SóProvas


ID
2107624
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João (35 anos) iniciou psicoterapia por estar apresentando transtorno de ansiedade. Após 3 meses de atendimento psicoterápico, sua esposa (32 anos), com quem encontra-se casado há 10 anos, telefonou ao psicólogo e lhe disse que desejava saber como estava seu marido e como estava evoluindo o trabalho terapêutico. Nesse caso, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo

Alternativas
Comentários
  • não pode fornecer informações, pois é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional, por meio da confidencialidade. 

  • RESPOSTA "A"

    Vejamos:

    Conforme código de ética do psicólogo,

    Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

    Art. 10 – Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

    Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias

    A questão não evidencia a possibilidade de quebra de sigilo profissional!

    CÓDIGO DE ÉTICA

    http://site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-etica/