SóProvas


ID
2105509
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Suponha dois agentes econômicos: um deles é feirante (possui uma barraca na feira) e o outro possui uma distribuidora de energia. É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alavancagem operacional ocorre quando

    um crescimento de x% nas vendas provoca

    um crescimento de (n vezes x%)   no lucro bruto.

     

    O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido.

    FONTE: Wikipedia

    Portanto, quem tem os maiores custos fixos se beneficia mais do crescimento nas vendas, pois, ele dilui esse custo, que fica cada vez menor.

  • Pq a alternativa E está errada??

  • GAO = (Preço Unitário – Custo Variável) x Quantidade
                                    Lucro Operacional

     

    Quanto maior for o grau de alavancagem operacional, mais elevada será a participação dos custos fixos no custo total da empresa e, consequentemente, maior será a sensibilidade do lucro às alterações nos níveis de receitas.

  • EXEMPLOS DE C. FIXOS: ALUGUEL, SALÁRIOS DE EMPREGADOS, ... (NÃO VARIAM COM O VOLUME DE PRODUÇÃO)

    SERÁ QUE ESSES C.FIXOS PARA A DISTRIBUIDORA DE ENERGIA SÃO MAIORES QUE OS DO FEIRANTE? CLARO QUE SIM!

    VAMOS PARA FÓRMULA DO GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL (GAO):

    GAO = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL / LUCRO

    * OBS. LUCRO = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL - CUSTOS FIXOS

    LOGO: GAO = MCT / MCT - C. FIXOS

    PERCEBAM PELA * OBS. QUE QUANTO MAIOR FOR O C. FIXO MENOR SERÁ O LUCRO.

    COMO O LUCRO ENCONTRA-SE NO DENOMINADOR DA FÓRMULA, QUANTO MENOR FOR, MAIOR SERÁ O GAO.

    RESUMINDO: QUANTO MAIOR O C. FIXO, MAIOR O GAO (coeteris paribus).

    NÃO HAVENDO DÚVIDAS DE QUE OS C. FIXOS DA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA SÃO INFINITAMENTE SUPERIORES AOS DO FEIRANTE, SEU GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL TAMBÉM O SERÁ.

    GAB. "B"

  • Alavancagem operacional é a capacidade que se tem de utilizar os próprios ativos fixos para a geração de renda, para maximizar o valor e o lucro. É a relação entre a receita de vendas e o LAJIR (lucro operacional). É o uso operacional de custos fixos para ampliar as variações nas vendas sobre o LAJIR.

    O feirante tem custo fixo quase zero (no máximo a barraquinha dele e o veículo que usa pra transporte) e o empresário do ramo de energia tem custo fixo gigantesco (toda a infraestrutura utilizada). A capacidade de utilizar esses meios fixos para gerar receita é muito maior na distribuidora de energia (que no máximo vai aumentar o custo variável do recebimento da energia por quem a fornece e vender) do que o feirante (que praticamente todo seu custo é variável, desde o diesel do caminhão que usa pra trazer as mercadorias até tudo o que ele vende). Portanto, a alavancagem operacional é maior no distribuidor de energia do que no feirante.