SóProvas


ID
2109613
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da Resolução nº 311/2007, que aprovou o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem teve como referência para sua formulação as leis que regulamentam a doação de órgãos no Brasil.
II. O Código está organizado por direitos, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem.
III. A aplicação das penalidades de censura e de suspensão do exercício profissional é da competência dos Conselhos Regionais de Enfermagem.
IV. As infrações que provoquem perigo de vida e as que causem danos patrimoniais a outrem são consideradas graves.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Não entendi qual o erro do item II.

  • A trajetória da reformulação, coordenada pelo Conselho Federal de Enfermagem com a participação dos Conselhos Regionais de Enfermagem, incluiu discussões com a categoria de enfermagem. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem. Retirado na íntegra do Preâmbulo CEPE;

  • O item II esta incorreto pq so inclui direito, deveres e proibições. E o código de ética está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem. 

  • GABARITO LETRA D

     

    I. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem teve como referência para sua formulação as leis que regulamentam a doação de órgãos no Brasil. ERRADA

    (PREÂMBULO) O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996)].

     

    II. O Código está organizado por direitos, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem. ERRADA

     

    O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem. 

     

    III. A aplicação das penalidades de censura e de suspensão do exercício profissional é da competência dos Conselhos Regionais de Enfermagem. CERTO(ART.119)

    Art.119 – As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional, são da alçada do Conselho Regional de Enfermagem, serão registradas no prontuário do profissional de enfermagem; a pena de cassação do direito ao exercício profissional é de competência do Conselho Federal de Enfermagem, 

     

    IV. As infrações que provoquem perigo de vida e as que causem danos patrimoniais a outrem são consideradas graves. CERTO

     

    Art. 121 – As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.
    § 1º – São consideradas infrações leves as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições.
    § 2º – São consideradas infrações graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros.
    § 3º – São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.

  • Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem. (casca de banana) na alernativa restringe a : direito, dever e proibições.