

Alternativas
Comentários
  • As operadoras de cartão de crédito não são instituições finaceiras. Por isso, quando parcelam a fatura mensal entregam a administração a uma financeira.
  • SOCORRO...

    AQUI ESTÁ OUTRO CASO EM QUE EU PRECISARIA DA OPÇÃO 'ESTÁ VIAJANDO" PARA VALIDAR AS ESTRELINHAS...

    PARA QUEM ULTRAPASSOU O LIMITE DIÁRIO...

    GABARITO:

    CERTO!
  • cartão de crédito, pagou parcial vai ter juros, se tem juros SÓ FINANCEIRA PODE COBRAR

  • Gab.: CERTO

     

    18. Quais são as formas de o cliente liquidar o saldo devedor da fatura financiado no crédito rotativo? Posso contratar operação com outra instituição para liquidá-lo?

    O pagamento da fatura, na qual constará o valor remanescente do crédito rotativo ainda não liquidado, acrescido dos juros do período anterior, poderá ser feito com recursos do próprio cliente ou com recursos obtidos pelo cliente na própria instituição por meio de operação de crédito em outra modalidade. As instituições em geral oferecem a modalidade de “parcelamento de fatura”. Mas, o cliente pode obter crédito em outra instituição para liquidar a dívida.

     

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/cartao.asp


ID
21757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor, mediante a comprovação de sua condição de usuário, adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais credenciados. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, com a apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, a administradora de cartão de crédito. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A empresa emitente de um cartão de crédito, de acordo com as normas vigentes, fica responsável pelo pagamento de aquisições efetuadas mediante o uso do cartão, mesmo que o valor destas ultrapasse o valor-limite estabelecido para esse cartão.

Alternativas
Comentários
  • O responsavel pelo pagamento é a instituição financeira.
  • O que está errado na questão é essa informação: "mesmo que o valor destas ultrapasse o valor-limite estabelecido para esse cartão." Pois, a empresa emitente do cartão, de acordo com o contrato firmado, fica responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão, ATÉ O VALOR LIMITE COMBINADO.
  • Acho importante lembrar que algumas vezes quando o valor excede o limite do cartão, e este é pequeno, automaticamente a operadora libera o crédito. Neste caso a operadora ultrapassa o limite e se responsabiliza pelo mesmo, pois liberou o crédito. A operadora não se responsabiliza quando não autoriza a efetivação de compra que exceda o valor limite. Por isso a norma nem sempre é a prática. Mas como a questão pede a norma, então, correta. Mas me pegou... rsrsr
  •  A empresa emitente do cartão, de acordo com o contrato firmado com o consumidor, fica responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão, até o valor limite combinado.
    http://www.sebrae-sc.com.br/faq/default.asp?vcdtexto=2384&^^
  • A administradora reponde LIMITADAMENTE.
  • Confesso que ainda não entendi. Quem autoriza não fica responsável pelo pagto.?

  • A empresa emitente de um cartão de crédito, de acordo com as normas vigentes, fica responsável pelo RECEBIMENTO de aquisições efetuadas mediante o uso do cartão, mesmo que o valor destas ultrapasse o valor-limite estabelecido para esse cartão.

  • fica responsável pelo pagamento de aquisições efetuadas  (errado)

     


ID
21760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor, mediante a comprovação de sua condição de usuário, adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais credenciados. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, com a apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, a administradora de cartão de crédito. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Nas transações com cartão de crédito, a relação entre consumidor e fornecedor de bens e serviços perde a característica de contrato de compra e venda ou de prestação de serviços.

Alternativas
Comentários
  • A relação entre consumidor e fornecedor não se altera pela forma de pagamento.

  • Conforme o colega citou, "A relação entre consumidor e fornecedor não se altera pela forma de pagamento."
    Portanto a relação entre o consumidor e fornecedor de bens e serviços NÃO perde a característica de contrato de compra e venda ou prestação de serviços.

    Item ERRADO.
  • Não é pincel

  • Não é pincel


ID
22984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A empresa emitente do cartão, de acordo com o contrato firmado com o consumidor, fica ilimitada e solidariamente responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão.

Alternativas
Comentários
  • A empresa emitente do cartão, de acordo com o contrato firmado com o consumidor, fica LIMITADA e solidariamente responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão.
    Ela tem o dever de pagamento dos valores dentro do limite contratado.
  • bizarro, e alguem consegue comprar acima do limite do cartão???

  • vllw israell, 10 anos depois rsrsrs

  • Existe limite de compras no cartão...

  • Carlos Mota: Sim pode comprar acima do limite de credito se for feita a solicitação que pode ou não cobrar uma taxa por tal solicitação


ID
22987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A relação entre o consumidor e o fornecedor será alterada, se o pagamento for feito sob a forma de cartão de crédito.

Alternativas
Comentários
  • A relação de consumo, não pode ser alterada pela foram de pagamento.
  •  Qual é a relação estabelecida entre o consumidor e o fornecedor de bens e serviços?

    A relação entre o consumidor e o fornecedor não se altera pela forma de pagamento, sendo mantida a característica de um contrato, escrito ou não, de compra e venda ou de prestação de serviços.
    FONTE: http://www.soleis.com.br/cartao_credito.htm#ea

  • Nada à ver,pergunta se prefere q não haja a venda!??

  • Sinceramente, não sei quanto à vocês mais em 80% dos casos, mesmo que eu tenha estudado pra caramba essas questões da CESPE, nunca existe uma certeza absoluta do que realmente esses caras estão querendo dizer. Tu sempre tens um pacote de duvidas. Então aponta para a opção que achas e fecha o olho para ver se foi, mas sempre pisando em ovos.


ID
22990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O Banco Central do Brasil (BACEN) autoriza e fiscaliza o funcionamento das empresas administradoras de cartão de crédito.

Alternativas
Comentários
  • as administradoras de cartões de crédito, assim como as de factoring, por serem de natureza comercial e não financeira, não têm fiscalização por nenhum orgão/instituição do SFN.
  • As empresas de cartão de crédito e as Factoring são prestadoras de serviços.
  • As administradoras de cartão não são fiscalizadas nem autorizadas!
  • Poxa que pegadinha essa.
    Se não lembrar foi.
    Mas e os bancos que têm administradoras de cartões de crédito, no tocante à administração não haveria fiscalização?
    Um pouco estranho, mas avante com os estudos.
  • O BACEN regula e fiscaliza as operações de Cartão de Crédito somente nos casos em que a emissão do cartão tem a participação de uma Instituição Financeira. O Enuciado da questão leva Ao candidato em erro, jquando menciona  "... chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco". A afirmativa generalizou, por isso está incorreta, já que o BACEN só regula e fiscaliza no caso ESPECÍFICO de emissões de cartões que tenham a participação de IF's.
      
  • Mas como cai essa questão, meu Deus


    ano após ano, a CESPE repete essa questão em concursos

  • 1. O Banco Central regula e fiscaliza as operações de cartão de crédito?

    Sim. As atividades de emissão de cartão de crédito exercidas por instituições financeiras estão sujeitas à regulamentação baixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central do Brasil, nos termos dos artigos 4º e 10 da Lei 4.595, de 1964. Todavia, nos casos em que a emissão do cartão de crédito não tem a participação de instituição financeira, não se aplica a regulamentação do CMN e do Banco Central.


  • Oia ela dinovo aki rsrsr

  • Questão desatualizada!

  • 1. O Banco Central regula e fiscaliza os serviços de pagamentos vinculados a cartão de crédito?

    Sim. Os serviços de pagamentos vinculados a cartões de crédito emitidos por instituições financeiras ou instituições de pagamento estão sujeitos à regulamentação baixada pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil, nos termos dos arts. 4º e 10 da Lei 4.595, de 1964, e da Lei 12.865, de 2013.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/cartao.asp#l

    Logo, o item estaria Certo. Essa questão está desatualizada!


  • Somente quando se trata de INSTITUIÇÃO FINANCEIRA!

  • Outras instituições ou operações supervisionadas pelo Bacen em decorrência de atribuições legais são:

    l) empresas brasileiras que administram cartões de crédito de uso internacional: Lei 4.595,de 31 de dezembro de 1964; e

    [...] não dispõe de poder para fiscalizar quaisquer outras sociedades, a exemplo das de fomento comercial (factoring) e das administradoras de cartão de crédito de validade nacional, quando desenvolvem suas atividades regulares.

  • Importante salientar q para o STJ,as administradoras de cartão de crédito são sim I.F...vlw

  • Importante salientar q para o STJ,as administradoras de cartão de crédito são sim I.F...vlw

  • Nos termos do disposto pelo artigo 17 da Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o Conselho Monetário

    Nacional e o Banco Central não detêm competência para regulamentar e supervisionar as atividades

    das administradoras de cartões de crédito, por não serem consideradas instituições financeiras. No

    entanto, quando a emissão e administração desses cartões são exercidas por instituições financeiras, a

    atividade está sujeita à ação normativa e fiscalizadora do Banco Central (BANCO CENTRAL DO BRASIL,

    2011e).

  • ERRADO

    O BACEN não supervisiona as administradoras de cartão de crédito, exceto quando elas estiverem ligadas à instituição financeira.

  • gab: e

    As administradoras de cartões são as instituições, financeiras ou não, responsáveis pela emissão de cartões de crédito, de débito ou pré-pago.

    As principais operadoras de cartões de créditos (administradoras de cartões) são:

    Cartão de Crédito Itaú

    Cartão de Crédito Bradesco.

    Cartão de Crédito Santander.

    Cartão de Crédito Banco do Brasil.

    Cartão de Crédito CAIXA.

    Cartão de Crédito HSBC.

    E outros como: Unicard, PanAmericano, Credicard, Ibi, TAM, Casas Bahia, Carrefour, Extra, Americanas, etc.

    O BACEN não supervisiona as administradoras de cartão de crédito, exceto quando elas estiverem ligadas à instituição financeira.


ID
22993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Quando o usuário do cartão de crédito opta por não pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras são as únicas que podem conceder financiamento para a quitação desse débito junto à empresa administradora.

Alternativas
Comentários
  • quando o cliente opta por pagar parcialmente a conta so a IF pode concederfinanciamento
  • Quando o usuário do cartão de crédito opta por não pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras são as únicas que podem conceder financiamento para a quitação desse débito junto à empresa administradora. Essas instituições Financeiras estão sujeitas as normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo BACEN.


  • Eu não concordo com essa resposta, uma vez que é da Sociedade de Administração de Cartão de crédito dispor sobre a obtenção de recursos para o financiamento do saldo devedor quando o usuário não liquida a totalidade das obrigações. Entende-se que se o usuário do cartão pagar apenas o mínimo já estará incidindo em um financiamento junto a administradora de cartão de crédito. Outra questão de prova informava como erro ser APENAS a instituição financeira a que poderia fazer este financiamento.

    Lembrando que essa denominação Instituição financeira para as Sociedades Administradoras de Cartão de crédito é uma discussão: O STF considera sendo...o BACEN não as considera.

    Se você responde essa questão como entendimentos do STF está realmente correta, porém, se de acordo com o BACEN, não.
  • Você pode pegar o dinheiro com a sua mãe, por exemplo KKK .NÃO GENTE, DINHEIRO EMPRESTADO SÓ COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA OU POR INTERMÉDIO DELA o resto configura obtenção paralela.


ID
22996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As operações realizadas pelas instituições financeiras, referentes ao financiamento aos usuários para o pagamento da fatura mensal, estão sujeitas às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo BACEN.

Alternativas
Comentários
  • Quando o usuário do cartão de crédito opta por não pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras são as únicas que podem conceder financiamento para a quitação desse débito junto à empresa administradora. Essas instituições Financeiras estão sujeitas as normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo BACEN.
  • Todo assunto sobre cartão de Crédito vocês podem encontrar nesse site: http://www.soleis.com.br/cartao_credito.htm
    tudo mastigado!!! e tudo isso que caiu nas questões da CESPE.

    Bons estudos!!! ;)
  • Lembrando:
    Se falar em uma Administradora de Cartão de Crédito = não será fiscalizada pelo BC
    Caso haja um convênio entre a Adm. de Cartão e uma Instituição Financeira = será sim fiscalizada pelo BC e sujeito as normas do CMN
    "houve ligação com I.F, o BC cai em cima"
  • É importante esclarecer que as operações realizadas pelas instituições financeiras, inclusive o financiamento referido aos usuários para o pagamento da fatura mensal, estão sujeitas à legislação própria e às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.

    http://www.soleis.com.br/cartao_credito.htm


ID
23566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Moedas e cédulas estão sendo substituídas cada vez mais, por pequenos cartões de plástico. Instituições financeiras e um crescente número de lojas oferecem a seus clientes cartões que podem ser usados na compra de bens e serviços, inclusive em lojas virtuais, por meio da Internet. Os cartões não são dinheiro real: simplesmente registram a intenção de pagamento do consumidor. É, portanto, uma forma imediata de crédito. Com relação aos cartões de crédito e de débito, julgue os itens a seguir.

Os cartões de loja (retailer cards) são emitidos principalmente por grandes redes varejistas e normalmente só podem ser usados nas lojas da rede emissora.

Alternativas
Comentários
  • Lembrem-se da RIACHUELLO, você não vai entrar na RENNER com o cartão da RIACHUELLO pra comprar uma roupa. Vai?!
  • Pelo site do BacenCartões de loja (retailer cards)Os cartões de loja, emitidos principalmente por grandes redes varejistas, normalmente só podem ser usados nas lojas da rede emissora. A utilização do cartão de loja geralmente implica a postergação do pagamento (Algumas vezes o emissor do cartão admite o parcelamento da obrigação, sem encargos financeiros explícitos). No vencimento, quase sempre tendo de voltar ao estabelecimento comercial, o devedor utiliza dinheiro em espécie ou outro instrumento de pagamento (dinheiro em espécie, cheque ou cartão de débito) para liquidar sua obrigação.
  • Cartões de loja (retailer cards)Os cartões de loja, emitidos principalmente por grandes redes varejistas, normalmente só podem ser usados nas lojas da rede emissora. A utilização do cartão de loja geralmente implica a postergação do pagamento (Algumas vezes o emissor do cartão admite o parcelamento da obrigação, sem encargos financeiros explícitos). No vencimento, quase sempre tendo de voltar ao estabelecimento comercial, o devedor utiliza dinheiro em espécie ou outro instrumento de pagamento (dinheiro em espécie, cheque ou cartão de débito) para liquidar sua obrigaçãohttp://www.bcb.gov.br/?SPBEST2005
  • Acho que essa questão está desatualizada!! Eu recebo propostas de cartões de loja que estão funcionando como cartões de crédito!As lojas Marisa possuem esse cartão.


  • Cartão retailer cards é igual à Cartão private label? alguem pode me responder?

  • Retailer cards = privite label.

  • A questão não está desatualizada. Os Retailer Cards - ou Private Label - são emitidos sem bandeira (Visa, master, elo...) e por isso só podem ser usados na rede da loja específica, como o caso da Riachuelo, que emite esse tipo de cartão. Já os Co-branded possuem bandeira e, por isso, podem ser utilizados nos demais estabelecimentos. A própria Riachuelo tem a opção bandeirada, visa ou master.

  • Não deveria ter a palavra NORMALMENTE, e sim APENAS. Errei por conta disso!
  • Cartão de loja (retailer cards) = private label ≠ Cartão Co-branded.

    O último pode ser usado em qualquer estabelecimento credenciado, como se fosse um cartão de crédito comum.


ID
23578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Moedas e cédulas estão sendo substituídas cada vez mais, por pequenos cartões de plástico. Instituições financeiras e um crescente número de lojas oferecem a seus clientes cartões que podem ser usados na compra de bens e serviços, inclusive em lojas virtuais, por meio da Internet. Os cartões não são dinheiro real: simplesmente registram a intenção de pagamento do consumidor. É, portanto, uma forma imediata de crédito. Com relação aos cartões de crédito e de débito, julgue os itens a seguir.

Somente as instituições financeiras podem conceder financiamento para quitação de débitos junto às empresas administradoras de cartões de crédito quando o usuário do cartão opta por não pagar totalmente a fatura mensal.

Alternativas
Comentários
  • As empresas administradoras de cartão de crédito, prestam o serviço, não sendo instituições financeiras.
  • Quando o usuário do cartão de crédito opta por não pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras SÃO AS ÚNICAS que podem conceder financiamento para quitação desse débito junto a empresa administradora.FONTE: http://www.soleis.com.br/cartao_credito.htm
  • Dados de cartão de crédito são informados ao SCR?

    Na verdade, os financiamentos são feitos por bancos, pois administradoras de cartão de crédito são proibidas de financiar seus clientes. Nesses casos, o detentor do cartão de crédito aparecerá no SCR como cliente do banco, que é o real financiador da operação intermediada pela administradora de cartão de crédito.

     

    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/scr.asp

  • Questão desatualizada, hoje já existe administradoras de cartão independentes de bancos no mercado. nubanck por exemplo.

  • Se a questão está desatualizada porque o QConcurso não atualizou o seu gabarito?

  • 7. Qual é a relação entre empresa administradora de cartão de crédito e instituição financeira?

    Quando o usuário do cartão de crédito opta por não pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras são as únicas que podem conceder financiamento para quitação desse débito junto a empresa administradora.

    É importante esclarecer que as operações realizadas pelas instituições financeiras, inclusive o financiamento referido aos usuários para o pagamento da fatura mensal, estão sujeitas à legislação própria e às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.

    fonte:

    http://www.soleis.com.br/cartao_credito.htm


ID
23593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma das formas de um banco liberar créditos é usar contas garantidas, cheques especiais e contratos de crédito rotativo. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Contrato de crédito rotativo é o contrato no qual há a obrigação de amortização durante o pagamento dos juros, que são cobrados mensalmente.

Alternativas
Comentários
  • CROT-Contrato de Crédito Rotativo: é o contrato no qual não há a obrigação de amortização durante o pagamento dos juros,que são pré-fixados e cobrados mensalmente postecipados.
  • O Contrato de Abertura de Crédito Rotativo e um crédito com um limite pré-estabelecido que a empresa utiliza conforme suas necessidades mediante saque único ou repetido. Nos dois casos, os juros são calculados diariamente sobre o saldo devedor e cobrados mensalmente. Podem ter taxas prefixadas ou pós-fixadas. O prazo varia de 30 dias a um ano, tendo a possibilidade de serem quitados por duplicatas, com transferências entre contas ou com outros contratos. entao conclui-se que os juros sao cobrados diariamente nao mensalmente.
  • Crédito Rotativo:
    Como funciona
    Ao receber a fatura do cartão de crédito, o consumidor pode optar pelo pagamento total do valor gasto ou pagar apenas o valor mínimo. Tudo aquilo que não foi pago é jogado para a próxima fatura e sobre esse valor incide uma taxa de juros. O grande problema é que as taxas cobradas pelas administradoras do cartão são bem altas. Por isso, quem gasta mais do que pode pagar e não consegue quitar a dívida total com o cartão de crédito, tem dificuldades para quitar o débito, que se torna cada vez maior.
    Dito de outro modo, quem faz o pagamento mínimo ou outra porcentagem inferior ao valor total da fatura está contratando um financiamento. Como isso nunca é dito claramente pelas operadoras de cartão, fica a sensação de que o crédito rotativo é apenas um serviço para “ajudar” o cliente. E é justamente neste ponto que consumidores se enredam em dívidas impagáveis e as administradoras lucram.
    Os juros cobrados
    Além dos juros cobrados serem altos, as administradoras dos cartões não costumam ser claras sobre o funcionamento dessas taxas. Assim, os clientes normalmente desconhecem as taxas que serão cobradas caso utilize o crédito rotativo.
    Quando o consumidor adquire um cartão de crédito no mercado, é calculado o limite que ele poderá utilizar e as taxa de juros que serão cobradas. Como a administradora do cartão não pode prever quando e quanto o cliente usará do crédito, os juros são calculados sobre o valor total do limite e, por isso, são tão altos. Em geral, quando fazemos um financiamento as taxas são calculadas com base no valor do financiamento, período para quitação e risco da operação. Nesse caso, no entanto, os juros levam em conta o valor máximo do limite de crédito.
    Cuidados com o Crédito Rotativo
    Para evitar o endividamento, as novas regras, estabelecidas pelo Banco Central, para funcionamento dos cartões de crédito estabelecem que o pagamento mínimo da fatura seja de 15% a partir de 1º de junho de 2011 e aumente para 20% a partir de dezembro de 2011. Com pagamentos maiores, o BC acredita que as dívidas se tornem menores e, por isso, mais fáceis de quitar.
    http://creditoedebito.com.br/financiamentos-e-emprestimos/credito-rotativo/

  • Contrato de crédito rotativo não tem obrigação de amortização durante o pagamento dos juros.

  • Trata-se de um tipo de crédito para pessoa física ou jurídica que pode ser utilizado de acordo com as necessidades de cada pessoa. O crédito rotativo funciona como um empréstimo de emergência, parecido com o cheque especial, que é cada vez menos usado.

    Entre suas principais características, podemos destacar:

    1. Antes do crédito rotativo existir, é feita uma análise para verificar as condições financeiras e possibilidade de pagar os limites;
    2. O valor do crédito disponível aumenta e diminui de acordo com a quantidade de dinheiro utilizada e paga;
    3. Ele pode ser usado repetidamente;
    4. Pode ser utilizado ou retirado até o limite de crédito pré-aprovado;
    5. Você pode pagar o valor em parcelas ou integralmente quando preferir.

  • Juros + IOF


ID
28729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As linhas de crédito que são abertas com determinado limite, que as empresas utilizam à medida de suas necessidades, e em que os encargos são cobrados de acordo com sua utilização, são chamadas de

Alternativas
Comentários
  • Hot money, (fundos aplicados em ativos financeiros) tem possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio

    No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos, sem contrato de empréstimo de caráter complexo.
  • Não se esqueçam!
    CREDITO ROTATIVO SÃO: As linhas de crédito abertas.
  • "CRÉDITOS ROTATIVOS. São linhas de crédito abertas pelos bancos, que visam ao financiamento das necessidades de curto prazo (capital de giro) das empresas, e são movimentadas normalmente por meio de cheques.Constituem-se em operações bastante próximas às contas garantidas, diferenciando-se por serem operadas normalmente com garantias de duplicatas."(Assaf Neto, Mercado Financeiro)
  • Muito boa pra resolver em maio :P
  • Questão boa para nos atentarmos!

    A questão pergunta qual a linha de crédito que nos é aberta com determinado LIMITE.

    Bom, conforme aprendi no cursinho, quando falar em LIMITES, devemos SEMPRE associarmos a CRÉDITO ROTATIVO, que se classifica basicamente em três tipos: Cheque especial, Conta garantida e Cartão de Crédito.


    Vamos às alternativas:

    a) Esta falando de um tipo de Crédito rotativo (Cheque especial). Foi justamente colocada aqui para confundir, mas como a questão nos pede " QUAIS AS LINHAS DE CRÉDITO" que são abertas com LIMITE, devemos pensar sempre em Crédito Rotativo.
    b) Hot money: na verdade é um "empréstimo" a curtissimo prazo, nada tem a ver com LIMITE ( nem abre limite, mas sim nos da um "dinheiro quente", ou seja, um dinheiro rápido, para cobrir alguma necessidade momentânea).
    c) financiamento de capital fixo: também nada tem a ver com LIMITE, pois em nenhum momento do financiamento é aberto um Limite a ser usado pelo cliente.
    d) Crédito Direto ao Consumidor: é outra forma comum de empréstimo.
    e) CORRETA

    Espero que tenha ajudado. Desde já, agradeço se puderem avaliar meu comentário.
  • Realmente fico irritado com alguns comentários, primeiro, ao contrário do que a pessoa disse no último comentário o CDC É UM FINANCIMANENTO, financiamento é totalmente diferente de empréstimo.
    Para facilitar a questão, é bom lembrar que a conta garantida e os cartões de crédito (quando não há crédito suficiente) são exemplos de crédito rotativo. Que é um contrato de fornecimento de crédito com para suprir necessidades de uma empresa, cujo valor é predeterminado com base nas garantias aportadas pela empresa. Ou seja, ao contrário do cheque especial que o limite é fixo, o limite do crédito rotativo é flutuante, vai variar de acordos com os títulos caucionados.
  • Resuminho: CRÉDITO ROTATIVO   >>>  Cartão de crédito + Conta garantida + Cheque especial                                                              Fonte: A casa do concurseiro

  • Atentar para uma única palavra do enunciado : LIMITE... lembre-se que para este limite significa a possibilidade de conceder CRÉDITO para a empresa.

  • Mediante o contrato de crédito rotativo abre-se uma linha de crédito a uma pessoa física ou jurídica com limite pré-estabelecido e que pode ser utilizado de forma automática pelo tomador, de acordo com suas necessidades. O crédito disponível diminui na medida em que o tomador o utiliza e aumenta na medida em que é feito o pagamento do principal já utilizado.


ID
28771
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Atualmente, existem diversas alternativas para uso do chamado "dinheiro de plástico", que facilita o dia-a-dia das pessoas e representa um enorme incentivo ao consumo. O cartão de crédito é um tipo de "dinheiro de plástico" que é utilizado

Alternativas
Comentários
  • Muito fácil!
    para aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados.
  • Questão fácil, mas para quem quer um melhor esclarecimento sobre o assunto ai vai:

    Cartão de Crédito Utilizados para a aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados, para os quais  trazem a real vantagem de ser um indutor ao crescimento de vendas e a suposta desvantagem de um rebate no seu preço a  vista pela demora no prazo do repasse dos recursos provenientes das ventas. Eles estimulam o consumo

    No cartão de crédito os estabelecimento recebe o dinheiro do banco após 31 dias,
    se quiser antes é descontado uma taxa a mais = 4% + 2% total: 6%.
    Já no Débito recebe em 2 dias com 2% de juros.
  • CARTÕES DE CRÉDITO; utilizados para aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados para os quais trazem a real vantagem de ser um indutor ao crescimento das vendas e a suposta desvantagem de um rebate no seu preço à vista pela demora no prazo do repasse dos recursos provenientes das vendas.

    bons estudos!

  • essa ai caiu na prova do Banco do Brasil 2012  denovo...igualzinha!!!
  • Quando se fala em cartões de crédito, é bastante comum a confusão entre ... o possui para adquirir bens e/ou serviços em estabelecimentos credenciados. ... cartões como meios eletrônicos de pagamento na aquisição de bens e/ou serviços.

  • A letra E é um absurdo...

  • Cartões de crédito são emitidos por instituições financeiras e por instituições de pagamento, e exercem dupla função. São instrumentos de pagamento e instrumentos de crédito pós-pago.

    O cartão de crédito permite ao cliente pagar por compras de bens ou serviços em estabelecimentos credenciados, até o limite de crédito previamente definido no contrato do uso do cartão.

    A única alternativa correta é a letra A. Cuidado com a pegadinha na letra D. Compra de mercadorias com débito na conta corrente em tempo real são feitas com cartões de débito, e não de crédito.

    Gabarito: A


ID
92836
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos


As instituições financeiras devem observar certas condições sobre as normas relativas a abertura, manutenção, movimentação e encerramentos de contas de depósito. A respeito deste assunto considere as afirmações abaixo:
I. quando a conta for titulada por menor ou pessoa incapaz, além de sua qualificação, também deverá ser identificado o responsável que o assistir ou o representar;
II. se o correntista emitir um cheque sem provisão de fundos, a instituição financeira deverá encerrar sua conta, sem necessidade de aviso ao correntista;
III.as instituições financeiras estão autorizadas pelo Banco Central a cobrar tarifas sobre todos os serviços relativos à conta de depósitos;
IV. é vedada a estipulação de cláusulas na ficha-proposta que, em qualquer hipótese, impeçam ou criem limitações a sustação de pagamentos de cheque.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A emissão de cheque sem fundos, leva inclusão do nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo e nos cadastros de devedores mas o Banco não pode encerrar a conta sem aviso prévio. Pelo Art. 2 da Resolução 3.518 é vedada às instituições a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoa física relativos a conta corrente de depósito a vista e conta de depósito de poupança.
  • Questão muio fácil! Se vc souber que a 2 é falsa, vc já elimina todas!
  • Isso que desanima quem de fato estuda, questões desse tipo só para passar raiva.
    se Deus quiser o concurso da CEF 2012, vai ser mega difícil,pois quem se dedica de verdade, precisa SORRIR ao fazer a prova.
  • Facil ou difícil se vc tiver que passar, vai passar.
    Entao, nao fique com raiva.


    :p
  • se a pessoa emite cheque sem fundo, o cheque será devolvido pelo motivo 11, sendo então a II errada ! portanto só analisar as alternativas para chegar a uma resposta !

    LETRA A 
  • ESSA QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA, POIS O MENOR É REPRESENTADO E O INCAPAZ SERÁ ASSISTIDO OU REPRESENTADO. NO ITEM 1, A ORDEM ESTÁ INVERTIDA.

  • Sobre a afirmativa IV. A sustação de cheques não é serviço essencial, mas sim um serviço prioritário, por isso sofre cobrança de tarifa.

    RESOLUÇÃO Nº 3.919

    Art. 1º

    II - os serviços prestados a pessoas naturais são classificados como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados

     

    Serviços prioritários

    Art. 3º A cobrança de tarifa pela prestação de serviços prioritários a pessoas naturais deve observar a lista de serviços, a padronização, as siglas e os fatos geradores da cobrança estabelecidos na Tabela I anexa a esta Resolução, assim considerados aqueles relacionados a:

     

    TABELA 1 - Padronização dos Serviços Prioritários – Pessoa Natural

    2.2 CHEQUES

    2.2.2 Contra-ordem (ou revogação) e oposição (ou sustação) ao pagamento de cheque

     

     


ID
92848
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Existem, no mercado, diversos instrumentos de captação de recurso, que se diferenciam pelo prazo de captação, destinação e rentabilidade. Marque a alternativa CORRETA que caracteriza um desses instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • A opção correta seria a "C" e não a opção "D" como o site assinala.Os DOC's são compensados em D+1 pelo SILOC.O tempo compensação dos cheques varia de acordo com a praça e o valor, sendo esses compensados na COMPE, que é operado pelo BB.
  • Essa questão está com erro de digitação, já reportei o erro ao site!
  • encontrei outros erros em outras questões também e ai vai a pergunta:Será que esses erros são da banca, do gabarito ou do QCtá começando a incomodar...
  • A questão correta seria a letra "C".
  • Concordo com a opnião de que a Letra C seja a correta. Quando ao responder marquei esta me surpreendi com o erro!
  • A letra C é a correta, confirmei inclusive no site do bacen...
  • Letra C, sem qualquer sombra de dúvida
  • A alternativa correta na questao é a letra C, tendo em vista que o motivo 11 diz respeito a insuficiencia de fundos 1° apresentação(anexo a resoluçao 1.682/ art. 6°);motivo 12 insuficiencia de fundos 2° apresentaçao (Anexo a resoluçao 1.682/art. 6° e 7°).
  • " Instrumentos de captação de Recursos" = Captação; Destinação(qual tipo de aplicação); e lógico o principal: Rentabilidade.DOC = Transferencia de recursosCHEQUES = Transferencia de recursosApesar da taxa de 12%a.a. estar exagerada, acho que a única resposta que se enquadra é a letra a), apesar da letra c) estar com sua definição correta.
  • O gabarito esta certo, é a Letra D, pois a letra C diz que: os recursos da caderneta de poupança são destinados exclusivamente para financiar casas para população de baixa renda. Não existe essa EXCLUSIVIDADE para a população de Baixa renda. Pode ser destinado para a população com baixa renda, mas não com EXCLUSIVIDADE.
  • c) os recursos da caderneta de poupança são destinados exclusivamente para financiar casas para população de baixa renda. ITEM ERRADO! Lembrem-se que NÃO É EXCLUSIVAMENTE PARA BAIXA RENDA, NEM EXCLUSIVAMENTE PARA FINANCIAR CASAS, PORQUE TAMBÉM FINANCIA SANEAMENTO.ITEM CORRETO:d) o Certificado de Depósito Bancário pode oferecer rendimento diferenciado, em função do valor e do prazo da aplicação. O CDB rende em função de valor e prazo.
  • Não tem EXCLUSIVIDADE... RESPOSTA CORRETA "D"
    Atualmente, as normas do CMN (Resoluções nº 1.980, de 30.04.1993 e nº 3.005, de 30.07.2002), disciplinam as regras para o direcionamento dos recursos captados em depósitos de poupança pelas instituições integrantes do SBPE, estabelecendo que 65%, no mínimo, devem ser aplicados em operações de financiamentos imobiliários, sendo que 80% do montante anterior em operações de financiamento habitacional no âmbito do SFH e o restante em operações a taxas de mercado, desde que a metade, no mínimo, em operações de financiamento habitacional, bem como 20% do total de recursos em encaixe obrigatório no Bacen e os recursos remanescentes em disponibilidades financeiras e operações de faixa livre.
  • RESPOSTA: (D)(A) As cardenetas de poupança tem uma rentabilidade de TR+0,5%, hoje temos a rentabilidade da poupança aproximadamente em 7,1%a.a. (B) O prazo minimo para aplicações em CDB varia de 1 dia a 12 meses, dependendo do tipo de remuneração contratada. (C) Mais uma vez ficar atento com a palavra “exclusivamente”, pois as poupanças tem variáveis que podem destinar recursos da poupança para outras finalidades. Direcionamento da Poupança:1 - 65% no mínimo em financiamento imobiliário; destes 80% no mínimo, financiamento habitacional no âmbito do SHF e o restante 50% no mínimo, em financiamento habitacional e financiamentos a taxas de mercado.2 - 20% encaixa obrigatório no BACEN.3 - recursos remanescentes: disponibilidades financieras e outras operações admitidas na ligislação em vigor.(D) Correta assertiva, vamos explicar de forma prática como funciona CDB. Quando vai aplicar em CDB você deve “emprestar” este dinheiro ao Banco, onde a instituição vai lhe pagar uma remuneração. Para valores como R$10.000 o Banco deve pagar a remuneração algo como 92% da rentabilidade do CDI, que é uma taxa próxima da taxa Selic, mas para quem já aplica em CDB com R$100.000 a instituição já deve repassar algo como 97% do CDI, portanto a rentabilidade do CDB varia de acordo com o valor aplicado e o prazo da aplicação.fontes: http://concursandoseaprovados.com/2008/07/prova-comentada-banco-do-nordeste-bnb.htmlApostila Vesticon

  • Os recursos captados pelas Instituições em caderneta de poupança são aplicados, prioritariamente, no setor habitacional. Financiam a aquisição, reforma e construção de imóveis residenciais.

    É um tipo de questão que se deve ler todas as alternativas com calma. Não vejo porque deram tanta ênfase na letra C a D está completamente CORRETA

    http://financenter.terra.com.br/Index.cfm/Fuseaction/secao/Id_Secao/3
  • Vcs tão viajando...
    As quatro alternativas são absurdas!!!! 
    A letra D está evidentemente correta! Desde quando há exclusividade para o setor habitacional????
    Nunca ouvi falar disso. Mas que há PRIORIDADE sim....isto é verídico. 
    Eu ein.....
  • Os recursos da poupança são destinados tanto para a habitação (sem exclusividade), quanto para o saneamento básico. Portanto, letra D está correta.
  • ATENÇÃO: A partir de 04 de maio de 2012 temos novas regras para a poupança:

    Pelas novas regras da poupança, sempre que a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o poupador será remunerado pela TR acrescida de 70% da Selic (e não mais pela rentabilidade fixa mínima de 0,5% ao mês). Assim, se a Selic cair para 8% ao ano, por exemplo, o rendimento será igual a TR mais 5,6% ao ano. Caso a Selic permaneça acima de 8,5%, a rentabilidade será definida pelas regras antigas, ou seja, nada muda.
    Valeu.
  • Caramba, comprei a apostila da DEGRAU CULTURAL e na mesma questão estava marcada como gabarito a letra A), senti uma enorma dúvida quanto a confiabilidade da resposta, considerando o fato de que a poupança rende 0.5% a.m. ou seja, 6% a.a.

    Não da pra confiar nem em material de estudo pago, pqp!
  • Resposta correta letra D, letra C esta errada porque a poupança tambem pode ser destinada ao saneamento básico.
  • "d) o Certificado de Depósito Bancário pode oferecer rendimento diferenciado, em função do valor e do prazo da aplicação"

    Comentário: Correto! só verificar a palavra rendimento.


    "e) a Instituição Financeira pode remunerar o depósito a vista, desde que o cliente permaneça com o recurso depositado na conta corrente por mais de trinta dias."

    Comentário: Errado!preste atenção na palavra remunerar. Banco nunca vai remunerar por nada, o que pode acontecer é rendimento.

  • Depósito à vista é conta corrente.

  • Prazo mínimo para aplicar em CDB:

    de 1 dia a 12 meses


ID
109126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os depósitos à vista são os recursos captados dos clientes pelos bancos comerciais que, para facilitar livre movimentação desses recursos, disponibilizam o serviço bancário sem remuneração denominado

Alternativas
Comentários
  • Remuneração na linguagem bancária significa rendimento.
  • Depósito á vista com remuneração ou rendimentos: POUPANÇA.

    Depósitp á vista sem remuneração ou rendimentos: CONTA - CORRENTE.
  • a) Certificado de Depósito Bancário (CDB).INCORRETA  Estes certificados de depósitos bancários são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos.  ( SE CAPTA RECURSOS TEM REMUNERAÇÃO)

    b) fundo de investimento.INCORRETA   Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.(SE GERA RECEITA GERA REMUNERAÇÃO)

    c) poupança INCORRETA  é um tipo de investimento financeiro, em conta poupança, com baixo risco e baixo rendimento (POSSUI REMUNERAÇÃO, BAIXA MAS POSSUI)

    d) cartão de crédito INCORRETA   Remuneração de administração do financiamento: taxa paga pela obtenção de financiamentos, em nome do titular do cartão, para o pagamento das despesas realizadas por ele. (TEM REMUNARAÇÃO E BASTANTE)

    e) conta-corrente
    CORRETA  é um demonstrativo da transações financeiras realizadas entre dois correspondentes e serve para confrontar as diversas operações monetárias e/ou comerciais efetuadas dentro de um determinado período. Uma C\C pode ser de dois tipos: remunerada ou sem juros.

    A conta corrente sem juros é um simples demonstrativo de débito e crédito, como um extrato bancário simples onde aparecem as entradas e as saídas financeiras. NAO TEM REMUNERAÇÃO

    A conta corrente com juros recíprocos é aquela na qual se contam os juros sobre as diversas parcelas de débito e crédito, calculando-os desde seu vencimento até a data do seu encerramento.



  • Conta-corrente: os bancos comerciais disponibilizam esse serviço, tendo como principal objetivo a captação dos depósitos à vista realizados pelos clientes, para movimentação desses recursos em suas operações. Obs.: esse serviço bancário não gera, qualquer, remuneração para os correntistas.

  • Depósito À Vista - Conta Corrente
    A captação de depósitos a vista, livremente movimentáveis:
    * É atividade típica e distintiva dos bancos comerciais;
    * Configura os bancos comerciais como entidades financeiras monetárias;
    * É chamada de captação a custo zero (dinheiro gratuito)
    Existe, entretanto um custo implícito na abertura e movimentação da conta (custo operacional da conta) para fazer frente a este custo, os bancos podem estabelecer valores mínimos para a abertura e manutenção de saldo médio.
    A conta é o produto básico de relação entre o cliente e o banco, através dela são movimentados os recursos do cliente, utili-zando:
    * Depósitos
    * Cheques
    * Ordens de pagamento;
    * Etc...
  • A questão fala em serviço bancário. Conta corrente não seria um produto bancário??

  • mas não paga-se as taxas por manter a conta-corrente aberta? independente de movimentação... e quanto a depósitos, pode movimentar tanto em poupança que também não paga-se a taxa, para esta livre movimentação - depósito - 

    tem  várias formas de interpretar a questão... ela abre precedentes para questionamentos...

  • Contas depósito a vista: Conta Corrente

    Depósito a prazo: CDB, RDB, etc.
  • Captação de custo zero ou seja os depósitos à vista não são remunerados, se você deposita dinheiro na sua conta corrente não receberá remuneração alguma.

  • conta corrente- zero remuneração

  • Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco ... A movimentação das contas correntes, cujos recursos são de livre

  • Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.

  • Gabarito: letra E

    Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.

  • Conta corrente: O cliente não recebe remuneração por deixar o dinheiro lá.

    Complementando:

    O dinheiro em conta corrente é utilizado pelos bancos para criar moeda escritural, graças a seu efeito multiplicador. ;*)

  • Eu pensei q o termo "remuneração" fosse relacionado as cobranças que o banco faz em cima da conta corrente.


ID
109444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das sociedades administradoras de cartões de
crédito, julgue os itens que se seguem.

Cabe à administradora do cartão de crédito emitir e apresentar ao usuário do cartão fatura que contenha a relação e o valor das compras efetuadas para que seja realizado o pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Emitir e apresentar ao usuário a fatura que contenha a relação e valores das compras são competências da ADMINISTRADORA DO CARTÃO.Afirmativa CERTA!
  • As instituições emissoras de cartão de crédito devem fornecer aos seus clientes demonstrativos e/ou faturas mensais de cartão de crédito, explicitando informações, no mínimo, a respeito dos seguintes aspectos:

    i. limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito passível de contratação;

    ii. gastos realizados com o cartão, por evento, inclusive quando parcelados;

    iii. identificação das operações de crédito contratadas e respectivos valores;

    iv. valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma segregada de acordo com os tipos de operações realizadas por meio do cartão;

    v. valor dos encargos a ser cobrado no mês seguinte no caso de o cliente optar pelo pagamento mínimo da fatura; e

    vi. Custo Efetivo Total (CET), para o próximo período, das operações de crédito passíveis de contratação.

    (http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/cartao.asp) 


ID
365350
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a alternativa que indica uma operação impossível de ser realizada usando um cartão múltiplo bancário em um terminal de auto-atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Num terminal de auto atendimento é possivel:

    -Saques
    -Depositos
    -Consulta a saldos e extratos 
    -Desbloqueio de cartão
    -Pagamento de Titulos 
    -Agendamento de pgto de titulos
    -Transferencias bancarias (DOC e TED)
    -Aplicaçoes e Resgates Financeiros
    -Pagamento de taxas de veiculo (IPVA, IPTU, Licenciamento)
    -Realização de emprestimos pessoas
  • Basta você ser cliente de algum banco pra responder a essa questão.
    Claro que todas as questões exeto Obtenção de financiamento imobiliário você pode sim realizar no terminal de auto-atendimento.

    O crédito imobiliário é uma modalidade específica de obtenção de capital para quem deseja comprar uma casa. Atualmente, alguns bancos, inclusive, oferecem crédito para quem deseja comprar material para a construção ou para a reforma.
    A maneira mais tradicional de conseguir crédito imobiliário é por meio do Sistema Financeiro de Habitação, SFH, que possibilita o uso de parte do fundo de garantia por tempo de serviço, o FGTS.

    Fonte: http://www.clickartigos.com.br/outros/como-funciona-o-credito-imobiliario-2.html
    Curta: www.confsystem.com.br

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    FINANCIAMENTO IMOBILIARIO

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    HA UMA DESSA NA PROVA
  • TÁ DE SACANAGEM !!!!! 

    Tipo ... vou ali no caixa 24 horas da farmácia comprar uma casa rapidinho. 
  • Ta vendo CESPE,


    Aprende!!!!

  • HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

  • Galera.....dexa a brincadeira pro parquinho, aqui A MAIORIA DAS PESSOAS ,estão querendo estudar,

    esses comentários idiotas,q não acrescentam em nada no conteúdo , só atrapalha.

    quem não tiver nada de produtivo pra acrescentar,não comentar....vai brincar!!!!

    bons estudos!!!@@@#

  • KKKK GOSTEI DA PIADA...MTO BOA

  • Caixa Automático, Caixa Eletrônico ou ATM - do inglês Automatic Teller Machine - nada mais é que um meio criado pelos bancos para facilitar as transações bancárias, no caixa automático o cliente é responsável por toda a operação dessa maneira os custos de transação das ATMs são mais baratos do que aqueles realizados na boca do caixa.


     

    Nos caixas eletrônicos é possível fazer desde operações simples, como saque, retirada de extrato e depósitos, até transações mais complexas - possível em alguns bancos - como aplicação em fundos de investimento.

  • Uma operação impossível de ser realizada com um cartão múltiplo em um banco 24 horas é a obtenção de financiamento imobiliário.

    O crédito imobiliário é uma modalidade específica de obtenção de capital para quem deseja comprar uma casa. Atualmente, alguns bancos, inclusive, oferecem crédito para quem deseja comprar material para a construção ou para a reforma.

    A maneira mais tradicional de conseguir crédito imobiliário é por meio do Sistema Financeiro de Habitação, SFH, que possibilita o uso de parte do fundo de garantia por tempo de serviço, o FGTS.

    C.




ID
613441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No tocante às sociedades de fomento mercantil (factoring) e às
sociedades administradoras de cartões de crédito, julgue os
próximos itens.

A remuneração de garantia cobrada pelas administradoras de cartões de crédito corresponde à comissão paga pelos estabelecimentos a determinada bandeira.

Alternativas
Comentários
  • "Remuneração de Garantia", correspondente a um percentual fixo e devido diretamente à Administradora de Cartão de Crédito quando esta agir e obter em nome do titular um empréstimo no Mercado Financeiro para financiar e refinanciar o saldo devedor das faturas. A Administradora de Cartão de Crédito cobra do titular essa remuneração de garantia porque, além de obter empréstimo em nome e por conta do titular, garante, se o titular não cumprir com a sua obrigação ou optar pelo pagamento do saldo mínimo, o pagamento do valor do empréstimo junto ao Mercado Financeiro.
  • ERRADO
    Remuneração de Grantia: Cobrada ao portador do cartão quando este efetua compra parcelada pelo cartão de crédito.
  • Remuneração de garantia: taxa cobrada pela garantia (exigida pelo Banco Central nas operações de crédito direto ao consumidor ) dada aos titulares de cartão junto às instituições financeiras.
  • A resposta correta seria: " A remuneração de garantia cobrada pelas administradoras de cartões de crédito corresponde a tarifa cobrada ao portador quando este efetua compra parcelada pelo cartão "

    Bons estudos!





  • A REMUNERAÇÃO DE GARANTIA cobrada pelas administradoras de cartões de crédito corresponde à tarifa cobrada ao portador quando ele efetua compra parcelada pelo cartão.

    COMISSÃO é o percentual pago pelos estabelecimentos à Administradora pela utilização por parte do usuário.
  • Quem paga essa remuneração de garantia não são os estabelecimentos de bandeira, somos nós, o  Titular do cartão de crédito, vejamos:-

    O contrato de Cartão de Crédito da maior Administradora de Cartão de Crédito do país prevê a cobrança, sob a denominação jurídica de “Encargos contratuais” a serem pagas pelo Titular do Cartão de Crédito.

    “Remuneração de Garantia”, correspondente a um percentual fixo e devido diretamente à Administradora de Cartão de Crédito quando esta agir e obter em nome do titular um empréstimo no Mercado Financeiro para financiar e refinanciar o saldo devedor das faturas. A Administradora de Cartão de Crédito cobra do titular essa remuneração de garantia porque, além de obter empréstimo em nome e por conta do titular, garante, se o titular não cumprir com a sua obrigação ou optar pelo pagamento do saldo mínimo, o pagamento do valor do empréstimo junto ao Mercado Financeiro.




  • As receitas da administradora , são classificadas como:

    Anuidade: Taxa que a administradora cobra do portador para se associar ao sistema de cartão de crédito.

    Comissão: Comissão paga pelo estabelecimento à instituição que o afiliou pela utilização do cartão por parte do usuário.

    Remuneração de Garantia: trata-se de uma receita que a administradora cobra do portador do cartão (pessoa física ou jurídica usuária do cartão) quando as compras são financiadas.

    Taxa de administração: Quando há um financiamento por parte do portador, algumas administradoras cobram também uma taxa mensal.

  • A remuneração da administradora de cartões é originada,
    geralmente, da cobrança de taxas e mensalidades dos
    estabelecimentos comerciais. Por exemplo, podem cobrar 2% do
    valor da compra do estabelecimento nas operações a crédito e 1%
    nas operações a débito. A remuneração de garantia corresponde a um percentual fixo após a análise da inadimplência média dos consumidores.

  • Quem paga somos nos kkk

  • Quem paga somos nos kkk

  • As Administradoras de cartões de crédito, constituem, entre suas receitas: as anuidades, cobradas do portador para se associarem e manterem associados ao sistema,  as comissões, que são pagas pelos estabelecimentos à instituição que o afiliou pela utilização do cartão por parte do usuário e também a Remuneração de Garantia que correspondente a um percentual fixo obtido após analise da inadimplência média dos consumidores, devido diretamente à Administradora de Cartão de Crédito que garante se o titular não cumprir com a sua obrigação ou optar pelo pagamento do valor mínimo, o pagamento do valor do empréstimo junto ao Mercado Financeiro. Trata-se de uma receita que a administradora cobra do portador do cartão (pessoa física ou jurídica usuária do cartão) quando as compras são financiadas.


    GABARITO: Errado

  • Informações mencionadas nas faturas do cartão de crédito:

    Para muitos, o valor que soma-se ao saldo quando não se paga o valor total da fatura, é simplesmente “Juro”, chamado pelas administradoras como crédito rotativo, comissão de permanência, encargos de financiamento, entre outros, mas este valor é composto por 3 cobranças:

    "Custo de Financiamento", corresponde a o custo do capital que a administradora adquire no mercado financeiro para e refinanciar o saldo devedor das faturas, cujo percentual se alcança com a melhor oferta de mercado, ou seja, a administradora recebera o valor de quem emprestar com o percentual menor.

    Essa capitação de valores se dá por conta da utilização da cláusula mandato e em nome e por conta do titular, conforme reza o contrato, cláusula esta, abusiva perante o CDC, mas amplamente usada pelas instituições financeiras.

    "Remuneração de Garantia", correspondente a um percentual fixo obtido após analise da inadimplência média dos consumidores, devido diretamente à Administradora de Cartão de Crédito que garante se o titular não cumprir com a sua obrigação ou optar pelo pagamento do valor mínimo, o pagamento do valor do empréstimo junto ao Mercado Financeiro.

    "Remuneração pela Administração do Sistema de Cartão de Crédito", correspondente a um percentual fixo cobrado do consumidor em razão da prestação de serviço de administração do Cartão de Crédito.

    Nota-se, portanto que além do custo do capital, temos ainda a remuneração da administradora de cartão de crédito pelo serviço prestado, e o custo pela a garantia de pagamento do valor para lojista e consumidores, por fim quem paga estes valore é a bandeira do cartão de crédito, que é responsável pela comunicação da transação entre o adquirente e o emissor do cartão de crédito, e quem define as regras e estratégias de utilização dos cartões, como também cuida da publicidade e regula os procedimentos a serem seguidos pelas empresas emissoras dos cartões.

  • ANUIDADES: PORTADOR DO CARTÃO

    COMISSÕES: ESTABELECIMENTO

    REMUNERAÇÃO DE GARANTIA: PORTADOR DO CARTÃO


ID
613489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de contrato de cartão de crédito, julgue os itens
seguintes.

É permitida a cobrança da tarifa de anuidade ainda que o cartão de crédito seja o básico.

Alternativas
Comentários
  • "Correta"

    É permitida a cobrança de anuidades mesmo em cartões básicos.
  • Alternativa Correta

    " Os serviços referentes a esses cartões são considerados “serviços diferenciados” e podem ser cobrados, de acordo com os termos do contrato, desde que devidamente explicitadas, ao cliente ou usuário, as condições de utilização e de pagamento."

    Fonte: www.bcb.gov.br
  • NOVIDADE: CARTÃO DE CRÉDITO BÁSICO(CMN 3.919 DE 25/11/2010)
    É O  CARTÃO DE CRÉDITO EXCLUSIVO PARA O PAGAMENTO DE COMPRAS, CONTAS OU SERVIÇOS.
    O PREÇO DA ANUIDADE PARA SUA UTILIZAÇÃO DEVE SER O MENOR PREÇO COBRADO PELA EMISSORA ENTRE TODOS OS CARTOES POR ELA OFERECIDO.

    FONTE:PROF. EDGAR ABREU
  • cobrança é sempre permitido pelo bancos...
  •  

    Uma operação com cartão de crédito sempre vai gerar custo. A exigência do BACEN é que as tarifas com esta modalidade de cartão de crédito seja as menores possíveis entre os demais cartões de crédito fornecidos pelo mesmo administrador.


     

  • Alguem pode me ajudar?....
    As sociedades administradora de cartão de crédito não são fiscalizada pelo BACEN, pois não são consideradas instituições financeiras, exceto pelo STJ. Logo gostaria de saber, porque muitos estão dizendo que o Bacen recomenda as menores taxas anuas possíveis? isso não é regularizar? 
  • LEMBRANDO AINDA QUE A ANUIDADE DO CARTÃO DE CRÉDITO BÁSICO, DEVE SER A MENOR DE TODOS OS OUTROS TIPOS DE CARTÕES OFERECIDOS PELA EMISSORA DO CARTÃO.
  • É admitida a cobrança de cinco tarifas, válidas tanto para os cartões  básicos quanto para os diferenciados. São elas:
      a. anuidade; b. para emissão de 2ª via do cartão;  c. para retirada em espécie na função saque;  d. no uso do cartão para pagamento de contas;  e. no caso de pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf
  • Cartäo de Crédito Básico: exclusivo para o pagamento de compras, contas ou serviços. O preço da anuidade para sua utilizaçäo deve ser o menor preço cobrado pela emissora entre todos os cartöes por ela oferecidos.
    Modalidade: Nacional e internacional.
    Näo pode ser associado a programas de benefícios e/ou recompensas.

    OBS. As atividades de emissäo de cartäo de crédito exercidas por instituiçöes financeiras estäo sujeitas à regulamentaçäo baixada pelo CMN e pelo Bacen, nos termos dos artigos 4ºe 10º da Lei 4.595/64.




    Fonte: Prof. Edgar Abreu
  • Todos os cartões de crédito podem cobrar anuidade. Uma operação com cartão de crédito sempre vai gerar custo. A exigência do BACEN é que as tarifas com esta modalidade de cartão de crédito seja as menores possíveis entre os demais cartões de crédito fornecidos pelo mesmo administrador.

    (Casa do Concurseiro)


  • Apenas complementando a colega, outras características desses cartões além das taxas de anuidades mais baixas, que são exclusivos para pagamento de compras, serviços e contas. E não podem ser associados a programas de benefícios e/ou recompensas.

  • É admitida a cobrança de 5 tarifas, válidas tanto para os cartões básicos e diferenciados:

    . Anuidade;

    . Emissão da 2º via do cartão;

    . Retirada em espécie na função saque;

    . Uso do cartão para o pagamento de contas;

    . Pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

  • Respondendo ao Thiago Sandes....

    As atividade de emissão de cartão de crédito só são sujeitas  à regulamentação baixada
    pelo CMN e pelo BCB se forem exercidas por instituições financeiras (IF) , nos termos dos art. 4º e 10º da Lei.595 de 1964, ou seja, quando o emissor do cartão é uma IF.... banco....

    Todavia, nos casos em que a emissão do cartão de crédito não tem a participação de instituição financeira, não se aplica a regulamentação do CMN e do BCB.




     

  • Lembrando que a Banca poderá dizer que a anuidade é um ENCARGO.

    Mesmo você não usando o devido Cartão em certo período, virá a cobrança da anuidade.
    Logo, não se considera um Encargo.
  • Cartão de Crédito Básico:

    - Menos das anuidade entre todos os cartões;

    - Todos os Bancos tem que oferecer;

    - Acessível a qualquer pessoa, porém não tem benefício .


  • gente estou percebendo que esse ano ninguém esta estudando por essew site????? 

  • Porque todo mundo passou.


  • As administradoras de cartão de crédito deverão cobrar nestes cartões básicos os menores preços que elas tem ! E além disso, esses cartões, por serem básicos, são de uso exclusivo para pagamentos de contas , compras ou serviços ( não podem ser usados para a função saque, por exemplo)

  • O cartão de crédito na modalidade básico pode ter a taxa de  anuidade cobrada pelas administradoras de cartões de crédito, porém essa taxa deve ser ,obrigatóriamente, a menor  dentre as taxas cobradas, bem como não pode ter programas de recompensas associados ao mesmo.

  • O cartão de crédito básico é de oferecimento obrigatório pelas instituições emissoras de cartão de crédito. O valor da anuidade do cartão básico deve ser menor do que o valor da anuidade do cartão diferenciado.

  • Valor da anuidade do cartão básico < Valor da anuidade do cartão diferenciado.

  • Podem cobrar anuidade no cartão de crédito básico.

    Certo.

  • O Banco central através da resolução 3.919 de 2010 estabeleceu quais as tarifas que podem ser cobradas sobre os cartões de crédito e a anuidade é uma destas tarifas.

    Assim, as administradoras podem cobrá-las sobre qualquer das modalidades de cartões por elas oferecidas, mesmo as mais básicas.


    GABARITO: Certo

  • podem sim, desde que o valor cobrado seja o menor que existir!,

  • É admitida a cobrança de 5 tarifas, válidas tanto para os cartões básicos quanto para os diferenciados:

    1.      Anuidade;

    2.      Emissão da 2º via do cartão;

    3.      Retirada em espécie na função saque;

    4.      Uso do cartão para o pagamento de contas;

    5.      Pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    Ou seja, todos os cartões de crédito podem cobrar anuidade. A exigência do BACEN é que as tarifas do cartão de crédito básico em relação ao cartão de crédito diferenciado sejam as menores possíveis.

    Resposta: Certo


ID
613492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de contrato de cartão de crédito, julgue os itens
seguintes.

Conforme as novas regras do Conselho Monetário Nacional, os cartões de crédito básicos podem ser tanto nacionais quanto internacionais.

Alternativas
Comentários
  • "Correta"

    A Resolução CMN 3.919, de 2010, disciplina que os cartões básicos podem ser nacionais ou internacionais.
  • Só complementando ao comentário do nosso amigo Walter...

    O Bacen aumentou para 20%, mais na pratica continua 15%.

    Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/11/11/bc-mantem-em-15-o-pagamento-minimo-da-fatura-do-cartao-de-credto.jhtm


    Bons estudos!
  • ATENÇÃO!

    A  Circular nº 3.512, editada em 25 de novembro de 2010, previa que o porcentual de pagamento mínimo subiria para 20% no dia 1º de dezembro, contudo, segundo notícia divulgada (link abaixo) o Banco Central informou no dia 11/11/2011 que desistiu de aumentar o porcentual para o pagamento mínimo mensal da fatura do cartão de crédito a partir de dezembro.Em decisão divulgada, o BC informou que o pagamento mínimo dos extratos seguirá em 15% do valor total da fatura do saldo devedor.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/bc-mantem-em-15-pagamento-minimo-do-cartao.html
  • http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf

  • Erick Rodrigues, excelente material. Valeu

  • o que sao cartoes basicos?

  • As instituições financeiras, no processo de negociação com os clientes, estão obrigadas a oferecer o cartão básico, que pode ser nacional e/ou internacional. 

    https://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf

  • Existem duas categorias de cartão de crédito:


    Cartão básico: utilizado somente para pagamento de bens e serviços em estabelecimentos credenciados.


    Cartão diferenciado: além de sua utilização clássica de pagamentos de bens e serviços, oferece benefícios adicionais, como programas de milhagem, seguro de viagem, desconto na compra de bens ou serviços, atendimento personalizado no exterior, etc.

  • Os cartões de crédito básicos podem ser tanto nacionais quanto internacionais.

    CERTO.

    Cartão de crédito diferenciado - Benefícios adicionais, programas de milhas, seguros de viagem.

  • Segundo o Banco Central, há dois tipos de cartões de crédito:
    O básico que é aquele utilizado apenas para pagamentos de bens e serviços em estabelecimentos credenciados. 
    E o diferenciado, que além de permitir o pagamento de bens e serviços, oferece benefícios adicionais, como programas de milhagem, seguro de viagem, desconto na compra de bens e serviços e atendimento personalizado no exterior, entre outros. 
    O Banco Central também não faz distinções entre os dois tipos de cartões quando se trata de utilização no exterior.


    GABARITO: Certo

  • Exatamente.

    Resposta: Certo


ID
613495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de contrato de cartão de crédito, julgue os itens
seguintes.

O percentual para pagamento mínimo é superior a 10% do valor da fatura do cartão de crédito.

Alternativas
Comentários
  • Com o objetivo de diminuir o risco de superendividamento, o Conselho
    Monetário  Nacional  determinou  que,  a  partir  de  1º/6/2011,  o  valor
    mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não
    pode ser inferior a 15% do valor total da fatura.
    A partir de 1º/12/2011, o valor do pagamento mínimo sobe para 20%
    do valor total da fatura. 
  • ATENÇÃO!



    A  Circular nº 3.512, editada em 25 de novembro de 2010, previa que o porcentual de pagamento mínimo subiria para 20% no dia 1º de dezembro, contudo, segundo notícia divulgada (link abaixo) o Banco Central informou no dia 11/11/2011 que desistiu de aumentar o porcentual para o pagamento mínimo mensal da fatura do cartão de crédito a partir de dezembro.Em decisão divulgada, o BC informou que o pagamento mínimo dos extratos seguirá em 15% do valor total da fatura do saldo devedor.



    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/bc-mantem-em-15-pagamento-minimo-do-cartao.html

  • correta em parte pois 11% é superior a 10%
  • Olá, é a primeira vez que comentou aqui no site!

    Bem, acredito que o gabarito dessa questão esteja incorreto, pois superior a 10%, pode ser 11%, 12% ,13% etc. Deveria conter o valor correto de 15%.

    Abraços,

    Alessandra Leandro
  • Concordo com o Pedro, essa questão está parcialmente correta.
  • Esta é mais uma novidade dos cartões de crédito, bem comentada nos jornais e internet.

  • Qual é o valor mínimo exigido para pagamento da fatura?
    Com o objetivo de diminuir o risco de superendividamento, o Conselho Monetário Nacional determinou que, a partir de 1º/6/2011, o valor mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não pode ser inferior a 15% do valor total da fatura. A partir de 1º/12/2011, o valor do pagamento mínimo sobe  para 20% do valor total da fatura.


    http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf
  • Pessoal,
    Mais atenção na hora de responder às questões e também, pensar antes de postar qualquer comentário, pois, há muitas pessoas que estudam por essa ferramenta.
    A questão é clara e objetiva! Ela apenas pergunta se é maior que 10%.
    SIM, é maior!


    Questão CORRETA.

     

  • O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (12) que é preciso “evoluir  na questão do financiamento” por meio do cartão de crédito.

    Tombini lembrou que o percentual mínimo da fatura a ser paga pelo consumidor é 15%. “Gostaríamos de...

    O BC chegou a anunciar medida de aumento desse pagamento mínimo para 20%, no final de 2011, mas recuou da decisão.

    fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-12/tombini-pagamento-minimo-do-cartao-poderia-ser-maior-mas-mudanca-geraria-problemas-ao-consumidor

  • A questão está desatualizada! 

    Para termos de estudos atualizados, devemos gravar: 

    Pagamento mínimo de 15% da fatura do cartão de crédito entra em vigor.


  • bom dia! mais a questão esta correta, pois fala que o minimo é SUPERIOR A 10% E NAO QUE E 10%

  • Boa pegadinha... a questão não menciona que o valor mínimo É 10% só diz que é SUPERIOR a esse valor... portanto se 15% é o valor mínimo e 15% > 10%, logo a questão está correta!
  • De acordo com a Circular 3.512/2010, o valor MÍNIMO da fatura a ser pago mensalmente não pode ser inferior a 20% sobre o saldo total da fatura (começando a valer a partir de Dezembro de 2011), portanto a questão está CORRETA, pois menciona que o valor mínimo a ser pago é SUPERIOR a 10%.

  • Atenção, alguns colegas estão equivocados. A partir de 1 de Junho de 2011, o valor mínimo da fatura é de 15%, não podendo ser inferior.  É melhor terem cuidado com as informações para não confundir os colegas. Mais cuidado ainda se não estiverem agindo com boas intenções, porque além de fazer mal para os colegas, podem fazer um mal enorme para vocês também, colhemos exatamente o que plantamos. Deus tudo vê.

  • BC mantém em 15% pagamento mínimo do cartão de crédito.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/bc-mantem-em-15-pagamento-minimo-do-cartao.html

    Concordo com a colega.

  • 6) Qual é o valor mínimo exigido para pagamento da fatura? 

    Com o objetivo de diminuir o risco de superendividamento, o Conselho 

    Monetário Nacional determinou que, a partir de 1º/6/2011, o valor 

    mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não 

    pode ser inferior a 15% do valor total da fatura. 

    A partir de 1º/12/2011, o valor do pagamento mínimo sobe para 20% 

    do valor total da fatura.

  • Gente cuidado com algumas pessoas dizendo que o minimo do pagamento da fatura é 20%... O bacen ia aumentar para 20% em dezembro de 2011 mas mudou de ideia, deixou os autais 15% e nao aumentou..... Antes de acreditar em qualquer coisa que falam por ai, procurem as cartas circulares do Bacen gente...

  • a questao esta correta pois fala que é SUPERIOR a 10% e nao que é 10%. 
    O bacen ia aumentar para 20% em dezembro de 2011 mas mudou de ideia, deixou os autais 15% e nao aumentou

  • Por determinação do Banco Central do Brasil, através da Circular 3512 de 2010, o valor mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não pode ser inferior a 15% do saldo total da fatura.....

    Logo superior a 10% está correto.
     


  • a questão não esta desatualizada. Prestem atenção não questão, ela diz que:
    O percentual para pagamento mínimo é superior a 10% do valor da fatura do cartão de crédito.

    esta totalmente correto, pois sabemos que é 15%.
    espero ter ajudado.
  • Deve ter uma fatura mínima  de 15% do valor da dívida.

  • Hoje nesta data, percentual mínimo de 15%, ou seja, questão ainda correta, mesmo desatualizada.

  • se o percentual mínimo é 15% a qustão está errada, por exemplo 11% é superior a 10% porém é inferior a 15% então questão errada.

  • isso mesmo Renata, mesmo assim continua certa a questao.

  • Hoje, o pagamento mínimo ainda é de 15%.

  • Atualmente não há limites para o pagamento mínimo, ficando facultado ao bando decidir. Antes eram 15%

  • Atualmente, não existe percentual mínimo preestabelecido! Cada instituição financeira pode escolher qual quer.


    Outro fator importante: o crédito rotativo também não pode mais incidir sucessivas vezes (famosa bola de neve). Após 30 dias de atraso, o banco tem a obrigação de realizar uma oferta de financiamento da dívida.

  • Em 2018 o CMN acabou com a exigência de pagamento do mínimo de 15% do valor da fatura, podendo esta situação ocorrer apenas em um mês não podendo continuar no mês seguinte.


    GABARITO: Desatualizada


ID
701845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Nos dias de hoje, o uso do “dinheiro de plástico” está superando cada vez mais outras modalidades de pagamento, que, com o passar dos anos, estão ficando obsoletas.

Um tipo de “dinheiro de plástico” muito utilizado no comércio de rua é o

Alternativas
Comentários
  • Dinheiro de plástico - Tem como objetivos facilitar o dia-a-dia e incentivar o consumo. Apesar dos cartões estarem substituindo os cheques, ele continua não tendo o seu curso forçado pelo Bacen, ficando assim opcional a sua aceitação pelo mercado.
  • O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco.
  • # Cartão de Crédito
    1. Cartão de crédito não é dinheiro real, chamado de dinheiro de plástico e traduz a intenção de compra pelo consumidor em estabelecimentos credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário.
    2. O BCB regula e fiscaliza as operações de cartão de crédito e pelo CMN, de administradoras ligadas a uma IF. As que não forem ligadas a uma IF é pela Receita Federal.
  • Discordo do gabarito (letra B)
    A resposta deveria ser a letra C (cartão de senhas)
    Como considerar o cartão de crédito como "dinheiro de plástico" e não considerar os outros tipos de cartões?


    Os tipos e funcionalidades principais do dinheiro de plástico são: cartão de crédito - é a forma de pagamento utilizada na aquisição de produtos e serviços em estabelecimentos comerciais na qual o portador recebe a fatura em um prazo seguinte; cartão de débito - havendo saldo/limite disponível, o débito do valor da compra é efetuado de imediato no momento da transação; cartão próprio de estabelecimentos (private label) - é o chamado cartão de loja, que facilita a compra de produtos/serviços; cartão afinidade, que apoia campanhas sociais e serve para atender segmentos específicos; e o cartão empresarial - plástico utilizado por empresas ou governos para atender determinadas necessidades dos principais executivos no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Existem, ainda, diversos outros tipos de cartões que surgem para facilitar as transações financeiras.

    Em 29/04/11 07:27 | Saumíneo da Silva Nascimento - Presidente do Banco do Estado de Sergipe
    Brasil Econômico
  • Tayane, ele pede um tipo.

  • Que mania que as pessoas estão de "discordar do gabarito". Que barbaridade!

  • Nas minhas provas eu nunca tenho sorte de cair uma questão dessas!
  • Ainda teve 176 pessoas que erraram essa? ual!




  • Questao assim tem que cair sempre hehe

  • O cartão de crédito é um meio que possibilita o pagamento à vista ou parcelado de produtos e serviços, obedecidos requisitos pré-determinados, tais como, validade, abrangência, limite do cartão, etc. Foi criado com a finalidade de promover o mercado de consumo, facilitando as operações de compra.

     

    O termo dinheiro de plástico é muitas vezes utilizado em reportagens sobre formas de pagamento e opções de crédito em geral. Dinheiro de plástico significa “cartão de crédito” ou “cartão de débito” que são usados para pagar contas ao invés do dinheiro em espécie, no papel moeda comum.

     

     

    Dinheiro de plástico é portanto devido aos cartões serem feitos de plástico e terem se tornado a principal forma de pagamento em vários tipos de estabelecimentos. Postos de gasolina, restaurantes, supermercados e compras pela internet lideram o grupo de serviços e produtos em que a principal forma de pagamento é o cartão. O motivo para isto é a comodidade, segurança e atrativos oferecidos pelo cartão.

  • Queria umas 5 questoes dessas de CB na prova do 13/05 rsrrs

  • Para não zerar. kk

  • Dinheiro de plástico - Cartão de crédito.

  • A expressão “dinheiro de plástico” é comumente usada como referência para os cartões de débito e de crédito.

    Gabarito: B

  • Os cartões de débito e crédito possibilitam aos clientes a realização de pagamentos, nos estabelecimentos credenciados pela bandeira, sem necessidade de portar os valores em espécie (“dinheiro vivo”). Por este motivo, são apelidados de dinheiro de plástico.

    Resposta: B


ID
1109704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos.

A cobrança do uso de cartões de crédito emitidos por instituições financeiras está limitada a três tarifas específicas: anuidade, segunda via do cartão magnético e uso da função saque.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que a cobrança está limitada a três tarifas, quando na verdade a cobrança pode ser feita em casos de: anuidade, emissão de segunda via do cartão, tarifa para uso na função saque, tarifa para uso do cartão no pagamento de contas, tarifa no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito. 

  • Tem outras tarifas cobradas e não somente essas...

    Emergencial da Fatura

    ...

  • ERRADA; SÃO 5

    - 2 VIA DO CATÃO

    -SAQUE

    -ANUIDADE

    -PAGAMENTO DE CONTAS

    -TARIFA ANÁLISE EMERGENCIAL DO LIMITE DE CRÉDITO

  • O erro da questão está em dizer que são apenas 3 tarifas, quando na verdade são 5 : 


     *Anuidade

    *Função Saque ( CASH)

    *Pagamento de contas

    *2° via do cartão ( - roubo, furto, vencimento )

    *Avaliação emergencial ( quando passa do limite)

  • São mais de 3 tarifas que podem ser cobradas pela utilização do cartão de crédito: 

    Segunda via: Desde que você solicite, caso eles envie sem solicitação, você nao deve pagar.

     Anuidade

    Saque 

    Pagamento de conta

    Avaliação emergencial ( quando passa do limite)


    "A cobrança de tarifa para a emissão de segunda via de cartões com a função débito é permitida nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista e decorrentes de motivos não imputáveis à instituição financeira emitente"


  • . Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

     

    http://www.bcb.gov.br/?CARTAODECREDITOFAQ

  • Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

  • São 5 tarifas

  • ERRADO.

    Não está limitado a essas três tarefas, está limitado a cinco tarifas.

    . Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

  • Para os cartões de crédito básicos são cinco. Para cartão de crédito diferenciado são as cinco e mais três, a saber: envio de mensagem automática sobre movimentações; plástico personalizado e a segunda via emergencial.

    Fonte: Prof Cid, do Gran.

  • Para cliente pessoa física, podem ser cobradas as tarifas abaixo relativas a cartão de crédito básico ou diferenciado, entre outras, desde que previstas em contrato:

    a) anuidade;

    b) fornecimento de 2ª via de cartão com função crédito, restrito a casos de pedidos de reposição formulados pelo detentor do cartão, decorrente de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos que não sejam de responsabilidade da instituição;

    c) utilização dos canais de atendimento para saque, no Brasil, por meio da função crédito, ou retirada em espécie, no exterior, por meio da função crédito ou débito;

    d) pagamento de contas utilizando a função crédito (água, luz, telefone, tributos, boletos de cobrança, etc.);

    e) avaliação emergencial do limite de crédito, a pedido do cliente, por meio de atendimento pessoal;

    f) envio de mensagem automática relativa à movimentação ou a lançamento na conta de pagamento vinculada ao cartão de crédito;

    g) fornecimento de plástico de cartão de crédito em formato personalizado; e

    h) fornecimento emergencial de 2ª via de cartão de crédito.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_tarifas


ID
1109707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos.

O valor mínimo da fatura de cartão de crédito emitida por instituições financeiras, a ser paga mensalmente, não pode ser inferior a 20% do saldo total da fatura.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito desta questão está errado, o percentual mínimo da fatura do cartão de crédito é de 15%.


  • Certo. 20% a partir de dezembro de 2011.

  • (CIRCULAR Nº 3.512 NOV/2010) A cobrança é de 15% sobre o total da fatura. O gabarito oficial é "ERRADO".


  • O percentual mínimo para pagamento é de 15% sobre o valor da fatura


  • Essa questão gerou dúvida porque o Bacen decidiu que o pagamento mínimo é de 15% e que depois iria aumentar para 20%. No entanto essa lei foi revogada e não aumentou para 20%. Porque, na época quando foi estabelicido o pagamento minimo as pessoas não estavam conseguindo pagar nem o mínimo. Então o Bacen decidiu revogar para não apertar mais os brasileiros. Então ATUALMENTE A TAXA É DE 15%.

  • Atualmente o mínimo é 15%

  • O limite minimo é 15% 

  • Qual é o valor mínimo exigido para pagamento da fatura?

    Com o objetivo de diminuir o risco de superendividamento, o Conselho

    Monetário Nacional determinou que, a partir de 1º/6/2011, o valor

    mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não

    pode ser inferior a 15% do valor total da fatura.
    mais em: http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf

  • . É permitido pagar um valor inferior ao valor total da fatura? Existe um pagamento mínimo obrigatório?

    Sim, você pode pagar um valor inferior ao valor total da fatura, observado que o pagamento mínimo é de 15% do seu total. É importante saber que ao não realizar o pagamento total da fatura, você estará contratando uma operação de crédito, sujeita à cobrança de juros sobre o saldo não liquidado.

     

     

    http://www.bcb.gov.br/?CARTAODECREDITOFAQ

  • O Conselho Monetário Nacional determinou que, a partir de 1/6/2011, os bancos fornecessem aos clientes a opção de pagamento no valor mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente, o qual não pode ser inferior a 15% do valor total da fatura.

  • Atualmente os bancos definem o percentual mínimo.

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/04/nova-regra-para-cartao-de-credito-pode-elevar-endividamento.shtml

  • Errada. O taxa minimo atual é definida pelas instituições financeiras, cada instituição vai definir a sua, de acordo com seu potencial de pagamento.

  • Desde de Junho/2018 o CMN alterou o percentual de pagamento mínimo das faturas de cartão de crédito. NÃO há mais um limite mínimo (antes era 15%). Atualmente cada Instituição define o pagamento mínimo.

    Porém o cliente pode pagar o mínimo apenas uma vez, após isso o banco deve ofertar uma linha de crédito com taxa de juros mais baixas.

  • questão desatualizada, atualmente as instituições financeiras definem a taxa mínima.

  • Neste ano  houve extinção do pagamento mínimo de 15%. Isso significa que, caberá às instituições a definição de um percentual mínimo de pagamento em cada fatura, de acordo com o perfil dos clientes e com a política de crédito de cada banco.

     

     

    https://g1.globo.com/economia/noticia/governo-limita-juros-do-rotativo-do-cartao-e-acaba-com-pagamento-minimo-de-15-da-fatura.ghtml

  • atualmente é livremente compactuada entre a instituição e o cliente.

  • coloca o estagiário para trabalhar.

    desatualizada

  • Art. 6º A definição ou a alteração do percentual de pagamento mínimo mensal da

    fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos deve ser

    comunicada ao cliente, com, no mínimo, trinta dias de antecedência.

  • ERA DE 15%, MAS JÁ NÃO É MAIS. HOJE QUEM DEFINE É A INSTITUIÇÃO


ID
1162237
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A abertura de conta corrente de pessoa física é um contrato entre um banco e um cliente, celebrado pela livre decisão de ambas as partes. No entanto, algumas condições devem ser observadas nas cláusulas contratuais. Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

  • A a instituição financeira não é obrigada a colocar à disposição do cliente uma cópia do contrato;

    B a instituição pode impor no contrato cláusula, operação ou prestação de serviços prevalecendo-se de idade, condição social ou econômica do cliente;

    C em caso de cobrança de dívida, o banco pode expor o cliente a algum tipo de constrangimento ou ameaça;

    D GABARITO

    E o banco pode suspender ou cancelar o contrato unilateralmente, a qualquer tempo, independente das cláusulas legais e contratuais.


ID
1162243
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às contas correntes, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

  • Pensei q a A também estivesse correta...

  • Ana, eu também pensei! Até pq a letra B não está certa, nem sempre há responsabilidade solidária em conta conjunta.

  • Pode ser solidária ou não.

  • e as contas não solidárias? acho que está incorreta a questão.

  • Conta conjunta pode ser Conjunta Simples, não ha solidariedade, e a conta Conjunta Solidaria, nesse um titular assume a responsabilidade pelo outro. Acho que a questão esta deveria ser anulada.

  • a letra A está errada porque o débito tem que ser autorizado pelo titular, por autoridade judicial ou por determinação legal.

  • Nas contas conjuntas a responsabilidade sempre será solidária

    Quando uma conta conjunto é dita como não solidária é porque precisa da assinatura de todos os titulares para que se faça movimentações, mas a responsabilidade continua sendo solidária (ambos assumem)

  • Solidária ou não solidária(simples),não caracteriza anulação...

  • LETRA B

    Conta conjunta é aquela em que duas ou mais pessoas são titulares.

    Elas podem ser:

    Simples: solicitação a todos os titulares para movimentar

    Solidária: Não necessita de autorização. No caso de inadimplência, a cobrança pode ser feita tanto de um, como de outro ou, ainda, de ambos.

    A simples é bem mais burocrática, pois, a cada movimentação é necessária a autorização de todos os titulares.

    Nossa questão fala exatamente sobre isso, embora não mencione as duas contas, ela explicita um dos tipos: a solidária. Portanto, não está errada.

    Estaria errada se ela escrevesse desta forma:

    "As contas conjuntas são contratos de depósitos celebrados pelo banco com mais de um titular ao mesmo tempo, os quais assumem apenas responsabilidade solidária pelos recursos depositados numa única conta"


ID
1162264
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

. Marque a assertiva VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

  • A empresa administradora do cartão de crédito fica responsável até o valor combinado.

    gabarito D

  • Alguém poderia, por gentileza, detalhar as outras assertivas? :)

  • Gabarito: D

    a) a cobrança de títulos e documentos é feita pelos bancos de maneira informal, sem contratos que dêem respaldo jurídico aos mesmos; → Errado. A cobrança é feita de maneira formal.

    b) a cobrança de títulos e documentos é um serviço que os bancos oferecem somente para seus clientes com contas abertas há mais de um ano; → Errado. Oferecem a todos os clientes

    c) o pagamento da fatura do cartão de crédito não pode ser parcelado; → Errado. Pode ser parcelado, desde que tenha condições mais vantajosas que o Crédito Rotativo.

    d) a empresa emitente do cartão de crédito, de acordo com contrato firmado com o consumidor, fica responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão, até o valor limite combinado;

    e) a administradora do cartão de crédito é quem financia as compras parceladas, sem nenhuma interferência de uma instituição financeira. → Errado. Quem financia as compras parceladas é a IF. A adm de cartão de crédito, por não ser instituição financeira, não pode financiar.


ID
1215661
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos ganham dinheiro com receitas de intermediação financeira e com receitas de prestação de serviços e tarifas. Entre as principais receitas bancárias de prestação de serviços e tarifas, destacam-se:

I. tarifas sobre depósito à vista e sobre aplicações em CDBs;
II. tarifas sobre serviços de conta corrente e de corretagem e custódia;
III. tarifas sobre emissões e anuidades de cartões de crédito;
IV. receitas sobre administração de fundos de investimento e administração de consórcios.

Está(ão) correta(s) somente:

Alternativas
Comentários
  • tarifas sobre deposito à vista não existe.

    As outras todas existem cobrança de tarifas.

  • Não entendi por que a primeira esta errada, depósito a vista é o mesmo que conta corrente, por que não incide tarifa?


  • Yasmim, temos 2 tipo de depósitos à vista: conta corrente e poupança. Na poupança não pode haver tarifa. A questão generalizou. Logo, você deve considerar TODAS as forma de depósito à vista.

  • Conta poupança n é depósito a vista e em Conta poupança pode ser cobrado tarifas sim. Só n cobram dos serviços essenciais, assim como na conta corrente. Como o amigo disse... só depósito a vista n incide tarifa. Item E

  • O banco ganha com depositos a vista  como forma de gerar crédito/moeda virtual para outros clientes, mas nao ganha com tarifa.. logo "I" está errado

  • corretagem e custódia, banco???


  • e quem recebe corretagem do consórcio que eu saiba é a seguradora. Claro que a segurador pode fazer parte do conglomerado do banco mas cada um com seu cada qual...

  • Tarifas sobre depósito à vista não existe, o que existe é manutenção de conta corrente...

  • Tem tarifa para 2ª via do cartão de crédito, mas não para emissão..tá estranho.

  • Sim Pedro Lima,

    corretagem e custódia ( banco múltiplo com carteira de investimento)

    bons estudos

  • Pegadinha essa questão.


  • não existe tarifa sobre depósitos à vista

  • Banco não cobra tarifas de cartões de créditos, são as corretoras de cartões de crédito que cobrarm, caso contrário a questão Q569365 estaria errada.

  • Por que a III está certa? Não são as administradoras de cartões de crédito que lucram com essas tarifas? A meu ver, só estão certas as assertivas II e IV

  • Fiquei confusa. Porque a III está correta???
  • Essa questão deveria ter sido anulada.

  • As tarifas sobre a anuidade e emissões de cartão de crédito, vão para a operadora que é autônoma. O banco não tem receitas com taxas de cartão de crédito, aprendi isso na questão anterior.

  • Em regra os bancos somente podem cobrar tarifas sobre serviços que efetivamente prestem aos seus clientes. E, existem determinados serviços cuja cobrança de tarifas é literalmente proibida. Entre as proibições está a de cobrar pelo simples depósito à vista e a de aplicações em investimentos.
    Desta forma, os demais serviços listados nas alternativas podem ser objeto de cobrança de tarifas.

    Gabarito: Letra E


  • Banco não fica com anuidade de cartão de crédito. É a administradora quem fica com os valores. Indiquem para comentário.

  • Me confundi agora. Alguém pode ajudar?

    Pelo meu conhecimento, os bancos são proibidos de cobrar tarifas sobre serviços de cartão de crédito. Quem cobra por esses serviços são as administradoras. Est errado isso?

  • Os bancos não cobram tarifas sobre anuidade. Isso é encargo das operadoras...

  • atualizada I - não existe tarifa sobre aplicação em CDB II - correto III - emissão de cartão não tem tarifa, reemissão que tem. IV - correto
  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Klaus Nery

    I. tarifas sobre depósito à vista e sobre aplicações em CDBs;

    • INCORRETAOs depósitos à vista são aqueles feitos nas contas corrente dos clientes e não há incidência de tarifas sobre eles.

    II. tarifas sobre serviços de conta corrente e de corretagem e custódia;

    • CORRETAOs bancos cobram serviços de conta (como transferência, pacote de manutenção, etc) e de custódia que é manter os ativos no banco.

    III. tarifas sobre emissões e anuidades de cartões de crédito;

    • CORRETAMais uma fonte de receita dos bancos, é a anuidade dos cartões de crédito.

    IV. receitas sobre administração de fundos de investimento e administração de consórcios.

    • CORRETAOs bancos que têm fundos de investimento também têm receitas provenientes da administração e gestão desses fundos (bem como de consórcios).

ID
1215706
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na assinatura de contrato pelo Banco X com sociedade empresária do tipo limitada foram emitidas pelo administrador da sociedade cinco notas promissórias, cada uma no valor de R$12.000,00 (doze mil reais), vinculadas ao cumprimento do contrato. Rosa de Lima, empregada do banco, recebeu o contrato e os títulos para conferência e verificou que em nenhum deles foi indicado o lugar de emissão. Ao consultar seu superior, recebeu a informação correta de que as notas promissórias são:

Alternativas
Comentários
  • c) válidas, pois na falta de indicação do lugar de emissão presume-se que esta se deu no domicílio do subscritor;

  • Institui o Código Civil/02: "Art. 889.[...]

    § 2o Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título, o domicílio do emitente."

    GABARITO LETRA C


  • NULAS, assim como essa questão deveria ser anulada, pois empresas limitadas não emitem notas promissórias

  • A falta do local de emissão não desnatura o titulo. Ou seja, os títulos são válidos, pois na falta de indicação do lugar de emissão presume-se que esta se deu no domicílio do subscritor

    GABARITO: LETRA C

     

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-e-recursos-da-prova-de-conhecimentos-especificos-bnb/

  • Conforme uniformizado internacionalmente, a falta de indicação do local de emissão em um título de crédito, não desnatura o titulo. Ou seja, os títulos são válidos, já que a Lei prevê que, na falta de indicação do lugar de emissão presume-se que esta se deu no domicílio do subscritor, validando o título.

    Gabarito: Letra C



  • C.

    Válidas,

    pois na falta de indicação do lugar de emissão presume-se que esta se deu no domicílio do subscritor;




  • Essa prova era de conhecimentos bancários ou de direito civil/empresarial? fgv viajou demais

ID
1456669
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os cartões de crédito são, às vezes, chamados de “dinheiro de plástico”. Seu uso crescente como meio de pagamento implica vários aspectos, EXCETO o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    O cartão de crédito substitui o uso de moeda.
    Ou seja, é ao contrário do que foi dito na letra C, pois a utilização de cartões de crédito reduz a demanda por moeda.

  • Como a questão quer a (FALSA), a letra C deve ser marcada, pois evita o uso do papel moeda, visto o credito do cartão. Todas as demais assertivas estão corretas.

  • é o inverso "diminui" a demanda de papel moeda. "c"

  • Questão passível de anulação. No item )A) diz: "...pago apenas no vencimento do cartão."
    Porém, sabemos que as compras efetuadas num determinado mês, são pagas apenas no vencimento da fatura (do boleto) subsequente.
    O vencimento do cartão é a data expressa no cartão magnético.

  • nada de anulação....ela esta certinha :)

  • Questão mal elaborada, cheguei acertar por desconfiar da banca. Na alternativa A, digamos que eu fiz a compra dia 1/05/2016 e na data de vencimento da fatura que é 05/06/2016 a economia tenha sofrido uma baixa na inflação, ou seja comprei produtos inflacionados e paguei na data de vencimento um valor que já não é mais o mesmo do produto, paguei 500 reais em um produto que agora vale 400. Portanto alternativa duvidosa, mas essa letra C apresentou um erro maior.

  • Bruno Ribeiro, estaria errada se fosse ganho sobre a deflação.. não acha?

  • Deveria ser anulada essa questão é um absurdo essa letra A, vergonha essa banca não anular é clamoroso o erro, uma coisa é vencimento do cartão outra coisa é vencimento da fatura, isso nao é sinonimo nem aqui nem na china.

  • "a) ganho sobre a inflação para os possuidores de cartão, sendo os valores das compras pagos apenas no vencimento do cartão."

    A alternativa diz que o valor das compras será pago apenas no vencimento do cartão e não no vencimento da fatura.

    Resposta: C

  • Fiquei entre a letra "A" e "C", marquei "A" e errei :(

    Questão mal feita.

    "Vencimento do cartão" kkkkkk

  • A alternativa a) também está incorreta. Vencimento do cartão é uma coisa (que está escrito na frente do próprio); vencimento da fatura do cartão é outra (mensal).

    Gabarito: a) e c), portanto, a questão seria anulável.

  • Gente, essa questão está certa, pois como ele quer a assertiva errada

    É a alternativa C

    Simples!

  • Acho que o Maurício f não entendeu a dinâmica da questão. Se o conceito está errado, logo, a alternativa está errada, portanto, procure a alternativa correta. Simples!

  • Se voce paga com o cartão, então não precisa de dinheiro na hora da compra

  • Apesar de muito populares, nem todo mundo conhece os efeitos do uso do cartão de crédito. Certamente que os cartões permitem que se pague o valor atual dos bens em datas futuras, vencendo a inflação. Também carregam um limite de crédito de acordo com cada cliente. As lojas aumentam sua capacidade de vendas e a segurança nas transações. Realmente a opção que destoa é a letra C, já que o maior efeito do cartão é exatamente não ser necessário o desembolso de dinheiro em espécie, o papel-moeda, então o uso do cartão diminui a demanda de papel-moeda e não aumenta como sugere a letra C.

    GABARITO: LETRA C

  • KKKK, O cara detém um cartão de crédito, e assim aumentará "demanda de papel moeda pelos possuidores de cartão"

  • Letra C.


  • É a letra C,porém a letra A deixa uma desconfiança pelo fato do venct do cartão.Parece de fato uma pegadinha. Fiquei entre as duas e claro marquei a errada.Aff

     

  • Erro humano pessoal,a ontece letraA hab C

  • O enunciado pede a opção errada. Vamos analisar cada uma das opções:

    a) ganho sobre a inflação para os possuidores de cartão, sendo os valores das compras pagos apenas no vencimento do cartão.

    Certo. Em compras realizadas com cartão de crédito o cliente ganha, dependendo do cartão, até 45 dias para efetuar o pagamento. Portanto, a eventual inflação desse período não impactará sobre o valor a ser pago.

    b) crédito automático até certo limite para os possuidores de cartão.

    Certo. Existe um limite de crédito concedido ao cliente para utilização do cartão.

    c) aumento da demanda de papel moeda pelos possuidores de cartão, para pagamento de suas transações.

    Errado. Não há aumento da demanda de papel moeda, pois em pagamentos feitos com cartão de crédito não há circulação de papel moeda.

    d) aumento da segurança da transação, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

    Certo. O cartão traz segurança para o vendedor, que tem a certeza do recebimento de sua venda (ao contrário do cheque, por exemplo) e traz segurança ao comprador, que em certos casos pode solicitar o estorno do pagamento.

    e) indução ao crescimento de vendas para os estabelecimentos credenciados.

    Certo. A aceitação de cartões de crédito oferece uma facilidade a mais para os clientes na hora do pagamento, e por isso induz ao crescimento nas vendas dos estabelecimentos credenciados.

    Gabarito: C

  • Vejo erro na alternativa A. Como assim, vencimento do cartão !? Então eu posso pagar as contas de meu cartão de crédito só em 2024, quando expira a data de vencimento? Não quis dizer ela vencimento da fatura do cartão ?

  • Seu uso crescente como meio de pagamento implica vários aspectos, EXCETO o(a)

    Significa a utilização do cartão.

    A ganho sobre a inflação para os possuidores de cartão, sendo os valores das compras pagos apenas no vencimento do cartão.

    R: isso acontece devido a utilização do cartão, se você compra no mês de janeiro, vai pagar somente em fevereiro. Por que o cartão de credito te possibilita essa facilidade.

    ERRADA

    B crédito automático até certo limite para os possuidores de cartão.

    R: todas as pessoas que tem cartão de credito sempre tem no app tem uma opção para ser preenchida, se você quer que o seu limite de credito aumente automaticamente devido a utilização do cartão em compras ou se caso não quiser marcar, o limite só vai ser aumentado quando a própria pessoa querer solicitar com a própria instituição.

    ERRADA

    C aumento da demanda de papel moeda pelos possuidores de cartão, para pagamento de suas transações.

    R: Essa questão não se diz respeito em querer comprar alguma coisa, utilizando o cartão de credito, por que não está dentro dos vários aspectos de utilização do cartão.

    Alternativa Correta.

    D aumento da segurança da transação, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

    R: Nos cartões de credito existe os pacotes de segurança de proteção do cartão

    ERRADA

    E indução ao crescimento de vendas para os estabelecimentos credenciados.

    R: Nessa caso brasileiro amo um cartão de credito e é um dos produtos de serviços bancários que são oferecidos aos clientes, pelas instituições financeiras.

    ERRADA

  • MAS ISSO TORNA A QUESTÃO NULA PORQUE COMO TEM ERRO NA ALTERNATIVA A ELA SE TORNA UMA EXCESSÃO

  • O uso do cartão de crédito implica todos os aspectos citados nas alternativas, exceto o aumento da demanda de papel moeda. Ora, o uso crescente do cartão de crédito faz com que os usuários utilizem cada vez menos papel moeda, o que DIMINUI sua demanda.

    Resposta: C

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Klaus Nery

    Dinheiro de plástico significa “cartão de crédito” ou “cartão de débito” que são usados para pagar contas ao invés do dinheiro em espécie, no papel moeda comum.

    O uso crescente de cartão ao invés de papel moeda tem várias consequências. A questão lista várias e pede qual delas não está correta.

    ===

    A - ganho sobre a inflação para os possuidores de cartão, sendo os valores das compras pagos apenas no vencimento do cartão.

    • CORRETA.

    • Quando um consumidor faz uma compra e paga na modalidade crédito, há um espaço de tempo entre a compra e o desembolso de fato, uma vez que ele irá pagar somente no dia do vencimento do cartão.

    • Essa diferença temporal é um ganho contra a inflação para o cliente, uma vez que ele não incorre em juros se pagar em dia e o tempo passou desde que ele efetuou a compra.

    ===

    B - crédito automático até certo limite para os possuidores de cartão.

    • CORRETA.

    • Alguns bancos aproveitam que a análise de crédito já foi feita para a concessão do cartão de crédito e já deixam uma linha de crédito automático para os clientes, podendo estes inclusive sacar o valor no caixa automático.

    ===

    C - aumento da demanda de papel moeda pelos possuidores de cartão, para pagamento de suas transações.

    • INCORRETA.

    • O aumento crescente do cartão de crédito faz com que se carregue menos dinheiro em espécie.

    • Logo, há uma diminuição da demanda de papel moeda, e não um aumento.

    ===

    D - aumento da segurança da transação, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

    CORRETO.

    Uma compra efetuada com o cartão de crédito trás mais segurança para ambos os agentes da transação:

    • o comprador carrega menos dinheiro em espécie, correndo menor risco de perda em caso de furto, assalto, etc.

    • o vendedor, além de não precisar acumular dinheiro em espécie, não incorre no risco de crédito do comprador, uma vez que o banco é quem toma essa parte.

    ===

    E - indução ao crescimento de vendas para os estabelecimentos credenciados.

    • CORRETO.

    • Uma vez que o cartão de crédito concede linha para quem não possui dinheiro no momento, aumenta as possibilidades de compra e por consequência, também, as vendas dos estabelecimentos credenciados.

  • O que eu compro eu pago no vencimento do cartão ? kkkk maconha pura. Se fosse assim, eu pagaria minha conta só em 2027. Letra A errada tbm. Sendo os valores das compra pagos no vencimento da fatura.

    Vencimento da fatura é diferente de vencimento de cartão.

  • Sobre a alternativa A: É verdade que determinado bem ou produto pode estar deflacionado em uma data futura (mais barato), porém não está errado afirmar que pode existir um ganho sobre a inflação. Estaria errada se dissesse que "sempre" há ganho sofre a inflação.

    Gabarito é a letra C, papel moeda é dinheiro vivo, os cartões proporcionam justamente a redução da dependência de cédulas e moedas.

  • A letra C apresenta o erro mais gritante.

    A letra A também apresenta erro no "apenas". Podemos pagar antes tb

  • Bruno Ribeiro, a questão está correta, e no caso da baixa inflação, ainda é inflação. Não é inflação quando há deflação.
  • com a uutilizaçÃo do cartão de credito (dinheiro de plástico) é dispensável o dinheiro de papel e torna a compra mais segura devido ao CVV(valor de verificação do cartão ou card verification value)

  • Aquestão não foi anulada, pois dentro dessas alternativas, a mais próxima de estar errada é a C, você não tem que tentar medir forças com o examinador, o pior erro do(a) concurseiro(a) é esse, esquece isso, marca a alternativa que você consegue identificar como a correta, ou nesse caso, a errada, conforme o que a questão pedir e bola pra frente. O mais inportante é acertar a questão, se vai ser anulada ou não, isso se pensa depois.


ID
1708102
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os cartões de crédito, também conhecidos como dinheiro de plástico são amplamente utilizados no mercado nacional tendo em vista sua facilidade e relativa segurança. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito dos cartões de crédito: 

Alternativas
Comentários
  • só que na prova falta a quinta tarifa!! Teria que ter sido anulada!!

  • Complementando a resposta do Rafael...

    Podem cobrar 5 tarifas referente a serviços  considerados essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    E podem ser cobradas ainda tarifas pela contratação de serviços de envio de mensagem automática relativa à movimentação ou lançamento na conta de pagamento vinculado ao cartão de crédito, pelo fornecimento de plástico de cartão de crédito em formato personalizado, e ainda pelo fornecimento emergencial de segunda via de cartão de crédito. Esses serviços são considerados “diferenciados” pela regulamentação.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/cartao.asp#3

  • Putzz.. banca Lixo

  • Gabarito C

     

    Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

     

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais:

     

    1 - anuidade,

    2 - emissão de segunda via do cartão,

    3 - pelo seu uso no saque em espécie,

    4 - pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e

    5 - no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

     

    http://www.bcb.gov.br/?CARTAODECREDITOFAQ

  • As instituições financeiras são autorizadas pelo Banco Central a cobrar as seguintes TARIFAS:

    anuidade;

    para emissão de 2ª via do cartão;

    para retirada em espécie na função saque;

    no uso do cartão para pagamento de contas; e

    no caso de pedido de avaliação emergencial do limite de
    crédito.

    gabarito: C

  • Questão muito confusa.

    De acordo com o Bacen: 

    3. Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/cartao.asp

    Na alternativa A não vejo nenhum limitador do tipo: Os bancos somente poderão cobrar anuidade, então não vejo o motivo dela está errada.

    Na alternativa D a omissão do 5° motivo e o uso do basicamente pode ser que seja um motivo para invalidar a alternativa, porém acho que ela também está confusa.

    Enfim, segue o jogo...

  • 1º problema de ser a letra C .....Mas os serviços essencias não podem ser cobrados.... conforme a resolução abaixo

    2º problema  de ser letra C .......isso que a questão cita não são serviços considerados essenciais

    RESOLUÇÃO Nº 3.919 http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2010/pdf/res_3919_v4_P.pdf

    II - os serviços prestados a pessoas naturais são classificados como essenciais,
    prioritários, especiais e diferenciados; e

    Art. 2º É vedada às instituições mencionadas no art. 1º a cobrança de tarifas pela
    prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, assim considerados aqueles
    relativos a

    Problemas das letras A B. Os bancos podem cobrar basicamente 5 tarifas e não 2, tão pouco um tipo conforme afirma a letra A.

    3. Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    (Conforme informado pelo Rafael http://www.bcb.gov.br/?CARTAODECREDITOFAQ

     

    PROBLEMA MAIOR 

    Não consigo achar legislação que esclareçam as letras D e E.  Alguém pode ajudar

     

  • 6. Quais são as regras sobre tarifas de cartão de crédito?

    As instituições podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços prioritários: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    Além disso, podem ser cobradas tarifas pela contratação de serviços de envio de mensagem automática relativa à movimentação ou lançamento na conta de pagamento vinculada ao cartão de crédito, pelo fornecimento de plástico de cartão de crédito em formato personalizado e pelo fornecimento emergencial de segunda via de cartão de crédito. Esses serviços são considerados diferenciados pela regulamentação.

    (http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos5.asp)

     

    Do trecho acima, elimina-se b), c) e d).

     

    e) Os bancos podem cobrar tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, conforme os serviços contratados pelos bancos e repassados aos usuários dos cartões de crédito. Errado. Os serviços devem ser contratados pelos clientes, e não pela iniciativa dos bancos. Já pensou o que seria se os bancos tivessem tal prerrogativa?

     

    Sobra a alternativa a). Note que a alternativa não restringiu as tarifas que podem ser cobradas a apenas um tipo. Ela apenas citou um tipo de tarifa.

  • Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

     

    Gabarito C, porém no sistema está errado!

  • As empresas administradoras de cartão de crédito apenas podem cobrar 5 tipos de tarifas.

  • Pergunta que deve ser tratada com cuidado. Os bancos, embora comercializem cartões de crédito, tudo relativo a este produto é tratado por suas operadoras que, tecnicamente, são autônomas em relação aos bancos que os comercializam. Portanto, as taxas e tarifas cobradas sobre os cartões de crédito são realizadas e destinadas às suas operadoras e nunca aos bancos. Qualquer cobrança de tarifas só pode ocorrer pela operadora e na própria fatura do cartão, sendo vedada qualquer cobrança por parte dos bancos.

    Gabarito: letra D
  • As instituições podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços prioritários: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    gabarito não é a letra c.

    não se cobra por serviços essenciais.

  • Pergunta que deve ser tratada com cuidado. Os bancos, embora comercializem cartões de crédito, tudo relativo a este produto é tratado por suas operadoras que, tecnicamente, são autônomas em relação aos bancos que os comercializam. Portanto, as taxas e tarifas cobradas sobre os cartões de crédito são realizadas e destinadas às suas operadoras e nunca aos bancos. Qualquer cobrança de tarifas só pode ocorrer pela operadora e na própria fatura do cartão, sendo vedada qualquer cobrança por parte dos bancos.

  • Eu percebi que todos apontaram a letra C como certa, porém percebam que a alternativa lista apenas quatro tipos de tarifas e não cinco, eu errei ao marcar a alternativa A, mas nela vem dizendo que o banco pode cobrar a anuidade sem excluir as demais tarifas, essa banca se equivocou nesta questão, bons estudos!

  • No gabarito consta letra C como correta.

  • Gabarito letra d

     

     

     

  •  Bacen: 

    3. Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/cartao.asp

  • Serviços prioritários

  • Pessoal hoje em dia cada banco tem uma operadora que trata das tarifas dos cartões de crédito e demais outros serviços relacionado a ele, até mesmo elas só podem fazer algum procedimento de acordo com a própria autorização do banco. Cada bando tem um operadora de cartão de crédito, as operadoras fazem um contrato com o banco informando valores e tarifas que seria cobrado do cartão de crédito, e quem cobra mesmo são as operadoras, elas fazem um contrato com o banco para tal serviço ser disponibilidade para o próprios clientes do banco, tem algumas operações que elas precisam da autorização do banco para que o procedimento seja feito.
  • Letra C - falta uma das tarifas: Analise emergecial de credito. Todavia questao, ao meu ver, passivel de anulação.

  • A alternativa correta letra ''A''

    Errada - C) Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas. Os bancos não podem cobrar tarifas de serviços essenciais .

    Errada- D)Os bancos são proibidos de cobrar tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, ficando essa cobrança a cargo da operadora dos cartões de crédito. Os bancos podem cobrar tarifas, desde que não seja de serviços essenciais.

  • As assertivas A e C têm o sentido muito ambíguo. Questão sujeita a ser anulada.

  • Tarifas que podem ser cobradas:

    • anuidade
    • emissão de segunda via do cartão
    • uso do cartão para saque em espécie
    • uso do cartão para pagamento de contas (como faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços)
    • pedido de avaliação emergencial do limite de crédito
    • envio de mensagem automática relativa à movimentação ou lançamento na conta de pagamento vinculada ao cartão de crédito
    • fornecimento de plástico de cartão de crédito em formato personalizado
    • fornecimento emergencial de 2ª via de cartão de crédito

    https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/cartaodecredito


ID
1724404
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O cartão de crédito é um cartão de plástico que pode conter ou não um chip. A frente apresenta o nome do portador, número do cartão e data de validade e, no verso, um campo para assinatura do cliente, o número de segurança e uma tira magnética. As operações de cartões de crédito envolvem geralmente cinco participantes: 

Portador: pessoa interessada em adquirir bens ou contratar serviços pagando por meio do cartão de crédito. 

Estabelecimento comercial: empresa interessada em vender ou prestar serviço recebendo o pagamento feito pelos seus clientes por meio do cartão de crédito.

Adquirente: empresa que aluga e mantém os equipamentos usados pelo estabelecimento, responsável pela comunicação da transação entre este e a bandeira.

Bandeira: empresa que comunica a transação entre o adquirente e o emissor do cartão de crédito.

Emissor: empresa administradora do cartão.

Quando o portador faz uma aquisição com a opção de parcelamento loja - sem juros, significa que o valor da transação é dividido pelo número de parcelas. Nesse caso o estabelecimento recebe o valor da venda de forma parcelada. Quando o portador faz a aquisição com a opção de parcelamento com juros ou parcelamento emissor, o titular do cartão pagará, além do valor combinado, uma taxa de juros definida pelo emissor do cartão. Nesse tipo de transação, o estabelecimento recebe o valor da venda de uma vez. Quem ficará com os juros pagos pelo portador, titular do cartão?

Alternativas
Comentários
  • A opção de parcelamento sem juros (ou "parcelamento loja") significa que o valor da transação é dividido pelo número de parcelas. Nesse tipo de transação o estabelecimento recebe o valor da venda de forma parcelada. A opção de parcelamento com juros (ou "parcelamento emissor") significa que o titular do cartão pagará, além do valor combinado, uma taxa de juros definida pelo emissor do cartão. Nesse tipo de transação o estabelecimento recebe o valor da venda de uma vez e o emissor recebe os juros a serem pagos pelo titular.

  • Nesse tipo de transação, o estabelecimento recebe o valor da venda de uma vez. Quem ficará com os juros pagos pelo portador, titular do cartão?

    É correto afirma que quem vai receber os juros vai ser a empresa emissora do cartão, essa questão é uma pegadinha.

  • É o chamado CDC-I = Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência.

  • O emissor ficará com os juros na compra parcelada. É o chamado CDC-I = Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência.





ID
2674222
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O cartão de crédito é um meio de pagamento que permite ao cliente pagar compras ou serviços até um limite de crédito previamente definido no contrato de uso do cartão. O ideal é que o cliente sempre pague suas faturas nas datas acordadas – o valor inteiro ou pelo menos um percentual do valor devido.

Esse procedimento evita:

Alternativas
Comentários
  • O não pagamento da fatura completa do cartão de crédito implica, por 30 dias, na utilização do crédito rotativo do cartão.

  • Gabarito correto:Letra C

    Mais o que podemos definir como crédito rotativo?

    O crédito rotativo é aquele valor mínimo da fatura do cartão de crédito que o banco sempre oferece na fatura caso você não tenha dinheiro suficiente para pagar a conta e queira continuar usando o cartão. Exemplificando: O crédito rotativo funciona como um empréstimo de emergência.

  • alguém poderia me explicar essa questão? Eu não compreendi muito bem.

  • Lembrando q em junho de 2018 o CMN definiu q só poderá pagar o valor mínimo apenas 1 vez, ou seja, na próxima fatura a I.F deverá oferecer uma linha de financiamento para o cliente com juros mais baixos.

  • Pagar o valor inteiro de fato evita a entrada no crédito rotativo, mas pagar um percentual não evita a entrada no crédito rotativo. Vamos supor que o portador do cartão tenha recebido sua fatura com compras que totalizaram R$ 1.000. Se essa pessoa efetuar o pagamento do valor integral dos R$ 1.000, de fato não entrará no crédito rotativo.

    Todavia, caso efetue o pagamento de um percentual desta fatura, por exemplo, pague 40%, terá pago R$ 400 e sobrarão outros R$ 600 que levarão a entrada do cliente no crédito rotativo em R$ 600.

    Então, pagar um percentual da fatura não evita a entrada no crédito rotativo, motivo pelo qual a alternativa de letra C não pode ser considerada correta.


    Ficar inadimplente pode levar a entrada do nome do portador do cartão no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) como bem afirma a alternativa de letra D.


     Prof. Cid Roberto 



  • O que não está claro nos comentários é por que o D está errado.


    A questão fala que se pagar em dia não entra no rotativo. Blz, certo.

    Agora por que não é o item D?


    Se a questão fosse assim: o pagamento em dia da fatura do cartão de crédito evita a entrada do usuário no SPC.

    Estaria errada?

  • Gabarito: C.

    Entrar no crédito rotativo.

    Em junho de 2018 o CMN definiu q só poderá pagar o valor mínimo apenas 1 vez, ou seja, na próxima fatura a I.F deverá oferecer uma linha de financiamento para o cliente com juros mais baixos.

  • A alternativa C estaria completa se dissesse: A entrada no crédito rotativo REGULAR - que é o pagamento entre o mínimo e o valor total da fatura.

    Quem paga abaixo do mínimo, ou não paga, entrará no crédito rotativo NÃO REGULAR.

    Questão mal formulada e passível de anulação, mas a banca não aceitou.

  • só entra no SPC se for inadimplente, que seria quando você não consegue pagar a obrigação do crédito rotativo, basicamente.

  • Quando não ocorre o pagamento integral da fatura, e o cliente paga apenas o mínimo e não parcela o restante, ele adere ao crédito rotativo, que sujeita o titular do cartão ao pagamento dos juros e dos encargos financeiros previstos em contrato, sendo vedada a cobrança de juros adicionais punitivos (comissão de permanência).

    Gabarito: C

  • Pq não o cancelamento do cartão????
  • Karine, não há o cancelamento do cartão sem autorização do cliente.

    Pagar a fatura em dia não evita o cancelamento do cartão.

    Você pode ter um sujeito que paga em dia e decide cancelar o cartão; Outro que não a paga e, mesmo assim, o cancela (o cartão é cancelado, a divida, não).

    Veja este link:

    Bons estudos! :)

  • Quando o cliente não paga inteiramente a fatura do cartão de crédito, o valor será financiado pelo crédito rotativo.

    Resposta: C

  • Galera, mas a questão diz que pagar o valor integral ou valor mínimo vão evitar uma certa situação, e é édida justamente qual situação seria essa, mas acontece que o pagamento mínimo ainda leva o cliente a cair em crédito rotativo, não é? se ele pagar o mínimo o restante vai ser financiado em crédito rotativo, como o gabarito pode ser isso então?

  • C

    a entrada no crédito rotativo

  • não entendi, na questão diz que se pagar pelo menos um percentual evita entrar no crédito rotativo.

  • Pessoal, vocês estão interpretando erroneamente a questão. Leiam com calma

    O comando explicou o que precisa ser feito para não entrar no crédito rotativo

    A pergunta em si é O QUE ESSE PROCEDIMENTO EVITA?

    Esse procedimento evita a entrada no crédito rotativo!


ID
2803597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca das consequências que poderão advir no caso de um cliente não liquidar integralmente, na data do vencimento, o saldo devedor da fatura do seu cartão de crédito, julgue o item a seguir.


A parcela não quitada do saldo devedor poderá ser financiada por meio da modalidade de crédito rotativo, com prazo de vigência de até doze meses, contados da data do vencimento da fatura não paga integralmente.

Alternativas
Comentários
  • A lei não menciona prazo, se não me engano

  • Desde de 3 de abril de 2017, com a entrada em vigor da Resolução 4.549 do CMN, o saldo devedor da fatura de cartão de crédito, quando não pago integralmente até o vencimento, somente pode ser mantido em crédito rotativo até o vencimento da fatura subsequente (em geral 30 dias).

    GAB: ERRADO

  • Resolução 4549 do CMN:

    Art. 1º O saldo devedor da fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos, quando não liquidado integralmente no vencimento, somente pode ser objeto de financiamento na modalidade de crédito rotativo até o vencimento da fatura subsequente.

  • Crédito rotativo é um "crédito dinâmico". Se você tem o limite de 1000 e sua fatura veio 200, então momentaneamente você tem saldo de 800. Quando pagar os 200, voltará a ter 1000.

    Atualmente, o juros que incide sobre o crédito rotativo só pode ocorrer 1 vez. No mês seguinte, o banco tem que oferecer uma opção de financiamento. 

     

    Ex: João atrasou o pagamento de 200 por 1 mês a uma taxa de juros de 10% a.m:

    Ao completar o 1º mês, João estará devendo 220. 

    No 2º mês, o banco já vai mandar uma opção de financiamento da dívida, não vai mais ficar incidindo os 10% todos os meses como se fosse uma bola de neve.

  • O prazo de vigência é até o vencimento da próxima fatura. Ou seja, não sendo pago o valor mínimo da fatura do cartão, o valor integral daquela fatura será automaticamente emprestado (financiado) ao cliente.


    *Isso ocorrerá somente uma vez, nas outras o banco tem que oferecer um financiamento.

    *Antigamente o valor mínimo do cartão era de 15% da fatura, normatizado pelo BACEN. Hoje, esta porcentagem não é mais definida e a instituição financeira é livre pra determinar qual será a porcentagem mínima.

  • O prazo máximo de utilização de crédito rotativo é de 30 dias, até o vencimento da fatura subsequente.

    Gabarito: ERRADO

  • Desde 2017, segundo a resolução n° 4.549 do CMN, o saldo devedor da fatura de cartão de crédito, quando não pago integralmente até o vencimento, somente pode ser mantido em crédito rotativo até o vencimento da fatura subsequente (em geral 30 dias).

    Resposta: Errado


ID
2803600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca das consequências que poderão advir no caso de um cliente não liquidar integralmente, na data do vencimento, o saldo devedor da fatura do seu cartão de crédito, julgue o item a seguir.


É permitida a cobrança de juros remuneratórios sobre o saldo devedor não quitado pelo cliente, além de multa e juros de mora, nos termos da legislação em vigor.

Alternativas
Comentários
  • Ao não pagar o valor total da fatura, o titular do cartão automaticamente está contratando um crédito em que incide juros remuneratórios

  • Podem ser cobrados os seguintes encargos, além de estar sujeito ao bloqueio do uso do cartão:

    juros remuneratórios, por dia de atraso sobre a parcela vencida ou sobre o saldo devedor não liquidado; multa; juros de mora.

    Em relação aos juros remuneratórios, somente podem ser cobrados os juros acordados em contrato e a taxa praticada deve ser:

    para os valores associados a operações de parcelamento do saldo devedor da fatura contratadas após o cliente permanecer 30 dias no rotativo: a taxa da respectiva operação de parcelamento; para os demais valores em atraso: a taxa de juros da modalidade de crédito rotativo.


  • RESOLUÇÃO Nº 4.655, DE 26 DE ABRIL DE 2018

    Art. 1º No caso de atraso no pagamento ou na liquidação de obrigações relacionadas com faturas de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos, podem ser cobrados, exclusivamente, os seguintes encargos:


    I - juros remuneratórios, por dia de atraso, sobre a parcela vencida ou sobre o saldo devedor não liquidado, observado o disposto no art. 2º;

    II - multa, nos termos da legislação em vigor; e

    III - juros de mora, nos termos da legislação em vigor.


  • No atraso do pagamento ou da liquidação incide juros de mora e multa. Eu entendi pelo enunciado da questão que a fatura não foi paga integralmente, restando um saldo devedor, mas o enunciado fala que foi paga na data do vencimento. Nesse caso também incidirão juros de mora e multa? Ou somente juros remuneratórios? Alguém sabe?

  • Daniela V,sua e minha pergunta também?

  • Resposta:os 3,entrará no credito rotativo...

  • É permitida a cobrança de juros remuneratórios sobre o saldo devedor não quitado pelo cliente, além de multa e juros de mora, nos termos da legislação em vigor.

    certo

  • juros de mora

    = juros pela DEMORA rsrs

  • Não entendi porque a multa. Exemplo: o cliente para parte do débito e joga o restante da dívida para o rotativo, que é permitido pelas operadoras de CC. No rotativo só se paga os juros acordados em contrato. Ou estou errado?

    A multa só viria a partir de 30 dias de atraso do rotativo? mas o comando da questão não especifica que há mais de 30 dias.

  • No caso de atraso no pagamento ou na liquidação de obrigações relacionadas com faturas de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos, podem ser cobrados, exclusivamente, os seguintes encargos:

    I - juros remuneratórios, por dia de atraso, sobre a parcela vencida ou sobre o saldo devedor não liquidado;

    II - multa, nos termos da legislação em vigor; e

    III - juros de mora, nos termos da legislação em vigor.

    Resposta: Certo


ID
2803603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca das consequências que poderão advir no caso de um cliente não liquidar integralmente, na data do vencimento, o saldo devedor da fatura do seu cartão de crédito, julgue o item a seguir.


Além do crédito rotativo, que permite ao cliente liquidar parcial ou integralmente o seu débito a qualquer momento, outras modalidades de crédito em condições mais favoráveis poderão ser-lhe oferecidas a qualquer tempo, antes do vencimento da fatura subsequente, com vistas a financiar o saldo devedor remanescente do cartão de crédito.

Alternativas
Comentários
  • art. 1º. da Resolução 4549 do CMN:

    Parágrafo único. O financiamento do saldo devedor por meio de outras modalidades de crédito em condições mais vantajosas para o cliente, inclusive no que diz respeito à cobrança de encargos financeiros, pode ser concedido, a qualquer tempo, antes do vencimento da fatura subsequente.

  • A hora de errar aqui.

  • O que define a questão como errada é a expressão "antes do vencimento da fatura subsequente". Caso um cliente realize o pagamento mínimo de um cartão de crédito neste mês, no mês seguinte não haverá, na data de vencimento, a possibilidade de realizar o pagamento mínimo novamente. Será oferecida uma linha de financiamento para quitar o saldo devedor (teoricamente com taxas de juros mais baixas que a taxa do crédito rotativo).

    Não há percentual obrigatório de pagamento mínimo. Cada IF estabelece o seu percentual.

  • Financiamentos vantajosos pode ser oferecido a qualquer momento antes do vencimento da próxima fatura. Contudo, o financiamento automático terá vigência a partir do vencimento da próxima fatura (30 dias).

  • Jéssica Paula seu cometário não condiz com o gabarito do CESPE.

  • O financiamento do saldo devedor por meio de outras modalidades de crédito em condições mais vantajosas para o cliente, inclusive no que diz respeito à cobrança de encargos financeiros, pode ser concedido, a qualquer tempo, antes do vencimento da fatura subsequente.

  • Eu pensei que entrava no  crédito rotativo quando a pessoa nao paga o valor parcial ou integralmente 

  • Gabarito: Certo

    Resolução 4549 do CMN:

    artigo 1º Parágrafo único. O financiamento do saldo devedor por meio de outras modalidades de crédito em condições mais vantajosas para o cliente, inclusive no que diz respeito à cobrança de encargos financeiros, pode ser concedido, a qualquer tempo, antes do vencimento da fatura subsequente.

  • Isso mesmo. Inclusive, se o cliente não liquidar a dívida em 30 dias, é obrigatório que a instituição financeira ofereça outras modalidades de crédito em condições mais favoráveis.

    Resposta: Certo


ID
2908810
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades administradoras de cartões de crédito

Alternativas
Comentários
  • As Sociedades Administrativas de Cartões de Crédito,

    tem prerrogativa de representação junto á instituições financeiras

    para obter negociações que envolvam financiamento.

    Ou seja,

    NÃO é responsável pela aceitação dos serviços usados

    NÃO autoriza uso de marca ou tecnologia

    NÃO emitem produtos próprios ou de terceiros

    NÃO definem limites de crédito ou encargos

  • a administradora de cartões faz a intermediação entre o fornecedor e a IF, no caso de operações de financiamento, como adiantamento de recebíveis

  • As Sociedades Administradoras de Cartões de Crédito, tem prerrogativa de representação junto á instituições financeiras para obter negociações que envolvam financiamento.

    Ou seja,

    NÃO definem limites de crédito ou encargos

    NÃO emitem produtos próprios ou de terceiros

    NÃO autoriza uso de marca ou tecnologia

    NÃO é responsável pela aceitação dos serviços usados

    ---

    Detalhe:

    * Sob a luz da Lei nº 4.595/64, NÃO são instituições financeiras.

    ** A súmula 283 do STJ, expressa: ""As empresas administradoras de cartão de crédito são instituições financeiras..."

  • Comentando os itens:

    a) a definição é feita entre as partes (instituição e cliente)

    b) não são IFs, mas instituições de pagamento

    c) questão confusa; quem seriam esses “emissores”?!

    d) incorreto

    e) correto, afinal a administradora de cartões faz a intermediação entre o fornecedor e a IF, no caso de operações de financiamento, como adiantamento de recebíveis

    GABARITO: LETRA E

    Comentários feitos pelo professor Vicente Camilo do estratégia concursos.

    Comentários do professor a parte, acredito que as sociedades administradores de cartão de crédito emitem cartões sim, diferente do que foi colocado pelos colegas. Creio que o erro da alternativa seja falar que elas emitem cartões de terceiros. Me corrijam se eu estiver errado!

  • Segundo Juca Siade, as administradoras são empresas não financeiras que emitem e administram cartões próprios ou de terceiros, mas não financiam diretamente seus clientes. Elas representam portadores perante as IFs para obtenção de financiamento.

  • Para o STJ são I.F...

  • representam portadores perante instituições financeiras para obtenção de financiamento.

    E

  • Emissores;

    Administradores: são empresas não financeiras que emitem e administram cartões próprios ou de terceiros, mas não financiam diretamente os seus clientes . Representam portadores perante instituições financeiras para obtenção de financiamento.

  • Alguém pode explicar o que significa dizer que elas são portadoras perante IFs?

  • (A) definem limites de crédito e encargos para financiar diretamente os seus clientes [ Não financia ]

    (B) são empresas financeiras que emitem cartões próprios ou de terceiros. [ Empresas não financeiras ]

    (C) autorizam o uso de bandeira e tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. [ Ela não autoriza nada, apenas administra ]

    (D) são responsáveis pela aceitação dos cartões no âmbito nacional e, se for o caso, internacional. [ Papel da Bandeira do Cartão ]

    (E) representam portadores perante instituições financeiras para obtenção de financiamento. [ Quando você vai fazer um pedido de cartão de crédito e vai " para analise " a administradora pegou seus dados e apresentou perante as instituições financeiras para obtenção do crédito ]

    " Nós vamos conseguir, Valeu ! "

  • Emissor é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.


ID
3052483
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A atividade principal de uma sociedade administradora de cartão de crédito, pessoa jurídica não financeira, é a prestação de serviços remunerados, e não a intermediação financeira. Suponha que o titular de um cartão de crédito não efetuou o pagamento integral do saldo devedor na data do vencimento da fatura. Nesse caso, o cliente entra automaticamente no crédito rotativo do cartão, que é

Alternativas
Comentários
  • Por não ser instituição financeira, necessitará de instituição financeira distinta para o financiamento.

  • Crédito rotativo

    -> É um tipo de crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento.

    Quando a fatura vence o cliente tem 30 dias para fazer o pagamento parcial (seja o mínimo ou um valor maior). Caso o consumidor não pague a fatura, o saldo devedor é, automaticamente, financiado pelo banco ou pela instituição financeira emissora do cartão.

  • Gabarito: Letra B

  • Comando da questão: A atividade principal de uma sociedade administradora de cartão de crédito, pessoa jurídica não financeira, é a prestação de serviços remunerados, e não a intermediação financeira[...]

    .(B) financiado por uma operação de crédito realizada por instituição financeira distinta da administradora de cartão de crédito.

    Lembrando que é financiado pelo banco ou pela instituição financeira emissora do cartão.

    Valeu !

  • Para proteger o consumidor contra dívidas impagáveis, o Banco Central mudou as regras do cartão de crédito. A partir de 3 de abril de 2017, o cliente sem dinheiro suficiente para pagar a fatura total poderá ficar no máximo 30 dias no rotativo.

    No mês seguinte, ele não terá mais a opção do pagamento mínimo e deverá escolher entre duas possibilidades: ou paga o valor integral ou parcela a fatura, de acordo com as opções que o banco irá oferecer. Pela nova regra, a taxa de juros do parcelamento deverá ser sempre menor do que a do rotativo.

    A opção de pagamento mínimo só será liberada novamente depois que o cliente pagar todo o saldo devedor, seja integral ou parcelado.

  • O crédito rotativo no cartão de crédito é uma modalidade de crédito para financiamento da fatura de cartão de crédito, sem data e parcelas definidas para pagamento pelo cliente, concedido quando há pagamento inferior ao valor total da fatura, mas superior ou igual ao mínimo mensal convencionado. A utilização do crédito rotativo sujeita o titular do cartão ao pagamento de juros e demais encargos.

    A instituição financeira pode fazer um parcelamento automático do saldo do crédito rotativo (parcelamento de fatura automático), desde que haja previsão em contrato desse financiamento automático.

  • financeiras podem emitir cartão de crédito???


ID
3489337
Banca
IBADE
Órgão
CRMV - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Cartões de Crédito são utilizados para a aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados. Sobre os termos técnicos usados nesse segmento, leia os itens a seguir.


I. Portador- é a pessoa física ou jurídica usuária do cartão.

lI. Bandeira - instituição que autoriza o emissor a gerar cartões com sua marca e que coloca estabelecimentos no mundo inteiro à disposição do portador.

IlI. Emissor - é a administradora que afilia estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira que é associada.

IV. Acquirer - é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.


Está correto apenas o que se afirma nos itens:

Alternativas
Comentários
  • Correta: letra B

    As definições da III (Emissor) e IV (Acquirer) estão invertidas.

    Bons estudos!

  • resumo em: https://blog.concil.com.br/adquirente-operadora-bandeira-facilitadores/

  • I. Portador- é a pessoa física ou jurídica usuária do cartão.

    lI. Bandeira - instituição que autoriza o emissor a gerar cartões com sua marca e que coloca estabelecimentos no mundo inteiro à disposição do portador. Ex: Visa.

    IlI. Emissor - é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.

    IV. Acquirer - é a administradora que afilia estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira que é associada. É a operadora. Ex: Cielo.

  • Lembrando que Sociedades administradores de cartões são Instituições NÃO financeiras!

    Portador- é a pessoa física ou jurídica usuária do cartão. Pessoa que é Dono(a) do cartão

    Bandeira - instituição que autoriza o emissor a gerar cartões com sua marca (exemplo VISA) e que coloca estabelecimentos no mundo inteiro à disposição do portador.

    Acquirer ou Adquirente - é a administradora que afilia estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira que é associada.

    Emissor - é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.

    " Nós vamos conseguir, Valeu ! "