a) A Estaca Hélice Contínua é uma estaca de concreto moldada "in loco", cuja perfuração consiste na introdução de um trado helicoidal (com tubo vazado central) no terreno até a profundidade do projeto de fundações. Finalizada a perfuração, o concreto é lançado através do tubo metálico, simultaneamente com a retirada do trado.
c) A estaca strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (também denominada piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada. A concretagem é realizada lançando-se o concreto e retirando-se gradativamente o revestimento com o simultâneo apiloamento do concreto. O revestimento integral assegura a estabilidade da perfuração e garante as condições para que não ocorra a mistura do concreto com o solo ou o estrangulamento do fuste da estaca. No caso de estacas armadas, a armadura é inserida antes dos procedimentos de concretagem.
d) As estacas Franki são elementos de fundação robustos, com grande capacidade de carga. Na execução desse tipo de estaca, uma mistura de brita e areia é colocada na ponta inferior de um tubo metálico e socada por um pilão, penetrando no subsolo. Por essas características, são recomendadas para terrenos mais resistentes. Depois, a armadura é inserida, o concreto é lançado e o tubo, removido.
e) A Estaca Raiz é uma estaca argamassada "in loco" e de elevada tensão de trabalho do fuste. Caracteriza-se principalmente por ser uma estaca executada com o emprego de revestimento, que permite atingir grandes comprimentos, em rocha ou em solo.