SóProvas


ID
2106487
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"Mas disse acreditar que1 os e-readers ao menos estimulam a compra de livros por impulso, o que2 pode ser mais benéfico para as editoras do que3 para o leitor, na verdade, já que4 boa parte daqueles livros digitais permanecerá tão intocada quanto ficaria numa livraria." 

Considere as afirmações sobre as relações morfossintáticas das ocorrências da palavra QUE, destacadas no fragmento acima:
I. O primeiro QUE inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta, uma vez que não se encontra precedido de preposição.
II. O segundo QUE, por iniciar uma oração subordinada adjetiva, é um pronome relativo, exercendo a função sintática de sujeito.
III. O terceiro QUE inicia uma oração subordinada adverbial comparativa, apesar de não estar explícito o verbo da oração.
IV. O quarto QUE expressa uma ideia de explicação ao fato exposto na oração anterior.
V. Em todas as ocorrências, o QUE inicia orações independentes do ponto de vista sintático.
Estão corretas as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • I. O primeiro QUE inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta, uma vez que não se encontra precedido de preposição. ERRADA, TRATA-SE DE UMA CONJUNÇÃO INTEGRANTE

    II. O segundo QUE, por iniciar uma oração subordinada adjetiva, é um pronome relativo, exercendo a função sintática de sujeito. CORRETA.

    III. O terceiro QUE inicia uma oração subordinada adverbial comparativa, apesar de não estar explícito o verbo da oração. CORRETA.

    IV. O quarto QUE expressa uma ideia de explicação ao fato exposto na oração anterior. ERRADA, JÁ QUE É UMA CONJUNÇÃO CAUSAL

    V. Em todas as ocorrências, o QUE inicia orações independentes do ponto de vista sintático. ERRADA. SEMPRE DESCONFIE DE TERMOS QUE GENERALIZAM DEMAIS.

    Estão corretas as assertivas:

    II e III

    GAB: D 

  • Blz, Taciane!

    Só uma pequena correção: a I está errada por ser uma oração subordinadas substantiva objetiva indireta (acreditar nisso -em + isso), de fato o QUE é conj integrante  iniciam orações subordinadas substantivas.

    Quanto a V, se são orações subordinadas,não são independentes.

  • I) Não se trata de objetiva direta, mas indireta, já que o verbo acreditar pede preposição, "quem acredita acredita em..."

  • Mas disse acreditar [NISSO] que1 os e-readers ao menos estimulam a compra de livros por impulso, estimulo o [qual] 2 pode ser mais benéfico para as editoras do que3 [É] para o leitor, na verdade, já que 4 boa parte daqueles livros digitais permanecerá tão intocada quanto ficaria numa livraria." 

    que - Objetiva Indireta.

    qual - Adjetiva explicativa - com virgula.

    do que - adverbial comparativa.

    Já que - adverbial causal.

    que - todos os "que's" aqui expostos, conservam alguma relação sintática nas orações em que estão inseridos. Não se trata apenas de um pronome relativo - uma classe - mas de sua significação dentro de um contexto oracional dentro de um período.

  • acreditar que1 os e-readers ao menos estimulam a compra de livros por impulso (...)

    Quem ficou com dúvidas sobre a ausência da preposição,  quando o objeto indireto for oracional,  a preposição pode ser suprimida. Na A. Acredita em algo.

     

  • Questão incorreta e comentários incorretos.

    Acreditar pode ser transitivo direto.