SóProvas


ID
2106217
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em Pamonholândia, há dois tipos de pessoas: as que sempre mentem e as que sempre falam a verdade. Em um ano de eleições, três candidatos A, B e C, afirmaram:
– Candidato A: “o candidato B é mentiroso”.
– Candidato B: “o candidato C é mentiroso”.
– Candidato C: “A é mentiroso ou B é mentiroso”.
É correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é A. Agora a explicação... No aguardo! :(

  • Vou tentar explicar, porém demorei a entender e creio que a explicação ficará bem longa. Vamos por item:

    a) o candidato A fala a verdade. (CERTO)

    – Candidato A: “o candidato B é mentiroso”. (V)

    – Candidato B: “o candidato C é mentiroso”. (F)

    – Candidato C: “A é mentiroso (F) ou B é mentiroso (V)”. (V)

    Resposta: Como "A" fala a verdade, "B" é mentiroso. Portanto, a afirmação de "B" é falsa, assim o "C" fala a verdade. Já sabemos que É FALSO que "A" é mentiroso (primeira parte da afirmação de "C") e que É VERDADE que "B" é mentiroso (segunda parte da afirmação de "C"). Numa disjunção, F ou V = V. Portanto, tudo se encaixa.

    b) o candidato B fala a verdade.

    – Candidato A: “o candidato B é mentiroso”. (F)

    – Candidato B: “o candidato C é mentiroso”. (V)

    – Candidato C: “A é mentiroso (V) ou B é mentiroso (F)”. (F?)

    Resposta: Percebam que se "B" fala A VERDADE, "C" é mentiroso, logo a afimação de "C" É FALSA. Porém, se "B" fala A VERDADE, "A" faz afirmação FALSA, pois ele diz que "B" é mentiroso. Portanto, a primeira parte da afirmação de "C" É VERDADE, ou seja, "A" é mentiroso, já a segunda é falsa, pois "B" fala a verdade. Assim, V ou F = V. Aqui nada se encaixa, pois a afirmação de "C" é falsa.

  • Gente do céu.. esta questão tem tantas respostas...

    Porque o candidado B fala a verdade. (alternativa B)

    Logo, Existem dois que falam mentiras (alternativa D), O candidato C é mentiroso e o B tbm (alternativa C).

    100OR

     

  • Resolvi a questão com o mesmo raciocínio do Guto Costa. 

  • Cada candidato tem duas possibilidades de resposta, a falsa e a verdadeira.
    Analisando cada uma: Candidato A - se ele mente o candidato B fala a verdade; Se ele fala a verdade o candidato B é metiroso.

                                         Candidato B - se ele mente o candidato C é verdadeiro; Se ele fala a verdade o candidato C é mentiroso.

                                         Candidato C - Tanto se ele falar a verdade como mentir você conclui que entre A e B um fala a verdade e o outro mente. 

    O gabarito é a letra A por que se você colocasse o candidato B como sendo verdadeiro, tanto o candidato A quanto o C seriam mentirosos e com isso existiriam "3 alternativas certas" o que é inviável.

  • O candidato C fala a verdade pois ele diz, "A é mentiroso OU B é mentiroso" - como na cidade existem somente dois tipos de pessoas, as que metem e as que falam a verdade, então o candidato C tem razão. Assim, o candidato A fala a verdade quando diz que o candidato B mente, e por sua vez o B mente quando diz que C é mentiroso.

  • Acertei, mas é mto complicado.l 

  • Seguindo o raciocinio do Guto Costa para que oitem C seja falso o conectivo OU(disjunção) exige que ambos sejam falsos.

    Ótima explicação Guto Costa.

  • É a letra A. Pq o candidato B tem duas acusações. Tanto por parte de A como por parte de C. Resolvi tão rápido, que pensei que tivesse errado. eestou até surpresa. ;/

  • A e C falam a verdade, enquanto B está mentido. Vejam, por outro lado, para fim de exemplo, que se C estivesse mentindo, haveria contradição entra A e B. Então C diz verdade. Essa questão é difícil porque exigie muita interpretação do candidato, tipo... levei 40 minutos pra resolvê-la. Tô lascado :\

  • Sou bonzinho, vou passar o macete:

    regra da contradição - procure entre as premissas, as que contradizem, isto é, uma diz o contrario da outra. Dai, necessariamente, uma está mentindo e a outra falando a verdade. Na questão, estão se contradizendo B e C. Considere B o mentiroso, jogue o valor (Mentira) nas premissas que a conclusão sai fácil. Se não for, inverta para o C. (não é o caso). 

  • Bom, vamos lá: explicação extensa, mas refiz várias vezes e acredito que o raciocínio está correto.

     

    01 - Primeiro passo é tabelar os valores das hipóteses e como temos três premissas, a tabela-verdade fica com oito colunas:

          I     II     III     IV    V     VI      VII      VIII

    A    V     V      V       V      F      F          F         F

    B    V     V       F       F      F      F         V         V

    C    V     F       V       F      F      V         F         V

     

    – Candidato A: “o candidato B é mentiroso”.

    – Candidato B: “o candidato C é mentiroso”.

    – Candidato C: “A é mentiroso ou B é mentiroso”

     

    PRIMEIRA HIPÓTESE: 

    falou a verdade, e que verdade é esta? Que está mentindo, mas como valorei que também diz a verdade, então temos uma contradição. OBS: não precisei analisar se falava a verdade.

     

    SEGUNDA HIPÓTESE:

    falou a verdade, e que verdade é esta? Que está mentindo, mas como valorei que também diz a verdade, então temos outra contradição. OBS: não precisei analisar se falava mentira.

     

    TERCEIRA HIPÓTESE:

    falou a verdade, e que verdade é esta? Que está mentindo, e realmente o está. Se está mentindo, então o candidato fala a verdade, e devemos verificar se a disjunção dita por C tem valor V ou F. A disjunção (OU) = A v Be como sei que A (V) e B (F), a disjunção fica positiva entre ambos: V v F = V

    Não temos contradição porque não houve conflito entre o conteúdo da fala de C e a valoração na tabela-verdade da hipótese III.

     

    QUARTA HIPÓTESE:

    falou a verdade, e que verdade é esta? Que B está mentindo e realmente o está. Se está mentindo, então o cadidato fala a verdade; mas fala mentira, gerando outra contradição.

     

    QUINTA HIPÓTESE:

    A falou mentira, e que mentira é esta? Que está falando a verdade, mas como valorei que está mentindo, então temos outra contradiçãoa. OBS: não precisei analisar se falava mentira.

     

    SEXTA HIPÓTESE:

    A falou mentira, e que mentira é esta? Que está falando a verdade, mas como valorei que está mentindo, então temos outra contradição. OBS: não precisei analisar se falava a verdade.

     

    SÉTIMA HIPÓTESE:

    A falou mentira, e que mentira é esta? Que está falando a verdade, e realmente o está. Se está falando verdade, então está mentindo, e devemos verificar se a disjunção dita por C tem valor V ou F. A disjunção (OU) = A v Be como sei que A (F) e B (V), a disjunção fica verdadeira entre ambos: F v V = V; mas como eu sei que C disse mentira, então temos uma contradição.

     

    OITAVA HIPÓTESE:

    A falou mentira, e que mentira é esta? Que está falando a verdade, e realmente o está. Se está falando a verdade, então está mentindo, mas sei que C fala a verdade, então temos outra contradição

     

    Somente a hipótese III não apresentou contradição e só é possível afirmar que o candidato A fala a verdade.

    GABARITO A

  • Assumindo que A fala a verdade o resto dá pra desenrolar fácil. Se mesmo assumindo que A fala verdade e não desse pra desenrolar fácil era só tentar assumir o contrário, que A falava mentira que aí daria certo.