Os documentos psicológicos são documentos técnicos, científicos, de avaliação psicológica. Devem avaliar os dados históricos, econômicos e psicológicos do ser.
A linguagem deve ser clara, deve-se usar termos técnicos para não se confundir com termos populares e causar má interpretação. A linguagem deve apresentar clareza, concisão e harmonia.
Os documentos se basearão nas especificações do código de ética do psicólogo.
Deve-se tomar cuidado com o vínculo dos documentos e as relações de poder.
Os psicólogos quando produzirem documentos devem se basear exclusivamente em instrumentos psicológicos como dinâmica de grupo, observação, testes, entrevistas.
Modalidade de documentos:
Declaração
Atestado
Relatório ou Laudo
Parecer
Declaração:
Comparecimento ao atendimento, acompanhante, tempo de atendimento, dia, horário.
Atestado:
Justificar faltas ou inabilidades de comparecimento a tarefas, explicando sempre a condição psicológica do atendido a quem solicita. Deve ter o número do diagnóstico do CID.
Relatório:
O relatório ou laudo visa explicar um todo, as situações econômicas, históricas, politicas, sociais de um sujeito em uma determinada condição. Deve se basear em entrevistas, testes, observações, intervenções verbais.
Sua finalidade é a conclusão gerada pela avaliação psicológica.
A devolução do laudo ou declaração deve conter a explicação mais complexa de tudo que foi observado no sujeito e suas respectivas demandas, suas possíveis futuras intervenções e encaminhamentos.
Parecer
Documento focal que responde a uma questão, tirar duvidas e esclarecimentos de uma questão problema.
http://www.crpsp.org.br/portal/orientacao/resolucoes_cfp/fr_cfp_007-03_manual_elabor_doc.aspx