SóProvas


ID
21097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Entre atividades econômicas do sistema financeiro, a operação de factoring é uma atividade comercial mista atípica, que engloba serviços e compra de créditos (direitos creditórios) resultantes de vendas mercantis. O factoring, como fomento mercantil, expande os ativos de seus clientes, aumentando-lhes as vendas e eliminando endividamento, transformando vendas a prazo em vendas à vista. Outra operação de grande importância que tem crescido muito no Brasil é o leasing, ou seja, o arrendamento mercantil, que é uma forma de a pessoa possuir um bem (móvel ou imóvel) sem ter de comprá-lo. É um contrato pelo qual uma pessoa, pretendendo utilizar determinado equipamento ou imóvel, consegue que uma instituição financeira o adquira, arrendando-o ao interessado, por tempo determinado, possibilitando ao arrendatário, findo o prazo, optar entre a devolução do bem, a renovação do arrendamento ou a aquisição do bem arrendado, mediante um preço residual fixado no contrato. Acerca do factoring e do leasing, julgue os itens seguintes.

O leaseback, ou leasing de retorno, é a modalidade de arrendamento mercantil em que o bem é, inicialmente, do próprio arrendatário.

Alternativas
Comentários
  • O leaseback trata-se de um arrendamento mercantil onde o proprietário tem um bem e vende-o, a fim de gerar capital para sua empresa. Como o objetivo é ter o capital, prontamente o proprietário arrenda o bem para que não o perca, pagando mensalmente taxas bem menores.
  • O Leaseback é uma modalidade de arrendamento mercantil financeiro de bens usados, sejam máquinas nacionais ou importadas, bens móveis ou imóveis.
  • O leasing Back ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos.
  • A palavra "inicialmente" deixou a questão correta. Os bens realmente são do próprio arrendatário, que os vende a uma empresa de leasing e logo em seguida os aluga de volta, como forma de gerar capital para sua empresa.
  • O Leasing Back é precisamente a venda dos bens do imobilizado para um a empresa de leasing ou financeira que, ao mesmo tempo, arrendará de volta à entidade comercial o bem, com a opção de compra no final.
  • O leaseback ocorre quando a empresa vende determinado bem de sua propriedade e o aluga imediatamente, sem perder sua posse.Em verdade, o bem não é  removido fisicamente,passando a empresa de proprietária do ativo para arrendatária do mesmo.Essa modalidade é demandada principalmente por empresas que necessitam de reforço de capital de giro.

  • Empresa Proprietária Vende -> a Sociedade de Arrendamento
    Sociedade de Arrendamento  -> arrendoa a Empresa arrendatária(Empresa Inicial)
    esse tipo de operção de leasing e chamdo de lease-back.
  • Certo!!


    A empresa com o intuito de gerar capital vende o bem a outra empresa que, por sua vez, arrenda a empresa inicial,ou seja, de quem ela comprou
  • Lease-Back : A empresa vende um bem de sua propriedade à empresa de leasing e simultaneamente o arrenda de volta.
  • Leaseback trabalha apenas com pessoas jurídicas

  • O leasing back, ou leasing de retorno, é a modalidade na qual a arrendatária, sendo proprietária de um bem, vende-o à arrendadora e esta o aluga àquela. Geralmente ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos. Essa modalidade está disponível apenas para arrendatários pessoas jurídicas .


  • No leasing back o bem é do 1, e ele vende ao 2 (sociedade de arredamento), que o 2 novamente reporta/arrenda o bem novamente ao 1.

  • O Lease-Back (ou Leasing de Retorno) tem as mesmas características essenciais do Leasing Financeiro, mas aqui eu já tenho a posse do bem.

  • CERTO

    LEASE BACK

    Trata-se de um leasing financeiro no qual o arrendatário é também o fornecedor do bem à empresa de leasing. É uma forma de a empresa (arrendatária) viabilizar recursos de longo prazo mediante a venda de parte de seu ativo imobilizado. Exclusivo para pessoas jurídicas.