a) Factory Method. (Padrão de Criação)
- Definir uma interface para criação de um objeto, deixando as subclasses decidirem que classe instanciar
b) Builder. (Padrão de Criação)
- Separar a construção de um objeto complexo de sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferente representações
c) Prototype. (Padrão de Criação)
- Especificar tipos de objetos a serem criados a partir de uma instância protótipo. Permite criar novas instâncias simplesmente copiando instâncias já existentes
d) Abstract Factory. (Padrão de Criação)
- Permite que um cliente crie famílias de objetos sem especificar suas classes concretas
e) Composite. (Padrão Estrutural)
- Compor objetos em estruturas que permitam aos clientes tratarem de maneira uniforme objetos individuais e composição de objetos
Fonte: Gang Of four
Seguinte, pessoal...
(...) "definir uma interface para a criação" (...)
Já está dizendo que é criacional. A alternativa E rodou de cara! 1/4 de chance de acertar.
(...) "permite que a subclasse decida qual classe instanciar" (...)
Falou em classe duas vezes! Só existe um padrão de propósito criacional e de escopo de classe: Factory Method.
E, sabemos que é esse padrão que dá independência para a subclasse seguir sua vida! "Vai minha filha! Se vira!"