SóProvas


ID
2107822
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2006), o campo do Desenvolvimento Organizacional (DO) baseia-se nos conceitos e métodos da(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.4. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO)
    A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia, no tempo e no clima. A mudança representa a principal característica dos tempos modernos.
    O mundo atual caracteriza-se por um constante ambiente de mudança. O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. O desenvolvimento organizacional é uma resposta às mudanças.
    4.1 Os elementos essenciais de qualquer esforço de DO
    • A orientação para o longo prazo.
    • O envolvimento de esforços para a eficácia global da organização total e não simplesmente de parte dela.
    • Os passos de diagnóstico e de intervenção desenvolvidas conjuntamente entre os gerentes de linha e o consultor.
    4.2 Etapas do processo do DO
    • Colheita e análise de dados: consiste na determinação dos dados necessários e dos métodos utilizáveis para sua colheita dentro da organização.
    • Diagnóstico organizacional: da análise dos dados colhidos, passa-se a sua interpretação e diagnóstico: procura-se identificar preocupações e problemas, suas consequências, estabelecer prioridades e estabelecer os alvos e objetivos.
    • Ação de intervenção: é a fase de implementação do processo de DO.
    • Avaliação: é a etapa que fecha o processo que funciona como um circuito fechado

    RIBAS e SALIM (2014)

  • DO é um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de solução de problemas e de renovação organizacional, particularmente por meio de diagnóstico colaborativo e administração da cultura organizacional- com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal com a assistência de um consultor, facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências do comportamento, incluindo ação e pesquisa.

    GESTÃO DE PESSOAS: O NOVO PAPEL DOS RH NAS ORGANIZAÇÕES- CHIAVENATO 4A EDIÇÃO

  • O D.O é um desdobramento prático da teoria comportamental (Esta por sua VEZ estudou a ciência do comportamento), desta forma o D.O usa a ciência do comportamento.